O larício é uma planta de coníferas, mas, diferentemente do abeto, abeto, thuja e pinheiro, deixa cair agulhas no inverno. A vegetação é usada ativamente no projeto paisagístico, encaixa-se particularmente bem na imagem geral de territórios de pequeno porte. Entre os lariços, a variedade européia Puli merece atenção especial.
Descrição das variedades de balas de lariço
A variedade em consideração possui características externas atraentes. Além disso, é caracterizada por cuidados despretensiosos e alta resistência ao gelo. No que diz respeito à composição do solo, a vegetação também é pouco exigente. Cresce normalmente em solos ácidos, alcalinos e ácidos médios. Tolera inundações severas e secas.
Larch Puli é uma pequena árvore enxertada em um stamb. A altura média é de 1,5 a 2 m. O crescimento anual em uma idade jovem pode ser de até 40 cm, após 10 anos - 20 cm. Rizoma poderoso, altamente ramificado. A raiz da raiz é fracamente expressa, mas na lateral existem processos que se aprofundam no solo, o que fornece boa resistência à planta.
Importante! Quando o larício é cultivado em um clima em que o solo está severamente congelado ou excessivamente alagado, seu rizoma se desenvolve apenas nas camadas superficiais do solo. Por causa disso, há uma colheita maciça.
A coroa da árvore está chorando, com galhos caídos. A casca é pintada na cor cinza-vermelho-marrom. Os rebentos são longos, ligeiramente ramificados na parte inferior. Abundantemente coberto com agulhas. No verão, tem um tom cinza-azulado; no outono, fica amarelo. Mais perto do gelo cai completamente.Os cones aparecem pela primeira vez no segundo ano após o plantio. A floração e a polinização ocorrem simultaneamente com o início do crescimento das agulhas: na faixa central e no sul - em abril-maio, no norte - em junho. Cones de cor vermelha, à distância, parecem pequenas rosas. Amadurecem no ano de floração, no outono. As sementes são abertas e liberadas imediatamente após o amadurecimento ou após o inverno. Os frutos mantêm as árvores por cerca de 3 anos. Cones abundantes aparecem em intervalos de aproximadamente 5 a 7 anos. O material da semente tem pouca germinação.
Vantagens e desvantagens da variedade
Como todas as plantas ornamentais, a variedade em questão tem prós e contras. É melhor estudar essas informações imediatamente antes de comprar mudas para ter uma idéia da organização correta das atividades agrícolas no local, pois não há tantas desvantagens na planta. Com bom atendimento, eles se tornam quase invisíveis.
- As principais vantagens da variedade:
- alta resistência ao inverno;
- despretensão em partir;
- a possibilidade de crescer em solos de qualquer tipo;
- coroa compacta;
- alta decoração ao longo do ano;
- não há necessidade de formar recortes;
- resistência a doenças e pragas com os devidos cuidados e a implementação de medidas preventivas.
- As desvantagens da variedade:
- tolera mal a seca e o alagamento;
- material de semente tem baixa germinação.
Cultivo de balas no caule
Para comprar uma variedade padrão de larício, as balas devem estar apenas em viveiros. Você precisa selecionar plantas com uma altura de caule de cerca de 120 cm - é melhor criar raízes.Para as plantas, eles selecionam o local mais iluminado do local. A opção ideal é o lado sul do território. Passe um pouso na primavera. O horário adequado é de abril a maio.
Preparando o caule para o plantio
O larício é vendido com um sistema radicular fechado, isto é, em vasos. Diante disso, a planta precisará primeiro ser preparada para o plantio no solo. Para fazer isso, no dia anterior ao desembarque, pela manhã, é abundantemente regada. À noite, eles tiram da panela. Lave uma bola de barro com água. Avalie a condição das raízes. Se houver áreas podres ou secas, faça a poda. Em seguida, o rizoma é imerso em um estimulador de crescimento à noite. Para esses fins, "Epin" é adequado. Para 1 litro de água, adicione 1 ampola do medicamento.
Importante! Ao usar Epin, tente preparar a solução imediatamente. Se restarem excedentes, eles podem ser armazenados para uso posterior por não mais de 48 horas a uma temperatura de 0 ... + 10 ° C.
Preparação do solo
No outono, eles começam a preparar o local para o plantio de larício. Primeiro, eles cavam todo o território a uma profundidade de 40 cm, o que é necessário para destruir os ninhos de pragas que passam no inverno nas camadas superficiais e aumentar a aeração. Para cada 1 m² de área, são adicionados 20 kg de húmus, 10 kg de turfa e a mesma quantidade de areia.Em solos arenosos de barro, o último elemento não é introduzido, mas é substituído por solo com folhas de grama. Depois disso, a escavação é realizada a uma profundidade de 20 cm.No momento da preparação, é importante aplicar uma quantidade suficiente de fertilizante, pois apenas as árvores transplantadas precisam de uma grande quantidade de nutrição.
Plantando balas de larício
Uma semana antes de plantar uma muda comprada em um viveiro, os caroços são preparados com uma profundidade de 80 cm. Os 20 cm superiores do solo são misturados com turfa, areia, composto (todos os elementos em quantidades iguais) e 40 g de superfosfato. No fundo, havia 10 cm de cascalho ou argila expandida. Será uma camada de drenagem que protegerá as raízes da água estagnada. Depois disso, o poço é preenchido com cerca de um terço do solo nutriente, derramado cuidadosamente com água (cerca de 10 l).
Vídeo: Plantando um larício padrão
Após 2 semanas, eles plantam uma muda em um buraco, tendo formado anteriormente uma pequena colina. As raízes são espalhadas ao redor do perímetro do recesso e, em seguida, preenchem os vazios com o solo. Imediatamente depois, despeje 20 litros de água e faça uma cobertura abundante do círculo do tronco com uma mistura de turfa e serragem (1: 1).
Estacas
O corte desta planta é raro, porque o método tem baixa eficiência. Nesse caso, o material de plantio é cortado no verão, quando há uma vegetação ativa, de árvores com menos de 10 anos de idade. Isso geralmente é feito no momento em que é necessária uma poda sanitária de rotina. Pegue um ramo poderoso e bom. A haste resultante é encurtada para 20 cm. Polvilhe cuidadosamente a extremidade com a qual o galho foi preso ao caule, "Kornevin", e coloque na água. Para isso, é melhor pegar uma garrafa de plástico cortada e cobri-la com polietileno por cima. Isso criará um efeito estufa e acelerará a formação de raízes. Até que as raízes apareçam, o material de plantio é transmitido diariamente, protegendo-se por 1 hora. A água é trocada a cada 3 dias.
Assim que as raízes aparecerem, você pode transplantar o caule em uma panela. O substrato é adquirido para plantas coníferas ou é produzido de forma independente, misturando em proporções iguais composto, turfa e areia. Antes de um estalido frio, um recipiente com larício pode ser mantido na rua ou na varanda. Certifique-se de regar abundantemente. Para o inverno, é necessário reorganizá-lo em uma sala fresca, onde a temperatura é mantida dentro de 0 ... + 5 ° C. Na primavera, eles pousam em campo aberto, em um local previamente preparado.
Camadas
Este método é mais eficaz. Para sua implementação, é necessário que os galhos cheguem quase ao chão. Os mais poderosos deles são selecionados. Aperte o final da sessão, polvilhe abundantemente com Kornevin. Em seguida, eles o dobram no solo, fixam-no com um suporte de metal (para que, sob a tensão do galho pelas rajadas de vento, o material de plantio não saia do solo), eles o enchem com um substrato nutritivo de turfa e areia. Regada durante toda a temporada. Na próxima primavera, as estacas são separadas da planta-mãe cortando um galho a uma altura de 20 a 25 cm do nível do solo. Em seguida, cave e transplante para um novo local.
Sementes
Ao plantar sementes, deve-se ter em mente que elas apresentam baixa germinação. Eles podem ser plantados em uma panela, após estratificação preliminar, mas será mais fácil semear imediatamente no inverno no solo. As sementes são coletadas de cones totalmente maduros. Imediatamente depois, semear a uma profundidade não superior a 2 cm. É deixado um passo de 10 cm entre as sementes.Antes do início do arrefecimento, as culturas são cobertas com composto misturado com serragem na proporção de 1: 1. A espessura da camada não deve ser inferior a 5 cm.
De abril a maio, eles começam a regar as culturas ativamente, adicionando 1 colher de chá de água. "Epina" através do tempo. Quando os brotos atingem uma altura de 20 cm, são transplantados para uma área preparada separadamente.
Cuidados adicionais
É importante entender que, ao se propagar por camadas, mudas e sementes, uma planta varietal não funcionará imediatamente. O objetivo é alcançado enxertando uma muda. Essa manipulação é realizada quando a planta atinge uma altura de 20 cm a 1,2 m - dependendo do tamanho que o horticultor deseja. Quanto maior a vacinação, maior será a árvore.
Você sabe A maioria dos edifícios residenciais de Veneza fica sobre palafitas precisamente em larício. By the way, alguns estão há mais de 500 anos.
Até o momento da enxertia, todos os brotos laterais "abaixo de zero" são cortados da árvore. Isso é necessário para obter uma forma bonita no futuro. Quando a planta atinge a altura desejada, as estacas com um comprimento de 7 a 10 cm com 3-5 gomos são cortadas da planta enxertada e frutificada. Aperte o topo do caule e faça um decote vertical de 4 cm sobre ele.Um corte do pedúnculo é formado de forma a poder entrar claramente na ranhura formada no rebento. Em seguida, insira-o no decote. Polvilhe as fatias com cinza de madeira e cubra com a var. Em seguida, embrulham um pedaço de tecido e o fixam com fita adesiva por cima.
Vídeo: Enxerto de coníferas
Em seguida, realize os cuidados com a planta, como de costume. A fita é removida na próxima primavera e o tecido é desenrolado. Considerando a complexidade do trabalho descrito acima, ainda é melhor comprar cogumelos prontos, cultivados em viveiros especializados.
Rega adequada
O larício precisa de rega abundante, especialmente nos primeiros anos após o plantio. Durante 2 anos, a umidade do solo é realizada 1 ou 2 vezes por semana. Sob cada planta, faça 10 litros de água. Árvores maduras precisam de rega abundante apenas durante os períodos de seca. Nesse momento, a frequência das manipulações é mantida, como nas plantas jovens, e a água é adicionada a 20 litros para cada instância. Em outros períodos, o larício adulto é regado a cada 2-3 semanas.
Top vestir
O primeiro curativo é introduzido um ano após o plantio. Em abril, eles usam fertilizantes especiais "vagão Kemira". Consumo - 20 g por 1 m² de círculo barril. Ele é incorporado no solo a uma profundidade de 5 cm e, depois que as agulhas aparecem nos galhos, para melhorar suas características decorativas, elas são tratadas com uma solução de uréia. 10 g de substância são adicionados a 10 l de água. O líquido é derramado em um regador ou recipiente com uma pistola de pulverização e depois abundantemente regado em cada ramo.Depois, uma vez por estação, na primavera, faça qualquer fertilizante para coníferas.
Temperatura e umidade
O regime de temperatura e a umidade do ar não são particularmente importantes para o larício. O principal: regar as plantas a tempo, adaptando-se às condições climáticas. Isso significa que, durante a estação chuvosa, a rega não é necessária.
Iluminação
A vegetação considerada se desenvolve totalmente sob a luz do sol. É melhor se for luz solar direta. Mas o leve sombreamento do Bullet é bem transferido. Isso não afetará a taxa de crescimento.
Prevenção de Doenças e Pragas
Embora o larício seja resistente a muitas doenças e pragas, isso não significa que o tratamento preventivo não seja necessário. Antes do aparecimento de agulhas na primavera, os galhos e o solo sob a árvore devem ser tratados com sulfato de cobre. Faça uma solução com 1% de concentração. Para isso, 100 g de substância são adicionados a 10 litros de água.A solução resultante é suficiente para processar 10 m² Como medida preventiva, solte periodicamente o solo ao redor das árvores para que as bactérias não se multipliquem em um ambiente úmido.
Preparações de inverno
As plantas jovens devem ser cobertas com estopa ou lutrasil pelo inverno 2 anos após o plantio. Caso contrário, eles congelarão. Nas regiões do sul, o abrigo não é necessário.A vegetação adulta pode tolerar uma queda de temperatura de -45 ° C. Projetado para cultivo na zona de resistência ao gelo 4-7b.
Quais são as dificuldades ao crescer
Com o cuidado adequado da planta, não surgem dificuldades no seu cultivo. A única coisa é que nas regiões frias o crescimento anual é muito menor do que nas regiões sul e central. Isso é normal e não vale a pena.
Se perto do local houver fazendas disfuncionais nas quais invasões frequentes de pulgões são observadas, o larício também está em risco. O primeiro sintoma do aparecimento desta praga é o amarelecimento das agulhas na estação quente. Para eliminar a vegetação e o solo ao seu redor, polvilhe com pó de tabaco. Se isso não ajudar, use o medicamento "Aktara". 4 g do medicamento são adicionados a 5 l de água. Para consolidar o resultado, o tratamento é realizado 2 vezes com intervalo de 10 dias.Antes do primeiro tratamento, as seguintes manipulações devem ser realizadas:
- colhendo toda a cobertura morta e agulhas caídas, seguida pela destruição pela queima;
- capinar o solo a uma profundidade de 5 cm.
Após o primeiro tratamento, você pode colocar uma nova camada de cobertura morta, somente após a pulverização com solução a 3% de sulfato de cobre (10 g de água por 10 litros de água).
Com o aumento da umidade do solo, o larício pode sofrer de doenças causadas por fungos. Um sintoma de uma doença é uma mudança na cor das agulhas para marrom-acastanhada, seguida de morte e derramamento. Para eliminar o problema, todas as ramificações infectadas são removidas imediatamente. As seções são tratadas com cinzas de madeira e cobertas com var. Em seguida, eles limpam agulhas e cobertura morta, queimam tudo.Você sabe O larício selvagem vive em média de 300 a 400 anos, mas também há fígados de 800 anos.
Erva daninha no chão. Se estiver muito úmido, você pode até remover a camada superior (remover o máximo possível) e substituí-la por uma mistura de areia seca misturada em partes iguais com turfa. Depois disso, o solo é polvilhado com uma mistura de cinza de madeira e Fundazole. Para 2 kg de cinzas, adicione 100 g de antibiótico. No futuro, como profilaxia e para evitar recaídas na água para irrigação na primavera e no outono (1 vez), adicione “Fitosporin-M” (use de acordo com as instruções).
Dicas para o cultivo de balas de larício
Muitos jardineiros têm medo de cultivar larício em suas parcelas, porque acham que as plantas são caprichosas demais. Talvez essa opinião seja provocada pela falta de informações sobre seu cultivo.
Algumas dicas para o cultivo de variedades de Larch Bullet:
- Não é necessário aparar plantas dessa variedade específica sem necessidade urgente. Nos viveiros, os espécimes jovens são vendidos aparados na forma de um cogumelo. Mas isso é feito de propósito, enquanto se forma um padrão por vacinação, ou seja, enquanto existe um processo de adaptação de um organismo vegetal a outro e fusão de tecidos. Em uma planta enxertada para adultos, após o corte, os brotos começam a se ramificar para os lados exatamente no local de beliscão, o que parecerá completamente inestético.
- Ao cultivar uma bala, não é necessário remover as agulhas caídas por baixo dela, se doenças fúngicas e pragas não forem frequentes no local (neste caso, a colheita de agulhas é obrigatória). A decomposição e a mistura com a cobertura morta contribuem para o aparecimento da microflora, favorável ao desenvolvimento da planta.
- Se não for possível regar a planta a tempo, é melhor plantá-la à sombra parcial, e não ao sol. Com seca severa, a árvore deixa cair agulhas.
- As balas são perfeitas para combinar com outras coníferas da paisagem. O principal é manter a distância dela até a árvore mais próxima a 3 m. Também pode ser usado como tênia ou em uma composição com flores. E a casa, cercada por plantações de várias árvores de lariço, ficará chique no verão e no inverno.
As balas de larício são distinguidas por características externas incomuns.Ela se encaixará perfeitamente na paisagem de qualquer território. Devido ao seu tamanho pequeno, essa árvore é uma opção ideal para aqueles que há muito sonham com uma árvore conífera no local, mas não podem pagar por causa da pequena área.