Recomenda-se que os proprietários de reservatórios artificiais e parcelas domésticas nas margens de lagoas naturais os drenem periodicamente, a fim de limpá-los de lixo e lodo. Também existem situações frequentes em que o proprietário deseja se livrar do reservatório por vários motivos. O procedimento de desidratação nesses casos é uma necessidade desesperadora, que pode ser realizada pessoalmente e com a ajuda de especialistas.
Lagoa artificial
Ao criar lagoas, o proprietário deve entender que, no futuro, pode ser necessário transferir esse elemento do projeto da paisagem, ajustar seus parâmetros ou removê-lo completamente. Portanto, ao projetar um lago artificial, todos os fatores devem ser levados em consideração.
Para a drenagem, é necessário drenar toda a água, desligar e remover os dispositivos de bombeamento e filtragem. O próximo passo é extrair a base. Pode ser um recipiente de plástico acabado ou um filme de impermeabilização. É bastante difícil destruir a base de concreto da lagoa, porque ela não remove tão facilmente quanto os materiais mencionados acima. Em seguida, você precisa medir os parâmetros do poço para colher a quantidade certa de solo.
Recomenda-se adormecer em geral nos reservatórios em várias camadas. É melhor encher o fundo com entulho e argila, o segundo nível com areia e a parte superior com solo fértil. Cada camada deve ser compactada para que não haja vazios. No início, depois de adormecer, você não deve colocar nada neste site. Em conexão com subsidência adicional do solo, é necessário, de tempos em tempos, trazer a quantidade necessária de terra.
Importante! Detritos de construção, por exemplo, vários fragmentos de concreto ou tijolo quebrado, são perfeitos para aterrar um lago.
Lagoa natural
Drenar esse objeto será mais difícil. Adormecer em um lago natural não dará o resultado desejado, porque, antes de tudo, é necessário resolver o problema de onde colocar a água que enche esse reservatório. A colocação usual do objeto levará a um aumento no nível das águas subterrâneas, não apenas em todo o país, mas também em territórios vizinhos. Além disso, com uma alta probabilidade, o alagamento do solo pode ocorrer no local do antigo reservatório.
Para destruir um lago natural, vários processos devem ser realizados:
- bombeamento de lodo e água;
- encher o poço com terra;
- trabalho de drenagem.
O proprietário deve entender que esse procedimento implica um desperdício financeiro significativo, pois a drenagem de um objeto pode às vezes ser mais cara do que criar um novo.
Bombeamento de lodo e água
Antes de encher a lagoa com o solo, é necessário extrair todo o líquido bombeando-o para fora. Alguns proprietários estão tentando economizar nessa questão, mas nesse caso você precisa estar preparado para o fato de que a água pode inundar a casa de verão e os territórios vizinhos. Além disso, após a drenagem da lagoa, é necessário limpar imediatamente o fundo do lodo, pois quando seca, endurece, o que no futuro pode causar vários problemas.
O trabalho pode ser realizado de forma independente, mas mais eficaz, embora oneroso, é considerado um apelo aos profissionais. Muitos proprietários de casas de campo para limpar detritos e rochas macias no fundo dos reservatórios adquirem equipamentos móveis especializados. Por exemplo, uma das opções mais populares é a mini draga "Junga", que permite eliminar o lodo através da operação de bombas poderosas. Esse dispositivo é adequado para lagoas rasas.
Preenchimento
A questão de encher a cova com terra pode ser considerada uma das mais caras. Para encher até um pequeno lago, é necessário estocar uma grande quantidade de solo. Por exemplo, para um lago com uma área de cerca de 100 m² e uma profundidade de 1,5 m, são necessárias aproximadamente 15 toneladas de terra. Você pode calcular desta maneira: 100 m² × 1,5 = 150 m³ solo.
Importante! Recomenda-se encher o lago com a mesma terra que o rodeia. Se a densidade do solo dentro do poço e além for diferente, especialmente quando o solo heterogêneo é típico para a área, a área pode se transformar em um pântano.
Quando a areia é misturada com o solo, a qualidade do solo pode ser melhorada e as trocas de ar podem ser aprimoradas. Se adicionarmos mais húmus, nessa área será possível cultivar hortas. A adição de areia é um excelente método de recuperação, especialmente em terrenos argilosos com altos níveis de água subterrânea.
Trabalho de drenagem
O custo desse problema depende dos parâmetros e características do reservatório, do solo e do próprio local. A instalação de um sistema de drenagem pode resolver o problema do desvio de águas superficiais por um longo tempo. Para isso, é necessário usar tubos de plástico nos quais existem pequenos orifícios. Antes da instalação, eles devem ser embrulhados com geotêxteis em várias camadas.
Você sabe Em Los Angeles, foi criado o reservatório artificial “Aivengo”, que encanta turistas com sua cor preta. Essa cor deve-se a mais de 90 milhões de bolas de plástico pretas jogadas na superfície da lagoa para reduzir a evaporação da umidade.
Os tubos devem ser colocados nos canais preparados de acordo com as seguintes recomendações:
- Em solo argiloso, é necessário colocar um sistema de drenagem a uma profundidade de 65 a 75 cm.
- Para solo argiloso, é necessário equipar os canais de 70 a 90 cm do solo.
- Em áreas arenosas, recomenda-se a instalação de sistemas de drenagem a uma profundidade de até 1 m.
Os canais de tubulação precisam ser feitos para que permaneça uma inclinação para a água escorrer pelo território (em uma lagoa, canal, poço ou vala). Tais fossas de drenagem também são preenchidas com pedra britada - isso permitirá que a umidade saia mais rapidamente, com resultados visíveis em dois meses.
Como drenar uma lagoa se não houver descarga
A drenagem de lagoas sem descarga pode ser decidida entrando em contato com serviços especializados.
Nesse caso, os profissionais realizam uma série de trabalhos:
- bombear água;
- limpe o fundo da sujeira acumulada, lodo e vários depósitos minerais e orgânicos;
- enchem a cova com terra, cascalho e areia;
- zonas húmidas secas e áreas problemáticas com equipamento especial.
Além disso, um método eficaz é a escavação de um poço decorativo, que coletará excesso de umidade, o que contribuirá para sua rápida evaporação. Um excelente exemplo é a construção de um canal cruzado, que permite drenar o pantanal do parque em Versalhes. Os poços são construídos cavando buracos e enchendo-os de entulho e areia nas partes inferiores do local. A profundidade do poço é de 1 m, o diâmetro da parte inferior é de 0,5 m e a parte superior é de 2 m.
Muitos proprietários de casas de veraneio resolvem o problema da drenagem de massas de água introduzindo resíduos de construção, galhos, feno e outros materiais no lago que já foi bombeado para fora da água. Dentro de alguns anos, o poço estará completamente cheio e compactado.
A drenagem de corpos d'água é um evento sério, causado por várias razões: a necessidade de limpar os sedimentos do fundo, aprofundar o fundo, alterar a localização e a direção do canal. De qualquer forma, esse procedimento leva muito tempo e dinheiro; portanto, é recomendável que os proprietários de lagoas artificiais planejem a instalação de um sistema de drenagem antes de criá-los para facilitar a solução de muitos problemas no futuro.