Aqueles que desejam decorar seu jardim com uma sempre-viva devem prestar atenção ao thuja. Essa cultura tem muitas vantagens, incluindo resistência ao inverno, resistência ao ar poluído, longevidade e cores vivas, mesmo no inverno.
Condições para o crescimento de thuja
Para que a planta tenha uma aparência atraente e decorativa, é necessário criar as condições necessárias para ela:
- Boa iluminação e proteção contra o sol escaldante do meio-dia. Em áreas abertas sob a luz solar, a cultura perde umidade e se torna vulnerável no inverno. Na sombra, a cor das agulhas fica desbotada.
- Proteção contra vento e corrente de ar.
- Sem estagnação da água.
- A composição do solo mais adequada é uma mistura de turfa, areia e turfa. O solo também deve ser neutro ou levemente ácido, respirável e moderadamente úmido.
- O poço de aterrissagem deve ser 30 a 40 cm mais largo e 20 cm mais profundo que um caroço de terra com raízes.
- O pescoço da raiz deve estar no nível do solo ou ligeiramente acima dele. Se for muito profundo, a árvore doerá e poderá morrer. Uma localização muito alta do colo da raiz provocará a secagem.
- A distância entre as amostras vizinhas para as variedades altas é de 4-5 m, para as subdimensionadas - de 1 a 2 me nas sebes - 1 m, independentemente da variedade.
- É útil polvilhar o círculo do tronco com uma camada de cobertura morta, que protegerá a terra de secar e aliviar as ervas daninhas.
Aterragem incorreta, cuidados e correção
O amarelecimento das agulhas em thuja pode causar fatores naturais, agrícolas ou biológicos. A causa do amarelecimento natural pode ser qualquer mudança climática ou estação. A fonte de violações agrotécnicas é o plantio ou cuidado inadequado da planta. E fatores biológicos se manifestam no impacto sobre a cultura de vários insetos, microorganismos ou animais.
Importante! A alimentação final é realizada em agosto. A aplicação posterior de fertilizantes pode estimular o crescimento ativo, e brotos verdes não toleram geadas de inverno.
O amarelecimento e a secagem dos galhos de thuja podem causar os seguintes motivos:
- Ajuste muito profundo ou rasoem que o colar de raiz é polvilhado com o solo ou está localizado acima da superfície. Nesse caso, o amarelecimento da coroa aparecerá no 2º - 3º ano após o plantio. De acordo com as regras, o colar de raiz deve ser colocado no nível da camada superior da terra. Você pode tentar resolver esse problema da seguinte maneira: desenterrar parte do solo do tronco com forte aprofundamento ou, inversamente, polvilhar o solo com um patamar alto.
- Um plantio espessado que causa sombreamento permanente entre as árvores. Após 4-5 anos, as raízes germinadas começam a competir entre si na extração de nutrientes, o que também pode provocar processos de amarelecimento e secagem. É improvável que seja possível corrigir essa situação, pois as amostras adultas não respondem bem ao transplante, e esse trabalho consome muito tempo. Você pode tentar fazer regularmente uma quantidade suficiente de cobertura e remover periodicamente brotos secos.
- Mudança de local de crescimento, por exemplo, um transplante de área sombreada para uma área ensolarada. As coníferas respondem a essas mudanças com a aparência de amarelo. Mas depois de um tempo, o thuja pode restaurar sua cor normal, embora seja melhor evitar essas mudanças repentinas.
- Cuidado inadequado de uma muda jovem. Embora a árvore não tenha raízes, ela deve ser protegida dos raios abrasadores e regada todas as semanas por 10 litros para cada instância, e na seca - 2 vezes por semana por 15 litros. Pulverizar a coroa, que deve ser realizada à noite ou pela manhã, ajudará a reviver as mudas no calor.
- Rega excessiva ou insuficiente. A falta de umidade e o excesso são prejudiciais aos thuja. Quando o solo seca, é necessário aumentar o número de irrigações e, ao encharcar, reduzir. As mudas não devem ser plantadas em planícies onde é possível o acúmulo de água derretida ou da chuva.
- Deficiência de nutrientes. Com a falta de magnésio ou potássio, é observado o amarelecimento dos topos da coroa. Ramos individuais adquirem amarelecimento (ou descoloração) com deficiência de ferro; portanto, as amostras adultas precisam de cobertura regular. Para fertilização com minerais, Biode, Kemira-universal, solução Epina e outros são utilizados de acordo com as instruções. Como orgânicos, é usada uma infusão de esterco (1: 4), com idades entre 10 e 14 dias, usada para derramar um círculo próximo ao tronco à taxa de 3 litros por planta.
Recentemente, tornou-se moda cultivar thuja não apenas na rua, mas também em vasos de plantas na sala. Ao cultivar essas variedades decorativas, você também pode encontrar problemas quando as agulhas ficarem amarelas, secas e caem. Alguns motivos e métodos para resolvê-los são semelhantes aos de cópias de rua, mas também existem diferentes.
Para evitar momentos desagradáveis com agulhas amareladas e caídas, é necessário aderir aos princípios básicos de crescer e cuidar dessa beleza conífera:
- Depois que o thuja se adapta um pouco (10 a 14 dias após a aquisição), ele precisa ser transplantado.
- Ao transplantar, o novo tanque deve ser 2-3 cm maior que o anterior. Thuja tem raízes longas, então os vasos são selecionados altos.
- O solo comprado deve ser para culturas de coníferas. Não se esqueça da camada de drenagem.
- A localização da árvore deve estar bem iluminada, mas protegida dos raios abrasadores do meio-dia.
- Não permita a secagem ou superaquecimento forte do substrato do solo. As amostras jovens são umedecidas após a secagem do solo superficial e as amostras grandes são umedecidas após a secagem a uma profundidade de cerca de 5 cm.
- Thuja é um representante de coníferas, despretensioso em relação à temperatura; portanto, em tempo quente, pode estar na faixa de temperatura +18 ... + 30 ° C. Mas no inverno, a temperatura não deve ser superior a + 15 ° C. O melhor lugar para o inverno é uma varanda ou alpendre envidraçado. A planta reage mal ao calor emitido pelas baterias e outros aparelhos de aquecimento.
- No inverno, uma planta fresca é regada 1-2 vezes por mês. A uma temperatura de cerca de 0 ° C, o thuja não é regado.
- No inverno, os thuja não fertilizam e, desde a primavera até o início do outono, uma vez por mês, fertilizam as coníferas.
Doenças e seu tratamento
O aparecimento de uma planta conífera é frequentemente afetado por várias doenças, entre as quais as mais comuns:
- Phytophthora - afeta o sistema radicular da planta. Nesse caso, o thuja murcha, adquire uma tonalidade cinza e o fundo do tronco amolece. O motivo mais frequente é o alagamento severo. Ao mesmo tempo, ajudar os thuja é quase impossível. Como prevenção, os fungicidas são usados de acordo com as instruções.
- Shute marrom - uma doença fúngica que aparece nas agulhas após a neve derreter. A folhagem morta é coberta com um revestimento cinza de teias de aranha. Ao mesmo tempo, galhos finos morrem e as agulhas marrons não podem cair por muito tempo. As medidas de prevenção e controle incluem a pulverização no final do outono e após o derretimento da neve com Kurzatom (0,7%) ou cloróxido de cobre (0,5%). Na primavera, com um intervalo de 10 dias, tratam-se com um fundazol (0,2%). Os galhos de fungos afetados devem ser removidos e queimados.
- Pestalocium murcha - Outra doença fúngica, como resultado da qual as pontas dos brotos com agulhas ficam cobertas de manchas marrons e morrem. Mais tarde, esporângios pretos de cogumelos aparecem nas agulhas e ficam cinza. Para prevenção no início da primavera, realiza-se 0,7% de tratamento com Kurtaz e, para tratamento, pulveriza-se alternadamente com Strobi (0,04%), Fundazolum (0,02%) e Bayleton (0,15%). Os galhos infectados são descartados da mesma maneira que no caso anterior.
- Browning atira - também tem uma natureza fúngica e aparece no início da primavera. Aparece no amarelecimento das escamas e, no último estágio, todo o rebento morre. Para prevenção, é utilizada uma solução a 2% de Fundazole, que as plantas são pulverizadas de julho a outubro com um intervalo de 2 semanas. Para evitar a propagação da doença, recomenda-se remover e queimar imediatamente os galhos doentes detectados.
Pragas e a luta contra eles
Os proprietários de Thuja muitas vezes precisam tomar várias medidas para salvar suas belezas da invasão de pragas.
Os mais perigosos e comuns são os seguintes insetos:
- Pulgões - causa danos na parte inferior dos galhos, manifestada em amarelecimento e, em seguida, secagem e queda das agulhas. Esta praga é pequena e de cor marrom-acinzentada, com um revestimento de prata esbranquiçada. Os métodos de combate aos pulgões incluem o tratamento com inseticidas ("Aktara", "Actellik", "Enzhio" ou outros) de acordo com as instruções.
- Traça de mineração de Thuja - afeta os topos dos brotos, causando seu amarelecimento. Esta borboleta tem cerca de 4-5 mm de tamanho, possui asas dianteiras marrons com listras prateadas e asas traseiras cinza escuro. O inseto começa a sobrevoar no início de junho e as larvas roem passagens peculiares nos galhos e agulhas, causando grandes danos à planta. Para evitar danos à mariposa, as árvores precisam ser pulverizadas com inseticidas, como no caso anterior.
- Ácaro aranha - possui um corpo redondo pequeno, amarelo, vermelho ou laranja, coberto de cerdas esparsas. Primeiro, ele se instala na parte inferior das folhas, como indicado pelos pontos amarelos brilhantes na superfície, e depois se move para a parte superior. As agulhas ficam marrons e se desfazem, e os galhos são cobertos com teias de aranha. Vermitek, Fitoverm ou Aktofit são eficazes no controle dessa praga. É necessário realizar várias pulverizações com um intervalo de 14 dias.
- Tuevaya hooter - buracos na casca das árvores testemunham sua presença. Você pode se livrar de um inseto com a ajuda de inseticidas. E o uso do fluido Bordeaux ajudará a fins preventivos.
Outras causas possíveis
Além das razões mencionadas anteriormente para amarelar e secar as árvores de thuja, existem várias outras:
- Secagem e superaquecimento do território próximo ao tronco no verão e congelamento no inverno. Para evitar isso, é necessário cobrir a terra ao redor das plantas. Uma camada com pelo menos 5 cm de espessura pode ser feita de serragem, composto, lascas de madeira ou turfa.
- Danos causados pela mola à parte conífera pela luz solar. Após o inverno, a planta fica enfraquecida e os fluxos de luz refletidos na neve (o que aumenta sua intensidade) podem causar queimaduras. Por esse motivo, em fevereiro, você precisa sombrear ligeiramente as plantas. Você não pode usar o spanbond, pois ele passa pelo UV mais prejudicial. Você também não deve usar tecidos densos e enrolar muito thuja. Para proteção contra o sol, materiais leves, como gaze ou redes mosquiteiras, são bastante adequados. Se o tempo foi perdido e as agulhas começaram a ficar amarelas, a planta de coníferas deve ser regada com água morna e tratada com o bioestimulador Eco-Gel-Antistress e, no início do verão, os galhos secos devem ser removidos.
- Geadas acima de -30 ° C também podem causar amarelecimento das agulhas e morte de galhos. Nesse caso, o abrigo para o inverno é praticado não apenas em espécimes jovens, mas também em plantas mais antigas.
- Vários produtos químicos usados contra a neve e o gelo são perigosos para as coníferas. Eles são capazes de causar queimaduras nas extremidades dos galhos, o que leva à sua morte; portanto, durante o processamento, deve-se tomar cuidado para evitar que essas substâncias caiam nas plantas.
- O hábito de alguns animais de “marcar” seu território afeta muito todas as plantas, incluindo os thuja. A urina de cães e gatos pode causar amarelecimento e secagem dos galhos, principalmente se forem mudas jovens.
Prevenção de Doenças e Pragas
As doenças de plantas, bem como os danos causados por várias pragas, são mais fáceis de prevenir do que lidar com seu tratamento posteriormente.
Importante! Para reter a umidade, é praticado o seguinte método: o musgo é dividido em pedaços pequenos e, depois de misturado com o solo, desintegra-se ao redor do thuja.
Para fazer isso, você deve seguir algumas regras:
- use apenas amostras saudáveis para o plantio;
- aderir às recomendações para rega adequada e alimentação oportuna;
- tomar medidas para proteger as árvores da luz solar e de fortes geadas;
- poda regularmente partes de plantas afetadas por doenças e pragas;
- remover sistematicamente as ervas daninhas e afrouxar o território próximo ao tronco;
- realizar tratamento preventivo com medicamentos apropriados.
Seguindo as dicas e recomendações fornecidas no artigo, você pode cultivar e ter em sua casa ou jardim um thuja de beleza sempre verde que irá encantar você e sua família por muitos anos.