Que plantas não crescem agora jardineiros amadores! Entre elas, destaca-se uma espécie distinta, que se distingue pelas folhas e flores em turbilhão originais de formato incomum e álbum de cores em espiral. Falaremos mais sobre como cuidar dessa planta, sobre as características do plantio e sobre possíveis doenças.
Descrição Albuque
Albuca é uma cultura herbácea da família dos espargos. O habitat natural é a África do Sul.
É uma planta suculenta perene que é uma planta tuberosa. O tubérculo é bastante grande, cerca de 5 cm, levemente achatado e possui uma tonalidade branca.
15–20 pedaços de albuca são coletados na base do tubérculo em uma roseta. O comprimento das folhas é sólido - 30 a 35 cm, as folhas são carnudas, verdes, nas extremidades são torcidas em uma espiral apertada. Devido a essa forma, a natureza natural da cultura consegue reter a umidade por um longo tempo.
Pedúnculo azulado, longo (cerca de 60 cm), tem uma carne densa ao toque. Os botões são coletados em uma inflorescência racemose de 10 a 20 peças cada. O diâmetro de uma flor desabrochando é de 3 cm e o período de floração dura cerca de 2 a 2,5 meses.
As próprias flores também têm uma estrutura incomum. Suas pétalas são delimitadas por uma faixa amarela e verde. O aroma lembra baunilha cremosa. No final da floração, uma caixa com sementes é formada.Você sabe Traduzido do latim, albuk significa "atirar em branco". Esse nome surgiu por causa de inflorescências brancas em um pedicelo oblongo, que a planta parecia disparar de uma bola de folhagem.
Os principais tipos de álbum:
Condições e escolha do local
Para o cultivo bem-sucedido de qualquer planta, ele deve providenciar as condições apropriadas. A espiral de Albuque é adequada apenas para a região sul, pois esta flor precisa de muita luz solar. Em dias sombrios, recomenda-se organizar a iluminação com lâmpadas especiais.
A maior dificuldade no atendimento é proporcionar frescor durante um período de crescimento e desenvolvimento ativo. Durante o dia, a temperatura deve variar entre + 17–19 ° C e à noite - + 5–10 ° C. É esse regime que é estabelecido no habitat natural da planta suculenta durante a estação chuvosa, responsável pelo crescimento intensivo da flor.Importante! Nem todas as variedades de albuca têm flores perfumadas.
No verão, a temperatura não importa - a planta pode suportar taxas razoavelmente altas.
O pedaço de terra não deve secar ou acumular umidade. A planta não precisa de umidificação adicional.
Você sabe Quanto mais sol cai no álbum, mais suas folhas se revolvem.
Recursos de desembarque
É aconselhável realizar o procedimento de plantio no início do outono, para que a planta tenha tempo para criar raízes e se adaptar às novas condições de cultivo.
Seleção de capacidade
Para criar albuqui, escolha recipientes planos e rasos. Ao plantar, metade da lâmpada deve se projetar acima da superfície do solo.
Tratamento do solo
Como em outras plantas suculentas, Albuque precisa de solo solto, leve e nutritivo. É bom usar misturas prontas especiais para suculentas.
Mas é possível cozinhar a mistura da terra você mesmo, misturando em partes iguais esses componentes:
- húmus decíduo;
- a areia
Tecnologia de pouso
O esquema de plantar albuki é simples e consiste em executar várias ações:
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo do tanque.
- Uma mistura de terra é derramada por cima.
- Os tubérculos vão mais fundo no solo a uma profundidade de 5 a 7 cm.
Confira outras suculentas também:
Home Care
Apesar de a albuca ser uma cultura exótica, cuidar dela não causa muitos problemas.
Rega e alimentação
Na fase de crescimento, o albuque deve ser constantemente fertilizado. Como nutrientes, fertilizantes minerais líquidos são usados (preparações prontas para suculentas são bem adequadas). A frequência do processo é uma vez a cada 14 dias. Fertilizar a última vez após a floração.
Na fase de floração ativa, a planta requer hidratação abundante. Antes de regar, verifique se o solo está seco. Regado com água não endurecida e assentada.
Durante o período de descanso, a rega é concluída e renovada na primavera, no início da estação de crescimento.Importante! Se a água estagnar na panela, as folhas do albuq pararão de se torcer.
Transplante
Você precisa transplantar a cultura no outono, quando o período de atividade terminar.
Uma mistura leve do solo é colocada em uma panela nova, que conterá uma quantidade suficiente de areia. No fundo do tanque deve alinhar a drenagem.
Poda
Para fins sanitários ou decorativos, a poda de uma planta não é necessária.
Características do período de floração e dormência
Albuca floresce 5-6 meses após o plantio. Como regra, a floração ocorre na primavera, no segundo semestre, e dura 2 meses ou mais. Nesta fase, eles começam a fertilizar e umedecer o solo.
Assim que a planta desaparece, a rega pára e coloca a planta em um estado de descanso. Para fazer isso, o pote é movido para uma sala escura com uma temperatura ambiente padrão.
No final de novembro, eles mudam o solo, a água e transferem a flor para uma sala fresca. Lá a flor estará até o desenvolvimento de novas folhas.
Reprodução
Albuca propagado pelo método de sementes ou tubérculos. Cada um deles tem certos prós e contras.
Lâmpadas
Com o método vegetativo, propagado por tubérculos. Ao mesmo tempo, a lâmpada da mãe está cheia de filhos. Eles são desconectados e enviados para novos contêineres.
Importante! As crianças têm as mesmas características que a cebola mãe, ou seja, esse método permite manter totalmente as características da variedade: saturação de cores, ondulação de folhas, aroma.
Sementes
Albuca começa a dar frutos ativamente por 3-4 temporada. Neste momento, são coletadas sementes que podem ser usadas para reprodução subseqüente. O processo é simples, mas o sucesso será apenas se forem usadas sementes frescas. Após 6 meses, as sementes perdem a germinação.
Para o plantio, prepare uma mistura nutritiva de terra à base de turfa e areia. Das sementes coletadas, selecione as maiores e as disperse na superfície da mistura do solo. As amostras de semeadura são levemente pressionadas para que mergulhem um pouco no substrato. Depois disso, o pouso é coberto com um filme plástico ou vidro. Para morder mudas na sala, a temperatura é mantida em + 26–28 ° C.
Até os primeiros brotos aparecerem, eles são regados com muito cuidado, apenas para que o solo não seque.
Após 10 a 14 dias, quando as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido.
O método de propagação possui alguns recursos:Você sabe Recentemente, jóias com suculentas (por exemplo, pulseiras) tornaram-se moda. Se forem manuseadas corretamente, essa decoração poderá ser usada por algum tempo.
- arbustos cultivados em sementes podem diferir da planta-mãe;
- as folhas começarão a enrolar em alguns meses;
- um tubérculo se forma em um ano;
- a planta jovem florescerá após 3 anos.
Vídeo: Planta de casa em espiral Albuca
Doenças e Pragas
Albuca é uma cultura que se caracteriza por um forte sistema imunológico. Mas sob condições adversas e na ausência de cuidados adequados, vários problemas podem aparecer.
As doenças e pragas mais comuns:
- Decaimento de tubérculos. A principal razão para o surgimento de um problema é o alagamento do substrato. Salvar a flor não funcionará e você terá que se livrar dela. Como medida preventiva, recomenda-se regular a rega e impedir a estagnação da água.
- As folhas ficam marrons. Muito provavelmente, a planta foi afetada por fungos. As manchas marrom-avermelhadas são inicialmente de forma convexa e subsequentemente crescem e aumentam de diâmetro. A folhagem afetada seca e cai, e os caules se tornam frágeis e quebram. Se a ferrugem afetou todas as partes da planta, você pode salvá-la removendo as folhas infectadas e tratando a flor com fungicidas. Na forma de prevenção, recomenda-se observar o regime de iluminação e rega.
- Não torça as folhas. O motivo é a estagnação da água e a falta de luz. Para apreciar a aparência incomum das folhas, a planta deve fornecer horário de 18 horas e observar o regime de rega.
- Folhagem caindo. Os motivos podem ser diferentes: mover a panela para a sombra, mudanças de temperatura, presença de correntes de ar, excesso de umidade ou secagem do solo. Você pode se livrar desse problema eliminando o fator que causou a doença.
- Ácaro aranha. Pode ser detectado por folhas anormalmente torcidas, que caem posteriormente. Se você não agir, a planta pode morrer. Para combater a praga, você deve inspecionar regularmente o álbum e, se um parasita for encontrado, trate o arbusto com fungicidas.
- Carrapato raiz. Ele vive em qualquer solo e se alimenta de resíduos orgânicos. Prefere se instalar em tubérculos danificados e enfraquecidos. Os ácaros das raízes não pertencem aos insetos, portanto os inseticidas não agem sobre eles. Drogas insectacaricidas são usadas para economizar. Produtos bem estabelecidos à base de misturas de organofosforados. Tais drogas serão eficazes: Apollo, Di-68, Chemidis, Rogor S, Bi-58. Para alcançar resultados, os medicamentos devem ser trocados periodicamente.