A íris alta e bonita da riqueza de cores deve seu nome a Irida, a deusa grega do arco-íris. Apesar desta origem lisonjeira, esta flor de junho é simples e confiável para crescer em canteiros e descontos. Depois de se familiarizar com o material do artigo, você pode plantar e decorar seu jardim com essas maravilhosas flores decorativas.
Torna íris o tempo de pouso
A maioria das íris floresce no início do verão. Alguns híbridos varietais são remontantes, florescendo mais tarde repetidamente. Você precisa plantar íris em campo aberto no meio do verão ou mais perto do outono (julho a outubro), dependendo das características climáticas da região. A temperatura noturna deve ser de + 5 ... + 10 ° C ou superior, o que dá às plantas tempo suficiente para um bom desenvolvimento e enraizamento antes do inverno que se aproxima. O período de plantio é escolhido para que as plantas estejam em repouso após a floração.
Se você comprar rizomas nus ou íris em um recipiente no início do ano, precisará transplantá-los para o chão o mais rápido possível, sem esperar um horário conveniente. Estas não são plantas que podem ser armazenadas por muito tempo sem terra.Você sabe Não apenas a flor da íris, mas também o elemento químico Iridium, cujos compostos também têm muitas opções de cores, e o asteróide Irida, descoberto em 1847, recebeu o nome da deusa do arco-íris.
Seleção e preparação do local
Para garantir uma floração abundante, é necessário plantar rizomas de íris em um local ensolarado (você precisa de pelo menos 6 horas por dia) com solo bem drenado, fértil e nutritivo. A floração será fraca em áreas sombreadas e a má drenagem pode levar à podridão bacteriana das raízes. O plantio de íris em uma pequena encosta ou em canteiros elevados garante que a flor não se molhe quando a água estagnar.
As flores podem suportar a exposição solar por meio dia, mas essa posição não é ideal para íris. As flores não devem ficar à sombra de outras plantas, por isso é melhor plantá-las em áreas separadas, designadas especificamente para íris. Elas gostam de um pH quase neutro ou solo levemente ácido e uma quantidade moderada de nitrogênio, fósforo e potássio. Excesso de nitrogênio contribuirá para o crescimento exuberante da vegetação em detrimento da floração.
Antes de plantar, remova todas as ervas daninhas da área de jardim prevista. Em seguida, solte o solo a uma profundidade de 30 a 40 cm para facilitar a instalação dos rizomas e garanta a drenagem adequada e cubra com uma camada de composto de 5 a 10 cm.
Preparando o material de plantio
Ao escolher o material de plantio, considere o esquema de cores que deseja criar em seu jardim e escolha entre uma ampla variedade de cores disponíveis em tons de rosa, branco, azul, roxo e roxo. Você pode encomendar íris em lojas on-line ou comprar em viveiros.
Vídeo: como plantar íris
Mas você pode dividir e plantar as flores que já estão crescendo no site. É uma boa maneira de rejuvenescer as plantações, propagar flores e proteger contra pragas, que geralmente danificam jardins antigos e lotados. Você também pode trocar material de plantio com seus vizinhos e expandir seu sortimento de flores. Um bom material de plantio deve ser grosso no dedo, ter raízes saudáveis e 1 ou 2 fãs de folhas. Grandes rizomas antigos e sem rudimentos de lâminas de folhas devem ser descartados.
Qualquer material de plantio (comprado e preparado de forma independente) deve ser inspecionado quanto a lesões prejudiciais, remover áreas problemáticas, desinfetado em uma solução de permanganato de potássio e seco ao sol. As fatias precisam ser processadas com carvão ativado em pó ou canela.Importante! Diferentes variedades plantadas muito próximas umas das outras se tornarão mistas e difíceis de identificar.
As raízes devem ser encurtadas para 10 cm, as folhas para 10-15 cm.
Aterragem em fases
Ao pousar, siga as instruções fornecidas:
- Desenterre um pedaço fundido, divida-o em partes separadas e verifique se há doenças ou danos causados por insetos. Hastes danificadas, rizomas flexíveis, macios e ocos devem ser descartados.
- Rasgue ou corte a parte antiga do rizoma, pois ela não florescerá mais. As raízes bastante longas da íris ajudarão as plantas recém-plantadas a ganhar uma posição em um novo local.
- Prepare uma mistura de solo e composto (misture uniformemente).
- Cavar um poço raso ou vala (até 10 cm). No meio, faça um monte do solo para colocar um rizoma nele. Distribua as raízes em uma plataforma elevada e cubra com uma mistura preparada de solo e composto.
- Certifique-se de que as raízes estejam cobertas de solo, mas deixe a parte superior do rizoma aberta acima do solo para evitar apodrecer.
- Na próxima temporada, a planta dará brotos que crescerão da cabeça do rizoma e crescerão um leque; portanto, ao transplantar, vire na direção certa para o arranjo correto de flores no canteiro.
- Deixe espaço livre entre as plantas para maior crescimento, uma vez que a íris requer boa circulação de ar. Coloque o material de plantio um do outro a uma distância de 30 a 60 cm para variedades altas, mais próximo (20 cm) para variedades baixas e anãs.
- Para facilitar o plantio e estimular a formação de novas raízes, você pode aparar a parte superior das folhas em cerca de 15 cm de altura.
- Regue bem o local da plantação para que o solo ao redor das raízes assente e se compacte.
- Continue a regar uma vez por semana até o crescimento aparecer.
- Após o enraizamento, as íris são resistentes à seca e não precisam de irrigação adicional, exceto durante períodos secos.
- Muitas vezes, as plantas levam algum tempo para superar o estresse do transplante e se adaptar a novas áreas.
Como pousar em um círculo
Se você deseja organizar o plantio de íris em um círculo, determine a localização no local e desenhe um círculo para a colocação correta das plantas. Faça furos com um diâmetro de 25 cm e uma profundidade de 10 cm, com um intervalo de 40-50 cm para variedades altas e 20-30 cm para variedades anãs.
Os rizomas precisam ser plantados com um leque externo e com o fim (o local de fixação da parte antiga) - no centro do círculo.
Com esse arranjo, as íris não crescem uma para a outra e os rizomas não se entrelaçam. Com o tempo, toda a parte do círculo será preenchida com flores, e um canteiro de flores redondo e pitoresco se formará.
Importante! As íris não florescem se plantadas muito fundo. O topo do rizoma deve estar na superfície do solo.
Cuidados adequados após o plantio
Após o enraizamento, o tratamento da íris é simples e mínimo por 3-5 anos, quando chega a hora do próximo rejuvenescimento das plantações e separação dos rizomas para garantir uma longa floração.
Adubar no início da primavera com um fertilizante universal para flores com baixo teor de nitrogênio nas ranhuras ao redor das plantas ou com composto. Evite aplicar fertilizantes à base de nitrogênio na superfície ou fazer a cobertura com substâncias orgânicas que podem causar podridão do rizoma. Íris de reparo fornecem melhores resultados se forem alimentadas novamente após o final da primeira onda de floração.
As íris são resistentes à seca, mas mesmo essas plantas precisam de umidade e rega periódica moderada, o que é necessário para atingir a estação de crescimento e uma boa floração. Os canteiros de flores não devem secar, portanto, em períodos secos, é necessário regar as flores pelo menos uma vez por semana. No verão, em uma seca, sem boa rega, o crescimento pode parar e as plantas se tornam inativas. Não aplique mulch no solo ao redor do rizoma (mantenha-o aberto), pois o mulch retém a umidade e muita água causa podridão.
Íris mais altas precisam de uma liga para que os talos das flores não se quebre. A floração ocorre sequencialmente nos botões localizados ao longo das hastes. Após a floração, corte os pedúnculos na base. Retire as cápsulas de sementes que se formam após a floração. A formação de uma semente retira a energia necessária para rizomas, raízes e folhas.
Mas não corte as folhas da íris depois que elas terminarem de florescer. As folhas continuam a fotossíntese das plantas para crescimento e desenvolvimento de flores na próxima temporada. Esta é uma das partes importantes de cuidar da íris. Corte a folhagem apenas no final do outono após as geadas, para reduzir a probabilidade de invernada nos restos de plantas de pragas e focos de doenças.Importante! Para separar rizomas jovens da mãe, você pode precisar de uma faca afiada, que deve ser limpa com álcool após cada corte, para não espalhar a doença em novas flores.
Para se proteger das geadas do inverno, é preciso ter cuidado para proteger o jardim de flores. Polvilhe os rizomas com 3-5 cm de areia e cubra com ramos de abeto, que são aplicados após o início do resfriamento e são removidos na primavera seguinte. No início da primavera, remova a cobertura de inverno e qualquer folhagem antiga para proporcionar um novo crescimento fresco e impedir o entupimento da íris.
As íris podem permanecer no mesmo local por 3-4 anos e formar famílias de rizoma crescidas. A cada poucos anos, é útil cavar e dividir íris, afinando-as e reabastecendo o solo com substâncias orgânicas, como antes de colocar novos leitos. Cada rizoma floresce apenas uma vez e, nos anos subsequentes, os deslocamentos florescem, formados anualmente em cada lado do rizoma principal.Você sabe Das sementes de íris fritas que eram muito caros nos tempos antigos, uma bebida parecida com café era feita.
O cuidado adequado garantirá uma floração longa e abundante. Mas, às vezes, os floricultores iniciantes se perguntam por que as íris não florescem.
Pode haver vários motivos:
- aterragem recuada;
- aperto e caroço densamente crescido;
- falta de luz solar;
- estresse após o transplante;
- características varietais;
- mau inverno e danos causados pelo gelo.
Prevenção de Doenças e Pragas
As íris são resistentes a muitas doenças e pragas de insetos. A maioria dos jardineiros pode facilmente evitar pequenos problemas sem recorrer a inseticidas ou outros tratamentos. A prevenção é a melhor maneira de prevenir doenças e lesões prejudiciais. Mantenha o jardim limpo, remova restos de plantas e folhas caídas, remova ervas daninhas, observe a taxa de propagação e o tipo de fertilizante ideais, examine cuidadosamente as flores para detectar doenças e pragas em tempo hábil.
Você sabe Para uso em perfumaria de compostos aromáticos de rizomas de íris, eles são coletados, secos e envelhecidos por 5 anos para degradar e oxidar os óleos constituintes. O cheiro deles é como o perfume das violetas.
As íris são resistentes à ferrugem e à seca, mas suscetíveis à mosca da íris, que hiberna na forma de ovos nas folhas caídas. No caso de danos causados por moscas-brancas, gorgulhos, tripes, pulgões, nematóides e moscas da íris, vale a pena aplicar os inseticidas apropriados e tratar o jardim de flores de acordo com as instruções anexadas ao medicamento.
Caracóis e lesmas podem escalar folhas e desfigurar a floração, especialmente em condições de alta umidade e chuva. O arranjo de iscas (por exemplo, pratos com cerveja) ou a coleta manual de insetos ajudará. Mas eles não causam muitos danos, exceto pela aparência não estética dos canteiros de flores com íris. Quando sinais de deterioração aparecem no rizoma, é necessário desenterrá-lo e remover as partes afetadas. Queimaduras solares podem ocorrer no verão, quando o sol queima os rizomas e, como resultado, eles se tornam macios e se deterioram. Adicionar solo ou cobertura morta resolverá esse problema.
A criação de um belo jardim de flores no jardim depende da habilidade e conhecimento do cultivador. Depois de se familiarizar com o material de plantar íris, você pode facilmente e simplesmente cultivar essas flores maravilhosas que surpreendem a imaginação com uma variedade de formas e uma variedade de cores e tons, e todos os detalhes são harmoniosos e verificados pela própria natureza.