Yucca é uma pequena árvore interna em forma de palmeira, caracterizada pela alta despretensão de cuidar. No entanto, não importa como os cultivadores tentem, ninguém está a salvo dos erros de seu cultivo; portanto, é melhor determinar antecipadamente as possíveis causas de amarelecimento e secagem para salvar a planta. Então, por que as folhas ficam amarelas e como lidar com isso - continue lendo.
Cuidados ou condições inadequadas
Uma proporção significativa de problemas com plantas de interior deve-se a uma violação dos requisitos para cuidar deles. Yucca não é exceção a esta regra, portanto, antes de prosseguir para ações específicas, avalie as seguintes causas possíveis.
Você sabe Às vezes, uma mandioca é chamada de denim, porque suas fibras ainda são usadas na indústria têxtil, inclusive na criação de jeans (de acordo com dados históricos, as primeiras calças foram costuradas com as fibras dessa árvore).
Rega inadequada ou pesada
A árvore em forma de palma mencionada acima tem a capacidade de acumular umidade no tronco, facilitando o transbordamento da planta. Em média, a mandioca é regada 1-2 vezes por semana, e com menos frequência no inverno (o solo na panela deve secar cerca de metade do seu volume). O fluido de irrigação deve estar à temperatura ambiente e, para não cometer nenhum erro, deixe-o por vários dias em um recipiente aberto. Com um forte transbordamento, você terá que tirar a planta da panela e, depois de remover as raízes podres, transplantá-la para outro recipiente. No entanto, você não deve ter grandes esperanças quanto às propriedades do tronco da mandioca, porque a secagem para o sistema radicular não é menos perigosa do que o excesso de umidade e também pode levar ao amarelecimento das folhas.
Pouca luz ou luz solar direta
A falta ou, inversamente, uma superabundância da luz solar é outra causa comum de amarelecimento das folhas de palmeira de folhas falsas. Para garantir processos normais de fotossíntese em condições de luz natural limitada, é necessário instalar fontes poderosas de luz dispersa na sala, o que garantirá a duração do horário de verão em pelo menos 10 horas. Se a planta recebeu queimaduras devido a radiação direta muito brilhante, mova-a para um local mais sombreado e após uma semana avalie o resultado das alterações.
Ar seco
Esse problema geralmente aparece na estação fria, quando aparelhos de aquecimento são ligados na sala. A mandioca prefere um pouco mais de umidade do ar, por isso é aconselhável colocá-la longe de baterias ou aparelhos elétricos. Perto da panela, você pode colocar um recipiente aberto com água e pulverizar periodicamente as folhas do frasco de spray.
Isso também se aplica a casos de cultivo de palmeiras falsas em varandas fechadas no verão. Na estação quente (especialmente ao cultivar mandioca na varanda), é aconselhável pulverizar as folhas apenas durante o dia, para que, quando a temperatura da noite cair, elas secem completamente. Caso contrário, o desenvolvimento de podridão ou outras doenças causadas por alta umidade não pode ser descartado.
Importante! Nem sempre o amarelecimento e a queda das folhas do falso palpma indicam um problema. Muitas vezes, esse é um processo completamente natural, é claro, se apenas as folhas inferiores caírem e as superiores não mudarem de estado e parecerem completamente saudáveis.
Temperatura inadequada
Os valores ideais de temperatura para a árvore serão + 20 ... + 25 ° C no verão e não inferiores a + 8 ... + 10 ° C na estação fria. O amarelecimento das folhas, neste caso, está associado a uma transição acentuada do calor para o frio; portanto, para evitar esses problemas, basta moderar as flutuações de temperatura durante o período de entressafra.É possível uma diminuição gradual da temperatura na sala com a planta nos primeiros meses de outono, para a qual o pote é retirado primeiro para uma sala mais fria e depois completamente colocado na varanda. No entanto, em temperaturas muito baixas, as folhas de mandioca podem enrolar e suas bordas geralmente ficam marrons. Em algumas situações, eles não apenas ficam amarelos, mas também caem; portanto, qualquer alteração deve ser considerada: tanto na direção do abaixamento quanto na direção do aumento da temperatura.
Rascunhos
A cor amarela escura de toda a placa da folha ou apenas suas pontas às vezes indica exposição a correntes de ar, principalmente na estação fria. Com o advento do outono, tente não deixar a panela de mandioca na varanda aberta, especialmente à noite ou à noite.
Falta de minerais
Durante o crescimento intensivo, a mandioca é alimentada todos os meses, introduzindo no mineral do solo (por exemplo, "Master" ou "Biopon") e compostos nutricionais orgânicos. A solução de trabalho preparada é derramada na pistola de pulverização e as partes internas das folhas são pulverizadas com ela, tentando processar a maior área possível. Se isso não for feito, o consumo de nutrientes da planta será muito alto, o que geralmente é expresso no mesmo amarelecimento ou secagem de partes individuais da palma falsa.
Pragas
A mudança na aparência da planta pode ser explicada pela atividade de pragas. Entre eles, o mais perigoso para a mandioca será um ácaro, tripes e insetos, cada um dos quais pode provocar amarelecimento e torção das folhas. Para corrigir rapidamente o problema e proteger a planta da morte, é importante conhecer os primeiros sinais de invasão de insetos.
Ácaro aranha
Um fator favorável para a rápida multiplicação dos ácaros é o aumento da temperatura e a redução da umidade do ar. A praga chega à mandioca de outras plantas, e você pode notar pelos grãos leves característicos na parte inferior das placas das folhas. Se o inseto vive na mandioca há muito tempo, não é excluída a aparência de uma fina teia de prata, que trança não apenas as folhas, mas também o local de fixação da folha. Com o tempo, as folhas afetadas perdem a cor usual e ficam cobertas com manchas amarelas sem forma.Dos remédios populares, as cascas de alho, tabaco e cebola ajudarão na luta contra a praga, da qual é necessário ralar a superfície do prato da folha. Para processamento adicional, você pode usar uma solução de sabão e, em casos difíceis, também pode pulverizar uma mandioca com uma das composições inseticidas populares: por exemplo, Vertimecom ou Fitoverm. O processamento com o uso é realizado pelo menos três vezes, com um intervalo de 10 dias.
Importante! Ácaro é perigoso duplamente, porque ele não apenas aspira todos os sucos da planta, mas também pode ser portador de podridão cinzenta e outras doenças de flores, que se tornam visíveis logo depois que ele fica com mandioca.
Tripes
O tripes é uma das pragas mais comuns, não apenas de plantas ornamentais, mas também agrícolas. O motivo de sua aparência são as novas plantas infectadas em casa, e a reprodução de insetos é facilitada pelo ar seco e pela umidade reduzida na sala. Você pode notar um novo residente pelo padrão prateado característico na superfície das folhas, que consiste em traços caóticos.Essa praga suga rapidamente o suco das células da planta, e as fêmeas também roem as folhas das passagens internas, que são as listras prateadas. A uma temperatura de + 16 ... + 25 ° C, os insetos se reproduzem muito rapidamente, dobrando seu número a cada 4-6 dias. Livrar-se de tripes não é fácil, mas é possível. Nos estágios iniciais do dano da mandioca, suas folhas podem ser tratadas com uma solução de sabão em pó e deixadas com um saco plástico para deixá-lo por 2-3 horas.
Em alguns casos, o tratamento com óleos minerais (uma solução de 1 litro de água e algumas gotas de querosene ou óleo de máquina) pode ajudar, mas será mais confiável pulverizar a mandioca com produtos químicos especiais: por exemplo, "Actaroy", "Iskra", "Mospilan" ou "Agravertin". Alguns desses compostos podem ser utilizados não apenas para a pulverização, mas também para a rega sob a raiz, graças à qual é possível livrar-se dos insetos, tanto na planta quanto no solo.
Você sabe Yucca é recomendado para pessoas com pressão arterial crônica e problemas respiratórios.
Escudo
Se as folhas da mandioca ficarem amarelas (não importa a parte inferior ou superior), e o caule desacelera seu crescimento, pode-se suspeitar da atividade dos insetos. Não é difícil detectá-los, porque eles já são visíveis durante uma inspeção visual da planta: eles são apresentados na forma de pequenos tubérculos arredondados de cor marrom, verde ou amarelo. Geralmente, os insetos se prendem a áreas ao longo das veias das lâminas foliares, mas podem se acumular nos seios da folha.
A principal razão para sua aparência é uma violação das defesas naturais da planta, que geralmente está associada a um excesso de nitrogênio no solo ou a uma mudança nas condições de cultivo da mandioca: por exemplo, uma diminuição na intensidade da luz ou um aumento na secura do ar. Na fase inicial da reprodução das pragas, as folhas de mandioca são cobertas com um segredo pegajoso, que também é um dos sintomas mais característicos da presença de um problema.Na luta contra isso, alguns compostos inseticidas nem sempre trazem um resultado positivo; portanto, às vezes é necessário tratar adicionalmente as folhas com uma solução de sabão em pó. Para remover as proteções, eles costumam usar um cotonete umedecido com inseticida (por exemplo, Actellike ou Bankola), com o qual são simplesmente limpos da superfície.
Amarelecimento, ou especialmente torção de folhas de mandioca, não pode ser ignorado. Quase qualquer um dos motivos listados pode arruinar a palmeira falsa; portanto, quanto mais cedo você tomar as medidas apropriadas para resolver o problema, mais chances de lidar com ele.