A vista para a montanha de pinheiros combina uma grande variedade de variedades. Um digno de nota é a variedade anã artificialmente criada Varella. Leia mais sobre suas características botânicas, bem como as regras de cultivo e direção de uso, leia abaixo.
Descrição da árvore botânica
Pinus mugo Varella pine é uma árvore decorativa de crescimento lento, anã. A planta se distingue das outras por sua aparência original, pela qual era amada por muitos jardineiros e paisagistas. Devido ao crescimento lento, coroas densamente compactadas e tamanho diferente de agulhas, esse espécime se assemelha a uma bucha esférica.
Você sabe Uma das jóias chamadas âmbar nada mais é do que uma resina congelada de pinheiro.
Descrição das principais características botânicas de mugo Varella:
Sistema raiz | caule com um grande número de processos altamente ramificados, o que permite à planta suportar rajadas de vento significativas e permanecer estável |
Altura da haste | de 1 a 1,5 m |
Diâmetro | de 1 a 1,2 m |
Forma da coroa | esférico |
Crescimento anual | 10 cm |
Tiros | densamente localizado, densamente ramificado, cresce em ângulo agudo em relação ao tronco, tolera bem a poda |
Agulhas | verde escuro, grosso, alongado, agulhas de verão com 3 cm de comprimento, agulhas de primavera com 7 cm e agulhas de um ano com 10 cm, devido a isso, cria-se um efeito macio |
Solavancos | ovóide, atinge um comprimento de 5 cm, jovem verde, marrom com a idade, aberta no início do inverno |
Semente | marrom pequeno |
A vegetação pode se desenvolver bem em qualquer tipo de solo, mesmo com baixa fertilidade. A acidez do solo também é de pouca importância, mas ainda é ligeiramente preferível. Ao aterrar, é necessária drenagem. A unidade varietal apresenta alta resistência ao inverno, pouca suscetibilidade a doenças e pragas, resistente à seca. Normalmente, pode crescer tanto em luz abundante quanto em sombra parcial.
Origem do nome
O nome Pinus para pinheiro da montanha é emprestado de Theophrastus - “pinos”. Este é um erudito grego antigo que é chamado de "pai da botânica". Ele descreveu em seus escritos mais de 500 plantas, entre as quais, de fato, estava o aparecimento de pinheiros das montanhas. A variedade Varella recebeu esse nome em homenagem ao local em que foi obtida. Sua criação foi realizada por cientistas poloneses no viveiro karstens Varel.
Aterragem
O plantio da vegetação considerada pode ser realizado no outono ou na primavera. O prazo é o final de abril - início de maio, meados de agosto - início de setembro. O local começa a ser preparado seis meses antes do plantio. Nesta fase, o solo é escavado até uma profundidade de 40 cm. Para cada m², são aplicados 10 kg de areia, 20 kg de solo encharcado e 10 kg de composto. Então eles cavam novamente, apenas a uma profundidade de 20 cm.
Compre mudas apenas em viveiros especializados, que forneçam informações completas sobre as características varietais da planta, as condições de seu cultivo e possam fornecer certificados de qualidade para seus produtos. Caso contrário, existe um grande risco de comprar material de plantio deficiente, que criará raízes e prejudicará por muito tempo.
Processo de pouso em fases:
- Cavar um buraco 3 vezes o tamanho do rizoma (resulta uma profundidade de cerca de um metro). Ao plantar várias plantas entre os caroços, resta uma distância de 1,5 m.Se você combinar a variedade em questão com as espécies de árvores coníferas em geral, entre os buracos, deverá fazer um passo de 4 m.
- Colocar 15 cm de argila expandida no fundo do buraco e no topo de 5 cm de areia - será uma drenagem que protegerá o sistema radicular de um excesso de umidade.
- Despeje 5 litros de água no recesso e aguarde até que seja completamente absorvido.
- Coloque em um buraco uma camada de solo nutriente com uma espessura de 20 cm, consistindo em partes iguais de areia, solo de relva, composto. A esta composição em uma quantidade de 20% da massa total deve ser adicionada cinza de madeira.
- Coloque as mudas no centro do recesso, distribua cuidadosamente as raízes ao redor do perímetro. Certifique-se de que o colo da raiz esteja acima do solo. Encha o buraco com o solo, aperte levemente o círculo do tronco com as mãos.
- Despeje 10 litros de água no buraco.
- Depois de absorver completamente o líquido, triture-o com turfa, misturando-o primeiro com 30 g de superfosfato, sem fechar o colo da raiz.
Cuidado de pinho
O cuidado com a variedade em consideração consiste na implementação de medidas agrícolas básicas.
O principal trabalho que precisa ser realizado no local onde o pinheiro Varella é cultivado:
- hidratação e alimentação;
- cuidados com o solo, consistindo em afrouxamento e cobertura morta;
- poda
- prevenção de doenças e pragas.
Rega e alimentação
Dado que esta vegetação é uma variedade tolerante à seca, não exigirá rega frequente. Durante o primeiro ano de vida, apenas as amostras desembarcadas são introduzidas com 5 litros de água por cada semana. Será suficiente para as plantas adultas umedecerem o solo uma vez por mês, introduzindo 10 l de líquido sob cada uma.
A cobertura é aplicada somente durante os primeiros 2 anos a partir do momento do plantio. Fertilize as plantas na primavera (início de maio) e outono (início de setembro). No início do ano, é melhor fazer curativos minerais.
O superfosfato é adequado - é distribuído na forma seca no círculo do tronco a 40 g / m² a uma profundidade de 5 cm.
No final da temporada, é melhor usar biohumus ou composto. Esses fertilizantes exigirão um círculo de 5 kg / m². Após 2 anos a partir do momento do plantio, os fertilizantes minerais deixam de ser totalmente aplicados. Biohumus ou composto é adicionado no final da temporada para aumentar a camada de cobertura morta, que protegerá o sistema radicular do congelamento e aumentará a fertilidade do solo.
Durante a temporada, você pode adicionar 2-3 colheres de sopa à água para irrigação 2-3 vezes cinzas de madeira para cada planta. Isso fornecerá aos pinheiros potássio, magnésio e cálcio - são esses microelementos que eles mais precisam. Além disso, essa abordagem ajudará a proteger a vegetação da propagação de doenças e pragas por fungos.
Importante! Para o pinheiro, você pode usar fertilizantes especializados para coníferas. A principal coisa — preste atenção à composição, não deve haver nitrogênio nela, caso contrário, o crescimento muito ativo dos brotos começará, o que não terá tempo para amadurecer em uma estação e congelar no inverno.
Afrouxamento e cobertura do solo
O cultivo do solo deve ser realizado após irrigação e chuva. Não ultrapasse 5 cmcaso contrário, há um grande risco de danos ao crescimento radicular localizado superficialmente. No início, após o plantio, é muito importante remover as ervas daninhas a tempo, o que pode destruir uma colheita que ainda não amadureceu.
Agulhas que caem de uma árvore não devem ser removidas.
Desempenhará o papel de cobertura vegetal natural, mantendo a umidade ideal. Com o tempo, as agulhas começarão a se deteriorar, misturando-se com húmus e composto, depositadas no momento do fertilizante, o que criará uma microflora especial e contribuirá para o pleno desenvolvimento da planta.
Poda
Com a ajuda da poda, você pode dar à vegetação qualquer forma a seu gosto - esfera, hemisfério, cubo etc. Ao realizar a manipulação, não remova mais de 1/3 dos brotos. Você sempre precisa começar com os galhos nus, secos ou danificados. É melhor começar a podar a partir dos dois anos de idade na primavera (início de maio).
Para realizar a manipulação, são utilizadas tesouras de podar afiadas. Depois de cortar cada ramo, a ferramenta deve ser desinfetada com álcool. As superfícies feridas de uma árvore são polvilhadas com cinzas de madeira e depois cobertas com verniz de jardim para não infectar a infecção.
Em princípio, essa espécie de pinheiro pode se desenvolver bem sem realizar a poda - já possui uma linda coroa. Obrigatório é apenas manipulação sanitária, que envolve a remoção de galhos danificados, secos e em crescimento inadequado.
Possíveis doenças e pragas
As doenças dessa vegetação são muito raras. Para prevenção, use a técnica descrita acima - adicione cinza de madeira à água para irrigação. Em condições de alta umidade, você pode polvilhar o solo ao redor da árvore com cinzas e espalhar galhos sobre ela.
Se as técnicas de agricultura agrícola não forem respeitadas nos pinheiros de Varella, a sarna ou um ácaro podem resolver. Para evitar isso, no início da temporada, deve ser realizada a pulverização nos brotos e no solo com a preparação Fitoverm (diluída de acordo com as instruções). Também na prevenção de pragas ajudará a manipulação já descrita usando cinzas de madeira.
Se as pragas já apareceram na planta, a poda sanitária deve ser realizada imediatamente, removendo todas as partes afetadas. Em seguida, use Sunmight (para o carrapato) ou Aktara (para o escudo). Dilua os preparativos de acordo com as instruções. Com múltiplas lesões, é melhor realizar 2 tratamentos com um intervalo de 10 dias.
O uso da madeira no paisagismo
Uma planta compacta da variedade em questão ajudará a transformar qualquer projeto paisagístico.
Parece igualmente bom em:
- desembarques únicos;
- combinação com outras variedades de coníferas;
- composições de borda.
Devido ao seu pequeno tamanho, a vegetação pode ser plantada com densidade suficiente para enfatizar o zoneamento de um território específico. Também pode ser usado na organização de montanhas alpinas, jardins ornamentais, combinando com pedras de diferentes texturas e cores. Além disso, essa variedade é ideal para cultivar casas em vasos, criando bonsai.
Você sabe De todas as espécies de pinheiros, as agulhas mais longas estão no pântano. Atingem 45 cm.
A variedade de pinheiros de montanha Varella é atraente por sua compacidade, alta decoratividade e também por seu despretensioso cuidado. A planta pode ser cultivada em campo aberto e em casa, criando composições únicas para decorar o jardim ou o interior. Além disso, as coníferas são atraentes por sua capacidade de limpar o ar, o que tem um efeito benéfico na situação ambiental e na saúde humana.