Na medicina popular, um grande número de plantas encontrou sua aplicação. Um dos representantes mais brilhantes, distinguido por suas propriedades curativas, é o zimbro comum (urze, zimbro). Para quais doenças ele pode ajudar, como tomá-lo corretamente e para quem pode ser feito, leia nosso material.
As propriedades curativas do zimbro
A singularidade deste arbusto de coníferas sempre verde é que ele contém uma grande quantidade de óleos essenciais e em toda a planta, e não apenas em partes separadas.
Se considerarmos a proporção percentual, em:
- cones - 0,5-2%;
- casca - 0,5%;
- brotos - 0,25%;
- agulhas - 0,18%.
As pinhas contêm quase 40% de açúcar invertido, corante uniperina, além de ácidos orgânicos - metano, etanóico, hidroxi-succínico. No córtex existem compostos fenólicos de alto peso molecular e as agulhas são ricas em vitamina C. As raízes da planta também contêm saponinas, resinas e óleos essenciais.
A singularidade deste éter conífero é devida à sua rica composição química:
- ácidos orgânicos e ascórbicos;
- canfeno;
- terpenos;
- borneol;
- minerais, incluindo ferro e manganês;
- terpineol;
- taninos e corantes.
Você sabe Nossos ancestrais levaram pessoas doentes e enfermas de suas comunidades para os bosques de zimbro. Depois de um tempo, eles voltaram de lá totalmente fortalecidos e saudáveis.
Esse óleo tem propriedades desinfetantes e antibacterianas. Preparações à base de urze são usadas como drogas urinárias e coleréticas, bem como para limpar o sistema circulatório. O óleo essencial ajuda a reparar os tecidos e a inalação com seu uso pode curar a tuberculose pulmonar. Em doses terapêuticas, é utilizado para doenças do trato urinário, hidropisia, para normalizar os rins.
Infusões venéreas alcoólicas e extratos de ervas são usadas para moer, loções e compressas para:
- reumatismo e miosite;
- radiculite;
- cãibras e paralisia dos braços e pernas;
- dores nevrálgicas, etc.
Meios com zimbro ajudarão na falta de apetite, aumento da formação de gases, náusea, vômito. O principal: siga claramente as instruções para a preparação e uso do medicamento, que é selecionado individualmente, de acordo com a doença.
O que pode ser cozido com zimbro
Além de tinturas medicinais para álcool e decocções, o zimbro é amplamente utilizado em outras áreas. Assim, a partir da casca, faça brinquedos e lembranças, jóias e bengalas. As bebidas alcoólicas insistem em frutas, são adicionadas a doces e bebidas de frutas. Os frutos do zimbro também são usados no processo de preparação de várias carnes, incluindo caça. Ao adicionar cones, o sabor dos vegetais (por exemplo, beterraba e repolho roxo) é enfatizado. Eles fazem açúcar, fazem geléia e cerveja, fazem vinho. No passado, solavancos eram usados para produzir corante de tecido amarelo.
Importante! Ao colher matérias-primas, vale a pena ser extremamente cuidadoso. Em todas as partes do zimbro existem substâncias tóxicas. Se entrar nas membranas mucosas do suco de uma planta, deve ser rapidamente lavado com bastante água.
Dado que todas as partes da planta são adequadas para uso, vale a pena se familiarizar com as informações sobre a coleta e o armazenamento. As bagas são enviadas no final do verão e continuam a ser colhidas até o início de outubro. Você deve levar um pedaço de tecido leve e um recipiente para coletar cones com você. Debaixo da árvore, espalhe o material trazido e agite os galhos do arbusto. A colheita pode ser usada fresca para tinturas e deve ser seca em uma sala escura e bem ventilada em grades ou peneiras de ferro.
O produto seco é armazenado em um recipiente de vidro com uma tampa bem fechada ou em um saco de linho. Você pode colher as agulhas da planta em qualquer época do ano e as raízes no final do outono ou no início da primavera. Eles são secos e depois moídos.
Juniper cone jam
Para cozinhar, você pode usar pinhas e galhos. Mas o clássico ainda é geléia de frutas. Leia como fazê-lo abaixo. Primeiro de tudo, você precisa coletar os frutos. Indo atrás deles para a floresta, vale lembrar que apenas os frutos do zimbro comum são adequados para alimentação, pois suas outras espécies contêm substâncias perigosas.
Distinguir frutas comestíveis de venenosas é bastante simples:
- As bagas crescem em um galho de 3 peças.
- Dentro da baga são apenas 3 sementes.
Para a preparação de geléia, você pode usar frutas secas e frescas. Cones adequados:
- suave;
- brilhante;
- marrom-preto com um revestimento de cera azul ou azul;
- no topo há um sulco de três raios;
- a carne é verde-acastanhada;
- sementes em forma de triângulo;
- o cheiro é específico, picante;
- o sabor é adocicado, afiado, azedo.
Vale a pena notar que as sementes são muito amargas, para que não participem do processo de cozimento, e vale a pena amassar os frutos com cuidado para não danificá-los. Para começar, as bagas são bem lavadas e secas.
Importante! Se você não tem certeza de que é apenas um zimbro comum na sua frente, não deve comer seus frutos. Eles podem ser perigosos para a saúde.
Para a receita clássica de geleia de zimbro, você precisará de:
- 1 pc. laranja e limão, apenas o primeiro deve ser grande e doce, e o segundo - tamanho médio;
- 10 peças zimbro;
- 400 g de açúcar.
As frutas cítricas são usadas para melhorar o sabor do produto acabado.
Instruções de cozimento passo a passo:
- Lave bem a laranja e o limão, despeje sobre a água fervente.
- Remova uma fina camada de raspas de frutas cítricas de qualquer maneira conveniente (ralador fino, faca afiada, etc.).
- Em seguida, retire a polpa, não descarte a camada branca da casca.
- Remova as sementes de frutas cítricas e corte em pedaços arbitrários.
- Coloque as raspas, descasque e polpa na tigela do liquidificador (sem caroço, caso contrário, haverá amargor).
- Esfregue suavemente os cones com uma espátula ou colher de madeira e remova as sementes.
- Moa as frutas cítricas até o purê, adicione a mistura de zimbro e o açúcar.
- Misture tudo, despeje em uma panela com um fundo grosso e deixe por 2-3 horas.
- Após o tempo especificado, o recipiente com a peça de trabalho é enviado para o fogão, fervido e fervido por 15 minutos em fogo baixo.
- Retire a geleia do fogão, deixe esfriar em temperatura ambiente.
- Tal ação é realizada 4-6 vezes mais, antes da compra da espessura necessária pela peça de trabalho.
- Em seguida, o produto acabado é transferido para um recipiente esterilizado, fortemente arrolhado e, após resfriamento, removido para armazenamento.
Eles usam essa geléia não como sobremesa, mas como um meio de prevenir várias doenças e fortalecer as propriedades imunológicas do corpo, 2-3 dess. eu depois de comer. Mantenha a peça em um local fresco e escuro. A vida útil é de 12 meses.
Como preparar para uso na medicina tradicional
O zimbro é amplamente utilizado na medicina popular. Com base nisso, várias infusões são preparadas. Por exemplo, com a síndrome hip-menstrual, uma taxa de tratamento é preparada.
Para fazer isso, misture 20 g:
- cinquefoil de ganso;
- raiz;
- Erva de São João
- sementes de salsa, anis e endro (pode ser erva-doce);
- cones de zimbro.
Além disso, são adicionados 40 g:
- raízes de salsa;
- bagas de rosa mosqueta;
- absinto grama amargo.
Para a preparação da infusão 2 colheres de sopa. mistura seca despeje 500 ml de água fervente, insista um quarto de hora. Tome 100 ml de bebida filtrada antes do café da manhã e do jantar. O curso dura até que os sintomas desapareçam.
Você sabe No início da Rússia, feito de madeira venérea, era um recipiente para armazenar leite, que não o azedava mesmo em dias quentes.
As doenças hepáticas também são tratadas com infusão. Para prepará-lo, você deve conectar:
- 4 partes da areia immortelle;
- em 3 partes - estigmas de milho, roseira e erva-mate;
- 2 partes cada - pétalas de rosa de chá, frutas de morango comuns e flores de camomila de farmácia;
- 1 parte cada - folhas de bétula, frutos de endro (funcho), raízes de calêndula, capim-canela, frutos de zimbro.
Para preparar a infusão, você precisa tomar 1 colher de sopa. mistura de ervas, despeje 0,5 litros de água fervente e ferva por 30 minutos. Em seguida, a infusão deve ser filtrada e tomada 150 ml três vezes ao dia antes das refeições. Essa bebida é usada como um aditivo ao curso principal da terapia. A coleção de diuréticos é preparada da seguinte forma: tome 100 g de raiz de bardana e grama de trigo e 200 g de bagas de zimbro e grama de cavalinha. Então 2 colheres de sopa. coleção insistir 20-30 minutos em um litro de água fervente. Use uma coleção de 100 ml, 3-4 vezes ao dia. Este chá pode ser usado para furúnculos e erupções cutâneas diversas, porque limpa bem o sangue.
Para melhorar o efeito terapêutico nas lesões da pele, você pode recorrer a procedimentos de recuperação da água. Para fazer isso, tome 1 kg de galhos de urze e 10 litros de água fervente. O zimbro deve ser derramado em água fervente, fervido por 10 a 15 minutos, retirado do fogo, tampe e deixe por 1 hora. Em seguida, deixe o líquido passar pelo filtro e despeje em um banho com água morna (+ 40 ° C), adicionando 50 g de sal marinho. Tome esse banho de cura por não mais de um quarto de hora.
Danos e contra-indicações
- A terapia com zimbro tem várias contra-indicações, não pode ser usada para:
- gravidez e lactação;
- doença renal;
- forma grave de hipertensão;
- exacerbações de úlcera péptica.
Você também deve abandonar o uso de zimbro em crianças menores de 12 anos, pessoas com alergias ou intolerância individual a esta planta. Além disso, os cones não podem ser consumidos por mais de 2 meses consecutivos, pois o uso prolongado pode causar sangramento ou irritação do parênquima renal.
Se você aderir às doses recomendadas para consumo e usar apenas os frutos do zimbro comum, o efeito terapêutico não demorará a chegar.