Durante muito tempo, o centro, ou como é popularmente chamado pelo povo - “coração partido”, foi esquecido imerecidamente e não foi usado para decorar os locais. E não faz muito tempo, os paisagistas chamaram novamente a atenção para esta planta, usando-a ativamente para compor composições decorativas. Dicas sobre como plantar e cuidar do dicentro no país ou no jardim são coletadas no artigo.
Como plantar um dicentro em campo aberto
O dicentro é conhecido e amado devido à forma bonita e original das flores - elas se assemelham a um coração. Com os devidos cuidados e a escolha de um local para crescer, torna-se a decoração e o destaque de qualquer canteiro de flores. Plantar um dicentro e cuidar dela é fácil. Ela não é particularmente exigente em condições de crescimento; ela não precisa de muita atenção.
A que horas eles plantam
Para o plantio, são recomendados 2 períodos de plantio: no início do outono e entre abril e maio. O momento de plantar uma planta em campo aberto depende das condições climáticas da região. Em áreas onde o inverno é quente, é possível plantar no outono. Onde as geadas começam em novembro, é melhor deixar o dicentro na primavera. A flor deve ter tempo para se adaptar bem ao solo antes do início do tempo frio.
Importante! Como a flor do “coração partido” não tolera a estagnação da umidade, ela não pode ser plantada em terras baixas e em áreas onde a água subterrânea estagna e o alagamento é observado.
Algoritmo de pouso
Para dicentros, uma área sombreada ou semi-sombreada deve ser escolhida. Esta planta não tolera luz solar direta. Sob a sombra das árvores, mais tarde começa a florescer, mas ao mesmo tempo as flores duram mais e as pétalas são pintadas com uma cor mais saturada. O solo para a planta ornamental descrita requer fértil.
Para que o dicentro cresça e se desenvolva corretamente, é necessário observar a tecnologia de aterrissagem recomendada por especialistas. Ela definitivamente precisa de uma boa drenagem, pois o congestionamento de umidade pode ser fatal. Durante o plantio da primavera, a preparação do solo no local deve ser realizada no outono. Ele deve ser limpo de detritos de plantas e escavado a uma profundidade de 20 a 25 cm. Durante a escavação, é necessário adicionar húmus (3-4 kg / m²). Irrigue com fertilizante mineral complexo (20 g / 10 l de água).
Se a terra é muito pesada, ela precisa ser melhorada removendo a camada superior e colocando em seu lugar uma mistura de jardim, solo decíduo, areia grande de rio, húmus (2: 2: 1: 0,5). No solo argiloso, além desses componentes, adicione 1 parte de turfa.Você sabe A flor mais pesada do mundo é a rafflesia, ou lírio cadavérico. Pode atingir um peso de 10 kg.
Ao aterrar, você precisa executar as seguintes etapas:
- Prepare um buraco de aterrissagem 40 × 40 × 40 cm Se você planeja plantar vários arbustos, a distância entre eles deve ser observada a 50 cm.
- Coloque uma camada de argila expandida, tijolos quebrados, seixos e areia grossa no fundo do buraco.
- Prepare uma mistura de solo para preencher o buraco misturando solo solto do jardim com composto. Também é aconselhável adicionar pó de limão.
- Coloque as mudas de flores no centro do poço.
- Espalhe as raízes.
- Encha os vazios com a mistura de solo preparada.
- Selar levemente.
- Rega.
Vídeo: desembarque e atendimento do centro
Dicentros de reprodução
O dicentro pode ser propagado de duas maneiras: semente e vegetativo. Os jardineiros costumam dividir o mato e as mudas. O método de propagação é impopular. Isso ocorre porque as sementes não germinam bem. Além disso, as plantas cultivadas dessa maneira só florescem no terceiro ano de vida.
De sementes
As sementes devem ser semeadas no outono. Então eles sofrerão uma estratificação natural e brotarão na próxima primavera. Após a semeadura, o solo deve ser coberto com um filme para proteger as sementes da geada. Na primavera, após o surgimento dos brotos, é necessário produzir o primeiro afrouxamento e cobertura morta. Se houver previsão de geadas de retorno, vale a pena cobrir novamente os plantios.
Divisão de dicentros no outono
A divisão do mato deve ser realizada não apenas se você deseja executar a reprodução de dicentros, mas também regularmente, a cada 3-4 anos. O fato é que, quando o sistema radicular dessa cultura decorativa cresce fortemente, ele começa a apodrecer. Recomenda-se dividir a flor na primavera antes de começar a crescer ativamente e a florescer e no outono.
Para obter os compartilhamentos, você deve proceder da seguinte maneira:
- Com cuidado, desenterre o arbusto.
- Divida as raízes com uma faca afiada e desinfetada em 2-3 partes, em cada uma das quais devem permanecer 3-4 rebentos fortes.
- Coloque os divisores em poços pré-preparados.
Estacas
As estacas são colhidas no outono, durante a poda. Eles são cortados de brotos jovens ou brotos de raiz. Para o enraizamento, as mudas são colocadas em uma estufa. Na primavera, quando o calor estável é estabelecido, eles são transplantados para um local constante de crescimento em campo aberto.
Importante! Como em muitas variedades, os órgãos dicentros contêm substâncias tóxicas que podem levar à irritação da pele, é necessário trabalhar com a planta com luvas.
Cuidado externo do dicentro
Se o local para o cultivo da planta descrita for selecionado corretamente e o solo corresponder às suas preferências, será fácil cuidar da cultura das flores. O principal é monitorar a condição do solo, a fim de evitar que seque ou encharque, além de entupir. Para obter uma floração abundante e longa, é necessário fertilizar periodicamente. Para que os arbustos cresçam e se desenvolvam corretamente, eles precisam ser beliscados e enteados.
Rega
A frequência com que você precisa regar a cultura descrita depende das condições climáticas (temperatura, frequência das chuvas) e da idade dos arbustos. As plantas jovens precisam de rega mais frequente, cerca de 2 vezes por semana. Arbustos maduros serão suficientes a cada 7 dias. Em períodos secos, a frequência e o volume da umidificação devem ser aumentados. É importante garantir que a camada superior não seque. A rega para dicentros é recomendada moderadamente. É aconselhável usar água fria e parada.
Top vestir
A alimentação do dicentro é aconselhada três vezes durante a estação de crescimento. Pela primeira vez, no início da primavera, você precisa fazer fertilizantes contendo nitrogênio. Durante a floração, recomenda-se a cobertura com superfosfato. No outono, os arbustos de flores podem ser alimentados com húmus e regando uma solução aquosa de verbasco.
Cultivo, cobertura morta
Para evitar a formação de uma crosta densa na superfície da terra, que impede o fluxo normal de umidade e oxigênio para as raízes, é necessário relaxar um dia após a rega e as chuvas. Para evitar danos ao sistema radicular, isso não deve ser feito com muita profundidade e cuidado.
Para manter o nível ideal de umidade no solo, ele deve ser coberto com palha de turfa, serragem, grama cortada e palha. A cobertura morta também ajuda a impedir o crescimento ativo de ervas daninhas na área.
Beliscar, beliscar
Como a cultura decorativa descrita forma muitos rebentos e cresce rapidamente para que o arbusto pareça bonito e arrumado, seu crescimento deve ser restringido com a ajuda de poda, beliscar e beliscar.
Durante toda a temporada, é necessário inspecionar a planta e remover brotos muito longos, fracos e retorcidos, folhas secas. Para evitar a auto-semeadura, você precisa apertar os botões desbotados. Para formar um belo arbusto, você pode cortar todos os brotos em um terço na primavera.
Transplante
Em um lugar, os arbustos de flores podem crescer sem problemas por 4-6 anos. Após esse período, é necessário encontrar para eles um novo local de crescimento. No entanto, como regra, o transplante é realizado mais cedo, quando é necessário dividir o mato. Ao mudar para outro local, prepare o local da mesma maneira que foi preparado durante o pouso.
Problemas crescentes
Infelizmente, o cultivo de plantas decorativas nem sempre é bem sucedido. Muitas vezes você tem que lidar com problemas, doenças e ataques de pragas. Na maioria das vezes, os proprietários podem achar que as folhas da planta ficam amarelas. Também um sintoma comum que incomoda é a secagem das folhas.
Por que o dicentro fica amarelo
O amarelecimento da folhagem na cultura decorativa descrita imediatamente após a floração é um processo fisiológico normal. Assim, o dicentro se prepara para o inverno. Os órgãos que retiram suas forças morrem pelo acúmulo de nutrientes durante o inverno e a próxima estação de crescimento.
Não há necessidade de reagir a isso. Só é necessário pensar sobre a opção de como outras plantas podem cobrir o centro antiestético neste momento.
Após a floração, a folhagem começou a secar
Quando a folhagem seca, também é uma condição normal para os dicentros após a floração. No entanto, deve-se entender que as folhas amarelas e secas também podem indicar danos à planta por patógenos ou pragas; portanto, se isso for observado, você precisará examinar cuidadosamente o arbusto para garantir que o amarelecimento e a secagem ainda sejam um processo fisiológico. Caso contrário, com base em sinais concomitantes, deve-se descobrir por que os órgãos do dicentro secaram, fazer um diagnóstico e prosseguir com o tratamento.
Cuidados após a floração
Muitos jardineiros acreditam que o cuidado ativo de uma flor é necessário apenas na fase de construção da massa verde e durante a floração. No entanto, isso não é verdade. O dicentro também precisa de procedimentos competentes depois de deixar os brotos murchas. Trata-se de uma preparação adequada para o inverno, poda e cuidados com o solo.
Preparações de inverno
O dicentro tolera bem baixas temperaturas. No entanto, a parte acima do solo ainda pode congelar, por isso é recomendável removê-la. Depois que os arbustos são cortados, eles devem ser cobertos com cobertura morta. A altura recomendada da camada é de 5 a 8 cm. É importante observar que, se os invernos na região onde o dicentro é cultivado estiverem quentes, não será necessário fazer a cobertura dos arbustos aparados. Nesse caso, o risco de sacudir é grande.
Neste momento, é melhor se abrigar com agulhas de pinheiro ou abeto. Será necessário remover a cobertura morta na primavera, quando o calor estiver estabelecido.
Poda
Durante a floração, para esticar sua duração, é necessário remover regularmente botões desbotados. Isso permitirá que a planta não desperdice energia, mas jogue-a na formação de novas flores. Além disso, os botões secos conferem à flor uma aparência não estética. Como resultado, os centros decorativos serão significativamente reduzidos.
Preciso podar após a floração
Recomenda-se podar caules e folhas desbotados que ficam amarelados imediatamente após serem encontrados. No final da floração, é melhor aparar os arbustos completamente. É importante considerar que o dicentro geralmente desaparece em julho; portanto, se você deseja organizar um canteiro de flores, cuja decoratividade permanecerá por muito tempo, vale a pena escolher plantas que cubram a folhagem decorativa ou arbustos floridos exuberantes de “árvores quebradas”. corações ".
Quando e como cortar o dicentro
A poda é melhor realizada entre setembro e outubro. Os brotos e as folhas devem ser completamente cortados, deixando tocos com 5 cm de altura.Este procedimento é necessário no final de cada estação. Permite à planta sobreviver bem ao inverno e ganhar força para entrar na nova estação de crescimento na primavera.
Dicentro em paisagismo
A cultura descrita encontrou aplicação em vários elementos do projeto paisagístico. Ela é plantada ativamente em plantações mistas, fronteiras, jardins ornamentais. As variedades altas são usadas como tênias ou plantas de acento nas composições de grupo. Uma variedade de vagabundos é usada em slides alpinos e para decorar pistas. Recomenda-se cultivá-lo não apenas em campo aberto, mas também em vasos de barro grandes, instalados perto da casa.
O que plantar perto do centro
As plantas com requisitos semelhantes às condições de cultivo devem ser selecionadas como parceiras no centro. Devem ser culturas que crescem bem à sombra, em solos leves e férteis.
Os paisagistas preferem usar o dicentro nas mesmas composições que o Lungwort, comprado, narcisos, tulipas, hospedeiros, jacintos, samambaias. Esta flor fica linda ao lado de coníferas, especialmente com zimbro, arborvitae. Rosas e peônias também são bons vizinhos.
Que cores não podem ser plantadas
Para as culturas decorativas, o parâmetro de iluminação é muito importante - algumas florescem lindamente apenas quando a maior parte do tempo fica ao sol, enquanto outras, pelo contrário, revelam completamente seu efeito decorativo em sombra ou sombra parcial. A última planta também inclui o dicentro, o que significa que você não pode plantar arbustos próximos a ele que amam o sol. Tais, por exemplo, incluem flox, camomila, lavanda, crisântemos, monards, ásteres.
Você sabe A flor mais cara do mundo hoje é a orquídea Shenzhen Nongke. Em 2005, foi vendido em leilão por US $ 202 mil.
Características do cultivo em diferentes regiões
É possível plantar dicentros em vários lugares. No entanto, dependendo das condições climáticas de cada uma delas, ela precisa ser aumentada de uma maneira especial. Alguns eventos devem ser realizados adicionalmente, mas alguns devem ser descartados. Muitos jardineiros estão preocupados com a questão de saber se é possível cultivar um dicentro nos Urais, na faixa do meio e na Carélia.
Nos Urais
Dicenter é uma das poucas culturas perenes que são adequadas para o cultivo nos Urais. Com o equipamento de um bom abrigo, esta planta pode sobreviver perfeitamente aos duros invernos do Ural. No entanto, para que a flor se enraíze e se desenvolva bem, é impossível plantá-la no outono. Isso deve ser feito exclusivamente na primavera.
Nos subúrbios
Nem todos os tipos de culturas descritas são adequados para cultivo na faixa do meio; portanto, antes de partir para as mudas, é necessário familiarizar-se com a lista de espécimes de espécies que estão bem estabelecidos nos subúrbios. Na pista do meio, o dicentro deve ser plantado em maio, quando o clima quente já estiver definido e a ameaça de retorno da geada passar.
Entre eles, os seguintes tipos e variedades podem ser recomendados:
- ótimo;
- linda;
- batata;
- flor dourada;
- flor única;
- Videira dourada.
É possível crescer na Carélia
Na Carélia, também é possível decorar canteiros com um centro. É melhor plantá-lo em campo aberto mais perto do início do verão. No inverno, a flor precisa de abrigo.
Assim, a beleza do dicentro pode ser plantada em qualquer área. Com o plantio e os cuidados adequados, deliciar-se-á com uma floração incomum por dois meses. Apesar da aparente fragilidade e capricho, cuidar de um "coração partido" não é nada difícil.