A cada dia que passa, várias formas de arborvitae se tornam cada vez mais populares. Esta planta elegante e sempre verde permite decorar praticamente qualquer paisagem e se torna um verdadeiro destaque do jardim. Entre toda a abundância de várias formas, o thuja dobrou Kan-Kan (oThuja plicata Can - Can) O artigo fornece uma descrição detalhada dessa variedade e também considera todas as sutilezas de seu cultivo.
Descrição botânica
Thuja é um dos representantes mais brilhantes da família Cypress. No ambiente natural, essa árvore é encontrada nas margens de lagoas que fazem fronteira com terrenos montanhosos ou nas montanhas. Ao mesmo tempo, o território da América do Norte e do Canadá é considerado o habitat tradicional na natureza.
Kak-Kan é uma espécie perene de tamanho menor que pode atingir uma altura não superior a 1,5 m, enquanto o diâmetro total da árvore geralmente não excede 80 cm. A coroa é formada por brotos esqueléticos suficientemente grandes. Eles crescem de maneira desigual e geralmente se afastam do centro em um ângulo, ramificando-se para os lados. A forma de copa de uma árvore adulta é em forma de cone, com a forma correta, mas nos primeiros anos pode ser assimétrica. O tronco é achatado e reto, marrom, coberto de casca fibrosa.
Os brotos são cobertos com agulhas planas de um tipo escamoso, as agulhas localizadas bastante densamente, apoiadas firmemente na base. As agulhas são densas, verde saturado ou verde escuro, com um brilho brilhante e brilhante. A tonalidade pode depender da idade da árvore e do solo e das condições climáticas. Além disso, nas agulhas jovens, as pontas são frequentemente pintadas em tons de amarelo ou creme, o que é uma característica da variedade.
Outra característica desta arborvita é o sistema radicular. As raízes se desenvolvem superficialmente, trançando as camadas superiores do solo e formando um poderoso rizoma do tipo fibroso. Isso permite que a planta se desenvolva com sucesso, mesmo em condições montanhosas, com um mínimo de substrato fértil.
Você sabe Entre os habitantes nativos da América, o thuja é a principal planta medicinal desde os tempos antigos. Todos os tipos de extratos baseados nele foram usados ativamente para aliviar a dor, melhorar a saúde geral e também para combater o escorbuto.
Durante um ano, o crescimento total da árvore não excede 10 cm, este é um híbrido de crescimento lento, que precisa crescer cerca de 10 anos antes da formação de uma forma adulta de pleno direito. Kan-Kan começa a dar frutos já em 2-3 estações após o plantio. Os frutos são cones oblongos ou arredondados, com diâmetro de até 12 mm. Pequenas sementes marrons de forma achatada amadurecem nelas.
Este híbrido de cipreste pode ser chamado de um dos mais despretensiosos. A planta tolera a seca, bem como geadas prolongadas e pode crescer em substratos pouco férteis. No entanto, uma diminuição na temperatura média diária abaixo de -30 ° C leva à murcha de brotos jovens, o que certamente afetará a decoratividade da árvore.
Aterragem
Para o plantio eficaz de thuja, antes de tudo, você precisa escolher o local ideal; é melhor cultivar a árvore em áreas abertas e moderadamente ensolaradas. O mais adequado é um pequeno declive localizado na direção oeste. A espécie não é extravagante para o solo, no entanto, os espécimes mais valiosos crescem em solo arenoso ou argiloso, fertilizado com húmus (5-10 kg / m²). Além disso, o substrato deve necessariamente diferir na capacidade de umidade moderada, pois a umidade excessiva pode causar apodrecimento do sistema radicular.
Importante! O melhor momento para plantar um thuja é considerado início da primavera (início de abril). O plantio no outono é permitido apenas nas regiões sul, pois em áreas mais frias até o inverno a planta não será capaz de formar um sistema radicular completo.
O procedimento básico inclui as seguintes etapas:
- Mergulhe o sistema radicular da planta em água à temperatura ambiente por 1 a 2 horas.Se a árvore estiver em uma panela, é suficiente umedecer o solo radicular antes de plantar.
- Cavar um buraco de aterrissagem, deve ser 30 a 40 cm mais largo e 20 cm mais longo que o sistema radicular. Ao plantar várias plantas, deve-se observar uma distância mínima de 1 m entre os buracos, mas, se os thuja estiverem como uma cerca viva, a distância entre os buracos adjacentes pode ser reduzida para 50-80 cm.
- Coloque uma camada de drenagem de cascalho, pedra britada ou argila expandida com cerca de 10 cm de espessura no fundo de cada poço e preencha 10 cm de solo fértil.
- Coloque as mudas no buraco para que o colo da planta fique 5–7 cm acima do solo.
- Preencher as lacunas entre o solo e o sistema radicular com o solo e depois compactá-lo levemente.
- Molhe a árvore generosamente com água limpa à temperatura ambiente.
Cuidados com Thuja
Thuja no site requer um mínimo de atenção, no entanto, para obter uma planta realmente saudável, você deve tentar. Para fazer isso, a árvore precisa ser regularmente regada, alimentada, cortada, etc. Caso contrário, na ausência dos cuidados necessários, seu crescimento será significativamente mais lento, o que, é claro, afetará o efeito decorativo.
Rega e alimentação
A variedade Kan-Kan reage positivamente ao aumento da umidade do solo, mas a estagnação da água é prejudicial ao sistema radicular. Portanto, as plantas são regadas durante toda a estação de crescimento cerca de 1 vez em 10 dias. Durante a seca do verão, a taxa de rega é dobrada. Para o procedimento, use apenas água limpa e sedimentada, aquecida à temperatura ambiente. A taxa média de fluido por planta adulta é de 10 l / procedimento.
Thuja requer pelo menos três curativos por temporada. Na primavera, adubo ou húmus são adicionados à parcela, com um cálculo de 5 a 10 kg / m². No verão, a árvore é fertilizada com qualquer fertilizante complexo à base de compostos de fósforo. No final da temporada, o nitrato de potássio é adicionado ao solo, introduzido na forma de uma solução aquosa, com um cálculo de 30 g / 10 l de água / planta.
Afrouxamento e cobertura do solo
O afrouxamento do substrato é realizado no dia seguinte à rega ou chuva. Como o sistema radicular do th-Kan-Kan está localizado nas camadas superiores do solo, o procedimento é realizado com extremo cuidado, a uma profundidade não superior a 7 cm. Para reduzir a frequência de afrouxamento e, consequentemente, as chances de danificar as raízes, recomenda-se a cobertura do círculo do tronco.
Para fazer isso, use serragem, coco, feno, palha e outros materiais naturais, a camada de cobertura deve ter pelo menos 10 cm de espessura e atualizar periodicamente, mas pelo menos uma vez por mês.
Poda
Para obter uma maior decoratividade, o thuja é recomendado e cortado periodicamente, faça isso durante a estação de crescimento. A formação da coroa já é realizada na próxima estação após o plantio, por isso os brotos são encurtados em não mais de um terço, caso contrário, podem secar. Após cerca de 5 anos, a árvore começa a realizar a limpeza sanitária. Para fazer isso, no início da primavera ou no final do outono, remova todos os galhos secos ou danificados.
Importante! Recomenda-se tratar os locais dos cortes com carvão picado, caso contrário, os fungos podem infectar o tui.
Possíveis doenças e pragas
Também o thuja no site deve ser protegido de todos os tipos de doenças e pragas. Eles reduzem drasticamente a decoratividade da árvore e também gradualmente levam à morte da planta. A praga mais perigosa de qualquer híbrido de thuja "dobrado" é o inseto de maio. Alimentam-se de raízes jovens, o que gradualmente leva a uma deterioração na absorção de nutrientes pela planta do substrato e morte lenta.
Para se proteger contra esse problema, a partir de meados de abril, a árvore deve ser submetida a pulverização protetora com qualquer inseticidaà base de amidacloprida (Prestige, Antichrush, Aktara, etc.). Faça esse procedimento em toda a vegetação ativa, com um intervalo de 40 dias.
As infecções mais perigosas por thuja
Título | Manifestação | Medicamentos para a luta |
Phytophthora | Murcha geral, escurecimento das agulhas (adquire uma cor acinzentada), o tronco amolece próximo ao sistema radicular. | Topázio, Khom, Fundazol e Tiovit. |
Ferrugem | As agulhas adquirem uma cor laranja saturada ou amarelo-laranja, a árvore desaparece lentamente. | Hom, Topázio, Abigapik e oxicloreto de cuprum. |
Schütte | As agulhas são cobertas com manchas amarelas, as agulhas caem gradualmente. | "Fundazol", "Khom", "Tsineb" e uma solução de enxofre coloidal. |
Reprodução
Tuyu no site é propagado de várias maneiras ao mesmo tempo: por sementes, dividindo a raiz e as mudas. A semente é considerada a menos eficaz, a semeadura é um processo bastante complicado e demorado que exige muito tempo. Além disso, as mudas herdarão apenas metade das características varietais da planta mãe. Portanto, o melhoramento vegetativo de uma cultura é frequentemente usado.
Para a reprodução de uma árvore jovem, a divisão é usada. Por volta de abril, o thuja é removido do solo junto com o rizoma, após o qual é dividido em 2-3 partes com uma faca afiada. Além disso, cada uma dessas divisões deve ter um botão de raiz completo. No futuro, eles são plantados de acordo com a tecnologia de pouso descrita acima.Você sabe O thuja mais antigo do mundo cresce na província de Ontario (Canadá). Esta é uma espécie de thuja ocidental, cuja idade é superior a 1600 anos.
Do thuja adulto, as plantas filhas são obtidas por estacas. Para fazer isso, em junho, vários brotos de dois anos de idade devem ser separados da árvore-mãe e, em seguida, devem ser enraizados em vasos separados em condições ambiente. Cada vaso é coberto com polietileno transparente, para criar um efeito artificial de estufa e hidratado regularmente.Para aumentar a atividade de desenvolvimento do rizoma, os locais dos cortes de cada estaca antes do plantio em uma panela são tratados com uma solução de "Heteroauxin". Além disso, solo especialmente nutritivo preparado a partir de partes iguais da terra do relvado, turfa e areia é usado para acelerar a formação de raízes. Após cerca de um mês, as mudas ficam prontas para o plantio em solo aberto.
O uso da madeira no paisagismo
Todos os thuja são considerados plantas ideais para uso em paisagismo, e Kan-Kan não é exceção. A planta é ideal para complementar todos os tipos de espécies gramíneas e arbóreas, além de se tornar a base do jardim.
Na maioria das vezes, essa variedade é usada para:
- plantações de tênia, a árvore fica ótima contra o fundo do gramado, no centro da trama ou no fundo;
- combinação com todos os tipos de coníferas, incluindo formas rastejantes;
- criação de composições colorísticas, sebes e o "jardim alpino";
- becos em crescimento ao longo da calçada e trilha;
- paisagismo de varandas, terraços e galerias (quando cultivadas em um tanque artificial).
Thuya Kan-Kan é uma planta ornamental quase perfeita. A árvore não requer cuidados específicos e também é capaz de se reproduzir ativamente da maneira mais simples. Nesse caso, a variedade pode complementar com êxito qualquer paisagem ou tornar-se um centro de paisagismo do local. A principal desvantagem de uma árvore é sua baixa resistência ao gelo, portanto, em regiões frias, ela exige necessariamente abrigo para o inverno.