Pode parecer a um leigo não-iniciado que é muito mais fácil organizar um terreno enorme do que fazer uma pequena cabana de verão em quatrocentos metros quadrados, aconchegante e elegante. Na realidade, esse não é o caso, e a área excessiva pode criar mais problemas para o proprietário do que vantagens. A seguir, falaremos sobre quais são as características do projeto paisagístico de uma casa de campo e o território adjacente de três mil metros quadrados de espaço, que devem ser levados em consideração ao elaborar um projeto em larga escala e quais erros críticos é importante evitar.
Trabalho preparatório antes do design do site
É sempre necessário iniciar o registro de um terreno com um plano detalhado. Mas antes de iniciar este trabalho, duas tarefas importantes devem ser concluídas.
O primeiro envolve uma partida obrigatória para o local. Apesar de a documentação da terra exigir um plano cadastral detalhado, antes de iniciar o projeto, é imperativo não apenas verificar sua precisão, mas também adicione à plotagem existente do site os elementos que não estão nele. Por exemplo, edifícios que não estão conectados ao solo com a fundação ou que simplesmente não são concluídos pelos órgãos estatais relevantes não podem ser refletidos no plano e, embora o paisagismo, especialmente quando se trata de vários milhares de quadrados, às vezes é mais fácil ajustar-se ao layout e encontrar aplicação prática para eles do que suportar.
O mesmo vale para as árvores. Com um excesso de área, não há necessidade de cortar uma planta perene, dando sombreamento natural, preenchendo e complementando o espaço, que já é um elemento pronto para decoração e paisagismo, porque todas as zonas necessárias no site podem ser movidas um pouco para o lado. Finalmente, qualquer site tem seu próprio relevo, sugerindo encostas, desfiladeiros e outras características da paisagem que geralmente não são visíveis no plano.
O segundo ponto igualmente importante que precisa ser prestado atenção antes de iniciar o projeto é articular um objetivo geral claro. E aqui o sucesso depende em grande parte do cuidado e da integridade do próprio proprietário. É ele quem deve dar ao designer respostas claras a várias perguntas fundamentais sobre os parâmetros que o projeto finalizado deve atender.
Importante! Se você não executar uma função tão simples como uma viagem a um local com equipamento de nível, fita métrica, teodolito e outros equipamentos geodésicos, durante a implementação do projeto finalizado, será necessário realizar muitos trabalhos adicionais que inicialmente poderiam ser evitados.
Esta lista, em particular, inclui:
- O principal objetivo funcional do site. Além de uma casa de campo, em 30 acres, você pode organizar um jardim de frutas, canteiros e várias estufas estacionárias para o cultivo de legumes e frutas durante todo o ano, ou um extenso e espaçoso parque onde você pode desfrutar de uma agradável recreação ao ar livre. Qual opção escolher só pode ser decidida pelo proprietário do site.
- Requisitos de alojamento. Em média, para uma família bastante espaçosa e adequada para uma família confortável, com várias pessoas, basta ter uma área de 10 acres de terra, dos quais cerca de 400 metros quadrados serão ocupados pelo próprio edifício residencial, e o restante do território é usado como um edifício auxiliar para recreação. Conseqüentemente, na presença de um "atraso" três vezes, o designer não pode limitar o vôo de sua imaginação. No entanto, uma casa muito grande envolve custos muito altos para aquecimento, eletrificação e outros momentos semelhantes, em relação aos quais o proprietário deve pensar cuidadosamente se deseja ter um palácio à sua disposição ou se está pronto para se contentar com uma cabana mais modesta, mas elegante.
- A composição e estrutura da família, que utilizará a área suburbana para moradia e recreação. Além do número de famílias, ao registrar o território, é necessário conhecer a idade, ocupação e hobbies (talvez alguém precise de uma oficina, laboratório, estúdio, etc.), necessidades especiais (por exemplo, a necessidade de equipar rampas), etc. Se houver crianças pequenas na família, o projeto da paisagem deve prever medidas especiais de segurança, por exemplo, uma cerca adicional ao redor da piscina, etc.
- Frota de carros - o número de unidades de transporte pessoalusado pelas famílias, bem como as dimensões de cada carro, devem ser considerados ao planejar uma área de estacionamento ou garagem subterrânea.
- Estilo do projeto da paisagem. Para que o projeto final pareça completo e harmonioso, é importante, mesmo antes de iniciar o trabalho, decidir a direção a ser seguida tanto no exterior da casa quanto na organização de todo o território adjacente. Um bom designer sempre pode colocar pequenos cantos em um terreno de 30 acres, estilizado em cânones japoneses, mediterrâneos ou, por exemplo, mouros, mas quando esses detalhes brilhantes são incluídos no projeto geral, eles devem ser corretamente inseridos na idéia geral do layout ou cuidadosamente isolados usando vários pequenos formas arquitetônicas ou outros elementos decorativos.
Como dividir zonas
Quase todo projeto de paisagismo de uma área suburbana envolve presença de três zonas obrigatórias - residencial, residencial e decorativa (lugar para ficar).
Para área residencial condicionalmente inclui não apenas a casa em si, mas também o território que a rodeia diretamente. Se houver uma grande área em estoque na parte da frente do edifício principal, como regra geral, a chamada zona frontal estará localizada. Seu design depende diretamente do estilo escolhido para o paisagismo, já que é neste local que é realmente o seu "cartão de visita", um elemento que define o tom geral de todo o território, forma o clima dominante que deve ser criado pelo visitante.
Importante! Todos os objetos localizados na zona frontal devem parecer o mais natural possível e estar em perfeita harmonia. Não sobrecarregue esta parte do território com uma quantidade excessiva de elementos decorativos.
Às vezes, no entanto, os designers usam essa técnica: a zona frontal é executada em um estilo clássico (regular), o que implica simetria estrita e atenção cuidadosa a cada detalhe, e o restante da área é mantido em motivos paisagísticos, rústicos, provençais ou outros, caracterizados pela preservação da paisagem natural natural .
Os elementos característicos da zona frontal são:
- gramado no solo (gramado bem aparado, não projetado para ser pisado);
- fonte ou estátua;
- bordas pitorescas de arbustos sempre-verdes de tamanho médio, por exemplo, buxo;
- uma árvore solitária com uma linda coroa como tênia;
- canteiros de flores, jardins da frente e outras composições vegetais.
A vantagem de uma grande parcela é que mesmo a presença de uma floresta densa nela pode ser usada com sucesso no projeto. Para uma entrada espetacular nas áreas da frente e residenciais, às vezes é preciso desbaste leve e colocar a estrada diretamente entre pinheiros ou carvalhos seculares.
A parte econômica do site pode consistir em:
- um celeiro ou outros edifícios onde estão armazenadas máquinas e ferramentas de jardim;
- caixotes do lixo, fossa e poço de compostagem;
- oficinas;
- instalações para a criação de animais de criação, etc.
Você sabe Em 2014, a publicação oficial da Associação Americana para o Avanço da Ciência publicou os resultados de um estudo interessante, segundo o qual o olfato humano é capaz de distinguir claramente entre pelo menos um trilhão de sabores diferentes.
Existem duas abordagens padrão para a localização dessa zona: em um caso, os prédios desagradáveis são transferidos para a parte mais distante da trama, longe da casa e dos locais de recreação; no segundo, ele é combinado com as zonas de entrada e de trânsito e, nesta versão, os layouts não estão muito longe da casa, mas não na parte da frente, mas no quintal. Ao escolher um local para dependências externas, é imperativo levar em conta a rosa dos ventos, certificando-se de que a fonte de odores desagradáveis em potencial esteja quase sempre localizada no lado de barlavento.
Além disso, é importante não esquecer a possibilidade de acesso de equipamentos a alguns objetos localizados nesta parte do local: às vezes, para esse fim, é necessário fornecer estradas de acesso especiais e até portões separados, o que leva a um aumento geral no custo do projeto, que pode ser evitado como um todo.
Planejar uma zona ou áreas de recreação é a parte mais agradável do projeto. Em um território grande, você pode fornecer vários locais com funcionalidades diferentes ao mesmo tempo, por exemplo:
- lago artificial ou riacho com bancos decorativos;
- piscina e espreguiçadeiras;
- banho ou sauna;
- área para festas de chá com móveis de jardim a céu aberto;
- um campo sentado com o chamado gramado esportivo para jogos ativos;
- um mirante em que um churrasco ou forno é construído para cozinhar iguarias ao ar livre;
- um gramado no qual um balanço ou uma rede podem ser instalados;
- cidade infantil com barras horizontais, escorregas, carrosséis, labirintos e outros entretenimentos.
Além das três zonas listadas, o layout de uma parcela do centésimo centésimo pode incluir outros objetos - um jardim e uma horta, uma pequena floresta, um reservatório artificial e outros componentes da paisagem escolhidos pelo proprietário do lote e correspondentes às suas idéias sobre uma vida no campo confortável e feliz.
Elaborando um plano
Depois que as características do relevo e os objetos já localizados no território são plotados no layout do local, o estilo e a direção geral do design da paisagem são selecionados, a lista de zonas e os principais elementos de planejamento são elaborados, você pode começar a desenvolver um projeto detalhado de paisagismo.
O uso de modernas tecnologias de modelagem 3D arquitetônica ajudará a realizar este trabalho em filigrana e sem erros.. O programa de computador permite que você veja em primeira mão o resultado final no modo de composição espacial volumétrica, como resultado, mesmo detalhes pequenos, mas importantes, como, por exemplo, o movimento do sol sobre o local durante o dia, podem ser levados em consideração no processo de planejamento.
Importante! A casa é sempre o centro lógico da composição da paisagem, mas isso não significa que deva estar estritamente localizada no meio do terreno.
Após a aplicação das áreas principais, uma rede de estradas de acesso e caminhos de jardim é projetada para conectar os pontos base e secundários no local. Isto é seguido por uma sequência de paisagismo e separação visual entre si de diferentes áreas funcionais do território. Por exemplo faz sentido delimitar um campo esportivo ao redor do perímetro com vegetação alta. Isso resolverá três problemas ao mesmo tempo - para fornecer um bom isolamento acústico de um local que é potencialmente uma fonte de possível ruído; Proteja o espaço do vento e segure dentro dele bolas, petecas e outros objetos usados durante jogos ativos.
Ao elaborar um projeto paisagístico de uma área suburbana, os designers recomendam ser guiados por dois princípios importantes, segundo os quais, à medida que você se afasta de um edifício residencial:
- a altura das plantas plantadas aumenta;
- a densidade do espaço preenchida com pequenas formas arquitetônicas e outros objetos de decoração, pelo contrário, diminui.
Como regra geral, o desenho começa com a escolha do local da casa; depois, uma zona frontal é desenhada ao lado, e todos os outros objetos e detalhes, até a menor planta, são dispostos, como se estivessem nas prateleiras, no espaço restante.
Design de plotagem
A escolha de um estilo comum e o zoneamento são etapas importantes na melhoria de um lote, mas o território adquire uma aparência e harmonia completas principalmente devido aos detalhes - elementos de paisagismo, caminhos de jardins, pequenas formas arquitetônicas. Está neles, parafraseando o famoso ditado, a alma do site está.
Plantando plantas
Ao escolher plantas para paisagismo, é importante levar em consideração vários fatores. Às vezes, alguns deles se contradizem; nesse caso, a tarefa de um talentoso designer de paisagem é encontrar a solução ideal e equilibrada.
Você sabe Nas montanhas de Daloushan (território da China), cresce uma incrível árvore de gobgo bilobado, que às vezes é chamada de fóssil vivo. Não só isso, a idade de algumas instâncias desta planta excede três milênios, a árvore praticamente não está sujeita ao envelhecimento e, como mostram estudos científicos recentes, é teoricamente imortal.
Então por exemplo a melhor opção para o plantio são as plantas em zoneamento, ou seja, aquelas espécies que são mais adequadas para uma determinada zona climática (justamente com base nessa consideração, a propósito, um bom especialista tenta não remover as árvores já presentes no local). Por outro lado, o “conjunto de vegetação” é um dos principais cânones de um estilo particular na paisagem, às vezes é por esse critério que a direção geral do projeto é determinada. Digamos, o estilo mourisco não pode ser realizado sem um grande número de exóticos, muitos dos quais simplesmente não criam raízes em climas severos.
Nessa situação, várias soluções são possíveis: abandonar o estilo que obviamente não é adequado para as condições climáticas ou o relevo, substituí-lo por um espírito semelhante, ou escolher entre as formas de plantas em zonas que parecerem tão brilhantes quanto possível e combiná-las em composições variadas e ousadas, ainda mais aumentando o efeito da explosão de cores. Você pode adicionar o exótico que faltava ao cenário geral com palmeiras ou outros tipos de vegetação tropical.plantado em banheiras. Para o inverno, basta removê-los em um local quente e o problema de baixa resistência ao gelo será resolvido.
Importante! Quando árvores altas são incluídas no plano, é imperativo considerar seu tamanho na idade adulta. Em primeiro lugar, isso diz respeito não tanto à altura como à largura da coroa, mas também ao volume do sistema radicular, que, se não houver espaço suficiente, pode parar de se desenvolver ou, inversamente, estrangular vizinhos mais fracos ou até destruir os alicerces da casa.
As composições de plantas em grupo devem ser colocadas de modo que, em primeiro plano, existam protetores de solo, espécies herbáceas baixas, arbustos e, finalmente, árvores, ou seja, do centro para a periferia, a altura do grupo deve aumentar. Nesse caso, as plantas não competirão entre si devido à falta de iluminação e o plantio se tornará harmonioso.
Camas de jardim e estufas geralmente estão localizadas nos locais mais iluminados, longe de edifícios residenciais e áreas de lazer.. Ao mesmo tempo, os arbustos de frutos silvestres podem muito bem ser incluídos na decoração, eles também são excelentes coberturas que separam organicamente diferentes zonas ou mascaram objetos desagradáveis. As árvores com uma coroa piramidal estreita, como thuja, cipreste e algumas outras coníferas, também servem como uma cerca natural, mas são tradicionalmente plantadas ao longo das fronteiras externas do lote. Essa opção, a propósito, parece muito mais elegante e rica do que as cercas surdas altas comuns em algumas aldeias de elite, às vezes até “decoradas” com arame farpado.
Quanto às árvores frutíferas, é bem possível colocá-las na frente do local. Durante o período de floração e frutificação, o pomar parece muito impressionante e cria um clima único de bem-estar, paz e tranquilidade.
Outro elemento indispensável para o paisagismo de qualquer grande terreno é o gramado. Para algumas paisagens de acordo com o cânone, é necessário que a área coberta apenas com grama bem aparada represente pelo menos um terço de todo o território.
Você sabe Nos Estados Unidos, um gramado bem cuidado pode aumentar o valor de venda de uma casa em 20%.
Deve-se entender, no entanto, que um gramado aparentemente despretensioso e crescente por si só, para preservar sua decoratividade, na realidade requer não apenas rega regular, mas também uma série de outros procedimentos desagradáveis - corte, cobertura, aeração, afrouxamento, escarificação, semeadura etc. Para facilitar ao menos um pouco o cuidado do gramado, existem vários truques. Em particular, ao escolher sementes de capim para o plantio, tente dar preferência a espécies que atendam às seguintes características:
- adaptabilidade territorial;
- boa germinação e sobrevivência;
- crescimento lento (a grama precisará ser cortada com menos frequência);
- tamanhos baixos;
- sistema raiz altamente desenvolvido;
- alta taxa de formação de brotações (risco reduzido de manchas carecas);
- resistência ao gelo;
- tolerância de sombra;
- resistência a danos mecânicos (pisoteio);
- forte imunidade a doenças e pragas.
Disposição de faixas
Os caminhos do jardim não são apenas uma maneira de conectar diferentes pontos do site em uma rede, mas também um elemento de decoração. Os paisagistas sabem que apenas devido à configuração corretamente selecionada de caminhos, você pode mascarar áreas problemáticas (por exemplo, uma borda na forma de um ângulo agudo), expandir visualmente ou estreitar o espaço e até criar um certo humor - adicione dinâmicas ou, inversamente, faça anotações de apaziguamento .
Devo dizer que, para um território espaçoso, essas sutilezas não são menos importantes do que para um território estreito e apertado.. Portanto, becos retos e simétricos são adequados de acordo com os cânones de um estilo regular, mas se você aderir a esse princípio em toda a área de 30 acres, o local poderá adquirir uma aparência monótona, áspera e chata. Os ziguezagues, curvas suaves e curvas inesperadas, especialmente nos cantos mais afastados do jardim e na área de recreação, pelo contrário, sempre parecem românticas, interessantes e espetaculares.
Um papel importante, é claro, é desempenhado pelo material de acabamento. Sua escolha depende em grande parte da direção estilística tomada como base, mas, em geral, os paisagistas oferecem muitas opções de pisos a serviço dos proprietários de terras. Os mais populares nesta série são:
- uma árvore, em particular, viu cortes ("cânhamo");
- concreto
- pedra natural (principalmente granito);
- pedras de pavimentação (base de cimento intercalada com pedra natural - granito, basalto, diabase, gabbro, etc.);
- cerâmica queimada (telhas de clínquer);
- arenito;
- seixos ou rastreios;
- tijolo;
- borracha
- materiais sintéticos - plástico, arenito polimérico, etc.
Muitos desses tipos de revestimentos são apresentados em uma enorme variedade de formas e cores, o que lhes permite executar uma variedade de tarefas estilísticas e composicionais.
Elementos de decoração
Um dos problemas mais sérios que um paisagista enfrenta ao projetar uma grande parcela são os vazios inevitáveis que surgem entre os elementos individuais do projeto e a necessidade de preenchê-los de alguma forma. Evitar parcialmente esse problema ajuda a inscrever antecipadamente a vegetação presente no território no layout, que por si só é capaz de se tornar parte da decoração e geralmente é mais bem-sucedida do que qualquer joia artificial.
E, no entanto, sem incluir um grande número de elementos decorativos na paisagem ou, como também são chamados, pequenas formas arquitetônicas, é completamente impossível dominar competentemente um espaço de 30 centenas de peças. A lista de tais objetos decorativos é quase ilimitada., mas ao usá-los, você sempre deve ser guiado por dois critérios importantes: o estilo escolhido e o senso de proporção.
Você sabe As primeiras fontes apareceram no Egito Antigo, o que é confirmado pelos desenhos esculpidos nas tumbas dos faraós, mas naqueles dias, estruturas com água fluindo sob pressão eram usadas exclusivamente para fins práticos - principalmente para irrigação. A fonte tornou-se um objeto arquitetônico e decoração da paisagem apenas no Renascimento.
Portanto, para preencher “buracos” visuais e lógicos em um projeto de paisagem, você pode usar:
- reservatórios - um lago artificial, cascata, um riacho sinuoso, etc;
- elementos de jardinagem vertical - arcos, pérgulas, jardins com dobradiças, canteiros altos, vasos de flores;
- outras variedades de paisagismo decorativo - topiaria, sebes, bosques;
- pontes e escadas;
- lanternas e luzes pendentes;
- mandris, pátios, terraços;
- composições de pedra - colinas alpinas, jardins ornamentais, grutas, riachos secos, jardins de pedra, gabiões;
- figuras e esculturas (um anão perdido na grama, um sapo cochilando na folha de um lírio d'água, etc.);
- baloiços e bancos;
- itens incomuns e coisas antigas (um toco ou uma bota de borracha bem gasta em vez de um vaso de flores, uma roda de um carrinho, efetivamente inscrita em um canteiro de flores, um guarda-chuva decorando o jardim da frente etc.).
Exemplos do design de uma área suburbana em 30 acres
Todas as recomendações e técnicas descritas se tornarão muito mais fáceis de entender se você as ilustrar com idéias de design específicas.
A aquisição de um grande terreno para a construção de uma casa de campo é uma idéia atraente, mas antes de implementá-lo, o futuro proprietário precisa pesar todos os “pró” e “contra”. O excesso de espaço acarreta custos adicionais de mão de obra e recursos para sua manutenção. Além disso, existe uma alta probabilidade de que parte do espaço permaneça sem uso no projeto simplesmente por causa de seu afastamento considerável dos principais edifícios residenciais. Mas, por outro lado, com uma abordagem competente e racional, a instalação de 30 acres permite implementar todos os projetos mais ousados - de um pomar real ou uma área de banho completa à sua própria floresta, na sombra densa da qual você pode encontrar solidão, paz e harmonia com o mundo exterior .