Talvez nada revive uma paisagem monótona no final do outono, como aglomerados brilhantes de cinzas vermelhas da montanha. Não é de surpreender que esta árvore seja cada vez mais usada no projeto paisagístico de parques urbanos e territórios domésticos particulares. Sobre como você pode usar uma planta decorativa para decorar uma casa de campo ou jardim, você aprenderá com o artigo.
Descrição das cinzas comuns da montanha
Cinza de montanha é o nome genérico de um grupo de árvores de folha caduca baixas, que inclui mais de duzentas variedades. No entanto, as espécies mais famosas e difundidas são as cinzas das montanhas, ou, seguindo terminologia científica, Sorbus aucuparia.
Do ponto de vista da descrição botânica da planta, os seguintes sintomas são característicos:
Altura da árvore | 5-10 m (às vezes cresce até 12 m) |
Forma da coroa | Arredondado, até 5 m de diâmetro, leve e aberto |
Casca | Suave e cinza com um brilho decorativo, é possível a presença de uma sombra marrom ou amarela. Os rebentos jovens são ligeiramente avermelhados, com uma ligeira pubescência. |
Rim | Pesadamente pubescente, feltro |
Folha | Longo, até 20 cm, o arranjo é alternativo, a estrutura é incomparável, complexa. Cada um dos 7 a 15 segmentos é uma folha oval separada com uma ponta pontiaguda, serrilhada nas bordas e na parte superior. Superfície fosca. A cor das folhas é verde, na parte da frente é mais brilhante e suave, por trás - pálida, felpuda. No outono, as folhas ficam amarelas saturadas. |
Inflorescência | Tireóide, denso e denso. Grande, com um diâmetro de cerca de 10 cm, está localizado em brotos encurtados ao longo das bordas. |
Flores | Pequeno, com no máximo 1,5 cm de diâmetro. Consistem em cinco pétalas na forma de triângulos largos. O aroma é desagradável. |
A fruta | Polisspermia, sem abertura, com polpa suculenta. A forma é esférica, com até 1 cm de diâmetro. A cor é vermelho brilhante ou vermelho-laranja. |
Sementes | Pequeno, arredondado |
Sistema raiz | Tipo fibroso, bem desenvolvido. Em volume atinge 5 m. |
Variedades de cinza de montanha
Na natureza, existem duas variedades de cinza de montanha - a Morávia, cuja área de crescimento é principalmente a Europa Central, e a Nevezinskaya, distribuída principalmente na Europa Oriental.
Você sabe A palavra "aucuparia" no nome da espécie tem uma origem interessante. Consiste em duas raízes - "avis", que se traduz como «o passarinho»e "capere" — «atrair" EIsso se deve ao fato de que, nos tempos antigos, as bagas vermelhas eram usadas como isca para a captura de pássaros.
Além da forma selvagem de Sorbus aucuparia, suas outras variedades também são usadas para decorar a paisagem, incluindo as criadas artificialmente.
Entre as variedades mais interessantes da espécie Nevezhinsky, vale a pena prestar atenção ao seguinte:
- "Escarlate grande" - árvore de altura média com coroa piramidal e frutos grandes de forma levemente achatada. A planta se destaca pela alta resistência ao inverno, maturidade precoce, produtividade e sabor agridoce das frutas.
- Miçangas - variedade subdimensionada (até 3 m), a coroa é redonda e não muito densa. Bagas de cor rubi brilhante, gosto muito semelhante ao cranberries. Uma característica distintiva são os altos requisitos de iluminação.
- Granada - um híbrido de Sorbus aucuparia e espinheiro comum. Uma planta baixa com frutos muito grandes, do tamanho de cerejas. O sabor das bagas é azedo, não amargo.
- "Beleza" - o resultado do cruzamento de Sorbus aucuparia com uma pêra. Árvore alta e espalhada com alta produtividade. As bagas são pequenas, têm uma forma oval incomum para as cinzas das montanhas.
- "Cúbico" - uma variedade frutuosa e resistente ao gelo de origem russa. As bagas são grandes, com uma forma "facetada" incomum.
- Licor - um híbrido da seleção Michurin. Obtido pelo cruzamento de dois tipos de cinza de montanha - comum e aronia. A árvore está atrofiada, não superior a 2 m, os frutos são escuros, quase pretos.
- "Esperança" - árvore baixa com frutos grandes. É caracterizada por alta maturidade precoce e uma rica composição química de frutas.
- "Açúcar Nevezhinskaya" ("Sugar Petrova") - uma árvore alta com uma coroa poderosa. É caracterizada por despretensiosidade e forte imunidade. As frutas são grandes e muito doces.
- "Ruby" - uma variedade anã com menos de 2 m de altura.A coroa é grande, os frutos são grandes, de cor vermelho escuro (rubi), com um agradável sabor agridoce.
- "Titã" - o fruto de um trabalho complexo de criação. Sorbus aucuparia, pereira e macieira de folhas vermelhas foram usadas para cruzamento. O híbrido resultante é distinguido por flores de frutas escuras com um revestimento azulado espetacular e tamanho grande.
A variedade da Morávia em nossas latitudes se enraíza pior, portanto seu uso no projeto da paisagem não é tão popular.
Você sabe Os frutos das cinzas das montanhas Nevezhinsky são usados para a produção de vinho e tinturas, mas em nome da bebida, para fins de marketing ou para pronúncia simplificada, uma sílaba foi excluída, como resultado do álcool que se tornou "Nezhinsky".
No entanto, como exemplos de variedades de árvores, pode-se mencionar:
- Senhora do damasco - variedade criada no Reino Unido. Uma característica distintiva é a cor brilhante das folhas no período de outono e a cor amarelo-laranja dos frutos.
- "Asplenifolia" - Uma variedade boêmia muito antiga, com folhas decorativas e frutas vermelhas ricas em vitamina C.
- "Dirkenii" - Cinzas holandesas de montanha com uma cor incomum de folhas (inicialmente elas têm uma cor dourada e só ficam verdes à medida que envelhecem).
- "Fastigiata" - Outra variedade da Holanda. Uma característica distintiva é uma coroa reta, extremamente grossa e densa, além de folhas muito brilhantes. Os frutos têm uma bela cor coral, especialmente espetacular em combinação com folhas escuras.
- "Fifiana" (também conhecida como "Xanthocarpa") é uma árvore curta com frutos não comestíveis amarelos ou laranja.
- "Joseph Rock" - A variedade foi importada da China. Árvore alta com frutos ricos em âmbar.
- "Pendula" - uma das poucas variedades com uma forma de coroa chorosa (alcançada pela vacinação do híbrido em caule alto). Há também outra variedade de cinzas das montanhas da Morávia, chamada Pendula Variegata.
- "Nana" - uma variedade muito incomum, que não é uma árvore, mas um arbusto.
- Rossica Major - a variedade foi introduzida na Europa a partir da Rússia e, portanto, recebeu esse nome. A principal diferença das cinzas das montanhas é a cor vermelha brilhante dos pecíolos.
- Mudas de água pura - a árvore é criada na Grã-Bretanha, muito alta, os galhos são direcionados para cima, os frutos são pequenos.
Uso em paisagismo
No projeto paisagístico, as cinzas das montanhas de frutos vermelhos são usadas em vários papéis de composição. Uma árvore pode ser plantada como uma tênia ou fazer parte de um grupo cuidadosamente pensado e, nos dois casos, parece muito vantajoso.
Tênia
Sorbus aucuparia pode ser plantado longe de outras árvores ou arbustos, enfatizando assim a beleza intrínseca e a auto-suficiência da planta. Uma ótima opção seria colocar um banco sob as cinzas da montanha - nesse caso, a árvore criará uma sombra e um clima romântico.
As formas chorosas de cinzas das montanhas também são adequadas para criar uma atmosfera de solidão e paz. Com a ajuda deles, você pode decorar com elegância a entrada em arco do mirante, do postigo e de outros elementos dos anexos.
Um argumento adicional para o plantio de cinzas de montanha no papel de uma tênia é que essa árvore é considerada muito amante do sol. No sombreamento, perde sua decoratividade e notavelmente perde para parentes, plantados em um lugar melhor.
Desembarques em grupo
A variedade de variedades de cinzas das montanhas permite que os paisagistas constituam grupos brilhantes e únicos, incluindo exclusivamente representantes desse tipo de árvore. Chorando e ereto, alto e baixo, parecido com uma árvore e arbusto, denso e extenso, com frutos vermelhos, amarelos, alaranjados ou escuros de cereja de todas as formas e tamanhos, - todas essas características das criações de muitos anos de criação, criadas com base em Sorbus aucuparia, tornam a planta uma dádiva de Deus para profissionais da área de paisagismo e jardineiros iniciantes.
Importante! Uma das formas mais impressionantes e incomuns de usar cinzas comuns da montanha para decorar o jardim é o enxerto em um tronco de várias variedades que diferem entre si na cor e tamanho da fruta. Esse estoque pode ser encomendado já vacinado em um viveiro especial.
Com outras plantas perenes, as cinzas das montanhas também podem ser combinadas com sucesso. A árvore fica bem em primeiro plano e no plano de trás ou no meio de várias composições de grupo, mas ao compilá-las, é importante levar em consideração um fator como compatibilidade.
Com o que as cinzas das montanhas vermelhas se combinam?
A cinza das montanhas é uma planta com uma alta resistência ao inverno, por isso é conveniente combiná-la com coníferas das espécies do norte - abeto, cedro, pinho, abeto, arborvita ou zimbro. No outono, quando os galhos das cinzas das montanhas têm grandes aglomerados, esses grupos nas cores saturadas de verde, amarelo e vermelho parecem incrivelmente impressionantes e contrastantes.
As boas cinzas das montanhas podem ser combinadas com plantas perenes mais curtas ou plantas herbáceas decorativas, porque nesse caso o risco de não obter a luz solar necessária da árvore é impedido.
Entre os comprovados e mais bem-sucedidos na combinação de vizinhos comuns das montanhas de cinzas, os paisagistas chamam:
- álamo, especialmente preto;
- cinzas;
- salgueiro
- bérberis;
- viburno;
- madressilva;
- spirea.
Características do cultivo de uma árvore
Ao contrário da maioria das árvores frutíferas que precisam ser plantadas em uma idade jovem (geralmente não com mais de 3 anos), a rowanberry também permite um transplante posterior. Por esse motivo, uma árvore jovem pode ser adquirida em três formas - uma muda comum, uma pequena árvore em um estoque (o processo de emenda deve ser completamente concluído) e o chamado grosso.
Importante! As mudas de rowan de tamanho grande são uma árvore adulta, cuja idade pode chegar a 8 anos. Graças ao sistema radicular desenvolvido e à imunidade formada, essa planta sobrevive facilmente mesmo em condições climáticas muito adversas.
Rowan deve ser plantada no início da primavera ou no final do outono. A distância mínima permitida entre a muda e outras plantas altas deve ser de 5 m. É melhor escolher um local aberto e bem iluminado.
A planta não é exigente no solo, embora a opção ideal seja barro fértil, pouco luz para que a umidade permaneça no solo pelo maior tempo possível. Uma árvore adulta praticamente não precisa de cuidados, portanto, deve-se prestar atenção a uma muda somente durante os primeiros anos.
Vídeo: Instruções de plantio de Rowan
Os eventos agrotécnicos incluem:
- rega - 3-4 vezes por estação, dependendo das condições climáticas (quanto mais frio o verão, menos frequentemente a planta é regada);
- afrouxamento do solo e remoção de ervas daninhas;
- cobertura superior - na primavera, fertilizantes nitrogenados são usados; no verão, a ênfase deve estar no componente potássio e fósforo; no outono, na escavação, é introduzida matéria orgânica;
- limpar o círculo do tronco de detritos de plantas na entressafra e monitorar a integridade da casca - essas medidas são necessárias como prevenção de doenças e danos causados por pragas (não é necessário processar a árvore com pesticidas para esse fim).
Para manter as qualidades decorativas das cinzas das montanhas a árvore também deve sofrer poda de desbaste, higiene e rejuvenescimento à medida que envelhece.
Importante! Cortar rowan todos os anos, como a maioria das outras árvores frutíferas, não é necessário. É o suficiente para realizar esse procedimento uma vez a cada 3-5 anos, o que é mais uma vantagem no cuidado com a planta.
Vantagens e desvantagens das cinzas das montanhas para o projeto paisagístico
- O plantio de cinzas de montanha em uma parcela pessoal apresenta inúmeras vantagens inegáveis, que incluem, em particular:
- a decoratividade, especialmente no outono, quando o território é exposto, parece cinza e sem brilho;
- despretensão, falta de cuidados constantes;
- resistência ao gelo (não é necessário abrigar uma árvore durante o inverno);
- tamanhos compactos;
- bagas saudáveis e saborosas que podem ser usadas para preparar várias preparações, bebidas alcoólicas caseiras e matérias-primas medicinais.
Mas há uma montanha de cinzas e uma desvantagem que pode não agradar a todos os proprietários. As bagas de Sorbus aucuparia são a iguaria favorita dos pássaros, enquanto os pássaros, rasgando cachos e bicando-os diretamente no local, espalham sementes em toda parte em abundância. Como resultado, nos lugares mais inesperados existem inúmeros brotos, que precisam lutar ativamente.
No entanto, residentes experientes no verão observam que há ainda mais problemas com uma bétula a esse respeito, portanto, as cinzas das montanhas não são uma má opção. Além disso, ao atrair pássaros para sua trama, o jardineiro recebe pessoalmente uma “força de trabalho” gratuita na luta contra insetos nocivos naquele inverno na casca de árvores ou no solo, e na primavera se torna um verdadeiro desastre.
Ao escolher uma planta para cultivar em seu local, muitos proprietários de terras precisam fazer uma escolha difícil entre decoratividade e funcionalidade. O vermelho Rowan é uma exceção rara, combinando perfeitamente as duas características. Aparência espetacular e brilhante, despretensiosidade, alta resistência ao gelo, além de frutas saborosas e saudáveis, que podem ser usadas para diferentes fins na fazenda, são argumentos importantes para plantar uma planta única em sua casa de campo.