Para criar um gazebo, você pode usar diferentes tipos de fundações. Uma base sólida é a chave para a longevidade da construção. A colocação da estrutura de suporte é possível mesmo quando a construção é realizada em solo macio ou quebradiço. Leia mais sobre como criar uma fundação para um mirante no país com suas próprias mãos, leia o artigo.
Opções de fundação para o gazebo
É muito importante criar uma fundação sem erros para garantir um piso uniforme. Além disso, se o piso não for sequer desde o início, isso criará um problema ao instalar paredes e telhados, o que é especialmente importante para estruturas pequenas como mandris.
Você pode escolher um dos vários tipos de fundação. Alguns deles são simples, outros são mais complexos. Para um pequeno gazebo, colunar ou fita são adequados e, para uma estrutura grande, use o tipo de laje de base. Em uma área com ocorrência próxima de água subterrânea, preste atenção à fundação da pilha.Você sabe Um exemplo da fundação mais malsucedida da história é a Torre Inclinada de Pisa. Ele é construído em solo macio, usando uma base rasa que não suporta o peso colocado sobre ele.
Lado a lado
A fundação da laje é uma base de concreto na forma de uma laje. Posteriormente, serão instaladas paredes. O projeto é procurado quando, por razões técnicas, é impossível colocar um piso de madeira. Por exemplo, em garagens e piscinas. Tais edifícios precisam de uma base sólida e confiável, o que requer manutenção mínima. Também é usado onde um meio mosaico é montado ou coberto com placas decorativas.
Para a construção leve a marca de cimento M500. A solução é fácil de preparar e possui excelentes características de desempenho, incluindo resistência ao gelo. Começa a endurecer em 45 minutos após amassar e endurece completamente em 28 dias.
A fundação não está enterrada muito fundo no chão e é usada em áreas com capacidade de carga de 2,5 kg / cm². Este grupo inclui solos arenosos, argila e barro, turfeiras e solos com alta umidade. Também é conveniente em áreas irregulares e pedregosas, onde serve de base para nivelar o piso. Para tornar a construção durável, use areia grossa limpa e cascalho médio (20–40 mm) sem impurezas e detritos. A preparação da solução consistirá na mistura completa de todos os componentes secos. Em seguida, adicione água em porções, trazendo a consistência desejada.
Para construção, você precisará de:
- martelo;
- adulteração;
- betoneira;
- nível de construção;
- um balde;
- pá;
- cordões e estacas de construção;
- placas de cofragem;
- reforço de aço;
- pedra britada da fração do meio;
- areia;
- cimento M500.
Uma base típica de laje para um mirante deve ter uma base na forma de:
- almofadas de cascalho com cerca de 10 cm de espessura;
- local de concreto com uma altura de pelo menos 10 cm.
Também é importante lembrar que o mirante será mais simplificado do que a base para a construção da casa.Importante! Sob a influência das temperaturas, o concreto tem a propriedade de expandir e estreitar. Portanto, é indesejável criar um local com um ajuste firme a outra estrutura de concreto.
Criando uma base passo a passo:
- Limpe a área das ervas daninhas. As raízes das gramíneas, especialmente arbustos, são removidas do canteiro de obras para excluir sua decomposição e decomposição sob o porão do mandril.
- Defina o layout da futura fundação da laje com pinos de construção e um cordão.
- Remova os 20 cm superiores do solo com uma pá. Este é um solo fértil que pode ser usado para a cama.
- Em seguida, afunde o poço no tamanho desejado. De acordo com o GOST 10180-2012, a espessura mínima dessa plataforma deve ser de 100 mm. Para maior confiabilidade, pode ser reforçado com fio de aço.
- Instale cofragem de madeira em torno do canteiro de obras. As placas são presas ao longo das bordas com parafusos autorroscantes. Certifique-se de verificar o nivelamento do nível da superfície.
- Compacte o solo com uma calcadeira e coloque uma camada de areia sobre ela e, em seguida, uma camada de pedra britada com 10 cm de espessura, cada uma delas também é compactada e, para melhor compressão, umedeça o material.
- Coloque uma camada de geotêxtil sobre o travesseiro. Sua tarefa é impedir o contato da base e a umidade proveniente do solo. Além disso, impedirá que a pedra britada se espalhe para os lados sob a massa da solução.
- Na cofragem, podem ser instalados beacons com entalhes para controlar o nível de preenchimento. Entre eles, puxe o fio do edifício em incrementos de 0,5 m.
- Se a estrutura precisar ser reforçada, insira o reforço no chão e amarre-o com um fio de aço.
- Prepare uma mistura para derramar cimento, pedra britada e areia na proporção de 1: 2: 3. Despeje a água para que a massa seja plástica, mas não deve exceder a metade do peso total de materiais secos. Se a pedra britada não for adicionada à mistura, a proporção de componentes será de 1: 1.
- Depois que o local é inundado, ele é deixado secar, depois de ser perfurado em vários locais com uma haste de aço para que o ar escape da massa líquida.
- Remova a cofragem após o concreto endurecer.
- A solidificação total ocorre dentro de um mês.
Tape
A base da tira é um contorno criado por:
- de vigas de concreto armado;
- concreto derramado na vala.
Você sabe Todos os fundamentos da antiguidade fita e é sobre eles que os arqueólogos descobrem como era o edifício. A menção mais famosa do tipo de fundação de fita pode ser considerada a Torre de Babel.
A diferença de preço de ambos os modelos é insignificante. O importante é que o preenchimento permita criar uma forma arredondada ou oval. E mesmo um quadrado ou um retângulo pode ser diferente, enquanto o corte de vigas de concreto armado no tamanho necessário é bastante problemático. Uma característica da base da fita é que a carga da parede para o solo vai em um ângulo de 45 ° e a profundidade da base deve ser igual ou superior à largura. A espessura mínima da "fita" é de 150 mm.
Este tipo de fundação é instalado onde não há vibrações sísmicas do solo que possam causar destruição.
Possui as seguintes características:
- espessura igual ou superior à projeção da parede e nunca inferior a 150 mm;
- afastamento das árvores a uma distância de pelo menos 2 m, o que permitirá excluir as vibrações do solo devido ao crescimento das raízes.
A fundação da tira é conveniente, pois quando criada, menos materiais de construção são usados do que na criação de um local de concreto. Também é instalado em um bloco de areia e cascalho usando impermeabilização.
Para criar a base derramando, você precisará das mesmas ferramentas e materiais que durante a construção do site. Ou você deve comprar vigas de concreto armado, cujas juntas precisarão ser cobertas com concreto.
Criando uma base de tira com suas próprias mãos:
- Limpe a área de entulho, grama, arbustos e raízes que caem sob a estrutura. Se for plana, e o solo for argiloso e capaz de reter a água por um longo período de tempo, deverá ser fornecida uma leve inclinação para garantir um fluxo natural de água.
- Certifique-se de que haja pelo menos 1,5 m entre o edifício e os edifícios mais próximos.
- Marque o contorno externo com um cordão de construção e pinos. Comece a marcar a partir do canto, desenhe a primeira linha, reserve o próximo canto, etc. No final, verifique a precisão do contorno. Entre as diagonais, é permitido um erro não superior a 2 cm.
- Comece a cavar uma vala. Remova e use a camada superior do solo fértil no jardim ou em canteiros. O restante do solo apreendido pode ser removido do local.
- Quando a vala estiver pronta, verifique a correção de seu tamanho usando o nível do edifício. Corrija, se necessário, adicionando ou removendo o solo. Não se esqueça da instalação de cofragem. Para sua instalação, o poço deve ser maior que o tamanho da fundação necessária.
- Monte a cofragem para impedir que as paredes se desprendam. São necessárias duas fileiras de placas instaladas nos dois lados.
- Coloque um travesseiro de pedra britada no fundo. Sele-o com uma adulteração. Para nivelar a superfície, recomenda-se que a areia seja derramada por cima, mas, como se trata de vazamento, isso não é necessário.
- Coloque a impermeabilização sobre uma camada de entulho e areia. Deve impedir o aumento da umidade do chão para o chão do mirante.
- Para reforçar a estrutura, instale acessórios. Monte uma malha de reforço de proteção ao longo das paredes. Reforço cruzado em incrementos de 40 a 80 cm.
- Em seguida, prossiga para criar concreto. Se for preparado com cimento, cascalho e areia, a proporção de componentes será de 1: 2: 3. Você também pode usar as recomendações do fabricante de cimento. Normalmente, os sacos contêm uma descrição da tecnologia de cozimento.
- Despeje a solução preparada na vala.
- Depois disso, resta esperar até que endureça completamente, remova a cofragem e prossiga para a próxima fase de construção do mirante.
Pilha
A fundação da pilha é usada quando a capacidade de suporte do solo é insuficiente para suportar cargas que são transferidas para camadas mais profundas. A estrutura é formada por elementos longos, finos, colunares e feitos de concreto armado ou madeira. A profundidade dessa base é 3 vezes a sua largura. A fundação da pilha é usada para estruturas grandes e pesadas, sob as quais o solo cede. Na parte superior das estacas, uma fita é coletada e a própria estrutura é instalada nela.
Importante! Para preencher o concreto uniformemente, no lado interno das placas de cofragem marque as marcas de elevação com um marcador. Ao aplicar, verifique a correção usando o nível do edifício.
As pilhas podem ser classificadas por sua principal função estrutural. Os racks descansarão no chão. Eles desenvolvem a maior parte de seu atrito na parte em que confiam. As pilhas de parafusos têm lâminas em espiral perto do fundo. Isso é necessário para "parafusá-los" no chão. Este projeto é usado em áreas inundadas ou em lagoas ao criar uma casa na água. As construções de parafuso também são convenientes, pois, depois de "enroscar" no solo, elas estão prontas para uso posterior. Para a instalação de estacas, independentemente de sua forma e características de design, é utilizado equipamento especial.
A fundação de estaca mais simples é a instalação de tubos nos quais o concreto é derramado e o reforço é colocado. E então eles “colocam” neles uma base de tira. Isso é conveniente ao criar dependências no quintal. Por exemplo, um galinheiro.
- Entre as vantagens deste design:
- uma pequena quantidade de materiais de construção;
- universalidade;
- alta velocidade de instalação;
- baixo custo
Antes de iniciar o trabalho, você precisa determinar o número de estacas para suportar o peso da estrutura e o tamanho ideal do canteiro de obras. Isso é importante ao instalar uma casa na água, mas não é tão importante se você estiver construindo um pequeno mirante no jardim.
Você sabe A base pilha a pilha permite criar arranha-céus. Edifício mais alto do mundo O Burj Khalifa em Dubai (altura 828 m) é construído sobre este tipo de fundação.
Construção da fundação da estaca:
- Se você tiver solo instável, comece com um projeto de engenharia. Com base nas condições do solo, os especialistas o desenvolverão com o cálculo do número de elementos e sua localização.
- Para instalar as estacas, escavar o solo e começar a montar o poste ou instalar um tubo no qual o concreto deve ser derramado. Insira os acessórios nele.
- Coloque o local entre o tubo e o chão com pedra britada e compacte.
- Conecte a superfície das estacas em uma única estrutura usando vigas de concreto armado. Eles apoiarão uma laje de concreto armado ou piso suspenso de um tipo ou de outro.
Uma alternativa à perfuração e escavação é acionar uma pilha com um aríete ou martelo hidráulico. Ao mesmo tempo, o solo é deslocado para as camadas do solo.
Colunar
A fundação da coluna é montada em postes de suporte. Eles são imersos no solo até um certo tamanho e se elevam parcialmente acima dele. O material para a construção são blocos de concreto, tijolo, bloco de concreto ou tubos de concreto e amianto-cimento. Um poste deve estar nos cantos da estrutura e um de cada vez no centro das paredes de suporte de carga. Se o edifício for grande, eles serão colocados em incrementos de 0,5-0,7 m.
Vale a pena erguer pilares de suporte de tijolos se eles não precisarem ser instalados muito fundo - até 1 metro. A largura mínima da coluna é de 38 cm. Estruturas de concreto são criadas com mais frequência e são consideradas muito confiáveis. O pilar de concreto armado foi projetado para uma carga de mais de 11 toneladas, para suportar perfeitamente o peso de um mirante ou outro edifício de pátio.
O bloco de concreto é o mesmo material de alvenaria que o tijolo. Pode ser usado para criar pilares rasos com profundidade de até 1 metro. Só é necessário levar em consideração que, de acordo com GOST, o comprimento de um elemento de construção desse tipo é 380-410 mm, também determinará o tamanho da coluna. E como o bloco de concreto é oco por dentro, não é prático cortá-lo em partes para reduzir o tamanho.
Não use fundações colunares:
- em locais com atividade sísmica;
- em solos instáveis;
- para casas de pedra enormes.
Criando uma base de coluna:
- Limpe a área em que o mirante será instalado a partir de grama, arbustos e pedras.
- Dirija nos pinos e puxe o cordão de construção, marcando os contornos da fundação. Verifique a correção geométrica do design. O desvio das diagonais não é permitido mais de 2 cm. Se forem iguais, o caminho será criado corretamente.
- Com uma tinta ou peg, marque os locais onde o centro de cada coluna estará localizado.
- Antes de cavar, verifique o cálculo do tamanho correto.
- Cavar orifícios 30 cm mais largos que o tamanho dos pilares.
- A parte inferior do recesso deve ser plana. Se for inconveniente remover o solo com uma pá, use uma espátula para nivelá-lo.
- Em seguida, despeje a pedra britada até 30 cm de espessura no fundo.
O desenvolvimento do processo de construção depende de como os pilares serão formados. Se for uma pilha longa de concreto armado, uma camada de concreto com cerca de 20 cm de espessura é derramada no fundo e, em seguida, a pilha é abaixada no recesso e coberta com cascalho nas laterais.
No caso em que um tubo é instalado no interior, o concreto é derramado e o reforço feito de fio de aço é carregado. A pedra britada é derramada e compactada. Para criar uma coluna de concreto, uma mistura de areia, cimento e cascalho é preparada para fornecer reforço e evitar rachaduras. A primeira parte do concreto é derramada no recesso preparado. Esta é a base real do design. Em seguida, uma malha de reforço é imersa nela, enrolada na forma de um rolo e o concreto é adicionado. O reforço de aço é introduzido na superfície da coluna.
Importante! Ao criar uma base de coluna, é importante alinhar a altura das colunas. Eles devem estar localizados em um nível horizontal.
Para o mirante, uma profundidade de até 1 m será suficiente. A caixa de reforço deve subir 20 cm acima da superfície.De 2 a 4 semanas, o concreto endurece e você pode prosseguir com a instalação do arnês e a instalação adicional do piso do mirante.
Como derramar concreto sob o gazebo
Ao criar sites concretos, há várias nuances que devem ser levadas em consideração. Portanto, as raízes das árvores ou as condições climáticas podem danificá-lo.
Para impedir que isso aconteça, considere o seguinte:
- As raízes das árvores se estendem ao longo do diâmetro de sua copa. Portanto, a fundação deve estar mais longe do que as raízes da árvore mais próxima. As árvores antigas não aumentam de tamanho; portanto, é melhor instalar um local próximo a elas do que perto de árvores jovens.
- A resistência da fundação ao craqueamento depende da qualidade do material utilizado.Portanto, areia e cascalho devem estar limpos e cimento - frescos. Se for armazenado por um longo período de tempo, sua qualidade será reduzida.
- Para evitar o contato da umidade do solo e do piso do mirante, é necessário o uso de uma membrana de impermeabilização entre a camada de pedra britada e o concreto.
- Para garantir que o local esteja nivelado, é necessário posicionar com precisão a cofragem e aplicar marcas de altura para ajudar a nivelar a superfície durante o vazamento.
- O concreto é derramado em vários pontos para que possa ser nivelado em todo o local e não ser esticado, caso contrário, inevitavelmente resultarão em diferenças de altura.
- Trabalhos adicionais são realizados após a secagem da massa.
A aplicação de um projeto de fundação específico depende do tipo de solo, massa e forma de construção. A escolha certa fornece durabilidade ao gazebo e o servirá por muitos anos.