Hortênsia é uma flor que cresce igualmente bem em campo aberto e em casa. Se você seguir todas as regras para cuidar dele, ele o deliciará com uma profusão de cores e não causará problemas desnecessários. Quando algo acontece com a flor, provavelmente, ocorreu um erro na tecnologia agrícola. Se você conhece as causas de todos os problemas, resolvê-los não será difícil, mesmo para um cultivador iniciante.
Causas de amarelecimento e queda de folhas em hortênsia
Um problema bastante comum ao cultivar hortênsias de panículas é o amarelecimento da folhagem. As razões para isso podem ser tanto cuidados inadequados quanto mudanças ambientais. Em mais detalhes sobre alguns deles - mais.
Baixa acidez do solo
Hortênsia é um amante do solo com uma reação ácida. Adapta-se à terra com um pH de 3-6. Se a reação se tornar mais alcalina, as folhas da flor começam a ficar amarelas.
Falta de calor
Esta planta vem das regiões quentes da Ásia e da América; portanto, quando cultivada em um apartamento, devem ser criadas condições de temperatura apropriadas. Com saltos constantes na coluna do termômetro, especialmente na direção de valores negativos, a folhagem começará gradualmente a adquirir uma tonalidade amarela.
Importante! Temperatura ideal do ar para hortênsia em condições ambientais: no verão - +18 ... + 22 ° С, no inverno - +7 ... + 9 ° С. Se você não remover a planta para o inverno em uma sala fria, ela florescerá apenas no próximo inverno.
Rascunhos
Dando preferência ao ar quente, a cultura reage negativamente aos movimentos das massas de ar frio. Primeiro, as folhas amarelas aparecem nela e depois a flor inteira desaparece.
Excesso ou falta de luz e umidade
O regime de luz é muito importante para uma planta. Ama os raios brilhantes, mas difusos do sol. Se você a afiar, aparecerá uma folhagem amarela, que eventualmente começa a cair. A intensidade da floração está piorando. A luz solar direta nas folhas provoca o aparecimento de queimaduras, portanto, você precisa colocar a panela na sombra parcial.
Deficiência de minerais e nutrientes
Até o substrato mais nutritivo se esgota ao longo do tempo, e a planta começa a sentir falta de nutrientes. A folhagem pode ficar amarela devido a isso. Na maioria das vezes, esse é um sinal de que a hortênsia é deficiente em nitrogênio.
Como tratar efetivamente uma doença
Até os jardineiros mais experientes podem cometer um erro ao cuidar da colheita, portanto, não precisa entrar em pânico se encontrar folhas amarelas, mas tente entender qual é o problema e adotar a solução:
- Se for encontrado solo alagado, os procedimentos de irrigação devem ser temporariamente interrompidos até que a umidade evapore completamente do solo. Então você precisa começar gradualmente a regar a flor novamente. Use apenas água morna e de preferência em pé ou derreta. Se isso não for possível, basta colocar algumas gotas de vinagre ou suco de limão na água da torneira comum. Para evitar e interromper processos putrefativos, se eles começaram a se desenvolver, você deve recorrer à ajuda de Fitosporina ou a uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Se o problema for um rascunho ou uma iluminação inadequada, você deve escolher um local mais adequado ou proteger a planta de correntes de frio e raios solares ardentes.
- Para manter a quantidade necessária de nutrientes no solo, você deve seguir o cronograma de aplicação do fertilizante: uma vez a cada duas semanas, é adicionada matéria orgânica e uma vez a cada 4 semanas - minerais. Tudo isso deve ser feito desde o início da primavera até o meio do verão.
- A mudança no pH do solo pode ser corrigida adicionando algumas gotas de suco de limão à água durante os procedimentos de irrigação (2-3 gotas por 1000 ml). Você pode substituir o suco com vinagre - 1 colher de chá. em 10 l de água.
- Mudar a cor das folhas para amarelo pode ser o resultado de um transplante inadequado e, como resultado, danificar o sistema radicular. A assistência na restauração consistirá na irrigação e reposição oportunas de zircão. Você precisa fazer isso todo mês.
Cuidar da hortênsia da panícula não é nada difícil, o principal é seguir as regras necessárias ao cultivá-la e, em seguida, a flor o deliciará com uma profusão de cores por um longo período de tempo.