Plantas exóticas geralmente requerem maior atenção do produtor. Uma exceção é a Chlorophytum Orange, que até um novato pode crescer. Sobre as condições para o cultivo de plantas em detalhes, abaixo no artigo.
Descrição botânica da planta
Chlorophytum Orange ou alado, ou como também é chamado, Green Orange, um nativo dos subtropicais e trópicos da África do Sul e América do Sul. A planta se sente bem em casa, se você lhe fornecer os cuidados adequados. Uma flor alada pode viver em uma casa por mais de 10 anos. O sistema radicular da planta consiste em um rizoma ramificado básico, que, à medida que cresce, forma uma forma pequena e alongada de tubérculos, uma tonalidade de camundongo. O Chlorophytum é considerado um arbusto, os caules das plantas são pecíolos de folhas longas que crescem diretamente a partir do rizoma.Cor laranja de pecíolos com um tom rosado e determinou o nome da flor. A folhagem é pintada com uma sombra esmeralda brilhante e suculenta. A massa verde forma uma roseta compacta e solta, com uma altura de até 40 cm, e o tipo lanceolado, com folhetos grandes de até 12 cm de comprimento e folhetos largos de até 4 cm, é denso e suave ao toque. Uma veia clara corre ao longo dela, pintada na cor do pecíolo aproximadamente até o meio da folha. Com os devidos cuidados e iluminação, uma borda laranja pode aparecer ao longo da borda da folhagem. A planta floresce, mas tão desbotada que esse período passa, quase imperceptivelmente.
Você sabe Chlorophytum é uma das dez plantas de interior recomendadas pela NASA para purificação do ar em estações espaciais.
É considerado decorativo devido à dupla cor brilhante de folhas e pecíolos grandes. Durante a floração, a roseta lança um pedúnculo curto na forma de uma espiga em forma de cone, envolvida em uma estípula, como um cobertor. Brotos verdes acentuados estão localizados ao longo de todo o comprimento da espiga, que ao longo do tempo se abrem com flores em miniatura. A flor é de seis pétalas, as pétalas são verde-claro branco, junco.
Propriedades úteis para casa
Móveis modernos, carpetes e pisos e materiais de construção geralmente contêm substâncias tóxicas como formaldeído ou benzeno. Devido às suas características morfológicas, as folhas de chlorophytum são capazes de absorver vapores nocivos, purificando o ar. A ampla superfície brilhante da folhagem é um excelente coletor de pó. Não é segredo que partículas de poeira que rodam no ar, caindo dentro de casa por janelas abertas, podem causar alergias. Substâncias tóxicas suficientes são formadas na cozinha. Durante o cozimento, durante a combustão, o gás natural emite dióxido de nitrogênio.A substância irrita as mucosas do nariz, olhos e tem um efeito deprimente no sistema respiratório. Mesmo em baixas concentrações, pode desencadear um ataque asmático. A laranja verde, localizada na cozinha, remediará a situação. Os fitoncidas, com os quais a vegetação da flor é saturada, agem deprimente sobre microorganismos patogênicos, protegendo seu proprietário no período de doenças sazonais. Além disso, a planta evapora perfeitamente a umidade, eliminando a secura do ar na sala.
Quais são as condições para o crescimento normal?
Para obter um arbusto exuberante com características decorativas acentuadas, primeiro você precisa criar as condições mais adequadas para a planta.
Importante! Produtores experientes recomendam reduzir pela metade a dosagem recomendada pelo fabricante.
Colocação e iluminação
Ao colocar a flor, verifique se não há corrente de ar. A orientação das janelas é melhor oriental ou ocidental. Como a decoratividade é idealmente manifestada sob luz forte, claramente não é suficiente nos peitoris das janelas do norte. No sul, há luz mais que suficiente, mas há risco de queimaduras devido à luz solar direta. No verão, o pote pode ser retirado para o ar fresco, levando em consideração correntes de ar e sol direto.
Modo de temperatura
Verde Laranja adora calor, no verão a temperatura é de + 24 ... + 27 ° C, durante o período de descanso é reduzida para + 20 ... + 22 ° C. Durante um curto período de tempo (5-7 dias) no inverno, você pode colocá-lo em uma sala fresca com uma temperatura de + 15 ° C. Isso dará ao jovem arbusto um certo endurecimento.
Humidade do ar
Um hóspede tropical precisa de alta umidade, preferindo taxas de 70 a 75%. Em calor extremo, você precisa borrifar a folhagem várias vezes ao dia, mas ao mesmo tempo o vaso deve secar à sombra. Toda semana, um banho quente é organizado para a planta, o que ajuda a limpar o pó e é uma medida da prevenção de ácaros.
Você sabe A Bioenergy diz que o Chlorophytum Orange é bom para os viciados em trabalho. A flor cria uma atmosfera especial que faz você se lembrar de sua vida pessoal.
Características do atendimento domiciliar
O brilho da cor da folhagem e pecíolos também dependerá de quão corretamente os procedimentos de cuidados são realizados.
Rega
A rega de chlorophytum alado é realizada por irrigação. A água deve ser mantida por pelo menos 24 horas; não deve ser dura. A temperatura da água não é inferior a + 20 ° C, para não superaquecer as raízes. Durante o período de crescimento e desenvolvimento ativo, a rega é realizada até 3 vezes por semana. No outono, nos últimos meses, a frequência da rega é gradualmente reduzida. Durante a dormência, é necessário apenas garantir que o solo não seque completamente.
Top vestir
No período primavera-verão, o arbusto é fertilizado duas vezes por mês. Compostos orgânicos e minerais são alternados. Adubo orgânico eficaz - "Stimovit", além de nutrição, fortalece a imunidade da planta.
Os procedimentos raiz e extra raiz são executados:
- rega das raízes com uma solução aquosa de 25 ml / 1 l;
- de acordo com a folha - 20 ml / 1 l.
Poda
Como tal, o procedimento de poda para esta variedade de clorofito é opcional. Folhas danificadas ou secas devem ser removidas. Se você deseja formar uma coroa compacta e densa, remova as folhas inferiores que formaram rosetas. Pontos de venda adicionais retiram comida e umidade do mato principal.
Transplante
A Green Orange está construindo rapidamente seu sistema radicular e massa verde e, portanto, precisa ser substituída anualmente. Um arbusto adulto a partir de 5 anos é transplantado com menos frequência, a cada 3 anos. O transplante é realizado na primavera. Uma planta precisa de solo solto e permeável com acidez neutra ou levemente ácida; o indicador ideal é o pH 6,5-7.
Os seguintes componentes são usados para formular uma mistura de solo adequada:
- relva - 2 partes;
- terreno de folha - 1 parte;
- húmus - 1 parte;
- areia do rio - 0,5 partes;
- pedaços de casca de pinheiro - 0,5 partes.
Importante! O solo preparado e um novo recipiente devem ser descontaminados: derrame com uma solução de permanganato de potássio.
Tecnologia de transplantes:
- Antes de remover o vaso do vaso, é recomendável regar o solo, para que o processo seja mais fácil.
- A planta extraída precisa inspecionar as raízes, remover locais apodrecidos ou secos, tratar com carvão ativado.
- Despeje o substrato na drenagem, enchendo a panela até a metade.
- O arbusto é colocado em uma colina de terra e uniformemente nas laterais do tanque eles adicionam solo.
- Nesse caso, a panela deve ser sacudida para que não se formem vazios no solo.
- Depois que a terra bater um pouco com os dedos, regue a flor e coloque-a na sombra por 2-3 dias.
Reprodução
O produtor pode escolher o método de propagação mais conveniente para ele: semente ou vegetativo.
Rosetas
O arbusto, em desenvolvimento, acumula muitos brotos laterais com encaixes. A seção de saída matará dois coelhos com uma cajadada: manterá a forma do arbusto e fornecerá material para propagação. O procedimento pode ser realizado em qualquer época do ano, exceto no período de descanso.
A sequência de ações:
- Com um instrumento afiado, a tomada é cuidadosamente separada da bucha mãe.
- Grandes divisões com raízes desenvolvidas são plantadas imediatamente no solo.
- Pequenas cavidades crescem até a formação de raízes em um recipiente de água.
- A água é trocada a cada 3 dias.
Dividindo o mato
Durante o transplante de primavera, um arbusto grande e alto pode ser dividido e obter outra planta completa. Faça assim:
- Extraído do casquilho, inspecione e remova as peças abaixo do padrão.
- Dependendo do tamanho do arbusto, eles são divididos em várias partes.
- Cada divisão deve ter no mínimo 3 folhas fortes.
- Mudas de raiz no chão.
- Eles são mantidos à sombra por vários dias.
- O primeiro fertilizante não antes do que depois de 3 semanas.
Sementes
Produtores experientes usam principalmente o método de propagação de sementes, pois consome tempo e nem sempre é 100% bem-sucedido. Execute o procedimento na primavera. Para aumentar a germinação, as sementes são embebidas por um dia em uma solução de "Stimovit" 25 ml / 250 ml de água. Uma mistura de turfa e areia em partes iguais, desinfetada, será um substrato adequado para a semeadura.
Tecnologia de semeadura:
- As sementes não são enterradas, mas são pressionadas no solo umedecido com os dedos.
- A caixa de sementeira é coberta com vidro e colocada em condições de temperatura + 22 ... + 25 ° C, em local iluminado. Os raios diretos do sol são excluídos.
- Umedeça regularmente o solo com um pulverizador.
- Os primeiros brotos aparecem após cerca de 30 a 45 dias.
- Após sua aparência, o vidro é removido do recipiente primeiro por 10 minutos, com um aumento gradual no tempo.
- Na presença do primeiro par de folhas fortes, as mudas são transplantadas para recipientes separados.
- Cuidados adicionais como uma planta adulta.
Sintomas de cuidados inadequados
Se foram cometidos erros no cuidado com a planta, a própria flor dará sinais sobre isso alterando a aparência:
- manchas amarelas ou marrons na ponta da folha - precisam de alimentação;
- o arbusto perde o contraste de cores - falta de luz;
- não há floração, o crescimento da folhagem diminuiu - as raízes estão apertadas na panela, é necessário um transplante;
- folhagem torce as bordas com um barco, se desfaz - o ar está seco, pode haver falta de água.
Controle de Pragas e Doenças
O clorofito tem forte imunidade e raramente fica doente, mas com erros no atendimento, ocorrem doenças e ataques de pragas.
Métodos de luta:
- Podridão da raiz - devido ao excesso de solo, as raízes apodrecem, manchas pretas aparecem na folhagem. Um tratamento em grande escala consiste em extrair a flor da panela, remover todas as partes apodrecidas e tratar a raiz com uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Após o procedimento, é realizado um transplante em solo novo.
- Ácaro, pulgão - os insetos sugam sucos das partes verdes do chlorophytum. Na luta contra eles, o medicamento Agravertin é eficaz, uma solução aquosa para pulverização é preparada proporcionalmente a partir de um carrapato 2 ml / 2 l, de pulgões 6 ml / 1 l.
- Mealybug - mordendo pragas sugadoras. O parasita é lavado das folhas com uma solução com sabão sob um banho quente. Com um grande número de vermes, pulverizando com Actellik, são usados 2 ml / 1 l.