Uma mulher em uma posição prefere comer apenas alimentos saudáveis e naturais para não prejudicar a si mesma ou ao bebê por nascer. Se a futura mãe adora cogumelos, está preocupada com a questão de saber se é possível comer chanterelles durante a gravidez.
Propriedades úteis
Para mulheres grávidas, os cogumelos chanterelle são considerados muito benéficos. Primeiro de tudo, eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo a probabilidade de contrair um resfriado ou outras infecções virais. Essa propriedade é especialmente relevante para as mulheres no início da gravidez, quando há uma grande chance de aborto.
Você sabe A Letônia é considerada líder na exportação de cantarelos. Em 2013, foram vendidos aqui mais de 70 mil kg de frutas e a receita total alcançou 300 mil euros.
Chanterelles contêm uma grande quantidade de proteína. Seu desempenho é muito maior, mesmo em comparação com a carne. Além disso, o produto é rico em carboidratos e minerais: iodo, zinco, cálcio e fósforo. Todos os elementos químicos contribuem para a normalização do corpo como um todo. O iodo suporta a glândula tireóide, melhorando assim a função reprodutiva das mulheres. Com a falta de fósforo, a fadiga crônica se desenvolve e ocorre uma rápida perda de peso. Além disso, esse elemento afeta positivamente o desenvolvimento do feto.
O zinco ajuda a prevenir o parto prematuro e o cálcio está envolvido na formação de ossos e dentes. Muitas mulheres expressam sua insatisfação com a condição das unhas, pele e cabelos durante a gravidez. O uso de cogumelos chanterelle irá corrigir sensações desagradáveis. As unhas ficam mais fortes, os cabelos brilhantes e bem arrumados e a pele limpa de acne e erupções cutâneas. Como nas fases inicial e tardia da gravidez, muitas mulheres sofrem de pigmentação facial, o uso de frutas com cogumelos ajudará a se livrar desse problema.
- Os benefícios dos cogumelos chanterelle são observados em todas as fases da gravidez:
- durante o primeiro trimestre, o corpo da criança é formado, portanto, precisa de uma grande quantidade de proteína;
- no segundo, os cogumelos saturam o corpo da mulher e do feto com todas as vitaminas e minerais necessários;
- no terceiro trimestre, a criança precisa de cálcio e vitamina D.
Importante! Chanterelles também ajudam a combater a fadiga e varizes.
Regras de cobrança
Se você fizer uma "caçada silenciosa" ou for a uma loja de cogumelos, precisará conhecer algumas regras básicas para coletar e comprar:
- Não pegue frutas que cresçam perto de estradas, rodovias ou plantas. Eles acumulam em si mesmos metais pesados e substâncias nocivas contidas no solo.
- Escolha frutas com pernas e chapéus elásticos.
- Dê preferência a cantarelos de tamanho médio, pois seu sabor é mais saturado.
- Escolha frutas que tenham um agradável aroma a cogumelos. Se o cheiro é forte, eles já se deterioraram.
- Inspecione cuidadosamente as pernas e as tampas quanto a vermes.
- Escolha apenas as frutas que tenham uma tonalidade uniforme (sem manchas e podridão).
Restrições à Maternidade
Durante a gravidez, você precisa usar chanterelles corretamente, não excedendo a norma diária. Dentro de 24 horas, é permitido comer não mais que 200 g de cogumelos, para não prejudicar o corpo. Também é necessário comer chanterelles não mais que 2 vezes por semana. Isso permitirá ao corpo digerir a porção anterior.
Importante! As mulheres grávidas são proibidas de usar chanterelles em conserva ou salgados. Quantidades excessivas de sal causarão edema.
Regras de cozinha
Para cozinhar, apenas frutas frescas e cuidadosamente selecionadas devem ser usadas. Em casos raros, chanterelles congelados podem ser usados.
A correção da preparação é a seguinte:
- Lave os cogumelos em água corrente.
- Mergulhe-os em água limpa e deixe por várias horas. Isso removerá todas as substâncias negativas acumuladas no corpo de frutificação.
- Limpe a sujeira e as manchas.
- Cortar em pedaços pequenos e incendiar.
- Cozinhe por 2-3 horas.
- Durante o cozimento, a água deve ser trocada várias vezes.
- Coe e seque.
Depois de concluídas todas as etapas preparatórias, você pode usar cogumelos para preparar saladas e sopas.
Receitas comuns
As chanterelles da floresta são caracterizadas por um rico aroma e sabor, portanto, no processo de fritura, todas as suas propriedades apenas aumentam. Para cozinhar cogumelos fritos, você precisará de 500 g de chanterelles, 1 cebola média, 1 dente de alho, ervas (a gosto) e óleo vegetal.
Procedimento de cozimento passo a passo:
- Descasque e lave os cogumelos.
- Corte em pedaços pequenos.
- Ferva em água limpa por 20 minutos.
- Corte as cebolas em cubos pequenos e frite na manteiga até dourar.
- Adicione os cogumelos à panela. Frite todos os ingredientes juntos por mais 30 minutos.
- Polvilhe com ervas e temperos ao seu gosto.
Muitas vezes, a sopa é feita a partir de cantarelos. Para fazer isso, você precisa de 300 g de ossos de galinha (para caldo), 300 g de cogumelos, cebola, cenoura, batata, sal e pimenta (a gosto).
O processo de cozimento é o seguinte:
- Ferva os ossos de frango (se desejado, pode ser substituído por carne). Deve fazer um caldo rico. Retire a espuma durante o cozimento.
- Enquanto a carne estiver cozida, prepare os cogumelos. Eles precisam ser limpos de sujeira e lavados. Depois disso, despeje água fervente e deixe por 20 minutos. Após o tempo especificado, enxágue-os em água corrente.
- Descasque e pique as batatas.
- Cebola e cenoura são picadas e fritas em óleo vegetal. Adicione a mistura à sopa.
- Cogumelos são adicionados por último.
- Cozinhe a sopa por mais 10 minutos, após o que se torna utilizável.
Contra-indicações e possíveis danos
- Contra-indicações para usar incluem:
- toxicose grave;
- alergias ou intolerâncias individuais;
- doenças hepáticas e renais;
- problemas com o sistema cardiovascular (trombose, dor frequente no coração, etc.);
- gota.
Se seu corpo não digere bem os cogumelos ou você excedeu as normas recomendadas, seu estado de saúde é violado.
- Os danos causados pelas cantarelas podem se manifestar nos seguintes sintomas:
- diarréia, náusea e vômito;
- tonturas e alucinações;
- cãibras
- parto prematuro;
- a pele fica pálida.
Se você notar esses sintomas, precisará lavar o estômago com urgência. Primeiro, beba 5-7 copos de água morna para provocar vômitos. Depois disso, tome 10 comprimidos de carvão ativado e chame um médico.
Então, agora você sabe como e em que quantidades as chanterelles podem ser usadas durante a gravidez. Para não prejudicar sua saúde, a mulher deve seguir rigorosamente as normas diárias. É melhor consultar seu médico antes de introduzir este produto em sua dieta.