O estilo chinês do paisagismo é uma combinação de natureza e elegância. Inclui uma parte significativa da cultura hortícola de 5.000 anos da China, incluindo várias tradições dinásticas. A criação de um jardim no local não é apenas uma lição emocionante, mas também uma demonstração do talento de designer e horticultura dos proprietários.
Recursos em estilo chinês
Vários períodos dinásticos influenciaram a jardinagem chinesa e as particularidades da criação de jardins. Cada um deles adicionou novas visualizações, expandindo o conjunto de elementos básicos. Inicialmente, eles foram concebidos como habitat - uma "casa" para animais usados para caçar e descansar o imperador - os primeiros foram criados no vale do rio Amarelo durante a dinastia Shang (1600-1046 aC). Eram grandes parques fechados onde imperadores e aristocracia caçavam caça ou onde eram cultivadas frutas e legumes. O jardim imperial foi projetado para demonstrar grandeza e grandeza.
Você sabe Nas fontes chinesas antigas, não há uma definição clara do conceito de jardim. Acredita-se que o hieróglifo pelo qual é indicado deve ser interpretado como uma combinação de “água, terra, folhas e cercas”.
Os jardins da dinastia Qin (221–206 dC) foram decorados com palácios e pavilhões. Eles foram complementados por plantas e flores magníficas, plantadas com moderação. A dinastia Wei (220-265) adicionou mais elementos da natureza, em particular montanhas e rios. Seu design foi chamado "Jardim com montanhas e rios naturais". A contribuição das dinastias Sui (581–618) e Tang (618–907) para a jardinagem clássica foi trazer aspectos da arte e da literatura. É a esse período que o desenvolvimento do jardim do cientista e de outras áreas pertence. O imperador Kangxi, da dinastia Ming (1386–1644), prestou muita atenção aos edifícios de jardins que tinham um propósito exclusivamente decorativo.
A fronteira de um jardim típico chinês é limitada por muros, dentro dos quais existem:
- várias lagoas;
- composições de pedra;
- árvores;
- flores
- salões e pavilhões.
Tudo isso é conectado por caminhos sinuosos e galerias. Movendo-se pelo território, o visitante, por assim dizer, lê a idéia principal transmitida por várias cenas da paisagem.
Vistas dos jardins chineses
O moderno jardim chinês é uma oportunidade para criar um pequeno mundo aconchegante no quintal da sua casa. Se o estilo ocidental enfatiza o controle sobre a natureza, os chineses demonstram a capacidade de uma pessoa de enquadrar a natureza em uma paisagem artificial. É criado a partir de elementos simples que juntos formam uma composição comum.
Agora, os jardins chineses são classificados da seguinte forma:
- parque de caça imperial;
- templo;
- jardim do cientista (privado);
- cemitério;
- natural (parque do resort);
- pátio traseiro.
Em geral, a confusão nos artigos sobre paisagismo decorre da combinação de elementos que, por sua finalidade, pertencem a um tipo, mas são usados pelo designer em outro. Assim, os jardins reais são mais consistentes com o termo "paisagem", combinando colinas e água. O jardim do cientista, ou seja, privado, criado como um local de relaxamento e solidão para um cientista que procura evitar a agitação da cidade, começou a se desenvolver ativamente desde a Dinastia Han. O primeiro jardim documentado desse tipo pertencia ao calígrafo Wang Shizhi.
Você sabe O pagode, de acordo com as crenças chinesas, é conhecido como o "lugar da paz". A ponta alta e pontiaguda no topo de seu telhado simboliza um caminho mais próximo do céu e do nirvana.
O pátio chinês, como espaço fechado, também não é um objeto único. Na sua essência, há um pátio retangular anexado à sala de estar. Mesmo na era neolítica, a habitação estava voltada para o sul, e os assentamentos estavam localizados no eixo norte-sul. A arte de orientar edifícios ao longo do tempo tornou-se a base do Feng Shui. Os pátios eram cercados por prédios, como os romanos, suas paredes externas não tinham janelas e as pessoas ricas tinham vários pátios, cada um com seu próprio objetivo. E todos seguiram rigorosamente os princípios da orientação geométrica.
Os jardins sagrados do templo eram um produto do taoísmo e do confucionismo. Eles começaram a considerar o espaço como um elemento da cosmogonia. O jardim deveria ajudar a meditar e facilitar a transição do homem para um estado mais perfeito. Nesses locais, foram criadas paisagens ideais, combinando geometria e naturalidade.
Fases da criação de um jardim chinês
Criar um jardim é bastante simples. Primeiro, selecione um local para ele. Limpe a área de ervas daninhas e vegetação que não é necessária em seu projeto. Agora pegue papel e lápis e faça um plano.
O jardim deve ser compacto, mas inclui os principais elementos:
- Um corpo d'água é obrigatório, que pode ser uma lagoa ou córrego. É frequentemente o centro do território. Mas também frequentemente um edifício está localizado perto de um reservatório e depois se torna o centro da estrutura.
- Os chineses certamente plantarão uma pequena plantação de bambu, mas selecione com cuidado sua nota. O bambu pode ser uma planta invasora, o que não é muito bom para um pequeno jardim.
- Agora você precisa pegar as plantas que simbolizam todas as estações. Assim, o bambu simboliza o verão, o crisântemo - outono, ameixa - inverno e orquídea - primavera.
- Adicione elementos artificiais ao jardim - montanha, colina, pavilhão, ponte.
- Pátio privado é cercado por paredes, portanto, é possível fornecer elementos que executam essa função.
Seleção e preparação do local
Nas casas de campo, na maioria das vezes cria um cientista no pátio ou no jardim. No primeiro caso, o conceito de pátio é pensado e seu centro será o seu uso. Por exemplo, uma piscina ou um gramado verde, se for uma área de lazer.
Se estamos falando do jardim do cientista, o jardim e a casa devem ser um todo. Idealmente, ele deve cercar a casa por todos os lados. Então, no sul, haverá um gramado com um fluxo sinuoso, que trará energia positiva (qi), fama e riqueza. Ao norte dela deve ser uma colina - uma colina, uma montanha. A energia nutritiva será reunida aqui, o que dará força a uma pessoa. No leste, existem pequenas colinas que concedem sabedoria. Um pequeno lago no oeste deterá a energia destrutiva agressiva.
O jardim em frente à casa é espaçoso e luminoso. É aberto ao público e é uma saída para o mundo exterior. E aquele atrás da casa é um espaço pessoal - é mais sombrio e instigante.
A entrada é feita com um pequeno portão através do qual uma pessoa passa para o mundo da espiritualidade, e um pequeno caramanchão se tornará o centro. Personificará a presença do homem, como um elemento que existe na natureza e, ao mesmo tempo, a transforma harmoniosamente.
Elementos tradicionais
O espaço central pode combinar várias partes diferentes, com elementos contrastantes que descrevem os atos dos elementos ou ser uma imagem tridimensional, cujas partes aparecem gradualmente à medida que você se move pelo território. Os elementos da transição serão paredes, sebes, pontes, corredores, becos.
A forma ocidental do jardim é um retângulo. Chinês - círculo, quadrado ou octógono. Também pode ser um círculo no qual existem composições octogonais. Todos os cinco elementos devem estar presentes no jardim.Importante! Qualquer elemento do jardim que tenha a forma de um grão de feijão ou uma forma geometricamente irregular é considerado mau feng shui e está sujeito a alterações.
Isso geralmente é:
- uma lagoa, riacho, outro reservatório - água;
- relógio de sol, estátua de bronze - metal;
- árvores, arbustos - uma árvore;
- tons de vermelho e laranja - fogo;
- terra de jardim representa o elemento da terra.
Esgrima, portões, janelas para o jardim
Independentemente de quais portões e cercas você preferir, eles devem atender ao conceito geral. A cerca clássica do jardim chinês é de paredes brancas. Essa sombra foi escolhida para que a parede fosse o fundo e não desviasse a atenção das mais básicas da composição. O portão marca o ponto de partida da rota a partir da qual os visitantes avançam para o jardim. Eles não precisam ser grandes. Os portões só podem ser marcados com postes laterais ou ter um portão.
Esgrima de bambu de aparência original. Eles podem não apenas dividir o espaço do jardim, mas também decorar as paredes desagradáveis dos edifícios agrícolas. Isso dá às estruturas uma aparência mais bem cuidada.
Anteriormente, as janelas eram localizadas de acordo com os requisitos de etiqueta social - ao longo de um lado do local ou ao redor da zona central. A tarefa funcional deles era muito simples - apresentar um ponto de vista ao espectador. As janelas centralizadas ao redor do centro possibilitam a visualização de uma cena específica e isso permite que você divida o jardim em áreas conceituais ao criar o design.
E quando um hóspede pensa que já viu tudo, tem a oportunidade de olhar por outra janela e descobrir algo novo. As janelas localizadas na parede externa deveriam ter tido a oportunidade de "ver e se surpreender".
O portão da lua é um buraco redondo na parede, que é uma transição de uma parte do jardim para outra. Eles podem ser construídos de pedra ou tijolo e também fazer parte do muro.
Lagoas e Pontes
A água ocupa um lugar importante no jardim. Simboliza a vida e é necessário representar a natureza como um todo. Em alguns lugares, a pedra deve entrar em contato com a água. São elementos opostos - yin e yang e, ao mesmo tempo, simbolizam a unidade do todo, criando harmonia. E se você tem um lago, precisa se certificar de que é conveniente. Portanto, suas bordas certamente serão levantadas para que seja confortável sentar-se com os pés na água. Se você colocar peixe nele, do ponto de vista do Feng Shui, eles atrairão riqueza. Várias barragens, nas quais a água flui de uma para outra, também serão uma boa solução.
Importante! Certifique-se de cuidar do sistema de purificação de água, caso contrário a poluição violará seu ecossistema natural.
A água expande o conceito espacial. A superfície do reservatório, refletindo objetos, torna o jardim visualmente maior. E com a ajuda de barragens, pontes, ilhas e outras estruturas auxiliares, a superfície é dividida em cenas de várias formas.
A água corrente faz vários sons - o barulho alegre de um riacho, o barulho de uma cachoeira. Os sons podem causar uma pessoa em vários estados emocionais. Ao combinar água e pedras, o designer produz sons como uma melodia de músico.
Pavilhões e gazebos
Idealmente, edifícios e estruturas devem complementar a situação e não dominá-la. Os tipos de edifícios incluídos no jardim estão relacionados ao seu proprietário. Por exemplo, um cientista pode ter um pavilhão de biblioteca e um atleta pode ter um pavilhão de academia. Alguns edifícios estão interligados por corredores, galerias, pontes.
O jardim clássico inclui:
- Salão cerimonial - Uma sala usada para celebrações familiares, recepções, banquetes e celebrações. Tal quarto é construído com uma varanda ou terraço para proporcionar aos hóspedes recreação ao ar livre.
- Pavilhão das Flores - uma sala ao lado do salão principal, cheia de flores ou com um pequeno jardim de pedras.
- Quarto de quatro portas - um edifício com paredes dobráveis que oferece vistas panorâmicas do jardim.
- Pavilhão de patos mandarim. Este é um edifício que consiste em duas partes visualmente diferentes. Um deles está voltado para o norte e é usado no verão, e o outro para o sul. O primeiro é um abrigo contra o calor em um dia ensolarado, e o segundo, pelo contrário, deve causar uma sensação de calor interno em um dia de inverno. Aqui é conveniente assistir ao amanhecer ou como a luz da lua desliza sobre a superfície da lagoa.
- Alguns jardins têm pavilhões de água cênicos. Eles podem ser totalmente decorativos ou funcionais, usados para uma cerimônia do chá.
Leões de pedra, bonsacks, lanternas
Montanhas artificiais ou jardins de pedras são parte integrante do jardim. O pico da montanha é considerado um símbolo de virtude, estabilidade, resistência. Uma montanha em uma ilha no meio de um corpo de água faz parte da lenda das ilhas dos Imortais. Portanto, esse símbolo é usado com mais frequência em jardins chineses. A composição das pedras deve refletir a localização ideal da casa - montanhas íngremes no norte e colinas suaves no sul. Eles devem ser cuidadosamente planejados, e não apenas se encaixam nas pedras da paisagem restantes após a construção da lagoa ou muro.
Você sabe Acredita-se que, pela primeira vez, os leões tenham chegado à China durante a Dinastia Han (206 aC). — 220 ano n.
O budismo é parte integrante do projeto de jardins chineses há centenas de anos. Sua idéia principal é o caminho para a iluminação ou o paraíso. E se o paraíso é representado pela montanha dos Imortais, então uma estrada deve levar a ele. Os chineses construíram jardins de pedra, ao lado deles, caminhos de cascalho que conduziam à iluminação. Os caminhos eram frequentemente decorados com lanternas e, ao longo deles, podia-se encontrar estátuas de Buda.
Tradicionalmente, o olhar da divindade é direcionado para o norte, e a serenidade reina. O Buda é freqüentemente representado em uma flor de lótus, portanto, é apropriado colocar a estátua ao lado da lagoa.
O leão de pedra é um elemento comum da arquitetura chinesa. Ele é um símbolo de segurança e boa sorte. Portanto, estátuas de leão podem ser encontradas em todos os lugares - no palácio imperial, templo, pagode de Buda, na ponte, no jardim e no pátio privado. Leões emparelhados são colocados simetricamente em frente à entrada do edifício. O macho está posicionado à esquerda e a fêmea à direita.
A imagem de um leão em cada um dos períodos dinásticos é diferente. Han e Tang são fortes e poderosos, enquanto Yuan é mais magro, mas igualmente forte. As esculturas mais delicadas e mansas dos leões pertencem às dinastias Ming e Qing.
Literalmente, bonsaki significa "pedra de bandeja". Esta é uma estrutura temporária criada para um casamento, festa de ano novo ou outra cerimônia. É composto de pedra natural e outros elementos: penas de pássaros, areia, cascalho. É colocado em uma mesa especial. Retrata parte da paisagem, o mar, montanhas e outros objetos naturais.
As lanternas na China simbolizam vitalidade, status social e boa sorte. Em todo o mundo, a luz vermelha redonda permanece uma das marcas mais reconhecidas da cultura chinesa. Sua estrutura é feita de arame metálico ou tiras de bambu, coberta com papel, seda ou gaze fina e depois pintada de uma cor ou de outra. O vermelho está associado à alegria e à sorte. Tais lanternas adornam qualquer feriado ou cerimônia.
Você sabe O imperador amarelo foi o fundador mítico da China. Portanto amarelo — cor dos mantos imperiais.
Cores
Toda nação tem um certo significado ligado às flores. De acordo com a teoria dos 5 elementos, existem 5 cores primárias: vermelho; amarelo azul branco e preto
- Vermelho é a cor da alegria, celebração, felicidade. Simboliza o elemento do fogo. De grande importância para os chineses é a organização da circulação de energia adequada. E se estagnar em algum lugar, é recomendável colocar um elemento de cor vermelha lá.
- O azul geralmente tem um valor negativo. Está associado à água, no inverno e no norte. O uso de tons de azul no design é considerado infeliz.
- Amarelo parece muito favorável. Ele se correlaciona com a terra e o centro.
- O branco é essencialmente a falta de cor. Não está ligado aos pontos cardeais e na China significa morte. Portanto, o branco no jardim é pintado apenas com os elementos que devem ser visualmente invisíveis, como paredes.
- Preto é a cor da destruição. Significa escuridão, caos e raramente é usado no projeto da paisagem.
Disposição de faixas
O caminho que leva à casa é o mais importante. Deve dobrar suavemente, levando os convidados para a casa de bom humor e boa saúde. Em um caminho muito reto, os hóspedes andam rápido demais e se sentem inquietos. Se ela começar a se mexer demais, isso os cansará. As faixas devem ser pavimentadas com elementos sólidos: pedra, seixos coloridos, azulejos encaracolados.
Móveis de jardim
Ao projetar um jardim, determine em qual setor colocar os assentos. É aconselhável colocá-los em sua área de atividade social. Estando no setor de relacionamento, eles ajudarão você a relaxar, descansar e recarregar suas baterias. Quanto à sua forma, o assento deve ter um encosto em barras retas - ativa o movimento do qi. As fezes de ferro forjado, pelo contrário, retardarão o fluxo de energia e contribuirão para o pensamento.
Que plantas são usadas para decoração
Flores e árvores são um componente igualmente importante do jardim, que é um dos quatro principais. Eles representam a natureza em sua forma mais marcante e contrastam com as linhas retas da arquitetura e a constância e a quietude das pedras. Não haverá gramados no jardim chinês, como no inglês. Aqui as plantas estão em um ambiente próximo ao natural.
Importante! É aconselhável colocar arcos entrelaçados com plantas ao longo do caminho do jardim. Mas rosas com espinhos não podem ser plantadas. Os picos podem danificar os hóspedes, portanto as rosas ao longo do shopping central são consideradas um mau feng shui.
As plantas mudam constantemente de aparência, dependendo da estação. Cada flor ou árvore tem um significado adicional na composição do jardim. Nos jardins clássicos da China antiga, o pinheiro, o bambu e a ameixa chinesa eram valorizados porque permaneciam elegantes e verdejantes, mesmo no inverno. O bambu, um canudo oco, representava um homem sábio, humilde e buscando conhecimento.
Ele era conhecido por não quebrar durante uma tempestade. As ameixas eram reverenciadas como um símbolo do renascimento após o inverno e a chegada da primavera. O pessegueiro simbolizava longevidade e imortalidade. As peras eram um símbolo de justiça e sabedoria. Damasco simbolizava o oficial e seu caminho de vida. Salgueiro - amizade e alegria de viver. Das flores, lótus e orquídea foram valorizadas.
Recomenda-se que as plantas sejam selecionadas com muito cuidado, avaliando sua aparência, cor, forma e aroma. Os chineses geralmente plantam lótus no lago, e a escolha de outras flores é guiada exclusivamente por seu aroma.
Plantas comumente usadas:
- Damasco Manchu (Prunus mandshurica);
- amêndoas em flor (Prunus triloba);
- bambu (Phyllostachys spp.);
- Cotoneaster de Pequim (Cotoneaster acutifolius);
- Lilás chinês (Syringa x chinensis);
- lótus sagrado (Nelumbo nucifera);
- Videira chinesa (Lycium chinense);
- Pêra chinesa (Prunus ussuriensis);
- Spirea (Spiraea thunbergii);
- Thuja oriental (Thuja orientalis).
O jardim chinês é um fenômeno peculiar da cultura chinesa, refletindo as tradições do design de jardins presentes no país. Também reflete a interação do homem e da natureza. Comece a criar um jardim entendendo a idéia e fazendo um plano no papel. Lembre-se de que isso não apenas reflete o entusiasmo pela cultura da China, mas também deve ser um local de relaxamento e restauração da harmonia com o mundo exterior para você, seus familiares e amigos.