O cogumelo açafrão borovy pode agradar os catadores com sabor aromático e carne refinada. Além disso, é uma fonte valiosa de vitaminas, oligoelementos e todos os tipos de substâncias biologicamente ativas importantes para a saúde humana. Este artigo fornece uma descrição detalhada das principais características deste fungo, uma foto, bem como seus benefícios e possíveis danos.
Descrição do cogumelo
O cogumelo açafrão borovy pertence aos representantes da família Russula (Russulaceae), o gênero Mlechnik (Lactarius) Estes são fungos lamelares típicos do tipo micorrízico; criam fortes ligações simbióticas com plantas superiores, alimentando-se das secreções do sistema radicular. Ao mesmo tempo, a espécie é uma das mais populares entre os representantes do gênero, facilitada por excelentes características de sabor e uma aparência marcante.
Como é isso?
A camelina média é uma forma de fruto de tamanho médio, com um diâmetro de 5-18 cm. A tampa da espécie é redonda, nos cogumelos jovens é levemente convexa, mas adquire uma forma de funil à medida que cresce e se desenvolve. Ao mesmo tempo, as bordas são enroladas e um pequeno tubérculo pode se formar no centro. A superfície do chapéu é lisa, brilhante, com alta umidade, a pele é coberta com um revestimento pegajoso.
Você sabe Os eslavos antigos chamavam o leite de açafrão de "pesador", esse nome é popularmente usado hoje em dia e, de acordo com uma teoria, significa "crescer em uma pilha" (alturas, montões). Hoje, no entanto, um grupo separado de cogumelos é chamado de pão.
O himenóforo é do tipo placa, as placas são densamente dispostas, começam na borda da tampa e depois passam lentamente para a perna. Com danos mecânicos, o himenóforo muda de cor para verde. A perna do fungo é pequena, com até 7 cm de altura e um diâmetro não superior a 4 cm, do tipo cilíndrico-cônico (afunilando na região do micélio). Sua superfície é coberta com pequenas covas.
As coberturas externas do corpo de frutificação são laranja-marrom ou amarelo-laranja brilhantes, a perna é colorida para coincidir com a posição ou pode ser um pouco mais clara. No corte, a polpa é branca ou levemente cremosa; no entanto, após danos aos tecidos, a tonalidade muda para verde claro. Os tecidos são elásticos, moderadamente suculentos, quando prensados, produzem suco de laranja, característico dos Mlecniks, caracterizado por um leve aroma frutado. Em contato com o ar livre, o suco gradualmente fica verde.
Onde está crescendo
Este cogumelo cresce em climas temperados em todos os lugares. Florestas coníferas e mistas são seu habitat natural. Na maioria das vezes, pode ser encontrado em florestas de pinheiros ou abetos, na espessura de musgo ou grama. Ocorre em grupos de até uma dúzia de corpos frutíferos; espécimes solitários raramente crescem. A temporada de coleta de cogumelos com açafrão dura de julho a outubro, enquanto o cogumelo aparece em grande escala durante a segunda quinzena de julho - o final de agosto.
Comestível ou não
A espécie pertence aos representantes comestíveis da família Russula. Por sabor e nutrição, pertence à primeira categoria de cogumelos. Isso inclui variedades que se distinguem por um sabor, aroma e substâncias particularmente ricos, valiosos para o corpo. Devido a isso, a camelina é frequentemente incluída na lista de produtos valiosos importantes para compras estatais (na Rússia).
Variedades e duplas
Os catadores de cogumelos conhecem várias variedades de cogumelos com leite ao mesmo tempo, cada um deles é comestível e, ao mesmo tempo, se distingue pelo aumento das propriedades nutricionais.
Estas são formas de camelina, como:
- pinho - pode crescer apenas em florestas de coníferas ou mistas; difere em uma cobertura bastante grande (pelo menos 10 cm de diâmetro). Você pode determiná-lo pela cor vermelho-laranja brilhante e rica, que cobre todo o corpo de frutificação. Sua polpa é especialmente densa e aromática, o que permite criar pratos enlatados quase perfeitos;
- abeto - desenvolver-se exclusivamente na zona basal do abeto, formando uma micorriza com uma árvore. A cor deste formulário é em tons de laranja claro, todos os tipos de anéis e manchas de um tom mais escuro aparecem em cima da cor principal. À medida que amadurece, a cor do corpo frutífero muda para verde escuro. Também uma característica da espécie é a secreção abundante de suco de cor vermelho-alaranjado saturada;
- vermelho - vive em florestas de pinheiros ou abetos coníferos. A aparência difere de um pequeno corpo frutífero com uma tampa de até 10 cm de diâmetro. Sua cor é diferenciada por tons vermelho-rosa, que geralmente podem ser diluídos com tons de laranja. Ao mesmo tempo, o suco do fungo fica vermelho saturado; quando entra em contato com o ar, escurece acentuadamente;
- vermelho leitoso - este cogumelo cresce em média até 5–9 cm de diâmetro, é caracterizado por uma tampa plana com um pequeno recuo no centro. A casca do corpo da fruta é em tons de laranja, mas na borda da tampa, o tom fica rosa. Ao mesmo tempo, em um cogumelo maduro, no centro da tampa, a tonalidade laranja muda para esverdeado. O suco leitoso desta camelina é brilhante, laranja, em contato com o ar adquire tons de verde.
Entre todos os tipos de diversidade de fungos na natureza, existem os chamados cogumelos gêmeos. Estes incluem grupos relacionados de fungos, caracterizados por uma estrutura morfológica semelhante, para que possam parecer uma mama real.
Importante! Cogumelos falsos açafrão não são venenosos, são cogumelos comestíveis condicionais que podem ser usados em alimentos após cozimento prolongado. No entanto, para evitar intoxicação alimentar, eles definitivamente devem ser descartados.
São vários representantes da família Russula e, em particular:
Crescendo
As espécies podem ser chamadas de um dos organismos mais exigentes em termos de habitat, e é por isso que seu cultivo traz muitos problemas. No entanto, ainda é possível cultivar um açafrão doméstico real, sem qualidade inferior à floresta. Antes de tudo, ele precisará criar condições o mais próximo possível do habitat natural.
Para fazer isso, o local deve ter matagais de pinheiro ou abeto, além de condições climáticas e do solo apropriadas. Estes incluem iluminação moderada, bem como um substrato úmido e nutritivo, rico em lixo de pinus decíduo. Em solos áridos, ácidos e pantanosos, o cogumelo não cresce, isso deve ser levado em consideração.
Para plantar, use as tampas dos corpos de frutas mais antigos e maiores. Eles devem ser esmagados no tamanho mínimo e depois espalhados pela área designada. Em seguida, as camas devem ser cobertas com uma camada solta de solo úmido e despeje com água morna. Sujeitos a umidade moderada na área e cobertura periódica com água açucarada (100 g de açúcar / 10 l), os esporos germinam, formando um micélio. A primeira safra poderá chegar em cerca de um ano, mas a produtividade ideal de plantio será observada apenas a partir da 2ª a 3ª temporada.
Benefícios do cogumelo
Este cogumelo pode ser chamado de uma das fontes mais valiosas de todos os tipos de substâncias úteis. Contém um aumento da concentração de vitaminas importantes para a saúde e metabolismo (tiamina, riboflavina, ácido ascórbico), além de oligoelementos como ferum, cálcio, fósforo e potássio.
Como você sabe, um tom de camelina laranja brilhante é uma consequência do aumento do conteúdo de caroteno. Esta substância pertence aos antioxidantes naturais, portanto, o uso regular do fungo permite aumentar a imunidade, proteger contra a aterosclerose e também aumentar a função geral de barreira do corpo.
Tem um cogumelo e propriedades antibióticas. Devido à presença de lactarioviolina, sua inclusão na dieta ajuda a suprimir todo um complexo de todos os tipos de microorganismos patogênicos. Isso contribui para o tratamento natural de infecções transmitidas por alimentos e até torna possível superar a tuberculose. Não se esqueça do alto valor nutricional da camelina. Contém uma quantidade recorde de proteínas facilmente digeríveis, cujo valor biológico e nutricional não é inferior à carne.
Você sabe Os cogumelos apareceram no planeta cerca de 400 milhões de anos atrás (antes dos dinossauros) e são considerados uma das formas mais antigas de vida.
Aplicação de Culinária
Ruivas provaram ser o principal ingrediente em muitos pratos. Este cogumelo é ideal para preparar todos os tipos de pratos cozidos, fritos e cozidos. Além disso, um excelente toque de inverno pode ser preparado, enquanto os métodos de preservação a quente e a frio podem ser usados. Muitas vezes, o leite de açafrão também é usado para preparar todos os tipos de tarugos congelados ou secos.
Uso médico
Na medicina tradicional, os cogumelos açafrão são a principal matéria-prima para a preparação de vários agentes antibióticos à base de lactarioviolina. Tais drogas são usadas em terapia complexa para o tratamento da tuberculose. Na medicina popular, todos os tipos de infusões e outros extratos do fungo são usados para tratar uma variedade de patologias do sistema respiratório, infecções comuns, resfriados e dores nos membros e articulações.
Além disso, com sua ajuda, todos os tipos de distúrbios metabólicos são eliminados, bem como usados como medicamento e profilático contra o câncer.
Perigo de cogumelo
Por todos os seus benefícios para o corpo, um cogumelo pode ser perigoso para os seres humanos. Vários produtos de cogumelos podem ter um efeito negativo na saúde durante o período de recuperação após a remoção da vesícula biliar, com colecistite e pancreatite. Também é proibido o uso de cogumelos açafrão em caso de exacerbação de doenças renais crônicas, caso contrário, existe uma alta probabilidade de agravamento do estado geral de saúde. Além disso, qualquer tipo de cogumelo não é recomendado para crianças menores de 12 anos, nem para idosos.
Os cogumelos enlatados são proibidos para as mulheres durante a lactação, pois isso é repleto de distúrbios digestivos. Apenas pequenas porções do produto preparadas por cozimento ou ensopado são permitidas.
O gengibre é um dos cogumelos mais comuns e valiosos de latitudes temperadas. É rico em proteínas altamente nutritivas e facilmente digeríveis, além de um complexo de todos os tipos de vitaminas, minerais e outras substâncias biologicamente ativas. Apesar de ser extravagante quanto às condições de vida, o cogumelo pode ser cultivado em seu próprio jardim, no entanto, para isso, será necessário criar condições o mais próximo possível da floresta de coníferas.