Se você deseja organizar uma fonte em um terreno pessoal ou no apartamento, pode usar as informações sobre o trabalho da hidráulica. Esse design funciona sem bomba e eletricidade, mas possui várias nuances, que devem ser familiarizadas com mais detalhes antes de iniciar o trabalho.
Tipos de fonte sem bomba
A fonte não volátil é a personificação do conhecimento sobre as hidrostáticas e aerostáticas dos povos antigos. O dispositivo foi inventado por Heron of Alexandria por mais 200 anos aC. e Sua prática é usada até hoje.
Existem 2 opções para fontes sem pressão. Ambos sugerem a presença de 3 tanques localizados em diferentes alturas. A diferença é que, na primeira modalidade, o movimento do fluido é assegurado enchendo manualmente o tanque principal (superior) e movendo-o sistematicamente para os inferiores através do tubo. A duração da operação depende inteiramente do volume do tanque principal. A segunda opção envolve a presença de um moinho de água, devido ao qual o movimento do líquido é realizado. No entanto, neste caso, o enchimento do vaso superior é realizado manualmente.
A principal desvantagem de tais projetos é a necessidade de organizar a remoção de água dos tanques inferiores ou derramar manualmente líquido deles nos tanques superiores. Mas em casa ou em uma casa de campo de verão, mesmo essa desvantagem pode ser usada para resolver alguns objetivos práticos. Por exemplo, você pode realizar instalações de irrigação ou rega. E se o trabalho estiver configurado corretamente, com esse projeto é possível enriquecer a água com oxigênio em aquários ou em um lago no jardim em que os peixes vivem.
Você sabe As famosas fontes de Peterhof, por muitos anos, operam em um sistema de embarcações interconectadas, e não à custa de bombas.
Seleção de assento
Para que uma fonte caseira funcione sem problemas e execute não apenas uma função estética, mas também prática, você deve escolher o local certo para sua localização. A pureza do curso de água é o principal fator a ser considerado na localização da estrutura. Não o coloque perto de árvores e arbustos. É melhor organizar uma fonte doméstica perto de um jardim, canteiro ou gramado.
Mesmo se a água transbordar pela borda do tanque inferior, ela só será benéfica, pois não precisa ser irrigada todas as noites. Em uma casa ou apartamento, esse design é colocado onde for conveniente. O principal é garantir todas as condições que evitem o transbordamento de líquido além da borda do tanque inferior.
Seleção de material
Para que o princípio da máquina de movimento perpétuo funcione na prática, você precisa selecionar os materiais e recipientes certos para a estrutura.
Como o modelo da fonte estará localizado na rua, você precisará de:
- Embarcações de 5 l no valor de 2 un. - isso garantirá a operação ininterrupta da estrutura por 40-50 minutos (se desejado, você pode levar mais tanques em geral);
- tigela decorativa com tanques de volume semelhante;
- selante de silicone;
- capas apertadas;
- tubos de ligação também na quantidade de 3 peças. - pode ser retirado de um conta-gotas.
Importante! Melhor para organizar uma fonte sem bomba, são adequadas garrafas plásticas de água e tampas. É mais fácil trabalhar com eles e, em caso de avaria ou deterioração, eles podem ser facilmente substituídos por novos.
Instruções de instalação passo a passo para uma fonte de jardim sem bomba
Fazer a construção em questão é bastante simples. Independentemente de onde a fonte estará localizada (jardim, casa, chalé), o algoritmo para executar as ações será o mesmo.
Instruções passo a passo para fabricar uma cascata não volátil:
- Faça pequenos furos nas tampas (diâmetro de 1-3 mm) - 2 para cada um. Se o material é plástico, isso pode ser feito com uma unha brilhando em chamas. O principal é que os orifícios são menores que os tubos, pois é necessário fornecer uma conexão muito firme.
- Encha um recipiente 3/4 com água e feche a tampa.
- Pegue o segundo recipiente e feche-o com uma rolha.
- Puxe o tubo nas duas tampas dos tanques, conectando-os dessa maneira um ao outro. Passando-o pelos furos, você precisa garantir que uma das extremidades esteja quase no fundo de um vaso vazio e a segunda sob uma cortiça cheia de líquido.
- Coloque um recipiente de água logo acima do vazio.
- Coloque uma tigela sobre o recipiente de líquido. Faça 2 furos no fundo. Insira 2 tubos neles, levando a extremidade de um ao tanque cheio e o segundo no vazio.
- Organize os recipientes na ordem correta, de cima para baixo - uma tigela cheia de água e recipientes vazios.
- Selar a junção dos tubos com as tampas. Aguarde o material secar.
- Despeje 2 litros de água na tigela e verifique o desenho. Depois de parar, você pode trocar os tanques médio e inferior em alguns lugares, reiniciando o dispositivo.
Vídeo: A Fonte Eterna de Garça
Decoração
A fonte do país não deve apenas funcionar, mas também linda. Na sua forma original, é pouco atraente, portanto, você deve cuidar imediatamente de sua decoração. O primeiro passo é fazer um recesso na área onde está planejado instalar uma fonte sem bomba. Serão 30 cm suficientes.A plataforma no poço deve ser nivelada para que os 2 frascos inferiores possam ser instalados nele. O recesso em si pode subsequentemente ser coberto com seixos ou outro material.
Você sabe Na Roma antiga e na Grécia, as fontes não eram destinadas à decoração da paisagem, mas desempenhavam o papel de fontes com água potável.
Acima da elevação, você pode colocar uma montanha de pedra e, acima dela, colocar uma tigela decorativa da fonte. Se você puder direcionar corretamente a gravidade do jato para que ele flua diretamente para a elevação, ele parecerá muito impressionante. Você também pode organizar a luz de fundo usando pequenas lâmpadas de diodo. Esta é apenas uma opção de design. Você pode seguir um caminho completamente diferente e pegar imediatamente recipientes decorativos que não precisam ser escondidos. Caso contrário, tudo depende apenas da fuga da imaginação do autor.
Regras de cuidados e manutenção
O equipamento em questão, como qualquer outro, requer cuidados e certa manutenção.
Regras de operação da fonte não volátil:
- A água nos recipientes deve ser trocada a cada 3-4 dias para uma nova, para que não fique estagnada e não emita um odor desagradável.
- A tigela deve ser lavada periodicamente a partir do muco que se acumula no fundo durante a operação.
- No inverno, essa estrutura é melhor removida do jardim para que seus componentes não se deteriorem.
Importante! Ao instalar e decorar uma fonte doméstica, não se esqueça de deixar o acesso a todos os seus componentes para facilitar a manutenção e operação.
Uma fonte sem bomba de água é bastante simples de fabricar a partir de materiais improvisados. Pode ser usado não apenas para decoração, mas também para fins práticos. A construção se encaixa perfeitamente no design não apenas do jardim, mas também do apartamento.