Se em seu jardim ou jardim de flores você deseja combinar a decoração com os benefícios para o crescimento e desenvolvimento de suas plantas, a cobertura com pinhas é a principal etapa desse processo. Você pode encontrar todos os detalhes neste artigo.
O que é mulching
- O revestimento da superfície do solo com pinhas, ou seja, a cobertura morta, desempenha várias funções básicas:
- proteção da cobertura do solo da luz solar direta;
- retenção de umidade;
- diminuição da frequência de afrouxamento do solo.
Você sabe Se o seu cão ou gato tem o hábito de cavar buracos no jardim, é necessário espalhar pinhas nesses locais. Isso fornecerá proteção farpada contra animais.
- Além disso, esse processo contribui para:
- enriquecimento do solo com elementos úteis;
- controle de ervas daninhas;
- proteção contra intempéries, lixiviação do solo;
- proteção das raízes das plantas contra congelamento no inverno e superaquecimento no verão.
Para proteger o solo da secagem no verão no país, os frutos dos pinheiros podem ser usados como cobertura morta. Para remover os brotos desnecessários que passaram por eles, basta separá-los e remover as ervas daninhas. Quando o solo está úmido - o cone é comprimido e quando está quente e ensolarado - ele abre e mulches muito bem o solo, protegendo-o de secar. Esse tipo de cobertura também tem um grande efeito estético. Especialmente no outono, quando as plantas no canteiro não são tão exuberantes.
Pinhas como cobertura morta
Como cobertura, você pode usar muitos materiais orgânicos e inorgânicos. Mas as belas pinhas são mais adequado para plantar canteiros de flores, jardins ornamentais, montanhas alpinas, rosários, troncos de árvores.
Importante! Para que o solo não acidifique ao usar agulhas de pinheiro, você deve primeiro cortar a palha. E depois misture tudo, adicionando lixo de plantas de frutas. Além disso, para combater a acidificação do solo, pode ser usada farinha de cinzas ou dolomita.
O excelente componente decorativo desse processo não deve negligenciar as características das plantas. Por exemplo, se para plantar hortênsias, coníferas, rododendros os cones podem ser usados não apenas como cobertura morta, mas também como drenagem, então, para os rosários, essa cobertura é boa apenas com uma pequena camada de cinza embaixo deles. Portanto, usando esse ou aquele tipo de cobertura, você precisa saber qual acidez o solo prefere.
Prós e contras
A cobertura de pinha refere-se a materiais orgânicos. É suficiente em qualquer floresta de coníferas. Um pouco de tempo em clima seco, com um mínimo de custos de material, e você coleta a quantidade necessária desse material natural. Suas vantagens, por um lado, podem ser desvantagens, por outro.
A vantagem da cobertura de pinha é que, com o tempo, decadente, fertiliza o solo com elementos úteis, por isso deve ser adicionado e atualizado. Essas são suas falhas. No entanto, o processo de deterioração não é tão rápido (até 5 anos para pinheiros e até 2 anos para cones de abeto). Os cones entre os flocos são revestidos com resina, o que impede a penetração de umidade. Isso aumenta muito o prazo de seu uso.
Importante! Esse tipo de cobertura morta acidifica menos o solo, em comparação com a casca e a casca de coníferas.
Por outro lado, esse tipo de cobertura pode atrair vários pequenos insetos e caracóisque o usam como alimento e habitat. E isso é culpa dela. Também o lixo de abeto é ineficaz para uso em superfícies inclinadas.
Deve-se lembrar que cascas secas e cascas são materiais perigosos ao fogo. Não os triture com canteiros perto de churrasqueiras, churrasqueiras e outros objetos inflamáveis.
Que plantas podem ser plantadas
Os cones de resina contêm substâncias biologicamente ativas - voláteis. Eles repelem ativamente pragas de culturas benéficas. Portanto, a cobertura de pinha pode ser usada ativamente não apenas em canteiros de flores e no jardim, mas também no jardim ao cultivar batatas, cenouras, nabos, cebolas, beterrabas, repolho, morangos, amoras, framboesas, etc. no seu jardim. Mas para o cultivo de mudas, as agulhas de pinheiro não são usadas como cobertura morta.
Você sabe Na floresta de coníferas, devido aos fitócitos liberados, o ar praticamente não contém microflora, ou seja, é estéril.
O processo de fazer cobertura morta
Na primavera, o processo de cobertura morta deve ser realizado após o aparecimento de todos os brotos. O chão deve estar suficientemente quente e úmido. Portanto, alguns dias antes disso, é necessário eliminar o leito e regá-lo abundantemente. As bordas do canteiro devem ser encerradas com meio-fio de plástico ou outros para caminhos de jardim.
Como resultado, o jardim terá um visual atraente. O material natural é espalhado em uma pequena camada e não é comprimido. Até o outono, a cobertura está no jardim. Depois é recolhido e seco ao sol. Se você o deixar no inverno no canteiro, o processo de destruição dos cones acelerará significativamente.
Onde e como coletar material
O material para cobertura morta deve ser coletado na floresta de coníferas. Esta é uma vantagem se não estiver longe. Para não trazer vários insetos nocivos para a área junto com a cobertura morta da floresta, é necessário coletar material em tempo seco. Se você trouxer formigas com uma cobertura morta da floresta de formigas, em comparação com as formigas de jardim, elas são mais agressivas e podem cavar toda a área suburbana. Para a cobertura morta, são utilizados cones e agulhas.
Você sabe De cones jovens de pinheiro ou lariço, é preparada uma geléia de extrato. Foi encontrado uso eficaz na medicina tradicional para resfriados de tosse.
Nas camas para cobertura morta, não use agulhas novas, apenas apodrecidas. Agulhas de pinheiro e larício são adequadas. Agulhas de abeto, como cones, deterioram-se rapidamente, por isso não é prático usá-lo.
O material deve estar seco e não danificado por fungos e podridão. Você deve trazer luvas e bolsas para pegá-lo.
Quais cones não podem ser usados
Ao coletar cobertura morta, verifique se o material estragado e danificado não entra na peça de trabalho. Instâncias devem ser tomadas sem sementes. Preste atenção a isso se você quiser pegá-los diretamente da árvore. Normalmente, no início de maio, eles já estão vazios. Os abetos vermelhos para a cobertura morta não são adequados, porque depois do inverno ficam podres. Mas em pequenas quantidades, eles são usados para fins decorativos.
Erros frequentemente cometidos
Listamos os erros que podem ocorrer como resultado de mulching:
- A cobertura morta deve ser realizada com material seco em solo úmido. Se o solo estiver seco, pode ser levado pelo vento. Se molhado, os cones afundarão profundamente no solo e tornarão sua superfície entupida, o que afetará negativamente o crescimento das plantas.
- A camada de cobertura morta não deve ser grande. 5-8 cm é suficiente, caso contrário, pode se tornar um lar de lesmas.
- Cones usados após a cobertura morta não podem ser adicionados ao composto. A resina que está contida neles inibe o processo de decomposição.
- Essa cobertura orgânica é fonte de apenas 1/4 da norma dos elementos necessários para as plantas. Faltam 3/4 peças devem ser adicionadas adicionalmente com fertilizante.
Depois de estudar minuciosamente as complexidades do processo de cobertura com a ajuda de pinhas, pode-se argumentar que ele encontrou uma crítica positiva entre profissionais e amadores, pois promove o crescimento das plantas e aumenta significativamente a atratividade dos canteiros de flores. E inúmeras fotos indicam que este é um excelente material para o projeto paisagístico.