Se o terreno do jardim perto de sua casa particular ou casa de veraneio for pequeno e você desejar criar uma paisagem que expanda visualmente o espaço, vale a pena observar o estilo minimalista. Ele é construído com base no princípio de "cortar" tudo o que é supérfluo; portanto, cada elemento selecionado para criar um jardim minimalista tem seu próprio lugar e se encaixa perfeitamente na composição geral. O minimalismo não envolve grandes despesas de dinheiro e tempo, mas, apesar disso, não pode ser chamado de muito simples de executar.
História e descrição do estilo
A história do minimalismo teve origem no início do século XX, quando a sociedade estava cansada da pretensão e luxo do modernismo e estava pronta para novas tendências em design, menos cativantes e mais concisas.
Você sabe Para a restauração do projeto do jardim na propriedade de Cham-de-Batais, o famoso decorador francês Jacques Garcia recebeu uma ordem especial de serviços para a agricultura.
Ao mesmo tempo, surgiram orientações como funcionalismo, racionalismo e construtivismo que atendiam plenamente às necessidades de simplicidade e funcionalidade. Formas retangulares claras eram as preferidas. As cores predominantes foram azul, vermelho, amarelo, preto e branco.
Um pouco mais tarde, um estilo como o minimalismo foi formado, o que também Distingue-se pela nitidez das formas e pela ausência de detalhes desnecessários, mas é menos áspero e suas cores principais são mais delicadas e abafadas.. É ideal para pequenas áreas que precisam ser visualmente expandidas. Os designers são da opinião de que é desejável projetar o exterior e o interior da casa, bem como a paisagem do local no mesmo estilo, para que todos os elementos sejam harmoniosamente combinados. Especialistas-decoradores costumam fazer uma escolha a favor do minimalismo, porque é adequado tanto para instalações quanto para territórios adjacentes.
Recursos de layout
O minimalismo no design da paisagem pode ser reconhecido graças às suas principais características. Existem características distintivas do layout que são inerentes apenas a ele e o distinguem de outros estilos.
Estes incluem:
- uma sensação de espaço devido à seleção rigorosa de cada elemento e à ausência de detalhes desnecessários;
- divisão clara em zonas em combinação com observância opcional de simetria;
- simplicidade de linhas e sua completude geométrica;
- a rejeição da diversidade que pode parecer redundante;
- zoneamento de ponta a ponta usando diferenças de altura, caminhos e elementos decorativos, como vasos e vasos de flores;
- Associação de edifícios, a fim de reduzir a carga de trabalho do espaço;
- caminhos que não possuem linhas suaves;
- restrição de cores e tons;
- composicionalidade;
- simplicidade de materiais.
Esse estilo é totalmente consistente com o nome, porque o mais importante é não exagerar nos elementos decorativos. Além disso, é adequado para pessoas que não desejam equipar sua horta por muito tempo, porque esse projeto paisagístico pode ser criado de maneira simples e rápida.
Cores e materiais para criar
Para garantir que a aparência do jardim não pareça muito cativante e sem frescuras, é recomendável usar uma variedade mínima de tons e materiais ao decorá-lo.
Para tornar o seu jardim o mais próximo possível do estilo do minimalismo, você pode usar os seguintes materiais ao trabalhar:
- Árvore. Usando esse material, crie recipientes para plantas, pisos, bancos e até passagens. E também são fabricados mandris de madeira, que se encaixam organicamente no projeto paisagístico do jardim.
- Betão. Como regra, eles são cobertos com plataformas e pátios.
- Lajes de pedra e concreto. Eles podem ser usados como elementos decorativos separadamente e em um design complexo.
- Cascalho. Eles são usados principalmente como um componente independente para decoração.
- Cerâmica. Produz módulos muito originais e elegantes, recipientes para plantas com flores e folha caduca.
- Metal e vidro. Esses materiais são usados para criar elementos decorativos adicionais usados em luminárias, arandelas de jardim e várias esculturas.
Quanto ao esquema de cores, que pode ser apropriado neste caso, é necessário levar em consideração as cores do design e das plantas, porque elas também não devem ser muito brilhantes e cativantes
Ao escolher materiais, é preferível que branco, cinza, marrom, terra, areia e todos os tons de madeira natural. Não deve haver mais do que dois, no máximo três. Ao plantar a vegetação do jardim, é aconselhável escolher verde claro, prata ou azul, que geralmente são inerentes a árvores e arbustos de coníferas.
Importante! O estilo minimalista permite acentos de cores brilhantes, mas eles não devem ser mais que 10%.
Que plantas escolher para o jardim
No minimalismo, a tarefa das plantas é, em primeiro lugar, não decorar o jardim, mas criar uma composição holística. Eles podem ser tão invisíveis quanto possível, mas, ao mesmo tempo, devem combinar diferentes elementos em uma imagem integral e suavizar contrastes.
As plantas para decorar o jardim nesse estilo, em regra, atendem aos seguintes requisitos:
- ter uma forma expressiva da coroa, que deve ser aparada regularmente para formar formas geométricas que se encaixam bem na imagem geral;
- não são muito brilhantes, de preferência tons verde azulado;
- pode enfatizar as diferenças de altitude (rododendros e spirea);
- formar paredes verdes (uvas bravas ou hera).
As plantas mais adequadas para composições minimalistas paisagistas reconheceram zimbro, thuja, cipreste e bordo.
Em vez de canteiros de flores clássicos, as flores podem ser plantadas em recipientes de concreto ou madeira.. As cores branca, amarela, rosa e lilás das pétalas são aceitáveis, mas essas devem ser pequenas inflorescências discretas em pequenas quantidades, combinadas com sucesso com outros elementos da composição. O gramado é mais adequado para esse estilo, mas requer muita atenção. Se você não quer gastar seu tempo cuidando do gramado, é melhor desenhar uma zona com cascalho, o que não parecerá pior.
Qual massa de água é adequada
O mais adequado para projetar um jardim em estilo minimalista seria lagoa clarae, ao mesmo tempo, ele deve ter forma geométrica regular. Pode ser um círculo, oval, quadrado ou retângulo, sem detalhes desnecessários na forma de pontes, pedras ou os meandros de formas e texturas.
O lago não deve ser como um lago natural. Uma lagoa ou lago da vila para esse estilo não será apropriado. Cachoeiras e fontes também não são adequadas ao projetar um jardim no estilo do minimalismo.
Pequenas formas arquitetônicas
As pequenas formas arquitetônicas (MAF) podem ser uma adição à paisagem do jardim e um sotaque original brilhante, além de um link para outros elementos de design. Além disso, com a ajuda deles, você pode dividir o território.
Para o estilo de minimalismo inerente ao seguinte MAF:
- alpendre;
- um mirante, que é melhor combinado com uma área de churrasco;
- treliça-pérgola coberta de trepadeiras;
- área pavimentada;
- várias instalações e composições de madeira e senões;
- suportes para plantas;
- luminárias;
- bancos;
- focos;
- grandes elementos decorativos;
- recipientes de madeira e concreto para plantas.
O minimalismo no arranjo de uma casa de campo ou jardim perto de uma casa de campo elimina o uso de esculturas de jardim. E não deve haver nenhum anexo nele, porque existe para relaxamento e contemplação e, portanto, deve ser o mais relaxante possível e discreto.
Caminhos de jardim
Como em princípio, e tudo nesse estilo, os caminhos do jardim não devem ter linhas suaves ou sinuosas. Eles são nítido, uniforme, com dobras retangulares. Eles são geralmente feitos de blocos de concreto, madeira ou pedra e lajes. Com menos frequência, as faixas são feitas de cascalho ou lado a lado.
Móveis e decoração
O mobiliário de jardim deve ser o mais simples possível. Poderia ser bancos concisos de madeira e pedra ou cadeiras minimalistas de metal e plástico. É desejável que fosse possível trazê-los para a sala durante as condições climáticas. Ou você pode tratar o metal com agentes anticorrosivos para manter a estética o maior tempo possível.
Importante! Ao organizar o jardim, mais atenção deve ser dada aos locais que estão à sombra de árvores ou edifícios, porque são os mais visitados, principalmente na estação quente.
Como elementos decorativos no minimalismo, bolas ou cubos de metal são frequentemente usados., uma combinação de pedra com elementos de espelho, vasos de flores em concreto ou madeira. O formato principal de todo o cenário inerente a esse estilo é a nitidez das linhas e formas. E embora o design deva necessariamente complementar a composição geral.
Características do minimalismo japonês
A principal característica do minimalismo moderno japonês é o simbolismo, porque cada um de seus elementos tem um significado filosófico e é selecionado individual e conscientemente. Talvez isso se deva ao fato de esse estilo ter se originado nos mosteiros japoneses e, portanto, seu significado ritual ter sobrevivido até hoje.
Muitos sinais de minimalismo são inerentes a ele, mas também existem características distintivas associadas à sua história e filosofia.
Você sabe Lanternas são um elemento importante do minimalismo japonês, que são um símbolo da virtude.
O jardim minimalista japonês possui os seguintes recursos:
- assimetria na seleção dos elementos e seu arranjo aleatório;
- a singularidade das formas e tamanhos de cada uma delas;
- naturalidade no design, que se manifesta na naturalidade de tons e materiais, bem como na ausência de plantas artificiais e estruturas metálicas;
- combinação harmoniosa de decoração com a natureza;
- multidimensionalidade do espaço;
- reservatórios naturais ou artificiais que simbolizam movimento e vida, de preferência com água em movimento (fontes, córregos);
- pedras localizadas assimetricamente, cada uma com seu próprio significado sagrado;
- elementos decorativos em cores suaves e com sinais de envelhecimento;
- árvores baixas e arbustos aparados em um semicírculo e simbolizando o sol;
- uma combinação de plantas perenes com plantas anuais, como símbolo da transitoriedade do tempo;
- muitas flores diferentes, cujas inflorescências têm uma variedade de tamanhos, formas e texturas;
- zoneamento assimétrico do território com transições suaves;
- pequenos elementos decorativos que adicionam detalhes a cada uma das zonas;
- lanternas ou lâmpadas feitas de materiais naturais;
- Mandris, pontes e bancos de madeira ou pedra sem adição de materiais artificiais;
- uma combinação harmoniosa do exterior da casa com o design do jardim.
No Japão, o foco principal de todo jardim é a sakura, e seu tempo de floração é considerado o período mais bonito do ano. Mas em nosso clima bastante severo, essa árvore se enraíza muito raramente. Pode ser substituído por cereja, maçã ou damasco, pois também florescem muito bem.
O estilo do minimalismo é um dos mais populares na criação do interior e no design da paisagem. Representa a clareza de formas e a concisão na seleção de detalhes que se encaixam harmoniosamente na paisagem natural, complementando-a com sucesso. E embora a criação de um jardim minimalista não exija um grande investimento de tempo e recursos, sem um bom gosto e senso de estilo, traduzi-lo em realidade não será tão simples.