Telhas macias ou betuminosas - um material de cobertura conveniente e prático. É muito simples de instalar, e quase qualquer pessoa com habilidades mínimas nesse trabalho pode lidar com a instalação. Se necessário, você pode instalar esse teto sem um assistente. Será um ótimo toque final para o seu mirante do jardim - tanto do ponto de vista prático quanto do lado estético.
Vantagens dos ladrilhos flexíveis
O material possui uma pequena gravidade específica e dimensões convenientes, é fixado com cola, sua fixação final é realizada com pregos. Este ladrilho é feito à base de betume - uma resina feita de hidrocarbonetos, portanto esse material tem uma função decorativa e protetora.
- Entre as vantagens de usar o material descrito para um telhado, pode-se distinguir o seguinte:
- leve, bem cortada e assume qualquer forma;
- alta absorção sonora;
- seca rapidamente;
- alta resistência à umidade;
- não requer cuidados complicados;
- Ele tolera deformações e influências externas.
Para que esse teto mostre totalmente seus pontos fortes, é necessário apenas colocá-lo corretamente, observando algumas recomendações, que serão discutidas abaixo.
Você sabe Os azulejos macios são muito populares nos EUA - em meados do século 20, quase metade de todas as casas estava coberta por ele. Além disso, a maior variedade de formas de telhas (material para cobertura - placas de madeira) está representada neste país: cauda de castor, dente de dragão, telhas, tijolo, retângulo, losango, hexágono, etc.
Layout e desenho
Medidas preparatórias são o passo mais importante na criação de um telhado de qualidade. Eles incluem a preparação do projeto e sua implementação no desenho, bem como o cálculo dos materiais necessários. Mesmo se você imaginar clara e completamente o futuro telhado, ainda precisará de um desenho - elaborado corretamente, permitirá calcular com precisão a quantidade de materiais necessários.
Na maioria das vezes, as telhas são vendidas em embalagens de 3 m². O número necessário de embalagens depende do tamanho e da forma do telhado. A maneira mais fácil de calcular a área de um telhado de duas águas (dois retângulos) e, consequentemente, o número desejado de embalagens do produto. Se, por exemplo, você considerar que a área de cobertura do seu mirante é de 12 m², é melhor comprar não 4 pacotes, mas 5. No processo, situações imprevistas podem surgir - uma saturação ou alguma seção será danificada e será necessária a substituição do material.
Além disso, nesta fase, você deve cuidar da impermeabilização. Este material é de camada única, dupla ou tripla. Uma membrana de camada única é capaz de reter umidade e vapor; foi projetada para proteger sótãos, varandas, etc. Para um mirante, é bastante adequada, mas raramente é encontrada à venda. As outras duas espécies são muito mais duráveis que a primeira, pois possuem uma camada reforçada. No material de três camadas, há também uma membrana adsorvente, que retém efetivamente mesmo o condensado.
Ferramentas e materiais necessários
Ladrilhos macios são fáceis de instalar, pois sua instalação requer um número mínimo de ferramentas.
Além do material de cobertura em si, você precisará de:
- faca de construção;
- um martelo;
- tesouras para metais;
- espátula;
- roleta;
- chave de fenda e parafusos.
Importante! Se você estiver colocando telhas betuminosas na estação fria, prepare um secador de cabelo para construção.
Manual de instruções
Abaixo está uma descrição detalhada de todas as etapas da criação de um telhado a partir de uma telha betuminosa.
Preparação de superfície
Antes de instalar o telhado, é necessário preparar uma superfície sob ele. Para isso, as vigas precisam ser revestidas com compensado resistente à umidade ou OSB (placa de fio orientado). A placa é presa às vigas usando pregos ou parafusos autorroscantes.
Se você usar placas, elas deverão ser preparadas com antecedência. Faça isso com um moedor, tentando obter uma superfície lisa. Em seguida, a árvore precisa ser tratada com impregnação de proteção de madeira, como Tikkurila Eko Wood, Luxens, etc. Quando as tábuas estão secas, elas podem ser cortadas com vigas.
Pranchas e sarjetas
Certos elementos estruturais requerem reforço adicional. Para isso, são utilizadas tiras de cornija, frontão e aço. Em locais onde as bordas das telhas são assentadas sem sobreposição, elas podem ser levantadas do vento ou das chuvas. Com a ajuda de tiras de ferro, você pode aumentar a resistência do telhado. Estes elementos são presos com pregos com uma sobreposição de 4-5 cm.
Para que a água saia normalmente do telhado, é necessário equipar um dreno. O design específico do sistema depende das características do telhado, da localização dos drenos e dos beirais. A opção mais comum é que os elementos do sistema sejam montados nas faixas da caixa ou cornija por meio de suportes, após o que as calhas são instaladas.
Impermeabilização e isolamento
Se o seu mirante for usado exclusivamente na estação quente, ele não precisará de aquecimento. Será o suficiente para plantar o azulejo na cola e queimá-lo. A estrutura envidraçada, que também é usada no inverno, precisa ser isolada. A estrutura é isolada com lã mineral ou poliestireno localizado no interior, entre as vigas.
Esse design é chamado de “bolo de cobertura”, pois consiste em várias camadas, cada uma com sua própria função. Para um gazebo aquecido, basta aplicar uma impermeabilização, uma camada de poliestireno expandido e embainhar por dentro com drywall, madeira compensada, revestimento ou outro material resistente à umidade.
Você sabe O protótipo da telha betuminosa conhecida por nós apareceu em 1893 nos EUA na forma de um material semelhante a material de cobertura. Após 10 anos, Henry M. Reynolds, da empresa Grand Rapids, cortou os rolos com telhas - foi assim que o material de cobertura conhecido hoje em dia apareceu.
Colocação de ladrilhos flexíveis
Quando todo o trabalho preliminar estiver concluído, você poderá começar a colocar o telhado.
Regras de instalação:
- As folhas devem ser colocadas a partir da borda inferior do telhado.
- Antes de iniciar a instalação, você precisa preparar a superfície.
- Coloque impermeabilização.
- A primeira camada é anexada à borda inferior do telhado. Cortar todo o excesso de um azulejo.
- A segunda camada é colocada na primeira e assim por diante, indo de baixo para cima.
- A folha deve ser cortada para obter detalhes trapezoidais. Este elemento é instalado no telhado acabado.
A colocação de telhas começa com a marcação. Ao longo de toda a borda inferior do telhado (paralela a ele), deve traçar uma linha. Perpendicular a este guia, você precisa desenhar uma linha para cada linha vertical de blocos. Ou seja, nesta fase, sua tarefa é marcar a grade em cada uma das superfícies da estrutura. Isso deve ser feito exatamente, pois é necessário para o ajuste subsequente da localização dos elementos do telhado.
Instalação adicional é realizada de acordo com este esquema:
- Beiral remar. Eles são feitos de listras comuns ou beirais. Prenda a borda superior a uma barra de metal especialmente projetada para essa finalidade.
- Primeira linha. Se a rampa for longa, é melhor começar do meio, mantendo uma distância da linha da cornija de 1-2 cm.
- Todas as seguintes linhas são montadas a partir do meio. O padrão do piso é deslocado de acordo com os padrões externos. Eles são dispostos de maneira que o fundo da telha fique alinhado com o entalhe do elemento localizado abaixo dela.
Você sabe O processamento de 1 tonelada de telhas velhas pode economizar 1 barril de petróleo. Em 2012, os Estados Unidos recuperaram mais de 70 milhões de toneladas de betume dessas matérias-primas para a construção de estradas.
As adjacências são feitas ao longo de trilhos triangulares de posicionamentos fixados nos cantos - isso deve ser feito para garantir a segurança do material.
Características de colocar um telhado macio em uma haste hexagonal
Cobrir um gazebo hexagonal com um telhado abobadado é mais difícil do que trabalhar com um telhado de duas águas comum, mas não há nada sobrenatural nele. O procedimento possui vários recursos e é um pouco mais trabalhoso em comparação com formulários simples.
Primeiro de tudo, você precisa calcular a área do material necessário. Esse teto abobadado consiste em 6 triângulos equilaterais, nos quais o lado é o comprimento da crista, a base é o comprimento da face. A área de um triângulo é calculada pela fórmula S = ½bh, em que b é o comprimento da borda do telhado (a base do triângulo), h é a altura da figura (perpendicular ao canto superior e 90 ° com a base). Multiplique o resultado por 6 - essa será a área total do telhado hexagonal.
A colocação é realizada da mesma forma como descrito acima para um telhado de uma forma simples: eles começam no centro e se movem para as bordas. Os patins são cortados e colocados da mesma maneira que são para um telhado de duas águas.
Importante! O material para o telhado do telhado hexagonal deve ser comprado com uma margem grande do que para a estrutura de empena.
A telha betuminosa permite criar um telhado confiável e relativamente durável, que pode durar até 15 anos ou mais, dependendo do fabricante. Além disso, esse material confere ao telhado uma aparência bonita, complementando a imagem geral do seu mirante ou de qualquer outra estrutura. No entanto, vale lembrar que a condição mais importante para a longa vida útil do material é sua instalação adequada.