Hortênsia Dentel de Gorron é distinguida por inúmeras flores bonitas que parecem benéficas em composição com outras plantas no jardim. Mas, para que essa variedade seja agradável com flores abundantes, o jardineiro deve cumprir as regras para plantar e cuidar dele. Sobre as características botânicas da flor, bem como sobre como cuidar dessa variedade de hortênsias, continue lendo.
Descrição da nota
Hortênsia de panícula Dentel de Gorron (Hydrangea paniculata dentelle de gorron) é cultivada em regiões com características climáticas moderadas. A planta é um arbusto que atinge 2,5 m de altura. A coroa tem uma forma esférica, aparência compacta.
As inflorescências são grandes, atingindo 35 cm de diâmetro. Mas, apesar de tais dimensões significativas, elas parecem fáceis e arejadas. A inflorescência consiste em muitas flores estéreis, pintadas no início da floração em branco com uma tonalidade verde e depois de adquirir um tom branco puro.
Eles atingem 2 cm de diâmetro, a primeira floração começa em meados de junho e a segunda em meados de agosto. As chapas atingem um comprimento de 12 a 15 cm e têm uma forma elíptica.
Você sabe A hortênsia é capaz de acumular alumínio em seus rebentos, que é absorvido do solo ácido. Por esse motivo, as flores de algumas plantas podem adquirir uma tonalidade azul.
Aplicação de desenho paisagístico
No projeto paisagístico, a hortênsia é usada em plantações únicas e em composições com outras flores e arbustos. Essa planta fica bonita perto de uma fonte ou em um jardim de pedra.
Pode ser plantada juntamente com flox, anêmona japonesa, hosta, zimbro, teixo e muitos outros. Arbustos de hortênsia também podem ser plantados na forma de sebes. Combinações de diferentes variedades que diferem em tons de flores ficarão especialmente bonitas.
Regras de desembarque
A hortênsia é uma planta extravagante, portanto, ao plantá-la, deve escolher e preparar cuidadosamente o local. Também é necessário prestar a devida atenção à escolha das mudas. O que procurar ao escolher um local para pousar, bem como as regras para a compra de material de plantio, continue lendo.
Escolhendo uma muda e um lugar para crescer
Você precisa comprar mudas de hortênsias em uma loja ou viveiro especializado. A planta deve estar saudável, a presença de secura e assaduras é inaceitável na superfície dos galhos.
Você não deve comprar material de plantio em que haja pelo menos três brotos bem desenvolvidos - esse arbusto ainda não amadureceu para transplantar em campo aberto.
A área para hortênsia deve ser bem iluminada ou semi-sombreada. O desembarque pode ser realizado perto de edifícios residenciais ou perto de árvores grandes.
Importante! Não plante hortênsias em locais com possíveis inundações - a estagnação da umidade pode desencadear o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Preparação do solo
Variedade de hortênsias Dentel de Gorron é cultivado preferencialmente em solos bem drenados com pH ácido. Prepare um site para o desembarque deve ser no outono. É limpo de detritos vegetais, depois são introduzidos no solo 5 kg de húmus, 10 kg de areia do rio e 10 kg de turfa por área de 1 m².
A escavação deve ser realizada de 30 a 40 cm de profundidade. No plantio da primavera, o substrato do solo ficará mais solto e permeável à umidade.
Etapas de pouso
O primeiro passo no patamar é cavar um buraco. A largura deve ser de 30 cm e a profundidade de 40 cm. O próximo passo será a colocação da base de drenagem no orifício. Para fazer isso, conchas ou pedras são derramadas no poço. A camada deve ter até 5 cm. Em seguida, prepare um substrato nutritivo e comece a plantar.
Instruções de desembarque:
- De misturados em quantidades iguais de areia, turfa e terra, um substrato é preparado. São adicionados 5 kg de húmus e 30 g de superfosfato.
- O substrato preparado é derramado com uma camada de 10 cm acima da drenagem e é formada uma pequena lâmina.
- Em seguida, plante cuidadosamente as mudas no buraco e distribua as raízes ao longo do aterro a partir do substrato.
- No topo do poço, eles enchem o solo e ram.
- Regue a planta com 5 litros de água e a cobertura morta com turfa.
Como cuidar de uma variedade
Apesar do capricho da planta, sujeito às regras de cuidados, você pode cultivar facilmente um arbusto saudável, que se deliciará anualmente com a sua floração. Para isso, é necessário observar o regime de rega e adubação.
Também um fator importante que influencia o desenvolvimento da planta é a poda e a preparação oportunas para o período de inverno. Com os devidos cuidados, a planta será protegida de maneira confiável contra doenças.
Rega e alimentação
A hortênsia é regada regularmente. Não se deve permitir que um pedaço de terra próximo ao tronco seque, portanto, durante chuvas fortes, vamos regar uma vez por mês. Nos meses mais secos, a rega deve ser mais frequente - toda semana.
Uma planta adulta precisará de 15 a 20 L de água. É necessário regar a planta, começando no degelo da primavera e terminando 2 semanas antes do início do outono.
A hortênsia era bonita e floresceu bem, é necessário executar 3 curativos:
- O primeiro é realizado durante o período de brotamento. Para uma planta, você precisará adicionar 20 l de uma solução preparada a partir de 20 g de uréia e 20 l de água.
- Em junho, a cobertura é feita com 20 g de superfosfato, que é dissolvido em 20 l de água. Esta solução é suficiente para um arbusto.
- No início de julho, é introduzido o curativo orgânico de 3 kg de verbasco diluído com 10 l de água. Esta solução é suficiente para uma planta.
Poda
Depois de plantar uma planta em campo aberto por 3 anos, apenas a poda sanitária é realizada. Envolve a remoção de galhos secos, danificados ou em crescimento inadequado. As inflorescências que desapareceram também são removidas: são cortadas na primavera ou no outono. Jardineiros experientes recomendam inflorescências de poda na primavera para proteger os brotos do congelamento no inverno.
A partir dos 4 anos de idade na primavera, é realizada a poda de todos os brotos. Eles são encurtados para o quarto rim. Tal manipulação contribuirá para a floração abundante. A partir dos 6 anos, é realizada a poda antienvelhecimento. Envolve a remoção de 1 a 3 brotações lignificadas. A fatia é feita na própria raiz.
A remoção de brotos deve ser feita apenas com ferramentas afiadas e higienizadas. Após o procedimento de poda, todas as seções dos brotos devem ser cobertas com variedades de jardins, o que facilitará a cicatrização rápida e evitará a penetração da infecção no local da ferida.
Importante! Ao realizar a poda antienvelhecimento, deve-se levar em consideração o fato de que o número de brotos removidos não deve exceder 1/4 da massa total.
Preparações de inverno
A preparação para o inverno é realizada a partir do primeiro de setembro. Os galhos da planta são isentos da camada inferior da folhagem. As folhas restantes são removidas 2 semanas antes do frio.
Em meados de outubro, é realizado um procedimento de cobertura morta. A turfa é usada como material, que é depositado em uma camada contínua a uma altura de 8 cm.Após a temperatura atingir 0 ° C, a planta é coberta com estopa ou lapnik.
Métodos de criação
Para não comprar mudas de hortênsias no viveiro, você pode propagar plantas já existentes no local. A maneira mais fácil e comum de obter novo material de plantio é dividir a mata e as mudas. Eles não são caros nem complicados; portanto, mesmo um jardineiro iniciante pode lidar com eles. Esses métodos de reprodução permitem obter novas mudas em um tempo bastante curto.
Estacas
Para propagação por estacas verdes, é necessário cortar galhos com 15 cm de comprimento em julho. Eles são cortados acima do rim superior e inferior e colocados em uma solução do medicamento "Kornevin" por 3 horas. Depois de plantado no local em um substrato especialmente preparado, composto por misturas em quantidades iguais de areia, turfa e solo.
Cada caule é enterrado no chão a uma profundidade de 2 cm e depois regado. Durante 2 semanas, os galhos são mantidos sob cobertura de garrafas plásticas ou filme plástico.
Após esse período, o abrigo é removido e tratado pela planta:
- regar uma vez por semana numa quantidade de 200 g por um talo;
- afrouxando o solo e amontoando galhos após cada irrigação.
Com o início do outono, as estacas formarão o sistema radicular. Durante o inverno, são cobertas com papelão ou estopa e, na primavera seguinte, são plantadas em um local permanente. Como material para propagação, você também pode fazer brotações lignificadas. Eles são cortados para que 3-4 botões permaneçam na alça. O corte inferior é feito obliquamente, o superior - junto. Durante 3 horas, os galhos são colocados em uma solução da droga "Kornevin".
Além disso, como no caso de estacas verdes, um substrato nutritivo é preparado e os ramos são plantados no solo. Eles são aprofundados 2-3 cm de profundidade e cobertos com polietileno. No período de outono, as estacas terão raízes, mas as plantas não estarão prontas para o transplante para um novo local; portanto, devem ser cobertas com estopa até a primavera.
Dividindo o mato
A reprodução dividindo o mato é realizada na primavera.
Para dividir a planta em partes, você deve:
- Corte os galhos com um comprimento de 4 gemas.
- Regue o chão perto do arbusto para amolecê-lo e desenterrar o arbusto. Este procedimento deve ser realizado com o máximo cuidado para não danificar o rizoma.
- Tendo arrancado um arbusto da terra, ele é dividido em várias partes. Em locais onde as raízes estão muito conectadas, elas podem ser cortadas cuidadosamente com uma faca afiada.
- Peças separadas estão assentadas em novos lugares.
Doenças e Pragas
Variedade Dentel de Gorron tem boa imunidade a doenças e pragas. Mas, se a estação estiver muito úmida ou seca, o arbusto pode ser afetado por doenças como a clorose e oídio.
Você sabe O nome japonês para hortênsia é "Adzisai", que significa "flor roxa ensolarada".
A clorose se desenvolve em clima seco e calmo. Provoca falta de ferro e umidade. A manifestação da doença é fácil de notar por sinais como descoloração das placas foliares e aparecimento de manchas marrons nelas. A doença leva a uma desaceleração do crescimento e murcha de brotos.
A luta contra a clorose envolve:
- Remoção de folhas e brotos danificados.
- Irrigação de uma planta com uma solução de 1% de sulfato de cobre (100 g por 10 l de água).
Oídio é uma infecção fúngica que se desenvolve rapidamente em condições quentes e úmidas. Aparece na forma de um revestimento branco na superfície das chapas. Com o tempo, as áreas infectadas da planta ficam pretas e morrem. A resistência do arbusto no inverno diminui, seu crescimento diminui.
Controle de oídio:
- Limpeza manual dos brotos infectados e sua queima.
- Pulverizar com uma solução a 1% de líquido Bordeaux (100 g por 10 litros de água).
- O uso da droga "Fundazole" (1,5 g por 1,5 litros de água).
A hortênsia Dentel de Gorron pode ser invadida por pulgões. Este inseto se instala em brotos, folhas, ovários de flores e suga o suco deles. A invasão de pulgões leva a uma desaceleração no crescimento das plantas e na murcha dos galhos.
Combate aos pulgões:
- Irrigação com uma solução de cinzas de sabão feita de 100 g de sabão, 200 g de cinza de madeira e 10 l de água.
- Limpeza oportuna da erva daninha no local.
- Remoção manual de brotos nos quais os insetos se estabeleceram.
Assim, a hortênsia Dentel de Gorron é um belo arbusto ornamental com flores grandes, para o qual é amplamente utilizado no paisagismo. Apesar do cuidado caprichoso, muitos jardineiros ficam felizes em plantar uma planta em áreas para decorar o jardim.