A beleza das majestosas flechas de flores do tipo de flor proporcionou a esta planta incrível grande interesse dos criadores e o amor inesgotável dos jardineiros. No mundo, existem cerca de 5 mil de suas variedades mais brilhantes, e o número está aumentando a cada ano. Algumas variedades estão saindo, mas a sofisticação nova mas elegante da Praga específica da espécie já aparece há uma década, pois ocupa um lugar de honra nas coleções de jardineiros e amadores experientes.
Descrição da classe botânica
Registrado no catálogo do Variety Register de Moscou e do St. Petersburg Club de cultivadores de gladíolos com o código 475, o gladíolo Praga, que floresceu por 75 a 79 dias, de julho a setembro, foi apresentado ao mundialmente famoso criador russo V.P. Fotin em 2011 ., e até hoje continua sendo um dos mais procurados entre os entusiastas da seleção e entre os fãs de belos canteiros de flores.
A cor exótica está no gradiente de lilás claro a lilás framboesa, que é mais pronunciado nas bordas das pétalas. Lá adquire uma tonalidade rosa saturada com verduras.
Toques de lilás são visíveis na garganta da flor, suas pétalas internas são lilás-de-rosa e as bordas largas refletem tonalidades verde-esverdeadas claras com manchas cinza-esverdeadas.
Praga se diferencia por densas inflorescências multicoloridas, com dobras grandes e onduladas pronunciadas e compridas volumosas, intercaladas por pequenas perto do final de uma pétala frágil. Um alívio pronunciado de pequenas dobras também é observado nas pétalas internas; suas bordas externas terminam em uma franja leve.
As folhas xifóides na raiz são densas, pintadas de cor verde intensa, crescem até cerca de 85 cm de comprimento, o caule é único, não quebra sob o peso da flecha.
Importante! Ao cultivar variedades híbridas, lembre-se de que as características de altura, quantidade, tamanho e dissolução simultânea de inflorescências no ouvido podem mudar com as mudanças nas condições de cultivo e no clima.
As características botânicas dadas da variedade de Praga são registradas no sistema de classificação geralmente aceito quando adicionadas ao registro:
- cifrar: 475;
- nome da variedade: Praga
- a classe: flores grandes (400);
- cor: rosa-lilás claro (70-78);
- período de floração: meio adiantado (RS);
- ano de introdução: 2011;
- originador: Fotin V.P.;
- registrado: Fotin V.V .;
- grau de ondulação: ondulado (G);
- o número de botões na inflorescência: 23 peças .;
- número de flores abertas simultaneamente: 8-9 pcs .;
- diâmetro da flor: 11,5 cm;
- altura da planta: 125-130 cm;
- comprimento do pico: 70 cm.
Deve-se notar que, nos catálogos em inglês e, como conseqüência, na variedade de lojas on-line e centros de jardinagem, muitas vezes é encontrada mais uma variedade de papelão ondulado da Holanda, sob o código 445, com o mesmo nome - Praga. Existem nomes comerciais para este produto - Floss Florium e Olympic Flame.
Cuidado: a ortografia em inglês parece diferente - Praha. Distingue-se pelo seu grupo de cores e algumas características varietais: flores não muito grandes com pétalas suculentas de rosa e salmão em tons de pêssego e um pescoço amarelo brilhante e uma borda verde, florescendo, tornam-se como uma borboleta. Portanto, esta espécie é atribuída ao grupo de gladíolos borboleta contrastados e não está relacionada à variedade popular de seleção russa do grupo de flores grandes. Informações sobre a origem do híbrido e seu originador ajudarão a evitar confusões.
Por que é chamado
De acordo com o testemunho do filho do criador, Fotin V.V, que há 20 anos continua a desenvolver com sucesso as realizações únicas de seu pai, eles dão nomes a novas variedades associativamente. Uma viagem com toda a família para a República Tcheca com impressões subsequentes inspirou esse nome. A flor recorda os raios quentes do sol poente contra a noite, lilás e, em alguns lugares, ainda girando o céu azul, que desliza pelos azulejos carmesins dos telhados de Praga com iluminação rica, piscando aqui e ali com o brilho verde e amarelo das janelas acesas..
A mesma mágica acontece quando você olha pela primeira vez em Praga: como a capital tcheca, que deu o nome a essa variedade, ela cativa e acena com uma aura misteriosa do incrível charme do pôr do sol no crepúsculo.
O uso de flores em paisagismo
Os floristas apreciam a graciosa Praga e costumam usá-la em composições de corte; essa variedade também é popular ao criar layouts de jardins por paisagistas.. Apesar dos requisitos crescentes para o tratamento de gladíolos, eles decoram admiravelmente canteiros de flores e cordas mistas.
Com os gladíolos, vale a pena mostrar moderação em quantidade e paleta para não saturar a paisagem. Não se apresse ao extremo: um único espécime parece miserável, enquanto um grande número transformará o jardim em uma plantação de flores.
Nos últimos tempos, a gladularia - canteiros de flores onde crescem exclusivamente os gladíolos - está se tornando moda.. Ao compilá-las, é necessário levar em consideração o momento da floração das diferentes variedades e uma combinação orgânica de cores. Combine variedades precoces, médias e tardias - isso ajudará a criar padrões completos a partir dessas flores auto-suficientes, agradáveis com cores brilhantes durante o verão. A disposição correta dos acentos das cores em uma moldura menos brilhante ajudará a evitar ressentimentos para criar uma composição harmoniosa.
Você sabe Nos países europeus, o buquê de gladíolos apresentado expressa um desejo de apoiar o destinatário em caso de mudanças radicais no destino e na tomada de decisões importantes.
Ao escolher satélites para gladíolo, considere a hora da floração para evitar vazios na primavera e no outono. Cuide da proporção entre a altura deles / delas - plantas subdimensionadas com folhagem exuberante cobrirão com sucesso o talo alto. Na primavera, podem ser jacintos, tulipas e narcisos. O início do verão será marcado pelo florescimento de peônias com pouca fragrância, lindas margaridas e íris cativantes. Os daylilies baixos cobrirão com sucesso o gladíolo com folhagem e flores únicas, que de meados do verão a setembro se revezarão revelando inflorescências chiques.
A quantidade ideal para criar um ponto de cor expressivo será de 10 a 15 arbustos. Ao escolher variedades, lembre-se de que várias variedades bicolor e tricolor plantadas nas proximidades podem parecer insípidas e se perder no cenário geral. Coloque-os separadamente um do outro, para que a beleza da combinação de tons seja totalmente revelada. Os híbridos com flores pequenas perdem para os de flores grandes, o que chamará toda a atenção para si.
O esquema de cores pode ser diferente, mas a transição de cores - suave. Evite dálias: a rivalidade de vizinhos proporcionais, brilhantes e florescentes ao mesmo tempo parece muito colorida, matando a beleza do fundo. No outono, hortênsias e crisântemos vão decorar o terreno. Do ponto de vista prático, é conveniente aproximar as plantas anuais - as raízes não machucam ao escavar bulbos no inverno.
O pano de fundo dos gladíolos deve ser uniforme em estrutura e cor; será composto de plantas perenes: arbustos de espíritos, bérberis ou árvores coníferas parecem uma tela orgânica e discreta para uma espetacular explosão de cores. Os espetos em primeiro plano cederão à textura macia do hospedeiro com tamanho mais elevado e variado. Zimbros e pedras texturizadas ao lado dele enfatizam a natureza selvagem da borda da mistura e desencadeiam o luxo real das flores no espeto. Ervas picantes, como sálvia, orégano, ruta, tabaco e espécies de flores pequenas, como flox, zínia, lavanda, snapdragon, complementam perfeitamente a composição.
Não é adequado para aterrar nas fronteiras de Praga, onde apenas as variedades de espeto de baixo crescimento ficam ótimas. É o grupo de meio-fio de gladíolos que é usado no design de caminhos ao longo dos gramados. Porém, ao planejar uma cerca (grama retangular) ou um local na entrada do local, essa variedade alta, plantada com uma faixa estreita, se torna indispensável. Você pode combinar tons, adicionar decoração, alternando o plantio com arbustos com folhagem brilhante e plantas de tamanho médio.
Você sabe A Idade Média foi distinguida por uma atitude reverente em relação à floricultura e à crueldade em destruir os jardins: esperava-se que um pilar sem vergonha ou mesmo expulsão da cidade destruísse o jardim de flores alienígena.
Qualquer que seja o local que você escolher para Praga, fica melhor na segunda ou terceira fila. Para melhorar o efeito, plante os bulbos firmemente, então essa variedade se tornará a principal ênfase no canteiro de flores. Vale a pena cuidar do suporte para um caule pesado e disfarçar-se com flores anuais atrofiadas ou trepadeira.
Plantio de flores
À primeira vista, plantar bulbos não causa problemas. Mas não negligencie o básico da tecnologia agrícola dos gladíolos, que são considerados cores exigentes em matéria de cultivo. Conhecer seus recursos o salvará de muitos problemas no futuro.
Profissionais do cultivo de gladíolos preferem usar para plantar grandes bulbos premium com um diâmetro de 14 cm ou mais. Tais espécimes criam raízes e germinam mais rapidamente, e as plantas se tornam mais fortes, mais altas, com um período de floração prolongado.
Vídeo: plantando gladíolos
Nem sempre uma lâmpada grande garante a floração luxuosa. O material de plantio deve ser jovem e não estar infectado por doenças fúngicas, virais e bacterianas.
A idade dos tubérculos é determinada por dois parâmetros principais: tamanho e altura do fundo. Com a idade, a rosquinha torna-se grande e o núcleo é plano. A partir de cópias antigas deste formulário, um buquê magnífico não funcionará. Porém, ao usar variantes híbridas de gladíolos, compare o tipo de cortiça com as mesmas qualidades - o material de plantio de diferentes variedades pode diferir significativamente.
Importante! Os tipos de flor desenvolvem-se melhor após antecessores, como dálias, calêndulas, zínias, ervilhas, feijões, alho e cebola. Evite plantar flores após ásteres, repolho e raízes.
Tempo de pouso
Duas semanas antes do desembarque proposto, em algum lugar no final de março, é necessário separar todo o material de plantio no inverno e realizar os preparativos necessários para o plantio, levando em consideração as datas:
- Remova todos os bulbos podres doentes e parcialmente manchados. Limpe cuidadosamente as lâmpadas adultas das escamas, tomando cuidado para não danificar os brotos de incubação.
- Um único tratamento com quaisquer estimulantes do crescimento e formação de raízes (Epin, Cornevin, Heteroauxin, Zircon, etc.) será benéfico. Mergulhe o material de plantio por 5 a 10 horas em uma solução preparada de acordo com as instruções e depois seque por cerca de um dia.
- Se você suspeitar de uma infecção por insetos, pulverize todo o volume com a preparação "Aktara" ou "Decis" de acordo com as instruções.
- Para acelerar o forçamento nas regiões norte, 1-2 semanas antes do plantio (a partir de meados de abril), coloque em uma camada todas as amostras saudáveis em um local quente (+ 30 ° C), leve, não muito úmido (até 60%). Quando for transferido para o chão, o comprimento da filmagem aumentará para 5 a 7 cm.
- Para se livrar completamente de possíveis fatores patogênicos, imediatamente antes do plantio, mergulhe os bulbos em uma solução de fungicida sistêmico por 1-2 horas. Os medicamentos adequados são "Maxim", "Fundazim" (50 g por 2 litros de água), "Fundazol" (10 g por 10 litros de água). Para os mesmos fins, você pode mergulhar em uma solução de permanganato de potássio (0,5%), para protegê-los de infecções no solo.
- Limpe as crianças antes do próprio processo de plantio.
- Após 9 horas de tratamento por imersão em uma solução de permanganato de potássio (0,5 g por 1 litro de água), os cormos podem ser transferidos diretamente para o poço sem secagem.
- Lâmpadas muito grandes cortam ao meio entre as saliências com brotos para rejuvenescimento e bom crescimento no futuro. Polvilhe os lados cortados com cinza de madeira, pó de canela seco ou carvão ativado triturado.
No final de abril e início de maio, o plantio pode ser realizado, garantindo que o solo seja aquecido a +8 ... + 10 ° C 10 cm de profundidade. A hora exata depende do clima e das condições climáticas da região: se você puder plantar na faixa do meio em abril, na Sibéria, por exemplo, é impraticável começar antes de 1 a 10 de maio.. Lembre-se de que o atraso na data de plantio é desfavorável para o desenvolvimento da planta: o solo pode perder umidade, o que atrasará o florescimento dos gladíolos.
Importante! A germinação dos tubérculos acelera após a imersão em qualquer estimulador de crescimento, enquanto a concentração deve ser metade da fraca da dos adultos.
Como plantar
Uma área aquecida com muito sol, falta de umidade do solo, bom acesso ao ar e proteção contra o vento é desenterrada antes do plantio de gladíolos.
Terra macia solta e conformidade com as condições de plantio são uma garantia do correto desenvolvimento das lâmpadas:
- Somente solo fértil é adequado para o plantio. Escolha a área em que o chernozem, o barro leve ou o arenoso estão presentes com uma acidez de 6-7 pH.
- A umidade excessiva no solo levará à morte do espeto: a topografia deve ser suave, uma ligeira inclinação de não mais de 5 ° em direção ao sul eliminará o excesso de água. Com uma posição elevada das águas subterrâneas e a localização dos canteiros de flores nas terras baixas, é necessária uma drenagem adicional para o escoamento.
- Para que a flor dure, plante um tipo de flor para que os raios diretos não caiam sobre ele à tarde. Nesse caso, a floração durará: as flores inferiores não desaparecerão tão rapidamente, enquanto as superiores florescerão gradualmente.
- Cavar uma fileira ou orifícios individuais com uma profundidade de 20 cm, adicione 1-2 cm de areia do rio ao fundo para proteger as raízes delicadas. O musgo pode substituir a areia no fundo do buraco, impedirá o desenvolvimento de podridão e economizará umidade no calor.
- Despeje um sulco ou um buraco de aterrissagem com uma solução de permanganato de potássio de cor framboesa escura.
- A distância entre plantas de grandes variedades deve ser de pelo menos 40 cm, entre linhas de 20 a 25 cm.
- Varie a localização do futuro arbusto em uma fileira de acordo com tarefas pessoais, facilidade de cuidados, dependendo da potência da variedade e do tamanho da lâmpada. É permitido plantar crianças mais densas. Variedades especialmente valiosas, oferecem os melhores locais para a reprodução acelerada.
- Coloque um diâmetro adulto de 3 cm ou mais no recesso, a três alturas, que será de aproximadamente 15 a 20 cm. As crianças precisam de menos profundidade, recortes de 5 a 10 cm serão suficientes para elas. Com um plantio pequeno, o caule cai; com um profundo, o gladíolo não libera cor.
- Cubra a cebola com uma camada de 2 cm de areia e cubra com terra.
- Para preservar a umidade, aplique mulch no local de pouso com palha, serragem, húmus antigo e agulhas.
Cuidados com as flores
A planta responde bem aos cuidados regulares e não requer procedimentos especiais.
Se você deseja que ela floresça totalmente a tempo, siga as recomendações de jardineiros experientes:
- Capinar e desapertar facilitará o acesso de oxigênio às raízes.
- A alimentação é realizada pelo menos 4 vezes por estação. No início da estação de crescimento, após o aparecimento da segunda folha, é adicionada matéria orgânica (15 l de estrume por 3 m²). Com o crescimento, fertilizantes nitrogenados são usados para alimentar a folhagem. Use uréia, nitrato de amônio (30 g por 1 m²). Fertilizantes de potássio e fósforo serão necessários duas vezes durante a brotação e a floração (40 g de superfosfato, 30-35 g de sulfato de potássio por 1 m²).
- O comprimento das raízes atinge 35 cm; portanto, uma vez por semana após o pôr do sol, regue as plantações com uma quantidade suficiente de água (15 l por 1 m²). No calor, a frequência da rega deve ser dobrada, após o que é imperativo afrouxar e cobrir a terra.
- Descarte e destrua regularmente os arbustos doentes diretamente do solo e trate o solo com uma solução de “Fundazol” (10 g por 10 l de água) ou permanganato de potássio (10 g por 10 l de água).
- A pulverização será necessária para controlar pragas e doenças que podem ser combinadas.Realize o tratamento exclusivamente após a rega em clima não quente (abaixo de + 30 ° C), sem raios diretos, com secura e clima calmo. Misture a solução de Fitosporina com os inseticidas Decis, Actellik e Fury.
- Quanto mais alto o espeto, mais ele precisa de apoio. Amarre os caules das flores no momento da formação dos brotos, para que a severidade das flores não quebre o caule.
- Nas regiões norte e nas encostas, você pode precisar de asas protetoras dos ventos que prejudicam o gladíolo. Uma parede sólida da cerca servirá como um obstáculo.
- Cavar gladíolos de meados de setembro, 35 a 45 dias após a floração. Por fim, retire os rebentos que cresceram do bebê.
- Após a escavação, é necessário limpar o solo e mergulhar os cormos por meia hora em uma solução de permanganato de potássio (10 g por 10 l de água), Fundazole ou Maxime, e mergulhe-o em uma solução Decisa (1 ampola por 5 l de água por 30-40 minutos) ) Seque por duas semanas a uma temperatura de + 25 ° C e as próximas 2 semanas à temperatura ambiente (+18 ... + 21 ° C), após as quais você pode colocá-lo para armazenamento no inverno.
- Armazene cormos a uma temperatura de +3 ... + 10 ° C, a prateleira inferior da geladeira servirá, uma adega seca.
- Não plante gladíolo no mesmo local por mais de duas estações consecutivas.
- Mudando o local de pouso, cuide de mudar a qualidade do solo. De luz chernozem desembarque adequado em barro de areia.
Você sabe Não há flores brancas como a neve, são incolores — sem pigmento colorido, refletem a luz do sol. Não há preto na cor — a cor aparente é realmente vermelho escuro ou roxo profundo.
A graça e o charme dos gladíolos nas mixbordas compostas corretamente são inegáveis, mas o charme de Praga dará ao canteiro uma aparência verdadeiramente única, complementando a impressão com um aroma fresco. Use-o para cortar a celebração ou como manifestação de amor - é difícil resistir a esse sinal de atenção.