Thuja Yantar é considerada uma das melhores plantas ornamentais usadas em paisagismo e horta. A despretensão em partir, a simplicidade no cultivo e a capacidade de manter a decoratividade o ano todo distingue a cultura de outros representantes das coníferas. Quais são as características do plantio e cultivo de uma árvore e como ela é usada no projeto paisagístico - descubra no artigo.
Descrição botânica
O âmbar ocidental de Thuja (Jantar) é uma árvore conífera sempre-verde, resultado da seleção do geneticista polonês Jakub Jablonski. De sua base genética - thuja, no oeste de Smaragd, Amber recebeu alta decoratividade, uma forma quase perfeita de coroa e despretensiosidade às condições ambientais.Uma peculiaridade da planta é considerada uma cor amarela surpreendentemente bonita das agulhas, que no inverno adquire um tom âmbar-ensolarado.
A descrição da árvore é aconselhável começar com sua aparência. Thuja pertence a plantas com taxas médias de crescimento e na idade adulta é capaz de atingir uma altura de 3 a 5 m.O crescimento anual é de 15 a 30 cm.A coroa da árvore é regular, cônica estreita, densa, formada por numerosos galhos ramificados densamente localizados com agulhas escamosas amarelas.
Os brotos e cascas da árvore são decorados com casca marrom escura ou avermelhada, que esfolia com longas e estreitas listras. O sistema radicular da arborvitae é caracterizado por ramificação, possui 2-3 processos profundos, mas em geral fica próximo à superfície.Você sabe A madeira de thuja é considerada um material muito valioso, pois, devido ao alto teor de resina, não se presta à deterioração. Instrumentos musicais caros, móveis e itens de decoração são feitos a partir dele.
Os frutos da cultura são apresentados na forma de pequenos cones, com comprimento não superior a 1,2 cm, aparecendo em pequenas quantidades nos galhos dos galhos laterais.
Os cones imaturos são verde-amarelados e, no processo de maturação, adquirem uma cor marrom. As sementes de Thuja são pequenas, estreitas, aladas.
O thuja da variedade descrita tem alta resistência ao gelo (até –36 ° C), não é caprichoso no cuidado e no cultivo, é capaz de se adaptar perfeitamente em condições urbanas, o que possibilita usá-lo para decorar jardins, parques, parcelas pessoais, bem como no projeto paisagístico.
Uso em paisagismo
Devido à cor extremamente bonita das agulhas e à despretensão das condições ambientais, o thuja Yantar é um dos favoritos usados no projeto paisagístico. Em um grupo de outras culturas verdes de parques ou jardins, ele cria um sotaque brilhante, complementa e atualiza harmoniosamente as composições dos recipientes. A árvore fica bem na empresa com plantas diferentes e também é adequada para um único plantio.
Hedge
Um dos métodos mais comuns de usar thuja é a criação de sebes. Durante todo o ano, Amber é capaz de se deliciar com a roupa amarela original.
No paisagismo, existem duas formas de sebes:
- cisalhado;
- crescimento livre.
A árvore da variedade descrita parece melhor em uma cerca viva que cresce livremente, porque não possui dimensões muito grandes, uma copa densa que não fecha ao crescer com vários thuja em crescimento. Ao organizar as coberturas, uma planta é plantada em uma ou duas linhas.
Músicas
O Thuja Yantar é caracterizado por uma aparência elegante e altamente decorativa, excelente resistência ao gelo, facilidade de cuidados e boa adaptação às condições climáticas. Tais propriedades contribuem para o fato de os designers usarem a cultura para criar composições decorativas originais.
Parece ótimo entre arbustos, culturas perenes ornamentais, trepadeiras e plantas decíduas. Muitas vezes, os thuja da variedade descrita, graças à cor incomum da coroa, fazem dos jardins de pedra um sotaque de cor brilhante.
Poda de topiaria
O âmbar thuja é um verdadeiro achado para a arte topiaria. Os rebentos da planta se adaptam bem à poda e modelagem, o que permite criar figuras incomuns e únicas de uma árvore, com as quais você pode transformar um simples jardim em um parque dendrológico exclusivo.
Certamente será difícil criar figuras complexas, de vários níveis e volumosas, de um thuja a um jardineiro iniciante. Além do fato de que esse corte de topiaria requer habilidades e experiência, implica o uso de armações de metal especiais.Você sabe Thuja ocidental tem um aroma agradável delicado. O fato é que a madeira e as folhas da planta contêm óleos essenciais, amplamente utilizados em perfumaria e cosmetologia.
Mas para qualquer pessoa, é possível criar figuras simples e simples sob a forma de um cone ou espirais regulares, o principal é que você não precisa "zombar" da planta e mudar radicalmente sua forma natural.
Regras de desembarque
Plantar o âmbar não causa muita dificuldade para os jardineiros. No entanto, para que uma planta desfrute de alta decoratividade por um longo período, ao realizar o plantio, é necessário aderir a várias regras importantes.
Antes de pousar um thuja em um site, você precisa escolher um local confortável para ele. A árvore pertence à categoria de fotófilos, portanto, prefere crescer em áreas ensolaradas e bem iluminadas, protegidas com segurança contra ventos frios e correntes de ar. A planta é capaz de crescer em sombra parcial, no entanto, nessas condições, perde a sua decoratividade e a cor brilhante das agulhas.Importante! Você não pode plantar thuja Amber em planícies ou áreas com uma localização próxima das águas subterrâneas, pois isso pode provocar a deterioração do sistema radicular.
Ao plantar thuja em solos pesados, é necessário organizar uma camada de drenagem no fundo do poço de aterrissagem, o que evitará a estagnação da água no solo.
Recomenda-se atenção especial à escolha do solo em que a colheita será plantada. O âmbar responde bem a terrenos leves, permeáveis à umidade, turfa ou argila, com uma quantidade moderada de nutrientes.
O bom desenvolvimento da arborvita e suas altas propriedades estéticas dependem em grande parte da qualidade do material de plantio.
O âmbar pode ser plantado em solo aberto, tanto no início da primavera quanto no outono, em setembro.
Portanto, ao escolher uma muda, você deve prestar atenção a vários aspectos:
- Sistema de raiz. É melhor dar preferência às raízes fechadas com um coma úmido e terroso. Os processos de raiz nua podem sofrer durante o transporte da planta e, como resultado, ela não cria raiz.
- Crohn e porta-malas. Essas partes da planta não devem mostrar sinais de podridão, danos ou qualquer doença.
- Agulhas. Em amostras saudáveis, as agulhas devem estar frescas, manter as pontas firmes. As agulhas secas e em queda atestam a velhice e a inadequação do material de plantio.
A tecnologia de plantio é tradicional e praticamente não difere do procedimento para plantar outras coníferas:
- cavar um recesso com profundidade de pelo menos 80 cm;
- no fundo do poço, forre uma camada de drenagem, cerca de 15 cm, de tijolos quebrados, argila expandida ou seixos;
- parte do solo apreendido misturado com areia, turfa e terra, na proporção de 1: 1: 2;
- encher o solo fértil no recesso;
- Coloque as mudas na cova, encha-a com a mistura restante para que o colo da raiz permaneça na superfície por 6-8 cm;
- Bata levemente o solo ao redor da árvore, despeje bastante água no círculo do tronco com água bem conservada.
Recursos de Cuidados
Thuja da variedade descrita é apreciado pelos jardineiros, principalmente por causa de sua despretensão nos cuidados. No entanto, para obter uma árvore forte e esteticamente bonita durante o cultivo das plantas, várias técnicas agro-técnicas básicas devem ser realizadas.
Rega e alimentação
A cultura prefere a hidratação moderada, que é realizada à medida que o solo seca, aproximadamente 1-2 vezes por semana, com um verão seco - a cada dois dias. Uma planta adulta precisa de 10 litros de água parada; as amostras jovens precisam apenas de 1/3 ou 1/2 de balde, dependendo da idade e da altura.
Thuja responde bem à aspersão, que é realizada à noite, várias vezes por mês. Eles alimentam a cultura uma vez por temporada - no início da primavera. Como fertilizantes, eles usam complexos instantâneos especialmente projetados para culturas de coníferas. No final da estação de cultivo, é permitido nutrir o degelo com potássio, o que fortalece a imunidade da árvore, aumenta sua resistência a doenças e parasitas.
Cobertura do solo
A cobertura morta ajuda a impedir a secagem do solo no período quente do verão. É realizada por meio de materiais naturais - serragem, grama seca, ramos de abeto, que são colocados na área do círculo do tronco.
Além de preservar a umidade, o mulching permite:
- proteger brotos de raiz do congelamento no inverno;
- criar uma atmosfera favorável ao crescimento intensivo e ao desenvolvimento das raízes.
Importante! Antes de aparar, todas as ferramentas devem ser higienizadas sem a necessidade de introduzir infecção nas seções.
Aparar e modelar
Para thuja, Yantar tinha uma aparência elegante e atraente, os jardineiros, no início da primavera, realizam modelagem e poda sanitária. No decorrer deste último, os ramos da coroa velhos, doentes, secos, muito fracos e espessados são removidos. A planta responde bem ao corte de cabelo, permite formar uma coroa de quase qualquer formato.
Prevenção de Doenças e Pragas
Thuja, no oeste de Amber, tem boa imunidade; no entanto, se as regras para cuidar dele e condições climáticas adversas não forem observadas, ele poderá sofrer de doenças e pragas por fungos.
Desses, os maiores perigos para a cultura são:- thuja pulgão;
- escudo falso;
- besouro de casca;
- ácaro.
Esses parasitas causam sérios danos à cultura, provocam amarelecimento das agulhas, sua secagem e deterioração adicional. Para proteger a planta, na primavera realizam a pulverização com soluções de modernas preparações inseticidas, por exemplo, Aktara, Aktellik.
Das doenças, o thuja é mais suscetível a fusarium, shute e citosporose. O tratamento da planta com uma solução de líquido de Bordeaux, bem como com os agentes fungicidas antifúngicos que pulverizam a árvore na primavera, com um intervalo de duas semanas, ajuda a reduzir o risco de infecção com as doenças descritas.
Thuja Yantar é um dos melhores representantes decorativos de coníferas, uma característica considerada pouco exigente no cultivo e a capacidade de manter uma aparência magnífica durante todo o ano. Tendo organizado os cuidados básicos para a planta, mesmo um jardineiro inexperiente pode cultivar uma árvore impressionante em seu jardim.