Cogumelos ostra pertencem à família dos cogumelos ostra. Eles têm muitas espécies, a maioria das quais são comestíveis. Na Rússia, esses cogumelos são comuns. Há um grande número de pratos deliciosos deste produto. O artigo abordará os cogumelos ostra e seus falsos homólogos.
Descrição do produto
Na maioria das vezes, na culinária, use cogumelos ostra comuns. Este tipo de cogumelo tem um corpo frutífero bastante grande. O tamanho do chapéu varia de 4 a 12 cm. A forma é redonda. A superfície é lisa e brilhante. A idade do corpo de frutificação pode ser determinada pela cor do chapéu: nos cogumelos jovens, é cinza, nos maduros com um tom roxo, e nos velhos, a cor muda para branco ou amarelo.
A perna dos cogumelos ostra é curta (2 a 7 cm) e fina (até 2,5 cm). Ele está localizado na borda do chapéu. Sua cor não difere da parte superior do cogumelo.A polpa tem um cheiro muito agradável. Ela é magra e densa. A cor é branca As placas são amarelo claro. Eles estão presos e descem pela perna.
Importante! Há momentos em que falta a perna.
Quando e onde crescem os cogumelos ostra
Os cogumelos ostra se instalam em grupos em árvores de folha caduca: bétulas, carvalhos, álamos, etc. Eles também podem ser vistos em galhos caídos, troncos e tocos. Menos comum em coníferas. Muitas vezes, esses cogumelos são cultivados em casa em um substrato especial, que consiste em resíduos de plantas.
Frutos intensamente de maio a setembro, mas os cogumelos ostra na natureza podem ser colhidos até novembro.No inverno, o crescimento de fungos é interrompido, após o qual sua condição depende em grande parte do tempo de início da geada e do estágio de desenvolvimento neste momento. Se os corpos de frutificação conseguiram amadurecer antes do início das baixas temperaturas, no inverno eles podem continuar pendurados no local onde cresceram.
Você sabe Cogumelos ostra são predadores capazes de alimentar e digerir diferentes vermes. Graças a isso, encontrar cogumelos vermes é quase impossível.
Nesse estado, os cogumelos são semi-sólidos e podem ser cortados. Se as chuvas fossem precedidas pela geada, os cogumelos ostra não poderiam ser cortados da árvore, pois seriam muito duros. Para obter um grupo de corpos frutíferos, eles devem ser derrubados.
Os cogumelos ostra mais comuns
Os tipos mais comuns de cogumelos ostra incluem:
- Pulmonar. O diâmetro do chapéu atinge 15 cm, a cor é cinza claro no corpo jovem de frutificação e amarelado no antigo. Forma de leque. A perna é curta e combina com a cor do chapéu. Os cogumelos são carnudos e têm um aroma agradável. Esta espécie é comestível e muito saborosa. Eles crescem, via de regra, em árvores de folha caduca nas florestas ou em uma zona de parque. Frutas de julho a setembro.
- Royal. Esta é uma forma deliciosa desses cogumelos, então o nome é. O chapéu é pequeno - de 4 a 13 cm. Os cogumelos jovens são brancos com um tom vermelho ou cinza e os velhos ficam amarelos. A perna é pequena - até 4 cm. As placas não estão densamente dispostas. A polpa é densa e carnuda. O sabor é leve, com agradáveis notas de cogumelos. Tais cogumelos ostra crescem na zona das estepes, o que os diferencia de todas as outras espécies. Frutas na primeira metade do outono.
- Outono. O chapéu (comprimento cerca de 12 cm, largura - 6 cm) se assemelha à forma da orelha. A cor é cinza, à medida que o fungo fica mais escuro. A polpa é branca e aromática. Os registros também são brancos. A perna é curta, densa e ligeiramente abaixada. Você pode ver esses cogumelos em tocos e árvores de folha caduca. Eles vivem, em regra, em florestas mistas. Frutificar de agosto a dezembro. Cogumelos comestíveis.
- Em forma de chifre. O chapéu maduro do corpo de frutificação tem uma forma de alfarroba de 4 a 13 cm de tamanho.A cor é branca ou amarela, mas adquire uma cor marrom à medida que amadurece. A perna é muito curta, tem cerca de 1 cm de comprimento e pode ser leitosa ou cinza. As placas são leves e esparsas. A polpa é carnuda, aromática e firme. Eles preferem crescer em álamos, bétulas, carvalhos, cinzas da montanha ou bordos. Frutas de maio a setembro.
- De carvalho. O chapéu tem formato semicircular ou oval convexo, com bordas onduladas, com tamanho de até 10 cm e, em um cogumelo maduro, torna-se côncavo. A cor é creme ou amarela. A perna é curta e cilíndrica. As placas estão densamente dispostas. Sua cor corresponde à cor do chapéu. A polpa tem um leve aroma adocicado, mas ao mesmo tempo duro e denso. Este tipo de cogumelo ostra cresce em árvores de folha caduca em um clima temperado. Frutas na segunda metade do verão e início do outono.
Existem cogumelos de ostra venenosos, com os quais você pode confundir, como distinguir
Na Rússia, não há análogo tóxico de cogumelos ostra. Cogumelos perigosos desta espécie só podem ser vistos na Austrália. Mas não relaxe por causa disso.
Você sabe Cogumelos são veteranos em nosso planeta. Os cientistas afirmam que eles apareceram antes dos dinossauros (mais de 400 milhões de anos atrás).
As espécies falsas são frequentemente encontradas no território de nosso país, como:
- Cogumelo-ostra laranja. O corpo de frutificação desta espécie é muito rígido, portanto, não é popular entre os fãs deste produto alimentar. Cogumelos laranja parecem muito bonitos, eles são frequentemente plantados para decorar o jardim. Confundir esses cogumelos ostra com o habitual não funciona, pois a principal e perceptível diferença é a cor dos cogumelos.
- Absinto lobo. Corpos de frutas têm grande amargura, portanto, não são comestíveis. A cor é amarela-vermelha. As pernas geralmente crescem juntas. Cogumelos maduros têm um aroma desagradável semelhante ao cheiro de repolho podre.
- Verde. A cor dos cogumelos ostra corresponde ao nome desta espécie. O sabor é amargo.
Aplicações de sabor e culinária
Este produto pode ser chamado com segurança de dieta. Está incluído na dieta de quase todas as dietas mais populares e eficazes. Os cogumelos ostra são de baixa caloria (apenas 40 kcal), mas muito nutritivos. As qualidades de sabor desses cogumelos são capazes de complementar qualquer salada ou prato. Os cogumelos ostra são frequentemente preferidos como ingrediente adicional na culinária. Também vale a pena notar o bom aroma do corpo frutífero. É armazenado não apenas fresco, mas também cozido.
Existem muitas opções para o uso de cogumelos ostra na culinária. Eles podem ser:
- guisado;
- assar;
- cozinhar;
- fritar;
- grelhar;
- picles etc.
Antes de prosseguir com a preparação do produto, é necessário prestar atenção à cor dos cogumelos ostra. Deve ser homogêneo - este é um sinal de qualidade. Os corpos de frutas devem estar livres de podridão e danos. Também é importante usar cogumelos jovens na culinária. Eles têm um gosto melhor do que os antigos.
Benefício e possível dano
Cogumelos ostra são muito úteis. Eles contêm substâncias (proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas) que afetam positivamente nosso corpo. A quantidade de gordura e carboidrato no produto excede esse indicador em culturas vegetais, e o conteúdo de aminoácidos e proteínas é quase o mesmo.A polpa de cogumelos na composição de vitaminas (B, C, D e D) é semelhante à carne. Mas o maior valor dos pratos de cogumelos é o alto teor de vitamina PP.
- O uso regular de cogumelos ostra contribui para:
- baixar colesterol;
- suprimindo o desenvolvimento de E. coli;
- a decomposição de glicogênio e gorduras;
- a conclusão de elementos radioativos;
- aumentar a resistência do corpo à radiação;
- prevenção de câncer;
- limpeza do corpo de sais de metais pesados;
- normalização do trato digestivo.
Este tipo de cogumelo é um dos mais inofensivos. Se você coletar corpos de frutificação em locais ecologicamente seguros e cozinhá-los adequadamente, eles não o prejudicarão.
Importante! Cogumelos ostra contêm uma substância prejudicial ao corpo humano — quitina, que é mal absorvida. Pessoas com problemas de estômago não são recomendadas para consumir este produto com freqüência.
Fatos interessantes
Os cogumelos que habitam as árvores são destruidores de madeira. Isso se deve ao fato de o micélio estar no meio da madeira, o que implica a destruição de sua composição.
Cogumelos ostra têm uma função muito útil em árvores mortas. Acontece que eles limpam a floresta de troncos e galhos secos, transformando-os em poeira, que eventualmente forma solo fértil. São ordenanças naturais, sem os quais a terra inteira seria coberta com restos de madeira velha. Ao limpar a floresta, eles oferecem uma oportunidade de cultivar árvores jovens.
Os cogumelos ostra há muito tempo ganham popularidade entre os fãs para desfrutar de cogumelos deliciosos. Se você cozinhá-los corretamente, eles se tornam uma verdadeira iguaria, e as propriedades benéficas deste produto reabastecem seu corpo com as vitaminas e substâncias necessárias.