Plantas bulbosas são populares em todo o mundo. Uma enorme variedade de espécies, variedades, cores e formas os tornam atraentes para decorar campos, jardins, parques da cidade. Para que as plantações de bulbos sejam agradáveis com flores brilhantes e abundantes, elas devem ser plantadas corretamente.
As semelhanças no plantio e tratamento de narcisos e tulipas
Essas culturas floridas pertencem ao bulboso. Eles florescem na primavera e são considerados uma das primeiras flores. Muitas vezes você pode encontrar plantações mistas de tulipas e narcisos. Isso é explicado pelo fato de que eles têm requisitos semelhantes para condições de cultivo, umidade do solo, presença de substâncias minerais no solo.
Suas lâmpadas devem ser desenterradas para o inverno e armazenadas até a primavera. Além disso, essas culturas afetam as mesmas doenças e pragas. Portanto, medidas preventivas para eles podem ser realizadas em conjunto. As datas de plantio recomendadas são as mesmas para as plantas bulbosas, bem como a tecnologia de plantio no solo.
Quando plantar narcisos e tulipas
O melhor momento para plantar as culturas descritas é o outono - de setembro a novembro (dependendo das condições climáticas e climáticas). É importante estabelecer um cronograma para que as lâmpadas tenham tempo para se adaptar em campo aberto antes do início do tempo frio. Por exemplo, nos subúrbios, o desembarque deve ser realizado até meados de outubro. Caso contrário, o material de plantio irá congelar e morrer. A temperatura ideal para o enraizamento das lâmpadas é de + 5 ... + 7 ° C.
Você sabe Pela primeira vez, os cultivadores de tulipas começaram no Oriente Médio. No século XI. Esta flor era um símbolo da cultura da tribo seljúcida.
O plantio no outono é bom, porque na primavera as plantas dão as primeiras flores. Em outros momentos, por exemplo, no verão, não vale a pena plantar bolbos. Seu enraizamento ocorrerá de qualquer maneira na temperatura indicada e, antes de começar, existe um grande risco de que as lâmpadas sejam danificadas por bactérias ou insetos. Além disso, o material de plantio pode germinar antes do início da geada e as baixas temperaturas o destruirão.
Vídeo: plantio de tulipas e narcisos no outono
Aterragem e cuidados
O sucesso do cultivo de bulbos depende do cumprimento dos prazos e da tecnologia de plantio, bem como da seleção bem-sucedida de um local e material de plantio. A área de pouso deve ser selecionada bem iluminada, protegida de correntes de ar e ventos do norte. A água não deve estagnar - em solo alagado, as plantas vão doer, apodrecer e morrer.
Essas flores preferem solo fértil, argiloso, arenoso e bem drenado, com acidez neutra ou baixa (até 7,8 pH). Ela deve ter boa umidade, ar, estar solta. Se o solo no local não atender às características especificadas, ele precisará ser aprimorado: adicione areia de rio grande (20 kg / m²) ao solo argiloso, turfa ou húmus (15 kg / m²) ao solo arenoso e calcário (200–500 g / m²).Importante! Ao escolher um local para lâmpadas, é imperativo considerar quais antecessores costumavam crescer nela. O plantio após culturas intimamente relacionadas, como jacintos, açafrões, lírios, aumenta o risco de contrair doenças e insetos nocivos.
Processamento de material de plantio
A qualidade das plantas com flores depende diretamente de quais bulbos são plantados.
Ao escolher o material de plantio, deve-se dar preferência a espécimes com as seguintes características:
- denso;
- tamanho médio;
- mofo inodoro;
- sem áreas podres;
- com um fundo seco e denso.
Para evitar o desenvolvimento de doenças e danos causados por insetos nocivos, antes de plantar os bulbos, é necessário tratar os preparados com Vitaras, Maxim (conforme as instruções) ou aguentar meia hora em uma solução de permanganato de potássio (0,5%).
Regras de desembarque
Antes de plantar plantas, é necessário preparar o solo no local. Ele precisa ser limpo de resíduos de plantas e escavado a uma profundidade de 35 a 40 cm. Uma mistura de turfa ou composto (2 baldes com volume de 10 l / m²), cinza de madeira (100-150 g / m²), superfosfato (50 g / m²), sulfato de potássio (30 g / m²), nitrato de amônio (25 g / m²). Se não houver oportunidade de comprar todos esses componentes, você poderá comprar um complexo mineral especial para lâmpadas na loja de jardinagem.
Os furos de plantio precisam ser feitos 1-2 semanas antes do plantio. Sua profundidade é calculada usando a "regra dos três": deve ser igual à altura de três lâmpadas. Portanto, para espécimes grandes, será de 10 a 20 cm, para espécimes pequenos, de 9 a 10. A distância entre os orifícios deve ser deixada entre 10 e 20 cm e entre as fileiras - 20 a 25 cm.Importante! É estritamente proibido levar para o local onde está planejado o cultivo de bolbos, adubo fresco. Isso pode causar queimaduras nas raízes.
A tecnologia de pouso é a seguinte:
- Coloque uma camada de areia umedecida com 1-2 cm de espessura no fundo.
- Disponha as cebolas com a ponta afiada.
- Polvilhe com uma camada de terra.
Cuidados com as flores
Os cuidados com as plantas envolvem procedimentos obrigatórios, como hidratação, fertilização, relaxamento, remoção de ervas daninhas e cobertura morta. As plantas descritas precisam ser regadas regularmente, porque são higrófilas. Você deve escolher um regime de irrigação no qual o solo seja suficientemente úmido, mas não inundado. A quantidade recomendada de rega é de 3 vezes por vegetação. Consumo de água - 50 l / m².
É necessário garantir que o solo após a irrigação seja umedecido a uma profundidade de 30 a 35 cm. Você não pode umedecer com água fria, deve estar quente.
Após cada umedecimento e chuva, vale a pena afrouxar o solo. Este procedimento é necessário para evitar o aparecimento de uma crosta densa na superfície da terra. Como resultado de sua implementação, o fluxo de umidade e ar para os bulbos e as raízes é aprimorado. Outro procedimento obrigatório é a remoção de ervas daninhas. É importante monitorar a limpeza do local e remover ervas daninhas com raízes em tempo hábil, pois são portadoras de doenças e pragas.
Para reduzir a quantidade de umidade, afrouxamento e remoção de ervas daninhas, a terra no local deve ser cultivada. Turfa, serragem, agulhas, folhas caídas são usadas como cobertura morta. Este procedimento permite manter o nível necessário de umidade do solo. Para plantas longas e abundantes, é necessário fertilizar. Complexos minerais são recomendados para essas culturas.Você sabe Os bulbos de flores na Holanda venderam muito caro em meados do século XVII. Cada um deles era mais caro que a casa de uma pessoa com uma renda média.
Durante a temporada, serão necessários 3-4 fertilizantes nos seguintes períodos:
- após emergência ou na neve: nitrogênio (15 g) + fósforo (5 g) + potássio (8 g) por m²;
- ao atingir uma altura de 7 a 10 cm: nitrogênio (10 g) + fósforo (5 g), potássio (8 g) por m²;
- durante o período de brotamento (o mesmo que o anterior);
- após a floração: azoto (5 g), fósforo (5 g), potássio (8 g) por m².
Preparações de inverno
Em regiões com invernos quentes, as plantas bulbosas não precisam ser desenterradas e transferidas para uma sala de armazenamento. Você pode apenas escondê-los. Para fazer isso, corte as hastes e folhas, solte e nivele o solo. Então você deve colocar uma camada alta de palha de palha, serragem e folhas secas. Cubra com um filme ou um material de cobertura especial.
Prevenção de doenças
Com os erros cometidos durante o plantio e os cuidados, ignorando as medidas preventivas, as plantas começam a doer.
As seguintes medidas impedirão doenças e insetos nocivos:
- limpeza completa do resíduo da planta no outono;
- escavação profunda no outono;
- conformidade com a tecnologia de plantio, em particular plantio de bulbos na profundidade recomendada;
- seleção de material de plantio saudável;
- tratamento de bulbos antes do plantio;
- capina regular;
- fazendo os fertilizantes certos na hora certa;
- armazenamento adequado;
- pulverização preventiva.
Vídeo: como manusear bulbos de flores antes de plantar
A realização de todos os procedimentos acima reduz o risco de infecção a zero. O plantio nas imediações de plantas com propriedades inseticidas, por exemplo, malmequeres, malmequeres, chagas e mostarda, também protegerá os plantios de flores das pragas.
Quando desenterrar tulipas e narcisos após a floração
Para proteger as lâmpadas do gelo e do degelo, elas precisam ser escavadas antes do inverno. O procedimento está planejado para o período em que a floração está completa e as folhas ficam amarelas. A lâmpada é cavada suavemente com uma espátula e puxada pelas folhas. Então você precisa remover a folhagem e o resto da terra. Antes de colocar para armazenamento, o bulbo precisa ser seco em um local quente, onde os raios do sol não penetram. Depois disso, as crianças são separadas e selecionadas.
Como nem tulipas nem narcisos podem crescer em um local por mais de 3-5 anos, após esse período, eles precisam ser transplantados. O transplante deve ser agendado para meados de setembro - meados de outubro.
Como conservar antes do embarque
Imediatamente antes de colocar a lâmpada para armazenamento, você precisa suportar um quarto de hora em uma solução de permanganato de potássio. Isso os desinfetará e reduzirá o risco de contrair doenças. As lâmpadas devem ser armazenadas em uma sala onde sejam mantidas temperaturas próximas a zero, boa circulação de ar e onde os raios do sol não passem.
Uma adega é adequada para armazenamento. O material de plantio é armazenado em caixas de madeira com um substrato leve do solo (por exemplo, uma mistura de turfa com serragem). Você também pode colocar as lâmpadas 2 meses antes da primavera na geladeira. No outono, eles não podem ser armazenados nessas condições, pois brotam antes do plantio.Você sabe Narciso é um símbolo do ano novo chinês. Se abrir antes desta data, considera-se que este é um bom sinal que garantirá a felicidade no próximo ano.
Assim, plantar e cuidar de plantas intimamente relacionadas, como tulipa e narciso, têm muito em comum. Essas culturas podem ser plantadas ao mesmo tempo. Para que eles decorem o local por um longo tempo, é importante escolher o local certo e prestar cuidados de qualidade, de acordo com as recomendações.