Washingtonia começou a ser usada como planta decorativa há pouco tempo, no entanto, conquistou sucesso entre os designers de residências e escritórios, e também é popular no paisagismo, atuando como um elemento interessante de estufas e jardins de inverno. É sobre seus recursos e regras de crescimento que serão discutidos no artigo.
Descrição da planta
Washingtonia é uma palmeira conhecida no México e nos estados do sul da América. Refere-se às sempre-vivas que toleram não apenas o clima quente, mas também o gelado.
A árvore pode crescer até 20 a 30 m com um diâmetro de coluna de 1 m. O tronco tem uma cor marrom clara e é coberto com fibras; folhas caídas e secas criam uma espécie de saia, porque não caem no chão.
As folhas são cirros, dissecados, segmentados, típicos de todas as plantas desta espécie. O leque de palmeiras cresce à medida que Washington cresce e atinge seu tamanho máximo com folhas de 1,5 m de comprimento. Pecíolos das folhas são bastante curtos e têm espinhos característicos desta espécie. A borda das folhas em forma de leque é emoldurada por fibras que se estendem para os lados, que parecem externamente com fios aderentes, que é uma das características distintivas desse tipo de palmeira.
A planta floresce com inflorescências de panículas em pedúnculos longos, cujo tamanho pode ser de até 3 M. As flores são pintadas em tons de branco a amarelo. Depois que Washington desaparece, forma frutas na forma de bagas pretas que podem ser consumidas.Você sabe Palmeira «Washington» foi nomeado após o primeiro presidente dos Estados Unidos - George Washington.
Existem 2 tipos de plantas:
Prós e contras do crescimento
- As vantagens da planta são chamadas:
- rápido crescimento de palmeiras;
- para representantes selvagens - altos;
- a capacidade de tolerar temperaturas frias e geladas, com um máximo de –13 ° C fora da janela. A planta parece normal a +5 ... + 10 ° C; portanto, pode ser usada para projetos paisagísticos em terreno aberto em clima temperado;
- palmeiras decorativas não requerem condições especiais de cultivo e cuidados, podem ser compactas;
- As fibras de Washington servem como matéria-prima para a fabricação de móveis de vime e cestas;
- os frutos são moídos em farinha;
- pecíolos e folhas de plantas são usados na culinária.
- Desconfie de tratar uma planta, porque:
- pecíolos washingtonia nitenosum ao longo de todo o comprimento têm pontas afiadas;
- folhas secas em uma palmeira em um ambiente natural, muitas vezes se torna um abrigo para roedores e pássaros;
- a necessidade de aparar a "saia" das folhas caídas, uma vez que tornam a aparência da árvore não tão atraente.
Que condições são necessárias para Washington?
Cultivar uma palma desse tipo não implica a criação de condições especiais, mas você deve ouvir as seguintes recomendações:
- Local. Para Washington, é melhor escolher um canto isolado sem correntes de ar, independentemente de a palma crescer dentro de casa ou em campo aberto. A planta não gosta de fortes rajadas de vento. Você não deve manter uma palmeira em uma sala abafada, uma ótima opção para cultivá-la seria colocar a planta em um terraço ou varanda, controlando o clima na rua, pois o clima úmido prolongado pode afetá-la negativamente.
- A luz. Como as palmeiras são originárias do México, Flórida e Califórnia - as margens sul e ensolarada, é melhor escolher o lado leste ou oeste da casa como washingtonia. Então a planta receberá luz suficiente. O excesso de sol pode ser prejudicial para as palmeiras jovens devido ao superaquecimento e falta de ar fresco, se estiver em uma janela no lado sul. Recomenda-se rotacionar regularmente a planta com diferentes lados do sol, para que fique lisa, bonita e bem desenvolvida. Há muita luz para a palmeira, pelo menos 16 horas por dia, e se o horário de verão é curto, é necessário fornecer iluminação artificial adicional, para a qual as lâmpadas fluorescentes podem ser usadas.
- Temperatura. A planta cresce bem em condições quentes, quando no verão e na primavera a temperatura do ar está na faixa de +20 ... + 25 ° C e faz frio. No ambiente natural, normalmente tolera temperaturas de +5 ... + 10 ° C e geadas de curto prazo; em casa, recomenda-se que o ar seja resfriado a +10 ... + 15 ° C no inverno, enquanto a planta descansa. Portanto, não vale a pena transferir a planta da varanda ou da sala para o aquecimento se o termômetro não cair abaixo do valor especificado. No verão, durante o período de calor, a planta precisa de ar fresco, o que impedirá que as folhas sequem.
- Humidade. O melhor indicador é de 60 a 80%. Para manter esse nível, é necessário irrigar a planta da pistola em clima quente de manhã e à noite e, no inverno, basta limpar as folhas de palmeira com um pano úmido. Para melhorar a umidade, você pode usar uma bandeja com água, localizada ao lado da planta, isso é especialmente verdade durante a estação de aquecimento.
Home Care
Em casa, cuidar de Washington inclui:
- cumprimento das condições ideais para o seu cultivo;
- solo corretamente selecionado;
- regularidade de regar e adubar o solo;
- poda oportuna;
- conformidade com a tecnologia de transplante.
Como regar e fertilizar
Regar Washington deve ser abundante o suficiente para que o solo fique úmido, embora a palma da mão possa ficar em solo seco por algum tempo. Isso acontece no verão, uma vez por semana, na estação fria - com menos frequência. É importante monitorar as condições do solo para que não seque e não fique muito úmido. Antes de regar a planta, é recomendável preparar a água, ela deve estar quente e assentada. Vale a pena notar que a quantidade de rega depende da estação, portanto, no inverno, é muito menor do que no clima quente.
Para plantar Washington, é necessário solo argiloso, com uma estrutura densa e um ambiente levemente alcalino. Durante a floração e o crescimento intensivo, que ocorrem na primavera e no verão, a planta requer recursos adicionais e é alimentada. Para isso, recomenda-se o uso de complexos minerais, fertilizantes para palmeiras com grande quantidade de ferro. O procedimento é realizado duas vezes por mês. Durante o período em que a planta está em repouso, no inverno e no outono, a fertilização com fertilizantes de palma não é necessária.Você sabe A formação de uma “saia” de folhas caídas em Washington é uma fonte séria de risco de incêndio. Na Flórida, local nativo dessas árvores, as palmeiras podem atingir 30 metros e, durante uma tempestade, costumam acender e queimar como tochas. Para evitar essa situação, é necessário o uso de equipamentos especiais de elevação e alpinistas que cortam a folhagem seca.
Poda
Este procedimento é necessário para uma aparência bonita da planta. É necessário aparar as folhas, pecíolos, que secam e na natureza permanecem na árvore, agarrando-se às fibras do tronco e formando uma "saia" característica.
Importante! As folhas podem ser cortadas apenas quando o pecíolo se secou, caso contrário, outras folhas também podem começar a secar. Vale lembrar os espinhos nos pecíolos para não se machucar durante a poda.
Recursos de transplante
Primeiro de tudo, você precisa decidir em quais casos um transplante de Washington é necessário:
- a idade de uma árvore jovem chegou a 1-2 anos e a planta cresceu a partir de um pequeno vaso;
- as raízes de uma árvore adulta já estão mal colocadas na mesma panela e se projetam através dos orifícios de drenagem.
- nova panela funda com orifícios de drenagem;
- drenagem necessária em grandes quantidades;
- solo.
Vídeo: transplante de palma correto washingtonia nitenosa
Então o intervalo de transplantes é ligeiramente aumentado, então Washington, de 5 anos de idade, deve ser transplantada para um novo vaso não mais do que uma vez a cada 3-5 anos, e as árvores que atingem a idade de 10 anos não são mais recomendadas para serem replantadas, apenas para atualizar o solo superficial e adicionar solo ao solo formado. vazio. Em média, em casa, as palmeiras jovens são cultivadas a partir dos 8 anos de idade.Para cultivar essa palmeira, o solo pode ser comprado ou criado de forma independente.
Ajuste de Washington:
- substrato para espécies de palmeiras, que pode ser encontrado em qualquer loja de flores;
- uma mistura de grama, terra arborizada e húmus, com a adição de areia.
- mistura de terra turfosa - 1 parte;
- terreno de folha - 1 parte;
- turfa / húmus - 1 parte;
- areia - 0,5 partes.
Importante! Washingtonia percebe negativamente o transplante em um novo vaso de flores, portanto, você deve tomar muito cuidado para não danificar as raízes da planta e não causar ainda mais danos a ela.
Para o transplante de grandes palmeiras adultas, a terra do gramado deve levar o dobro de outros componentes. A terra pode ser mais nutritiva com a adição de alguns fertilizantes que ajudarão na adaptação da árvore em uma nova panela e no desenvolvimento posterior.
A tecnologia de transplante é a seguinte:
- Um vaso com uma palmeira é virado de lado. O tronco da árvore deve ser segurado firmemente pelas mãos e, em seguida, com um pequeno esforço para puxá-lo para fora do vaso com um pedaço de terra.
- Transfira cuidadosamente a palma da mão para uma panela nova, cada vez maior.
Propagação e cultivo
As palmeiras são propagadas por sementes ovais muito pequenas.
O processo de criação de palmeiras consiste em 3 etapas:
- Preparação de material de plantio.
- Semeando sementes.
- Crescer e cuidar de mudas e brotos.
- Germinando sementes de forma independente em casa, é necessário preparar uma mistura de terra especial de turfa, serragem, areia e musgo.
- O material de plantio é preparado primeiro danificando levemente a camada de sementes. Para fazer isso, a semente pode ser levemente arranhada, levemente tratada com papel de esmeril ou até arquivada com uma lima. Em seguida, é embebido em água morna por quase um dia. Esse procedimento é chamado de escarificação e ajuda a germinação das sementes mais rapidamente, pois torna a casca mais macia.
- As sementes são plantadas superficialmente, imersas no solo por mais de 1 cm e depois regadas.
- As sementes germinam mais rapidamente em condições quentes, para as quais o plantio pode ser coberto com filme ou vidro e colocado em um local quente.
Vídeo: Propagação de sementes de palmeira por washingtonia
Condições ideais para germinação de sementes:
- temperatura +25 ... + 30 ° C;
- luz difusa.
Período de floração
Em casa, ver o florescimento de Washington é quase irreal. Esses casos foram registrados em árvores com idade entre 13 e 15 anos, cultivadas em estufas especializadas. Vale ressaltar que as palmeiras dessa espécie crescem em média cerca de 10 anos.
Sinais de doença ou pragas
Nas condições de cultivo de palmeiras em um ambiente artificial, podem surgir problemas devido a cuidados inadequados, que podem causar tais doenças:
- Manchas nas folhas. O motivo é uma queda acentuada de temperatura.
- Secagem das folhas nas extremidades. O motivo é o ar interno seco, o solo seco, a falta de potássio no solo.
- Mudança de cor da folha: escurecendo, empalidecendo, amarelando. O motivo é a rega insuficiente.
- Queda de folhas. O motivo é a baixa umidade na sala onde a planta está localizada.
- Decadência da raiz. A razão é a rega abundante e muito frequente, como resultado, o solo não seca o suficiente, permanece muito úmido ou com pouca drenagem, o que dificulta a drenagem do excesso de água durante a irrigação, devido à estagnação do líquido e as raízes começam a se deteriorar.
- mosca branca, inseto com placa branca nas asas;
- ácaro, muito pequeno, cerca de 0,5 mm de altura, mas extremamente perigoso;
- mealybugsugando suco de uma planta;
- crosta, sugando um inseto sem pernas e asas.
Os seguintes métodos são usados para combater:
- plantas de processamento com soluções especiais - inseticidas, em caso de sérios danos à palma da mão;
- limpando com uma solução de sabão feita com detergente para a roupa.
Em casa, Washington está crescendo rapidamente, mas, é claro, não atinge a mesma altura que em seu habitat natural. É despretensioso, mas requer a organização adequada dos cuidados, em particular a rega e a umidade. Muitas pessoas gostam da aparência atraente incomum de uma palmeira.Importante! O escurecimento e a secagem das folhas inferiores de uma palmeira é um processo natural que ocorre durante a vida de uma árvore à medida que cresce.