Uma reunião em uma casa de campo com churrasco na companhia de amigos é umas férias agradáveis que acompanham muitos fins de semana e feriados, começando em maio e terminando no final do outono. Para uma empresa emocional, um lugar pode não ser decisivo - basta construir um braseiro de vários tijolos. No entanto, se você costuma passar algum tempo com seus amigos, por que não construir um mirante com churrasqueira - um canto aconchegante e conveniente onde você pode preparar lanches e apreciá-los.
Trabalho preparatório
Antes de iniciar a construção do braseiro, é necessário entender claramente o que você quer ver no final e para o que precisa dessa estrutura. Se o objeto principal para você é o caramanchão, e o braseiro é um elemento relacionado, o ambiente, é muito provável que você preste atenção na construção dessa estrutura.
Você sabe Na Europa, carne frita na grelha, encontrada em 1858. Foi então que Alexander Dumas abriu o primeiro churrasco em Paris, depois de provar um prato no Cáucaso.
No mesmo caso, se um dossel simples também combina com você como um gazebo, e a figura central é um churrasco, você precisa agir de acordo: primeiro, construa a lareira e depois tudo o mais. De qualquer forma, você precisa começar com o desenho. O próximo passo é determinar que tipo de surto você precisa. Depois de decidir qual tipo de lareira dar preferência, você deve prosseguir com o design e desenho da estrutura futura.
Pode ser:
- churrasqueira tradicional - a opção mais comum. É o braseiro mais simples, com um nicho para colocar lenha e uma chaminé. Como uma opção - um dossel. Podemos dizer que esse edifício é do estilo do minimalismo funcional - não há nada supérfluo e, ao mesmo tempo, tudo é necessário. Tal lareira é suficiente para fritar kebabs, kebabs ou bifes, ao mesmo tempo em que pode simplesmente criar conforto;
- complexo de fornos - a semelhança de um fogão russo localizado no gazebo. Esta é uma cozinha real, onde você pode cozinhar o primeiro e o segundo pratos, assar churrasco ou assar tortas. Essa estrutura é mais para cozinhar do que para um passatempo agradável. É quase impossível construir esse forno por conta própria para um construtor inexperiente;
- churrasco - Uma versão simplificada do churrasco da maneira americana. É uma assadeira com uma grade removível, na qual a carne é frita.
Desenho dimensional
O projeto planejado deve ser transferido para o papel. Um desenho detalhado é necessário para que você possa verificar a qualquer momento com o plano original.
Materiais e ferramentas necessários
Para a construção do braseiro, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- tijolo (fireclay);
- areia;
- pedra britada;
- cimento;
- tubos de metal;
- acessórios;
- madeira, tábuas;
- Ondulina ou papelão ondulado;
- espátula, pá, baldes;
- linha de prumo e nível;
- serra, martelo, formões, broca, parafusos, moedor;
- cantos de metal e placas de montagem.
Construção faseada
A construção de toda a estrutura consiste nas seguintes etapas:
- Construção da fundação.
- A construção do mirante.
- Construção de braseiro.
A seguir, são apresentados os estágios gerais da construção e os pontos aos quais deve ser dada atenção especial.
Seleção do local e preparação da fundação
Ao escolher um local para construção, deve-se proceder de considerações como afastamento da casa. Se você planeja levar comida constantemente no gazebo, naturalmente, é melhor instalá-lo perto de casa. Se se destina exclusivamente ao relaxamento e reuniões com os hóspedes - é melhor escolher um lugar remoto e fechado para olhares indiscretos, por exemplo, no canto mais distante do jardim.
Além disso, deve-se ter em mente que o mirante em si é destinado não apenas para festas e refeições, mas também para relaxamento. Isso significa que o local precisa ser selecionado adequadamente - por exemplo, à sombra das árvores. Para que toda a estrutura, o gazebo e o churrasco, fiquem firmes e firmes, é necessário estabelecer a fundação corretamente. Em princípio, toda a estrutura tem uma massa razoavelmente moderada, uma base de qualquer tipo é adequada: fita, ladrilhos reforçados ou estacas.
Mas, sob o braseiro, você precisa construir uma base separada. Então, talvez, o melhor, o mais barato e o mais prático seja essa opção: uma fundação separada sob a lareira e empilhar sob o mirante. No local selecionado para a construção, é necessário limpar o terreno e nivelá-lo. Em seguida, você deve marcar o site para construção desta maneira: duas linhas de três poços sob os pilares. Na terceira fila, apenas dois postes de canto, em vez do terceiro, central, serão inundados por uma fundação separada sob a lareira.
Cavar todos os 9 buracos (8 sob os pilares do mirante e um grande sob a lareira) com 40 a 50 cm de profundidade. O poço sob o churrasco deve ser 10 a 15 cm maior que suas dimensões, em todas as direções. Os furos para os postes do mirante são de 40 a 40 cm, a distância entre eles é escolhida de modo que os extremos correspondam aos cantos, e o do meio fica exatamente entre eles. No fundo de cada uma, despeje uma camada de pedra britada (20 cm) e lixe por cima. Este travesseiro precisa ser socado, para colocar a grade reforçada.
Você sabe Cerca de três mil anos atrás, a tribo Taino migrou da Península de Yucatán para Cuba, que foi quase completamente destruída logo após chegar ao continente de Colombo. Na linguagem desses orgulhosos aborígines, o churrasco era chamado de bar onde torturavam os cativos.
Construir uma cofragem de madeira 10 cm acima do nível do solo. Primeiro faça-o para a grelha e depois para o resto dos elementos. Não tente fazer todos os elementos (cofragem sob a lareira e sob a árvore) da mesma altura. Para que todas as partes da fundação tenham a mesma altura, proceda da seguinte maneira: depois que a base do braseiro estiver pronta, é necessário puxar cordões horizontais e despejar argamassa sobre elas.A própria fundação pode ser feita com argamassa de concreto da marca M-250.
É preparado a partir de tais componentes (as peças são indicadas entre parênteses):
- cimento - 2;
- areia - 4;
- pedra britada - 7;
- água - 1.
Depois que todos os elementos são inundados, é necessário dar-lhes tempo para endurecer. Dependendo das condições climáticas, isso levará de vários dias a 1-2 semanas. Então, pedaços de material de cobertura são depositados no concreto, atuando como impermeabilização.Nas prateleiras congeladas deve fazer o arnês do arnês inferior. Faça de uma viga de 10 × 15 cm. De três lados de canto a canto, coloque 3 madeiras, ao longo do comprimento de cada lado da estrutura. No quarto lado, onde o braseiro estará localizado, coloque duas peças da mesma viga.
Por um lado, eles serão colocados nos suportes de canto da fundação, conectados com as barras longas do arnês (lateral). As outras extremidades dos fragmentos curtos serão colocadas na base da grade (como já mencionado, suas dimensões devem ser 15 cm maiores que a projeção do foco). Ao longo do contorno da mesma base mangal, o restante do arnês deve ser fabricado com madeira, como se contornasse a futura lareira ao longo do contorno.
Em seguida, o procedimento faseado para a construção do mirante é o seguinte:
- As barras do arnês inferior estão conectadas ao chão da árvore. Entre eles, para estabelecer as toras - uma espécie de reforço das costelas e apoio para o futuro andar.
- Nos cantos do arnês e no meio dos dois lados, instale racks verticais, mais dois racks devem ser montados nos dois cantos externos da base do churrasco e vice-versa - essa será a abertura de entrada.
- Todos os racks são fixados com a ajuda de cantos e parafusos. Depois disso, faça o arnês superior, da mesma forma que o inferior, só que terá um formato quadrangular. A meia altura entre as estantes, faça o mesmo apoio da viga, fixada nos cantos e nos parafusos.
- Então o telhado é erguido, pode ser empena ou quatro empena, e eles fazem o telhado. O telhado é melhor feito abaixo, no solo, da estrutura mais simples da viga. Revestido com placas e papelão ondulado ou ondulina. No revestimento do telhado, deixe um buraco para a chaminé. É necessário calcular a localização para que fique acima do centro do churrasco.
- A estrutura acabada é instalada no arnês superior e fixada com placas de fixação e parafusos autorroscantes.
- Quanto a enfrentar as paredes do mirante, aqui você pode mostrar suas próprias habilidades criativas - embale-as até a metade da altura com um quadro vertical
Regras para tijolos de alvenaria
Quando a base do braseiro estiver completamente seca (1,5 a 2 semanas), você poderá prosseguir com a construção da lareira. Primeiro, você precisa definir a fundação, alinhando os níveis da futura lareira e piso. Essa base, como toda a estrutura, será de tijolo. De qualquer forma, o espaço interno da lareira precisa ser disposto com tijolos de revestimento de firma; para a camada externa, você pode usar o vermelho habitual. Além disso, você pode usar b / y material se construir uma lareira para o revestimento.
Importante! Após o endurecimento da solução, o círculo deve ser removido com muito cuidado.
A seguir, é apresentada uma instrução passo a passo para a construção do braseiro e as regras básicas para a alvenaria:
- A primeira camada deve ser apresentada dos cantos ao centro, de acordo com a marcação. Os seguintes níveis devem ser definidos com uma troca de 1/2 tijolo, primeiro em um e depois na outra direção.
- Após as três fileiras inferiores serem expulsas, coloque uma camada de malha reforçada para evitar fraturas e rachaduras. O mesmo é feito no futuro - após três fileiras de tijolos - uma malha reforçada.
- Depois de colocar a cada duas linhas, verifique a estrutura quanto a distorções usando um nível de bolha e uma linha de prumo.
- Depois que a base for construída, a fornalha deve ser colocada. O braseiro pode ser feito de tijolo ou de um molde de concreto pré-moldado.
- Se você criar uma fornalha em arco, use um círculo (uma forma especial em arco, um pedaço de madeira ou metal). O espaço entre os tijolos é removido com a ajuda de lascas de madeira, após o que é preenchido com uma solução e deixado secar por 2-3 dias.
- Acima da fornalha, é necessário instalar uma viga de concreto armado ou um canto reforçado, sobre o qual outra fileira de tijolos é colocada.
- Ao colocar o braseiro, você deve deixar pequenos espaços entre os tijolos, não os feche com argamassa. Eles contribuem para um melhor acesso ao oxigênio e, consequentemente, combustão.
- Não se esqueça de colocar pequenos pedaços de reforço entre as fileiras de tijolos - eles servirão de suporte sob a churrasqueira. É melhor fazer vários desses suportes localizados em diferentes níveis.
Vídeo: edifícios da grade do tijolo
Instalação de chaminé
A chaminé pode ser instalada de várias maneiras. No braseiro acabado (braseiro), faça colunas de suporte de tijolo, para fazer um coletor de fumaça do mesmo material, estreitando-a gradualmente para cima, com a saída através do orifício no telhado deixada para esses fins.
- Este tipo de chaminé tem uma aparência bonita, embora sofra deficiências significativas:
- você precisa combinar alvenaria com um buraco no telhado. Se o cano que você chutou não corresponder ao recorte pretendido, será necessário aumentar o furo (estragando o telhado) ou quebrar a alvenaria seca e reconstruir, fazendo ajustes (nesse caso, pode resultar em um projeto assimétrico);
- processo de construção bastante trabalhoso.
Existe uma opção muito mais simples de equipar a churrasqueira com uma chaminé de alta qualidade. Se você cometeu um pequeno erro durante a construção da lareira, o buraco da chaminé estará em qualquer caso próximo do centro da projeção do churrasco. Depois que a lareira estiver pronta, instale um tubo separado na chaminé e conecte um exaustor no fundo diretamente acima da churrasqueira, como uma cozinha (metal com 1 mm de espessura). Nos cantos, ela será apoiada por belas correntes presas ao teto.
Mesmo se a abertura da chaminé não coincidir com o centro da churrasqueira, tudo bem - como a estrutura é independente da lareira e mantém correntes separadas, sua inclinação pode ser ajustada e o tubo em si não é rigidamente fixo. Portanto, um pequeno rolo será quase invisível do lado. Acima do tubo, deve haver uma viseira que proteja contra as gotas de chuva.
Acabamento e cobertura
Se você equipou a chaminé com uma espécie de coifa, como descrito acima, ela será simultaneamente uma cobertura. Caso contrário, você precisará fazer uma viseira soldando-a de metal com 1 a 1,5 mm de espessura. O material mais grosso pesa muito. A cobertura clássica tem a forma de uma cobertura de cúpula e é feita de metal. Se houver poucas opções em relação ao material usado na fabricação, você poderá alterar a forma conforme desejar. Por exemplo, faça uma cobertura plana. Quanto à decoração, aqui a melhor combinação seria, talvez, as peças forjadas clássicas: pinças, churrasqueiras, portas do tipo chaminé.
Independentemente de quais pisos estarão no gazebo, o espaço em frente ao churrasco é melhor feito de azulejos. Mas você pode fazê-lo de outra maneira: em um piso de madeira acabado, havia uma folha de ferro, a largura correspondente à churrasqueira e a 1 metro de distância da borda frontal da estrutura. Se você construiu uma lareira a partir de um belo tijolo novo, algo é desnecessário para cobri-lo. Caso contrário, você pode fazer revestimento em azulejo. Não se esqueça de equipar ganchos para grades e espetos perto da lareira.
Seguir literalmente o projeto acima não é necessário. Você só precisa tomá-lo como base para realizar suas próprias idéias. O principal é lembrar, antes de iniciar a construção, fazer um desenho detalhado, no futuro ele poderá ajudar a evitar erros.