Se você não é do tipo de pessoa que gosta de passar muito tempo nos fins de semana em um jardim, mas ainda quer ter um gramado verde saudável, existem várias misturas de gramado e etapas de cuidados básicos que ajudarão a tornar a grama bonita e bem cuidada, sem muita dificuldade. O artigo introduz o conceito de "gramado para os preguiçosos", com a escolha de misturas de ervas, as regras de semeadura e cuidados adicionais.
O que é gramado para os preguiçosos
Imagine a grama que você nunca precisa cortar, a água, ela não se decompõe, não seca, não muda de cor ao sol. No inverno, parece o mesmo que no verão e é completamente resistente a ervas daninhas. Esta é uma descrição da grama ideal que muitos proprietários de campos sonham em um jardim.
Hoje, foram desenvolvidas misturas especiais de ervas que permitem aproximar-se do ideal e cultivar grama, o que não requer participação ativa e muito tempo gasto no cuidado. Muitas vezes, os jardineiros chamam de "grama para o preguiçoso" ou "gramado preguiçoso".
Você sabe Cada 100 m² de gramado gera oxigênio suficiente por ano para 10 pessoas respirarem, além de aumentar a umidade atmosférica e esfriar.
A composição da mistura de sementes
O gramado parece ser a forma mais simples de decoração do jardim, mas, ao contrário da aparência "simples", essa não é a decisão mais elementar, porque obter um bom gramado verde requer muito trabalho e é praticamente impossível cultivá-lo em solos muito leves e em locais com sombra.
Hoje, porém, graças ao trabalho de criadores e especialistas em gramado, foram obtidos muitos tipos de plantas herbáceas que não requerem cuidados intensivos e se complementam quando plantadas juntas. Portanto, mesmo jardineiros não qualificados, sem qualquer dificuldade, podem criar um gramado verde verdadeiramente encantador.
Existem cerca de uma dúzia de ervas diferentes, e o “gramado preguiçoso” contém misturas delas. Na venda, você pode encontrar produtos de gramado de produção nacional e estrangeira ("Liliput", "Canada Green", "DLF Trifolium", "Sloth", "Sunshine", "Sun"). Todos eles contêm, basicamente, as mesmas sementes de plantas, colhidas apenas em proporções diferentes.
- Misturas optimamente selecionadas:
- fornecer desenvolvimento rápido e crescimento intensivo de grama após a semeadura;
- crie um gramado denso que impeça a propagação de ervas daninhas;
- diferem na alta dureza do inverno e resistência à seca;
- não requerem a introdução de grandes quantidades de fertilizantes nitrogenados, uma vez que as próprias plantas acumulam nitrogênio no solo, como o trevo;
- resistente ao estresse mecânico e a doenças.
Você sabe Por suas características biológicas, as palmeiras são classificadas como grama alta, mas, devido ao seu tamanho, são chamadas de árvores..
A composição do gramado para os preguiçosos inclui os seguintes tipos de plantas:
- festuca (vermelho modificado, vermelho místico, peludo, cana de ovelha) - todas as espécies são de textura muito fina, com pontas de agulha de até 1,5 mm de largura, cor - fosca ou verde-acinzentada, macias, crescem rapidamente, suportam sombreamento, não toleram calor e secam condições, plantas de uma estação fria e quente;
- prado bluegrass compacto - tem uma cor verde profunda e excelente textura macia, largura da grama 3 mm; cresce bem a partir de sementes, formando um extenso sistema de rizomas e caules subterrâneos que germinam novas plantas, mas não tolera sombreamento, cultura de estação fria;
- azevém capri perene - cresce rapidamente, em cachos, deixa uma tonalidade esbranquiçada ao cortar a relva, as lâminas de grama brilhantes e pontiagudas são verde-escuras e macias, com 3 mm de largura, podem tolerar cargas pesadas de pedestres, mas não podem suportar frio ou seca extrema, a demanda de água é média;
- trevo branco - planta perene com caules rastejantes que podem enraizar; é resistente ao pisoteio e, após cortar a grama, cresce rapidamente, as folhas são verde-claras, consistem em três segmentos, cada um dos quais com um padrão branco em forma de ferradura no lado superior;
- árvores do campo (brotando e fina) - grama estreita e plana, textura - macia e densa, largura 3 mm, requer rega frequente, plantas da estação fria.
Quando armazenadas em local fresco e seco, as sementes de grama podem ser armazenadas por 2 a 3 anos. No entanto, a germinação e a taxa de germinação diminuem com o tempo, portanto, você pode não obter os mesmos resultados do uso de sementes frescas. Para obter melhores resultados, use material de plantio fresco e tente plantá-lo durante o ano todo.
Importante! Não é recomendável plantar grama nova dentro de 2 a 4 meses após o uso de agentes de controle de plantas daninhas no local.
Regras para plantar e cuidar da grama
Primeiro, você precisa desenhar um diagrama do futuro gramado, levar em consideração a localização de árvores, arbustos, canteiros de flores, trilhas e outros elementos da paisagem para que eles não interfiram no corte da grama. De acordo com o esquema, é possível estimar a área do futuro gramado, o que é útil para determinar as normas de semeadura e fertilização.
É melhor plantar um novo gramado na primavera ou no início do outono, quando o solo estiver úmidopara que a grama tenha boas condições de enxerto em um novo local. A estação do outono combina solo quente e ar fresco, o que é ideal para semear sementes e dá tempo para o desenvolvimento de novas raízes antes do inverno.
Escolha sementes que atendam às condições climáticas da sua região. Ervas da estação quente são plantadas nas regiões sul. E as gramíneas da estação fria lidam melhor com flutuações extremas de temperatura no norte, nordeste e noroeste. Apesar do fato de as misturas de ervas serem chamadas de “gramado para os preguiçosos”, alguns cuidados com o prado verde são necessários, embora minimizados.
Preparação e sementeira do local
O local é completamente limpo de pedras, os restos de arbustos, raízes e ervas daninhas (especialmente as perenes), o local é nivelado para que não haja colinas e cavidades. Quanto mais lisa a superfície, mais fácil será cuidar dela. Para melhorar a estrutura do solo e enriquecê-lo com húmus, faça adubo, esterco maduro ou turfa de jardim na quantidade de 30 a 40 kg por 10 m².
Os solos argilosos pesados podem ser adaptados às condições de crescimento da grama, adicionando areia ou cascalho fino a eles. Solo rico em argila e húmus (composto, turfa) melhora a estrutura de solos arenosos mais leves. Adubos minerais multicomponentes de liberação lenta com predominância de fósforo e potássio (monofosfato de potássio) na quantidade de 0,4 kg por 10 m² também podem ser adicionados.
A preparação é realizada o mais cedo possível - 1-2 semanas antes da semeadura, para que o solo tenha tempo de se assentar naturalmente. Antes da semeadura, o solo é cuidadosamente varrido e afrouxado para remover os detritos das plantas. A semeadura em pequenas áreas pode ser espalhada manualmente; em grandes áreas, é melhor fazer isso com uma semeadora.
Ao semear, siga claramente a taxa de consumo de sementes, indicado na embalagem para que os brotos tenham espaço suficiente para acessar a água e os nutrientes. O local de semeadura é coberto com uma camada de solo de 1 cm e ligeiramente esmagado. Isso pode ser feito com pranchas presas aos sapatos. Em seguida, o lote é regado. Tente manter crianças e animais de estimação afastados da área de semeadura até que a grama atinja de 5 a 8 cm de altura.
Existem muitos fatores que podem impedir a germinação bem sucedida de sementes no gramado - excesso ou falta de água, condições climáticas, uso de produtos de controle de ervas daninhas, condições inadequadas do solo. Se surgirem dificuldades na construção do gramado, é necessário consultar especialistas.
O uso de palha para cobrir as áreas recém-plantadas não é recomendado, pois pode conter sementes de ervas daninhas e outras plantas indesejadas que caem no gramado junto com a grama.
Rega
A rega adequada é um passo importante para o sucesso da semeadura. É necessário manter a superfície do solo em estado úmido, regando diariamente ou conforme necessário até que a altura da brotação atinja pelo menos 5 cm. A rega deve ser feita com cuidado, por aspersão, com uma corrente difusa de água e gradualmente para que não se forme uma crosta no solo e sementes leves foram lavadas. É aconselhável fazer isso de manhã ou à noite.
As sementes de grama geralmente germinam após 7-14 dias. Depois que o gramado é formado e cortado pelo menos uma vez, os intervalos de rega começam a ser reduzidos para duas vezes por semana, saturando bem o solo a uma profundidade de 15 a 20 cm, onde estão localizadas a maioria das raízes de grama, mas as poças devem ser evitadas.
Se a rega for muito fraca e superficial, o sistema radicular não germina profundamente o suficiente, o que leva a uma diminuição da tolerância à seca em períodos quentes. Regar de manhã (antes das 10 horas) é o melhor momento para irrigação.
Neste momento, ainda está frio e não está ventando, para que a água possa ser absorvida pelo solo e absorvida pelas raízes antes de evaporar. A rega à noite é preferencialmente realizada entre 16 e 18 horaspermitir que a grama seque antes do anoitecer para evitar a propagação de doenças fúngicas.
No entanto, vale a pena notar que o "gramado preguiçoso" não precisa ser regado com frequência - é bastante resistente à seca e pode ficar sem água por uma semana ou mais. Após vários dias de seca, a grama perde a rigidez e muda de cor. Se o gramado adquire um tom acinzentado ou parece verde opaco, ele precisa de água.
Você também pode verificar isso: siga em frente - se as trilhas não desaparecerem rapidamente, a grama não terá elasticidade para endireitar.
Corte de cabelo
Assim que o gramado semeado atinge a altura de corte (8–10 cm), eles começam a cortar a grama, cortando apenas as extremidades superiores da grama (1–2 cm). Isso contribui para o bom desenvolvimento do sistema radicular, a germinação de novos rebentos, a partir dos quais a cobertura da grama será cada vez mais densa.
Se você estiver cortando grama com um cortador de grama ou com foices, é muito importante que as lâminas sejam afiadas bem antes do primeiro corte da temporada. As arestas rombas das ferramentas podem danificar a grama, esticar plantas mal enraizadas do gramado e formar espaços vazios no prado, o que proporcionará uma oportunidade para as ervas daninhas crescerem e se espalharem.
O corte é realizado quando as facas do cortador de grama são instaladas na posição máxima, o que corresponde a 7-10 cm A frequência e natureza adicionais da roçada dependem da taxa de crescimento da grama, das condições climáticas, da estação, mas em uma estação não deve haver menos de um corte em 1-2 semanas. A intensidade diminui mais perto da queda, porque nesse momento a taxa de crescimento dos brotos diminui.
Não corte com muita frequência. Isso pode danificar o gramado.
Grama mais longa contribui para o bom desenvolvimento das raízes, o que é especialmente significativo durante as secas. Além disso, se você mora em uma área com muito sol ou calor, uma filmagem mais longa pode evitar queimaduras e grama quebradiça.
O primeiro corte da primavera é realizado quando a cobertura cresce de 7 a 10 cm, o que permitirá que ela se recupere mais rapidamente após o período de inverno. Periodicamente, o gramado deve ser limpo com um ancinho, removendo a sujeira, resíduos orgânicos, folhas, lixo e grama deixados após o corte. Para esses fins, devem ser utilizados ancinhos com perfil especial.
Importante! Antes de usar o controle de ervas daninhas, é recomendável aguardar até que a nova grama seja cortada mais de 4 vezes.
Um procedimento igualmente importante é a aeração do gramado para aumentar a umidade do solo e a permeabilidade ao ar e o uso mais completo de nutrientes pelas raízes das plantas. Para isso, no solo, os garfos perfuram os buracos até a profundidade dos dentes (aproximadamente 200 cavidades por 1 m²).
Os melhores períodos para aeração são o verão ou o início do outono, embora, se necessário, o evento possa ser realizado na primavera. O procedimento é realizado na grama comum uma vez por ano para gramados sujeitos a altas cargas. No caso de gramados decorativos, isso é feito a cada 2-3 anos.
Fertilizantes e adubação
6-8 semanas após o plantio de uma nova grama, a fertilização começa regularmente através de fertilizantes de alta qualidade para gramados com uma liberação gradual, que fornecerá às plantas os nutrientes necessários para a construção de raízes fortes. Como resultado, a grama crescerá mais rápido e mais espessa, e as hastes parecerão mais poderosas.
No início da primavera e no final do verão, uma camada de composto de solo com cerca de 1 cm de espessura pode ser jogada no terreno, fertilizando o gramado recém-criado na primavera, imediatamente após o primeiro corte. Nesse período inicial, os fertilizantes nitrogenados devem ser aplicados em primeiro lugar, porque depende deles se o gramado será suculento e verde (é claro, com umidade suficiente). Para fertilizantes, use nitrato de amônio (150 g por 10 m²), que pode ser distribuído manualmente.
O fertilizante do início da primavera é necessário porque visa restaurar o gramado após o inverno, ele precisa de um terreno fértil rico para acelerar o crescimento e aumentar a massa verde. Ainda há muita umidade durante esse período, e a grama tem a possibilidade de crescimento rápido. Nos dias quentes e secos que começam em maio, o desenvolvimento deixa de ser tão intenso.
A alimentação é repetida em maio e no início do verão (se necessário) com um intervalo de cerca de 1,5 a 2 meses. Em caso de seca, o fertilizante deve ser descontinuado. É melhor alimentar-se antes da chuva, para que as substâncias não fiquem na superfície ou combinem com a rega.
Os fertilizantes nitrogenados são aplicados pela última vez no início do verão. Usá-los mais tarde afetará negativamente o inverno da grama, causando intenso crescimento. No outono, fertilizantes com predominância de potássio são usados. Isso não apenas ajudará no desenvolvimento de raízes mais fortes e mais profundas antes do início do inverno, mas também fornecerá às plantas nutrientes para reparar os danos causados pelo calor do verão, pela seca e pelo atropelamento.
Os fertilizantes fosfóricos são usados apenas uma vez, porque permanecem no solo por vários anos. A fertilização da grama não é difícil, mas é necessário alcançar o objetivo pretendido - criar um gramado bonito e suculento. Muitas formulações especiais são vendidas (Agrecol, Emerald Lawn, Pokon, Lawn, etc.) e são mais fáceis de usar de acordo com as doses recomendadas pelo fabricante.
Importante! A escolha dos fertilizantes deve ser tratada com cuidado especial se crianças pequenas brincarem no gramado e animais de estimação correrem. Ao comprar, verifique a segurança do uso com um especialista.
Atualização e sub-propagação
Se pontos carecas se formarem no gramado ou parte do local estiver danificada mecanicamente, você deverá começar a atualizar a cobertura verde e replantar a grama:
- Primeiro, afrouxe o solo com um pequeno ancinho, remova pedras, os restos da grama velha e outros possíveis detritos de plantas, para que seja mais fácil para os brotos jovens fortalecer e construir um sistema radicular completo.
- Em seguida, aplique uma camada fina e uniforme de sementes, conforme indicado no rótulo, se você estiver usando sementes compradas, e polvilhe uma camada fina de solo no local da plantação. Não há necessidade de semear muito densamente, pois as plantas crescerão.
- Agora, regue delicadamente e completamente até que a camada aplicada de sementes e o solo sob ela estejam saturados e saturados com umidade, mas não deixe a água estagnar. Cubra a área com material não tecido (é removido quando brotos aparecem) para que as sementes não sequem, não sejam lavadas durante a irrigação e as aves não as colem.
- Até os brotos atingirem uma altura de 5 cm, regue diariamente, conforme necessário, para manter o solo e a grama úmidos. A falta de água leva ao amarelecimento e secagem dos brotos tenros.
Às vezes, para revitalizar o gramado, basta replantar apenas, o que consiste em simplesmente espalhar as sementes no gramado existente para engrossar a cobertura da grama. Com o tempo, tensões sazonais como calor, seca, condições de inverno, roupas para caminhada e pragas podem levar ao esgotamento e enfraquecimento da grama.
A replantação é uma maneira rápida e barata de devolver o gramado a uma cor verde exuberante sem cavar toda a parcela, como no plantio e na semeadura iniciais. Porém, se houver mais solo “nu” ou ervas daninhas no terreno do que grama, é melhor começar tudo de novo e relançar o gramado.
Você sabe O gramado mais caro é o campo de tênis central de Wimbledon, embora usado apenas 2 semanas por ano. Possui cerca de 54 milhões de plantas herbáceas anuais em seu revestimento e requer cuidados constantes.
Escolhendo as sementes de qualidade certa e preparando bem o solo, você mesmo pode criar um novo gramado. E com os métodos propostos de semear e cuidar do gramado verde, você terá menos chances de cortar a grama, menos água, nunca comprar pesticidas e ter o melhor gramado no jardim.