As orquídeas durante a floração são extraordinariamente decorativas e têm muitos admiradores. Receber uma orquídea florescendo como presente é agradável para muitas meninas ou mulheres; adornará quase qualquer celebração. A orquídea floresce por um longo tempo, mas mais cedo ou mais tarde sua cor desaparecerá, deixando para trás uma flecha de um pedúnculo. Considere o que fazer quando a orquídea florescer, que tipo de cuidados ela deve prestar e quais são suas características.
Datas e características das orquídeas com flores
As orquídeas jovens florescem entre 2 e 4 anos de idade, se recebidas de crianças, e entre 4 e 5 anos com reprodução de sementes. Primeiro, uma planta jovem mima seus proprietários com a floração uma vez por ano. A floração dura dependendo do tipo e regime de temperatura - de 2 semanas a 2 meses.
Importante! Uma planta bem desenvolvida de algumas espécies, com os devidos cuidados, pode agradar com flores repetidas, mas você não deve obtê-las de uma flor fraca ou muito jovem, pois isso pode prejudicá-la. As orquídeas que florescem novamente devem ter uma massa verde bem digitada.
Considere a possibilidade de florescer diferentes tipos de orquídeas:
- Phalaenopsis. Com os devidos cuidados, suas flores podem ser admiradas o ano todo. Geralmente, são obtidas de 2 a 3 flores por ano, e cada uma pode levar de 4 a 8 meses.
- Dendrobium Nobile. Geralmente floresce 1 vez no inverno por 3-4 meses. Algumas variedades e híbridos florescem mais de uma vez por ano, e a floração pode ser contínua.
- Cattleya. Floresce uma vez por ano durante cerca de 3 meses. Normalmente, a floração é observada no inverno.
- Cumbria Dá pedúnculos 1-2 vezes por ano e a floração dura até 7 semanas.
- Miltonia. Sua floração depende dos cuidados, mas geralmente é observada no período de entressafra. Dura 3-6 semanas. Sua miltassia híbrida é caracterizada por uma floração ainda mais longa.
- Cymbidium. Geralmente floresce uma vez por ano em outubro e agrada sua cor por até 3 meses. Com muito cuidado, pode dar uma segunda cor na primavera e no verão.
- Wanda. Floresce 1 a 4 vezes por ano, dependendo do regime de luz. Cada floração dura de 2 a 6 semanas.
- Chinelo de Vênus. Floresce em maio-junho por cerca de 2-3 meses.
- Oncidium. Floresce uma vez em abril-julho, mas pode florescer novamente no final do outono.
O que fazer imediatamente após a floração
Após a floração, a flecha pode ser removida das orquídeas simpáticas (cattleya, miltonia, cymbidium, dendrobium, oncidium). Nas espécies monopodiais (phalaenopsis, vanda), devem ser deixados pedúnculos desbotados.
O corte pode ser feito de duas maneiras:
- corte a planta da base em 2,5 a 3 cm;
- remova o pedúnculo parcialmente acima do botão de dormir em 1,5–2 cm.
Você sabe Orquídeas cor de rosa são apresentadas ao sexo mais justo, por qualquer motivo. As variedades brancas adornam celebrações e as amarelas podem ser apresentadas aos colegas de trabalho. Orquídeas coloridas dão amor.
Retire o talo
O caule seco é geralmente removido. Ao remover a seta verde, vale a pena considerar que essa poda retardará a aparência e o crescimento de novas hastes, uma vez que as forças da planta se concentrarão no desenvolvimento de brotos formados. Geralmente, essa poda é feita em um paciente ou em uma flor exausta por uma floração prolongada, que ainda deixa o botão ir. Antes de executar o processo de corte, todas as ferramentas usadas (faca, tesoura de podar) devem ser bem lavadas e higienizadas. Note-se que a ferramenta de poda deve ser bem afiada para cortar com precisão a planta e não danificá-la.A fatia deve ser tratada com uma das seguintes preparações - iodo, verde brilhante, permanganato de potássio, carvão ativado ou canela em pó. Se o processo restante após o corte tiver uma cavidade, ele deverá ser selado com cera de abelha. Este procedimento protege contra a entrada de água, causando o processo de decomposição, bem como contra microorganismos nocivos que podem danificar a planta. Em phalaenopsis, o pedúnculo verde após a floração pode ser cortado. A flecha é cortada em estacas com um rim em cada uma e enraizada em um substrato ou na água usando estimulantes (Epin ou Zircon).
Você sabe A menor orquídea da Terra tem flores translúcidas com um diâmetro de 2,1 mm e uma espessura de 1 célula. Descoberto no Equador Reserva Natural Cerro Candelaria O botânico americano Lou Jost, que a levou ao gênero Platystele.
Colheita parcial
Às vezes, nas flechas após a floração, novos brotos começam a crescer. Algumas espécies podem desenvolver novas flores ou crianças (phalaenopsis, oncidiums). Para estimular a floração abundante e repetida na phalaenopsis, é aconselhável cortar os brotos superiores acima do segundo ou terceiro broto. Nesse caso, você deve criar condições ideais para mais flores e vegetação - muita luz, pulverização, fertilização e rega. Eles também mantêm o regime de temperatura para florescer com diferenças de temperatura de 5–6 ° C.
Nesse caso, você não pode fazer nada?
Em algumas espécies de orquídeas (phalaenopsis, vanda), os caules das flores não podem ser podados. Eles são removidos apenas quando estão completamente secos, dando toda a sua força para mais vegetação. Nesse caso, é criado um período de dormência para a planta, com uma redução na rega e no acabamento, uma ligeira diminuição na temperatura.
Como cuidar de uma orquídea após a floração?
Para algumas espécies que não precisam de um período adormecido (phalaenopsis), você não pode fazer nada além de manter as condições ideais para a floração repetida. No entanto, algumas espécies requerem a organização obrigatória do inverno, e os requisitos para isso podem ser diferentes. Se a planta exigir a substituição do substrato, então, após a floração, é chegado um momento favorável para o seu transplante.
Garantir condições ideais
Depois que a orquídea floresce, começa o período de descanso, necessário para restaurar a força antes da próxima floração.
No momento, os especialistas recomendam seguir as seguintes recomendações para criar condições ideais para uma flor:
- Uma panela com uma orquídea deve ficar em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta.
- O horário de verão deve ser em torno de 12 horas.
- Mantenha a orquídea longe de aquecedores.
- Reduza a rega e reduza gradualmente a alimentação.
- A umidade deve ser mantida, a planta deve ser pulverizada a partir de um frasco de spray. O ar interno muito seco afetará negativamente o florescimento subsequente das orquídeas. A pulverização é menos comum a baixas temperaturas.
- Não é recomendado transferir a orquídea para outro local, pelo menos em relação à fonte de luz.
Rega e fertilização
Phalaenopsis pode continuar a ser regada e alimentada com fertilizantes especiais para orquídeas, para que a planta se recupere após a floração. Cattleya e dendrobiums precisam reduzir a irrigação e cancelar ou reduzir a alimentação. Algumas variedades (King dendrobium) requerem uma interrupção completa da rega contra um fundo de baixas temperaturas.
Transplante
Muitas vezes, uma orquídea é vendida em vasos pequenos, mas com a presença de cor, logo que desaparece, é necessário transplantar. Para isso, adquirem um vaso transparente com diâmetro 3 cm maior que o anterior. Primers especiais para orquídeas são adquiridos em lojas especializadas. Se desejar, você pode cozinhá-lo: consiste em casca, musgo, turfa e areia grossa.
A sequência de transferência é a seguinte:
- Para retirar a orquídea da panela sem danificá-la, ela deve ser bem regada.
- Remova cuidadosamente a flor da panela, lave as raízes em água morna e verifique se há danos. Todas as partes apodrecidas da planta devem ser cortadas e polvilhadas com pó de carvão ativado.
- Um pouco de solo é adicionado à panela, depois uma planta é colocada nela, distribuindo uniformemente as raízes e coberta com solo preparado.
- O substrato deve ser cuidadosamente compactado.
- Ao plantar em novas terras, você precisa garantir que o ponto de crescimento não seja aprofundado, pois isso pode causar o processo de deterioração.
Vídeo: transplante de orquídea
A rega começa a ser realizada somente após uma semana para dar tempo para curar as feridas recebidas durante o transplante. Após a floração de uma planta adulta, na qual as crianças são formadas, enraizando-se, as plantas filhas são separadas e plantadas em pequenos vasos separados. Solo para plantio - pedaços muito pequenos de casca e muito musgo.
Importante! O transplante deve ser realizado em tempo hábil, à medida que a orquídea cresce, com solo acidificado ou compactado; caso contrário, o sistema radicular começará a apodrecer e a flor poderá morrer.
Características do cuidado em repouso
Na maioria das vezes, nesse momento, o cuidado com as flores é realizado como de costume, mas a intensidade da rega deve ser reduzida e a alimentação, interrompida. Muitos tipos de orquídeas precisam organizar um período pronunciado de descanso, e para espécies diferentes não é o mesmo. Se para a cattleya é suficiente reduzir a rega, os dendrobiums e cymbidiums também precisam abaixar a temperatura para + 10 ° C. Mas a phalaenopsis ocorre sem o inverno e, se voltar a florescer, o regime de temperatura permanece normal - à noite, não abaixo de + 15 ° C, durante o dia + 22 ... + 23 ° C.As flutuações de temperatura durante o período de descanso geralmente devem ser pequenas - apenas 2-3 ° C. Então, após a dormência, mais são feitas para estimular a floração. Nos apartamentos, a temperatura desejada e suas flutuações são alcançadas naturalmente no período de entressafra, quando o aquecimento não está ligado. Se houver controladores de temperatura no sistema de aquecimento, você poderá usá-los para as diferenças necessárias. Às vezes, para atingir as temperaturas desejadas e suas flutuações, a planta é levada para a varanda.
Você sabe De acordo com o horóscopo da flor, uma orquídea é uma flor de pessoas nascidas no período de 3 a 12 de novembro. Graças à sua influência, os representantes deste signo são distinguidos por mistério e mistério.
Possíveis problemas de cultivo de orquídeas
Ao cultivar orquídeas, você pode encontrar alguns problemas. Eles são causados principalmente por cuidados inadequados da planta.
Vamos considerar alguns deles:
- Doenças fúngicas. Eles são provocados pela rega excessiva e alta umidade da sala, que é mal ventilada e não há acesso a ar fresco à flor.
- Folhas amareladas e cores caindo. Esse fenômeno ocorre se o vaso com a planta for reorganizado em outro local.
- Queimaduras nas folhas faz com que a luz solar direta atinja a flor.
- Se a orquídea parecer saudável, mas não dá cor isso indica iluminação insuficiente ou ausência de diferenças de temperatura necessárias.
- Retardo de crescimento assim como raízes secas ou podres, falta de cor, aparência de pragas - tudo isso geralmente indica um ar seco. Das pragas, a orquídea é freqüentemente afetada por uma crosta. Este inseto pode ser detectado por revestimento pegajoso e pela aparência de placas marrons. No estágio inicial da lesão, basta limpar suavemente a planta com uma solução com sabão. Se isso não ajudar, use preparações químicas (por exemplo, Actellik).
Antes de tomar qualquer medida após o florescimento de uma orquídea, familiarize-se com as características do seu ciclo de vida. Em algumas espécies, é possível obter floração repetida e algumas precisam organizar um período de dormência.