Glauca é um tipo de abeto que não é adequado para todos os lotes de jardins devido a grandes parâmetros. A planta é um tanto exigente no cultivo, mas única na beleza das agulhas e no tamanho impressionante dos cones. Você aprenderá com o artigo como cultivar a variedade mencionada de abeto, escolher o local certo, plantar e cuidar da árvore.
Descrição botânica
Abeto alto procera Glauca dotado do termo nobre. Um gigante majestoso que cresce no ambiente natural, principalmente nas montanhas da costa oeste da América do Norte. A árvore alpina é geralmente encontrada a uma altitude de 300-1500 m.Esta é uma variedade muito antiga, cuja primeira menção remonta a 1863.
Em contraste com a variedade de abetos espanhóis de mesmo nome (Abies pinsapo Glauca), que atinge 10 metros de altura aos 10 anos de idade (máximo de 10 m), taxas de crescimento de 50 m não são incomuns para a Glauca alta (com valores médios de 20 m).
Você sabe Gifford Pinczow National Park cresce o abeto mais gigantesco de Glauk — 85 m de altura e diâmetro do tronco acima de 8 m.
Características botânicas:
- O sistema radicular é essencial e poderoso, profundo no solo, o que fornece às plantas adultas alta resistência ao vento.
- O tronco da árvore é reto e uniforme, tem uma forma axial com uma lança claramente desenvolvida e galhos laterais uniformemente espaçados.
- A casca de mudas jovens é fina e lisa, diferente da casca de pinheiro e abeto. Com o tempo, adquire uma estrutura áspera e rachada e fica avermelhada, com espessura - até 2-3 cm.
- A copa é estreita-piramidal em árvores jovens, cresce lentamente com um hábito de crescimento irregular, como resultado de algumas partes da planta parecerem ligeiramente tendenciosas, o que, no entanto, não diminui o encanto da árvore. Mais tarde, a forma assume a forma de um cônico abaixado e largo, bastante simétrico.
- Os galhos são castanhos claros jovens, no segundo ano adquirem tons escuros. Forme camadas transparentes horizontais ao redor de um tronco de árvore. Os brotos são marrons, maciços e rígidos. O crescimento anual é moderado - 25 a 40 cm, raramente até 80 cm, atinge um valor de 8 a 10 m por muitos anos.
- As agulhas são sempre-verdes, planas, com até 30 mm de comprimento e 1,3 mm de largura, macias e não espinhosas ao toque, azul-prateado, a cor é mais intensa nas neoplasias e depois escurece gradualmente.
- As agulhas são cobertas com um revestimento ceroso e partem do galho quase em ângulo reto, estão densamente localizadas na parte inferior dos brotos, desviam-se para cima, dando à árvore uma aparência fofa. Economizado na fábrica por vários anos. O aroma é conífero, pronunciado.
- Cones de pólen com 5 a 7 mm de comprimento, amarelos. As sementes - grossas, cilíndricas, com duas camadas de escamas, atingem 25 cm de comprimento e 6 cm de diâmetro. Em um estado jovem, os cones são verdes; em um estado maduro, são marrom-avermelhados. Eles aparecem na árvore todos os anos e são uma verdadeira atração - localizados verticalmente nos galhos, não se desfazem como a maioria das coníferas (abeto, pinheiro), mas abrem na árvore, deixando apenas as varas.
- Sementes - 0,6–1 cm, marrom claro, equipadas com asas (2 cm). Floração do abeto - em abril - maio, os cones amadurecem em setembro - outubro.
- A altura da árvore em uma idade avançada (30 anos) é de 20 m. O diâmetro da copa é de até 3-5 m. A espessura do tronco é de até 1 m. O abeto Glauka é o mais longevo de todas as espécies (até 400 anos ou mais). Na área natural "nativa", a planta é muito maior e a árvore cresce ao longo da vida, daí as diferenças de altura.
- A resistência ao gelo das plantas adultas é de até -18 ° C, as mudas jovens são sensíveis a geadas, ventos de inverno e geadas precoces, mas a resistência a baixas temperaturas aumenta com a idade da planta.
Origem do nome
Era anteriormente conhecido sob o nome científico Abies nobilis, "Noble Fir" e como resultado da seleção, foi obtida uma variedade de tamanho grande com agulhas azul-prateadas.O nome latino é Abies Procera Glauca.O nome binomial é Abies Procera. Outro nome é Abies of Protser Glauk, que significa "Fir tall noble".
Abies (lat.) Significa "abeto". Existe outra versão da origem do nome - da palavra indo-européia, semelhante em som, que significa "abundante", que caracteriza a cultura como uma forte ramificação e agulhas densas.O termo Procera (lat.) - "alto" .A designação Glauca é atribuída a plantas com cor prata-azulada de agulhas, bem como "azul" ou "blauer".
Aterragem
O plantio de uma árvore deve começar com uma escolha de local e material de plantio.
Requisitos do local de desembarque:
- o solo é fértil, não calcário, bem permeável, úmido, com uma reação levemente ácida (se necessário, adicione turfa ou terra da floresta do lugar das árvores coníferas);
- exposição solar - as mudas jovens podem ser plantadas em sombra parcial, levando em consideração que uma planta adulta será bem iluminada pelo sol, o que tornará a cor das agulhas mais intensa;
- não plante próximo a culturas de rápido crescimento para fornecer cobertura suficiente da camada intermediária (o abeto não gosta da vizinhança de tília, bordo, carvalho e tem doenças “comuns” com abetos e pinheiros);
- O abeto cresce melhor em locais com alta umidade (próximo a corpos d'água);
- o local deve ser protegido de ventos fortes e correntes de ar;
- zonas húmidas devem ser evitadas, onde a planta perderá seu efeito decorativo, e há uma alta probabilidade de ocorrência de doenças fúngicas e lugares áridos retardarão o crescimento.
Ao escolher uma muda, verifique se a planta é adequada ao clima da sua região, se o solo atende aos requisitos e à exposição do local. Escolha uma planta de contêiner, que facilitará o enraizamento garantido das mudas. O material vegetal deve ser saudável, com agulhas de cores vivas, sem cortes, rachaduras e vincos frescos.O tempo para plantar abetos em regiões com clima frio é o início da primavera e em regiões áridas é outono, quando aumenta a chance de precipitação natural.
Importante! Nunca plante plantas de mau humor - elas sentem, não criam raízes e ficam doentes por um longo tempo.
Para plantar corretamente uma planta jovem e garantir condições favoráveis de desenvolvimento, siga o procedimento a seguir ao plantar:
- Cavar um buraco de aterrissagem 30 a 40% mais que o volume do coma radicular e suficiente para acomodar as raízes. A profundidade é tal que, após o plantio, o tronco da árvore fica no chão na mesma altura que no contêiner de remessa. Uma boa orientação é uma vara colocada na beira do poço. Uma aterrissagem profunda pode causar podridão das raízes.
- Para preencher um buraco, misture o solo do jardim (até 30%) com composto ou uma camada de relva e dilua os solos pesados com areia grossa.
- Afrouxe as paredes laterais e o fundo para melhor crescimento das raízes. Disponha uma camada de drenagem de seixos, entulho ou tijolos quebrados.
- Coloque a planta no centro do poço, polvilhe com metade da terra, enxágue e água. Verifique se a planta está localizada diretamente e no centro.
- Encha o orifício até o nível desejado. Ao preencher o espaço entre o caroço da raiz e as paredes do poço de aterrissagem, verifique se não há bolsas de ar e aperte bem o solo.
- Encha um círculo de troncos com um lado para um melhor suprimento de água até as raízes. No futuro, quando a planta se enraizar, poderá ser removida.
- Regue a planta liberalmente, independentemente das condições climáticas e do tempo de plantio. Se a terra estiver assentada, adicione mais solo.
- Faça uma cobertura do solo ao redor da árvore com uma camada de 5 a 10 cm, mas não deixe a cobertura tocar o tronco.
- Se a árvore for alta, coloque-a nos suportes para evitar que caia.
Fir Care
Cuidar de uma árvore é simples e não envolve manipulações especiais, mas algumas medidas, cuja qualidade depende da aparência saudável e decorativa da árvore, devem ser executadas - como rega, cobertura e prevenção de lesões prejudiciais.
Importante! O abeto é muito sensível à poluição atmosférica e à contaminação de gases, portanto, não pode ser usado para cultivo na cidade, ao longo de rodovias, perto de plantas industriais.
Rega e alimentação
O abeto é exigente com a umidade do solo, sendo necessária uma rega moderada sem estagnação da água. As taxas de fornecimento de água dependem da precipitação natural, mas em períodos secos as árvores são regadas abundantemente para que a água atinja camadas profundas do solo (até uma profundidade de 30 cm) e assegure a saturação total do coma radicular.As mudas jovens são regadas com mais frequência, impedindo que o solo seque especialmente nas primeiras semanas após plantar para que as plantas possam se enraizar bem.
Teoricamente, o fertilizante do abeto não é necessário, mas todas as plantas gostam de fertilizar e são especialmente necessárias para uma árvore grande e poderosa. Isso torna as agulhas e os cones mais brilhantes. Recomenda-se o uso de fertilizante universal para culturas de coníferas. Dependendo do tipo de fertilizante, é aconselhável usar várias coberturas durante o ano na faixa de 100 a 125 g / m².O curativo de plantas jovens é realizado no segundo ou terceiro ano após o plantio.
Importante! Tente regar as árvores no início do dia ou no final da tarde, a fim de manter a umidade por mais tempo e reduzir o estresse das plantas devido ao calor.
Afrouxamento e cobertura do solo
A remoção regular de ervas daninhas, o cultivo e a cobertura morta proporcionam benefícios inestimáveis para o abeto.A remoção de ervas daninhas elimina as plantas concorrentes por nutrientes no solo. O afrouxamento fornece a saturação do ar das raízes e a aeração do solo. A cobertura morta protege a zona das raízes da geada, adiciona nutrientes durante a decomposição, normaliza a temperatura do solo e retém a umidade.
Como material de cobertura morta, é desejável usar turfa, casca, serragem e lixo de coníferas.As agulhas na floresta são colhidas na primavera, tratadas com desinfetantes, vertidas com água fervente e insistidas, e depois colocadas sob abeto, misturando-se com o solo superficial. A cobertura morta precisa ser atualizada periodicamente, pois é levada pelo vento e decai.
Você sabe Essas plantas magníficas fascinaram as pessoas há muitos séculos. Os antigos celtas descreviam o abeto como uma árvore forte, forte e independente, dotando qualidades semelhantes de pessoas nascidas sob seu signo.
Poda
Não há necessidade de aparar a árvore para não distorcer a forma natural.A poda sanitária é realizada antes do início do fluxo de seiva, no início da primavera, enquanto se remove brotações danificadas pelo gelo, galhos quebrados e partes problemáticas da planta.
Para facilitar a ramificação, as pontas dos galhos de uma planta jovem podem ser amarradas. Para desbaste, ramos inteiros são cortados, o que dá mais luz às superfícies internas da coroa, aumenta a circulação de ar e reduz o risco de doenças do abeto. Mas o melhor é começar a afinar, removendo madeira morta ou doente.
Possíveis doenças e pragas
Procera Glauka tem boa resistência a doenças e pragas. Porém, com violações dos requisitos agrícolas, as árvores enfraquecidas são mais afetadas por insetos e infecções por fungos.
Possíveis doenças Glaucoma causado por patógenos:
- ferrugem
- shute marrom;
- escurecimento das agulhas;
- bacteriose (hidropisia);
- necrose de brotos e botões;
- câncer de ferrugem;
- apodrecer.
Após o diagnóstico das causas das lesões, o tratamento deve ser realizado com fungicidas sistêmicos. A pulverização com preparações contendo cobre e a cobertura com compostos de fósforo e potássio aumentam a resistência das árvores às doenças.
As agulhas macias e suculentas do abeto atraem muitas pragas que podem afetar as plantações, especialmente as árvores jovens:
- lagartas atacando plantas;
- hermes de abeto;
- traça de abeto;
- Bicho-da-seda siberiano;
- carrapatos;
- conífera;
- pinha;
- besouros de casca.
Para controlar pragas, pesticidas e inseticidas sistêmicos que atuam seletivamente devem ser utilizados e o tratamento deve ser realizado diretamente na lesão. É desejável alternar produtos químicos. Na primavera, instale cintos de pesca de cola nos troncos para impedir a propagação de lagartas na coroa e, no outono, desenterre troncos de árvores para destruir as larvas do inverno.
O uso da madeira no paisagismo
Fir - uma das coníferas mais populares e bonitas encontradas nos jardins de casa. É uma cultura decorativa valiosa e tem muitas variedades. A maioria delas são árvores altas, mas também existem muitas variedades anãs e até miniaturas.
Como o abeto alto de Glauka pode crescer para um tamanho sólido, recomenda-se usá-lo como árvores únicas em um projeto de jardim ou como grupos separados de várias amostras para admirar sua estrutura decorativa sem interferência. Um bom lugar seria áreas abertas perto de lagoas. O espaço livre, a iluminação e a umidade adequadas permitem que as árvores mantenham sua forma e os níveis mais baixos e extensos de galhos.
Você sabe O cavalo de Tróia foi construído a partir de madeira de abeto.
Essa variedade é adequada para grandes lotes adjacentes, territórios com elementos da paisagem natural e áreas de parques suburbanos, onde a cultura definitivamente requer espaço livre. Nos feriados de Ano Novo e no Natal, o abeto pode ser usado como uma bela árvore viva que cresce em um local fora da janela.
Na base da árvore, você pode plantar culturas que preferem solos ácidos, como hortênsias de jardins, corniso ou bérberis, mas não apenas no design de jardins encontra aplicação de abetos. Sua madeira leve e macia é utilizada como material de construção. Na produção de papel e móveis, a resina é altamente valorizada e é utilizada na fabricação de óleo de abeto e bálsamo. De agulhas, cones e brotos, a cânfora é obtida.
Nem todo local pode ser plantado com o abeto alto de Glauka devido ao tamanho sólido da árvore, mas se você tiver essa oportunidade, ele se tornará por muitos anos um acento rigoroso e uma decoração decorativa do espaço livre da paisagem pessoal, bem como estátuas, objetos de água ou mandris.