Um dos itens mais populares nas lojas de flores são as mini orquídeas - flores compactas incríveis com aparência incrível e flores exuberantes. Entre os representantes deste grupo, os amantes de plantas ornamentais prestam atenção especial à mini-phalaenopsis. A cultura é bastante caprichosa e exigente quanto às condições de detenção, mas, com o devido cuidado, pode agradar com muitas flores coloridas.
Descrição botânica da planta
Mini-phalaenopsis é um híbrido da família Orchid, cuja terra natal é considerada a República Popular da China e do Japão. As mini-flores se assemelham às orquídeas tradicionais na aparência, mas são menores - raramente crescem mais de 20 cm.A planta atrai a atenção com belas folhas bastante grandes, de 15 a 20 cm de tamanho, cuja cor pode variar de verde escuro ao mármore. O número de folhas no caule é limitado a 4-6 unidades, o que é suficiente para nutrir as flores.O sistema radicular da cultura é poderoso, forte, com processos radiculares bem desenvolvidos, cuja superfície é coberta com um tecido esponjoso e multicamada. A floração em phalaenopsis começa na primavera e continua, em condições confortáveis, até seis meses. Durante a floração, são formadas 4-6 flores de tamanho pequeno em um pedúnculo, semelhante a uma borboleta em forma. Sua cor, via de regra, é branca, com toques de rosa, lilás, amarelo ou creme. Nas flores há um "lábio" de uma cor marrom-alaranjada, característica de todos os tipos de orquídeas.
Você sabe O menor em tamanho é a orquídea Platystele jungermannioides, listada no Guinness Book of Records. Pode ser encontrada nas florestas tropicais do México e Costa Rica. O diâmetro de suas flores é de apenas 2,5 mm.
Características de atendimento imediatamente após a compra
Qualquer transporte é um verdadeiro estresse para uma mini orquídea; portanto, imediatamente após a compra, a planta precisa organizar uma quarentena, cuja duração é de várias semanas. Durante o período de adaptação, o vaso de flores deve ser colocado longe de outras plantas de interior. A melhor localização é um local sombreado e tranquilo, onde a luz solar direta não cai e onde não há correntes de ar.A principal tarefa do florista durante a quarentena é proporcionar à planta total paz e sossego. Mas você não deve esquecer as regras básicas de cuidados: a flor deve ser umedecida regularmente, folhas inspecionadas para possíveis parasitas. É melhor recusar a aplicação de fertilizantes durante esse período.
Após duas semanas de adaptação, a phalaenopsis deve se acostumar gradualmente à luz do sol, colocando a panela em um parapeito da janela bem iluminado por 2-3 horas. É extremamente indesejável transplantar uma flor para um novo recipiente durante a floração, pois o frágil sistema radicular pode ser danificado. Se houver necessidade de transplante, é recomendável aguardar até que desapareça.
Importante! A cultura da folhagem é muito sensível aos raios do sol e queima rapidamente, que aparecem na forma de manchas secas e amareladas na superfície da folha.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Para o bom desenvolvimento das orquídeas em miniatura, elas precisam organizar condições confortáveis e monitorar cuidadosamente a iluminação, a temperatura e a umidade.
Seleção de assento
Criar condições ideais de vida para uma mini orquídea começa com a escolha do lugar certo para ela. Phalaenopsis prefere se estabelecer em locais escuros com luz difusa e não agressiva. A planta refere-se negativamente à luz solar direta e também reage negativamente à presença de correntes de ar.O local mais ideal para a instalação de orquídeas são os peitoris das janelas no lado leste ou oeste do apartamento. Quando a flor está localizada no lado sul, ela precisa ser escurecida usando uma grade especial.
Temperatura e umidade
Um dos fatores importantes que afetam o desenvolvimento total de uma mini orquídea é a temperatura e a umidade internas. Os especialistas recomendam manter os indicadores de temperatura durante todo o ano na faixa de + 18 ... + 25 ° C, enquanto a diferença entre as temperaturas noturna e diurna não deve ser superior a +3 ... + 4 ° C. Deve-se notar que saltos acentuados de temperatura podem causar secreções pegajosas e transparentes, que muitas vezes são confundidas com sintomas de pragas, nas folhagens e flores da cultura.
Você sabe O primeiro phalaenopsis híbrido, obtido através do cruzamento de duas espécies desse gênero, foi criado pelo criador John Seden em 1875. Esta orquídea começou a florescer apenas em 1886.
No verão, é permitido um ligeiro aumento nos parâmetros de temperatura até + 30 ° C. No inverno, você precisa garantir que a temperatura não caia abaixo de + 15 ° C. Mini-phalaenopsis prefere se desenvolver em condições de umidade média de 40 a 50%. O aumento da umidade pode causar apodrecimento do sistema radicular e formação de manchas marrons escuras nas folhas.
Se o ar estiver muito seco, a flor começará a secar e a soltar as folhas. Para garantir o nível de umidade desejado, é recomendável colocar recipientes abertos com água perto da panela com uma orquídea ou instalar fontes artificiais decorativas, um aquário com peixes.
Cuidados adicionais
Cuidados adicionais para uma orquídea em miniatura praticamente não diferem dos cuidados com uma phalaenopsis clássica.
Rega
A rega da planta baseia-se na implementação de várias regras importantes e depende da temperatura, umidade da sala e das condições do solo.
Importante! Não use água passada pelos filtros de reagentes refrigerantes.
Para a hidratação, é recomendável usar um dos métodos:
- Regador. Através de um regador normal, a rega é realizada sob a raiz, o que evita o contato de umidade com o caule, flores e folhas. Antes da hidratação, é necessário avaliar a condição dos processos de folhagem e raízes: se eles adquiriram uma tonalidade prateada, então não têm umidade. A orquídea requer solo sempre úmido, mas não alagado, portanto a rega deve ser realizada, com foco nesse fator.
- Cubo de gelo Alguns jardineiros praticam a umidade do solo usando um cubo de gelo comum. Para fazer isso, o gelo é colocado no topo do musgo - à medida que o gelo derrete, a planta recebe uma quantidade suficiente de umidade. Como regra, um cubo de gelo para uma flor em miniatura é suficiente por uma semana; no entanto, no verão, quando a umidade da sala é reduzida, recomenda-se limpar as folhas várias vezes por semana com um pano úmido.
- No palete. A rega mais baixa da orquídea, em uma bandeja, ajudará a proteger o sistema radicular, as folhas e o caule da planta da umidade ao máximo. Para isso, a água é despejada no recipiente e deixada por 15 a 20 minutos. Depois disso, o excesso de umidade, se houver, é drenado.
Aplicação de fertilizantes
Para o pleno desenvolvimento e crescimento intensivo da phalaenopsis, é necessário alimentar-se regularmente, utilizando produtos à base de nitrogênio, potássio e fósforo. Com o desenvolvimento ativo da cultura, a fertilização é recomendada a cada 10-14 dias. Durante o descanso, basta alimentar uma vez por mês. Os especialistas aconselham a combinação da aplicação de fertilização com a rega.
Importante! Medidas para cortar a phalaenopsis devem ser realizadas com ferramentas estéreis para evitar a infecção da planta por infecções. Uma solução de álcool ou uma solução de permanganato de sódio pode ser usada para desinfecção.
Para fazer isso, dilua cuidadosamente o fertilizante em água e regue a planta usando o método mais conveniente de hidratação. Como cobertura, produtos adequados para lojas, projetados para orquídeas, são adequados. Ao aplicar fertilizantes, a dosagem especificada nas instruções deve ser rigorosamente observada, pois um excesso de ministério pode ser fatal para a planta.
Poda
Um item obrigatório de cuidado para a planta é a poda, que é realizada após a floração. É necessário remover cuidadosamente todas as flores secas e murchas e cortar o pedúnculo quase na base, logo acima de um botão bem desenvolvido. As folhas escuras e secas se prestam à poda completa. Recomenda-se que os processos de raiz seca sejam cuidadosamente cortados com uma tesoura. Após a poda, a cultura deve ser colocada em um local calmo e calmo, com iluminação difusa ou sombra parcial, e esperar o aparecimento de novas flores, garantindo que a orquídea seja tratada adequadamente.
Transplante
Um transplante para uma orquídea é estressante, portanto, é recomendável executar o procedimento, se necessário, a saber:
- as raízes cresceram e saem;
- o substrato libera ácido e tem um odor desagradável;
- o solo está muito alagado.
O processo de transplantar uma mini flor inclui as seguintes etapas:
- uma camada de drenagem de argila expandida, seixos e pequenas pedras é revestida no fundo da panela, polvilhada com uma pequena camada de substrato por cima;
- como o solo usando uma mistura de casca de pinheiro e musgo esfagno;
- uma planta é gentilmente retirada de uma panela velha;
- examine o sistema radicular, remova raízes velhas, secas e podres;
- a cultura é colocada em uma panela, os processos radiculares são distribuídos e polvilhados com o substrato restante;
- esmague um pouco o chão, mas não pressione com força. Você pode tocar levemente a panela para que o solo seja distribuído uniformemente;
- para a estabilidade da orquídea, se necessário, é amarrada a uma vara de bambu.
Vídeo: transplante de orquídea Phalaenopsis
Após o transplante, os especialistas recomendam que você não regue a phalaenopsis durante a primeira semana para que ela possa se adaptar a novas condições. Caso as raízes se tornem não naturais, escuras e um odor desagradável apareça no solo, o transplante deve ser realizado imediatamente.
Tempo de floração e dormência
Os cuidados com a phalaenopsis serão amplamente determinados pelo estado em que a flor está: dormência ou floração. Em condições naturais, a orquídea não tem um período dormente, é capaz de dar floração durante todo o ano. Nas condições climáticas dos países europeus, uma flor, devido às mudanças de temperatura e à falta de luz adequada no inverno, não tem a oportunidade de se desenvolver e crescer ao longo do ano; portanto, entra regularmente em uma fase adormecida.
As mini orquídeas em flor podem ocorrer várias vezes ao ano. Após a abertura dos brotos, o caule deve ser fixado com uma vara de bambu para reduzir a carga nele. Além disso, durante esse período, é necessário fornecer à cultura uma quantidade suficiente de fertilizantes, iluminação e umidade, além de protegê-la o máximo possível do estresse, correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Depois que a orquídea desaparece - como regra, isso acontece no outono - é recomendável ajustar os principais aspectos do cuidado: reduzir a quantidade de rega, reduzir a frequência da fertilização, colocar a panela em um local mais claro ou instalar fontes de luz artificiais para evitar sua escassez. Para iluminação, é melhor usar phytolamps com luz vermelha ou azul.
Propagação em casa
Durante a temporada primavera-verão, quando a orquídea sai do estado adormecido, os especialistas recomendam que ela seja propagada usando um dos métodos: estacas, crianças ou sementes.
Estacas
As estacas são consideradas a maneira mais acessível de produzir Phalaenopsis.
Segue este algoritmo:
- De uma planta saudável e forte, brotos laterais, com cerca de 5 a 6 cm de comprimento, são cortados em ângulo, cada um com vários botões para dormir. Note-se que os brotos mais fortes serão aqueles que estão mais próximos das folhas.
- Locais de cortes são tratados com carvão picado ou carvão ativado.
- As estacas cortadas são colocadas em recipientes com terra e cobertas com um saco plástico para criar um efeito estufa.
- Os recipientes com processos são colocados em um local quente e bem iluminado, com uma temperatura de +18 ... + 25 ° C.
Vídeo: propagação de orquídeas por estacas
Crianças
Propagar a phalaenopsis em casa é mais simples com a ajuda de brotos laterais - crianças que se formam no pedúnculo.
As crianças são formadas em uma orquídea apenas sob certas condições:
- temperatura + 25 ° C;
- alta umidade;
- bom molho superior.
Vídeo: propagação de orquídeas por crianças
Sementes
Criar phalaenopsis com sementes é considerado o método mais difícil, com o qual apenas jardineiros experientes podem lidar. As sementes de propagação devem ser compradas em lojas especializadas. Antes das primeiras mudas com esse método, espere cerca de 9 meses, enquanto a primeira cultura com flores pode agradar após 2-3 anos.
Para este método de reprodução, você deve:
- Plante as sementes no solo a partir de musgo e casca de pinheiro.
- Umedeça a superfície do solo com uma pistola de pintura.
- Cubra o recipiente com sementes com filme ou vidro.
- Durante todo o período, verifique se os indicadores de temperatura estão em +22 ... + 25 ° С.
Após o surgimento e a formação de 2 a 3 folhas, elas podem ser plantadas em vasos separados.
Vídeo: propagação de sementes de orquídea
Possíveis dificuldades crescentes
Se as regras básicas para cuidar de uma orquídea não forem observadas, ela poderá ser exposta a doenças e aos efeitos negativos dos parasitas.
A presença de doenças pode ser facilmente reconhecida pelo aparecimento da flor:
- podridão cinza em flores - manifestada pela presença de manchas cinzentas ou marrons nas pétalas e ocorre devido à umidade excessiva, baixa temperatura e alta umidade;
- podridão negra - afeta as folhas e o sistema radicular. Primeiro, as folhas apodrecem, depois a podridão vai para as raízes. Raízes doentes são necessariamente destruídas. As causas do aparecimento da doença são: solo excessivamente umedecido, indicadores de alta umidade ou baixa temperatura;
- mancha marrom - aparece na forma de manchas marrons nas folhas, como resultado das quais as folhas começam a desbotar, secar e escurecer.
É muito fácil impedir o desenvolvimento de doenças se:
- evitar seca excessiva ou, pelo contrário, umidade do solo;
- monitorar a quantidade necessária de luz e umidade;
- controlar a temperatura na sala.
As condições adversas de vida também podem desencadear o aparecimento de vários parasitas, em particular:
No combate às pragas, os inseticidas que processam a folhagem e as flores das orquídeas são altamente eficazes. Além disso, para a destruição e prevenção de parasitas, remédios populares podem ser usados - por exemplo, limpe a folhagem com uma solução de sabão ou tintura de alho.A orquídea Mini Phalaenopsis será um verdadeiro destaque na coleção doméstica de flores decorativas. Como todas as plantas em miniatura, requer muita atenção e cuidados regulares. No entanto, se ela receber condições de vida confortáveis, a cultura poderá agradar os cultivadores de flores com flores longas, exuberantes e muito coloridas.