Wanda é uma das orquídeas mais exóticas. Suas características distintivas não são apenas grandes flores brilhantes, mas também um sistema radicular incomum. Neste artigo, você aprenderá como cuidar de Wanda para receber sua magnífica floração como recompensa.
Descrição botânica da planta
A terra natal de Wanda são as florestas tropicais da Índia, China e Tailândia. A maioria de suas espécies são epífitas, ou seja, não crescem no solo, mas em outras plantas. Usando suas raízes grossas e arejadas, elas obtêm umidade da água da chuva e até do ar. O caule da raiz é tão sólido quanto o fio. De cima, é coberto com velame, um tecido esponjoso de multicamadas que protege a raiz da seca e é um canal de nutrição para ela.
Este gênero de orquídeas cresce monopodialmente. Isso significa que o caule principal cresce em seu pico até o final da vida da orquídea, e seu crescimento domina significativamente o crescimento de brotações laterais (quase não são observados pseudobulbos e ramos laterais). As folhas são alongadas, pedúnculos longos com inflorescência no ápice crescem a partir de seus seios.Externamente, Wanda é semelhante a outras orquídeas, mas floresce mais abundantemente e produz flores maiores. Em um pedúnculo, um buquê inteiro floresce, exalando um aroma delicado. A floração dura de 1,5 a 2 meses. Sujeito a todas as sutilezas do cuidado, ele floresce várias vezes ao ano.
Altura da planta | até 1 m |
Caule | monopodial, cilíndrica |
Folhas | coriácea, em forma de cinto, verde brilhante |
Raízes | arejado, espesso, altamente desenvolvido, cinza-esverdeado |
Diâmetro da flor | 8-15 cm |
Coloração | diverso |
Variedades
O gênero Wanda inclui cerca de 60 espécies. Graças à sua capacidade de cruzar facilmente entre si, muitas variedades híbridas foram criadas. Os mais populares são apenas alguns deles. Listados abaixo estão os recursos de cada série.
Você sabe Em algumas espécies de orquídeas, os caules das flores são simplesmente enormes. Então, na orquídea epifítica Phalaenopsis eles atingem 1 m.
Wanda Blue:
- caule reto, até 1 m de altura;
- as folhas têm a forma de um cinto, com até 25 cm de comprimento e 3 cm de largura;
- pedúnculos retos ou oblíquos, formam uma inflorescência de 6 a 12 flores;
- as flores são pintadas em diferentes tons de azul com um padrão de malha, têm até 10 cm de diâmetro;
- floresce no outono e inverno.
Lixadeira:
- arbusto grande;
- as folhas são finas e bastante longas (até 40 cm);
- em um pedúnculo 10-15 botões são amarrados;
- a cor das flores é rosa em vários tons, com um lábio de uma cor mais saturada (laranja, marrom);
- Outono de floração.
Rothschild:
- exteriormente semelhante às espécies anteriores, uma vez que é um híbrido produzido a partir delas;
- folhas semelhantes a folhas;
- inflorescências multi-floridas;
- as flores são azul claro com listras roxas.
Rabugento:
- altura do caule - 2,5 m;
- as folhas são lisas (lisas, arredondadas);
- em um pedúnculo de 3 a 6 flores grandes;
- cor do botão: rosa pálido com um lábio avermelhado;
- floresce em outubro.
Tricolor ou tricolor:
- o comprimento do caule atinge 1,5-2 m;
- comprimento da folha - 25 cm;
- em uma inflorescência de 7 a 10 flores grandes;
- cor branco-creme com manchas e listras marrom-avermelhadas.
Microclima
O habitat natural de Wanda são as florestas tropicais, cujo clima é significativamente diferente do nosso. Portanto, o produtor precisa fazer um esforço suficiente para criar condições no apartamento o mais próximo possível do clima tropical.
Você sabe A peculiaridade da floração é que apenas os botões que floresceram são pálidos e pequenos, mas gradualmente se tornam maiores e mais brilhantes.
Iluminação
Todas as variedades Wanda adoram lugares ensolarados. Eles precisam de muita luz brilhante, mas difusa. As folhas podem queimar pela luz solar direta. Portanto, essas flores são melhor colocadas nos peitoris das janelas leste, oeste e sul. No verão ao meio-dia no lado sul, você precisa criar uma sombra. O horário de verão desta planta deve durar pelo menos 12 horas durante todo o ano. Portanto, no inverno, é aconselhável prolongar o dia usando um phytolamp.Se não houver luz suficiente, a planta tropical hibernará, o que não é natural para ele. Um determinante ideal da quantidade de iluminação são as folhas das orquídeas. Se eles são verde escuro, então há pouca luz. As folhas são claras, pálidas, amareladas - a flor precisa ser removida à sombra.
Airing
Orquídea indiana precisa de ar fresco. A sala deve ser ventilada. Na estação quente, a flor é levada para a varanda ou para a rua. Alguns jardineiros no verão colocam um ventilador no quarto. O acesso ao ar fresco é necessário não apenas para a parte verde do mato, mas também para suas raízes. Por esse motivo, o Vandu costuma ser pendurado para que as raízes caiam livremente.Se a sala estiver fria, você não precisa colocar um ventilador. Essa ventilação enfraquecerá a flor.
Modo de temperatura
A sala onde Wanda cresce deve estar sempre quente (+ 20 ... + 30 ° C). A temperatura ideal é +25 ° C. Quando cai abaixo de + 20 ° C, as funções de proteção da planta são enfraquecidas e podem adoecer. Se a sala estiver fria no inverno, a rega será interrompida.
Importante! As diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas contribuem para a floração abundante. Mas você não deve permitir muita diferença (10 ° C ou mais).
Humidade do ar
O ar na sala deve estar muito úmido, como nos trópicos. Se a sala tiver ar seco, as folhas e as raízes secarão, brotos ininterruptos cairão. O nível ideal de umidade é de 60 a 80%. Este nível pode ser alcançado por pulverização. Para isso, apenas água morna e regularizada é usada, cuja temperatura é 3-4 ° mais alta que a temperatura ambiente.A frequência da pulverização está relacionada à temperatura na sala. No calor do verão, são necessários procedimentos diários de água, e às vezes até duas vezes por dia. No inverno, a pulverização em uma sala fria é contra-indicada.
Home Care
A estrutura incomum da orquídea indiana requer uma abordagem incomum para cuidar dela. A presença de uma longa "barba" de raízes aéreas incentiva o produtor a ter muito cuidado no manuseio da flor e a seguir cuidadosamente as recomendações de especialistas.
Rega
A rega é um dos procedimentos mais importantes. A água deve ser defendida e aquecida para que fique 5-6 ° mais quente que o ar na sala. Existem várias maneiras. Dependem de como a orquídea cresce: seja com raízes nuas, em uma tigela de vidro vazia ou em uma panela com um substrato de casca de pinheiro.
Como regar:
- borrife as raízes caídas (este é um procedimento comum, pois o sistema de raízes nuas seca rapidamente);
- banho quente: coloque o arbusto no banheiro e regue toda a flor do chuveiro com água muito quente até que as raízes fiquem verdes e depois seque;
- em um recipiente com água morna (bacia) abaixe as raízes da planta por 10 ou 20 minutos, deixe escorrer. Repita 1-2 vezes por semana;
- despeje água morna em um vaso ou jarra de vidro (se Wanda crescer) para cobrir todas as raízes e deixe até que pare de borbulhar. Depois escorra a água. Repita o procedimento após 5-7 dias;
- se a orquídea crescer em uma panela, ela poderá ser colocada em um recipiente com água por meia hora (ou regar suavemente o substrato de um regador). A água deve drenar.
Aplicação de fertilizantes
Como Wanda não cresce no solo a partir do qual outras plantas são alimentadas, muitas vezes precisa ser alimentada: no verão - toda semana e no inverno - uma vez por mês. Para esse fim, qualquer fertilizante complexo para orquídeas é perfeito (dilua 1 g em 1 litro de água). Durante a floração, a planta precisa de potássio. Portanto, é aconselhável adicionar monofosfato de potássio (1 g) ao fertilizante convencional.
A adubação é preparada de acordo com as instruções da embalagem e realizada com a rega.As folhas da flor informam quando não há nutrientes suficientes e quando são poucos. Com a escassez, a planta se estende e fica fraca. Um excesso de fertilizante torna as folhas letárgicas e a parte superior macia.
Transplante
O transplante é realizado na primavera, conforme necessário.
- Por que razões a planta precisa ser transplantada:
- o substrato na panela ficou muito denso, não permite a passagem de água. Deve ser substituído;
- vestígios de podridão apareceram nas raízes (são removidos);
- o pote anterior ficou muito apertado. Substitua-o por um mais espaçoso.
Se você quiser cultivar Vanda em uma panela, precisará fazer muitos orifícios de drenagem, não apenas no fundo, mas também nas paredes. O substrato deve estar muito solto e seco rapidamente (pedaços de casca de árvores coníferas e carvão são adequados). Você pode plantar sem substrato em uma cesta de vime aberta. As raízes serão bem ventiladas nele.Transplante Vanda da seguinte maneira:
- Remova cuidadosamente as raízes da flor da panela velha. Se for necessário amolecer o substrato, ele deve primeiro ser abundantemente regado.
- Para limpar as raízes: corte os fragmentos secos danificados pela podridão e raízes por muito tempo.
- As fatias devem ser polvilhadas com pó de carvão.
- Coloque cuidadosamente as raízes em um novo recipiente e conserte a bucha (você pode prender).
- Polvilhe as raízes com um substrato fresco.
Importante! Quanto mais frio fica na rua, menos luz, o que significa que as orquídeas são regadas com menos frequência. Regar à noite não é recomendado.
Reprodução infantil
De outras maneiras, é impossível propagar uma Vanda doméstica. Processos laterais quase nunca aparecem. As crianças estarão prontas para a separação do arbusto-mãe quando crescerem suas raízes (com menos de 5 cm).
Como cortar e plantar a parte aérea:
- Com uma faca afiada, com cuidado, para não danificar um adulto ou uma planta jovem, para separar o processo.
- Polvilhe as fatias com farinha de carvão ou graxa com verduras.
- Identifique a planta no menor recipiente (por exemplo, em um copo descartável). O substrato não precisa ser espalhado.
- Molhar as fatias durante os primeiros 5 dias não é necessário.
- Quando o rebento cresce para 20 cm, é transplantado para um vaso permanente.
O arbusto jovem começará a florescer somente após 4-6 anos.
Dificuldades crescentes
Cuidados inadequados podem provocar o desenvolvimento da doença ou um ataque de pragas.
Doença
- os mais comuns: doença fúngica fusarium (na qual o caule e as folhas apodrecem) e podridão das raízes que afetam as raízes;
- causa: rega excessiva;
- Como tratar: cortar as folhas doentes, partes do tronco ou raiz, tratar com verdinhas e fungicidas. Proteja a fatia de se molhar.
Pragas:
- o mais comum: insetos cochonilhas e escamas;
- causa: ar muito seco, pouca iluminação, substrato infectado;
- Como ganhar: limpe as folhas com um cotonete embebido em uma solução de álcool ou sabão, pulverizando o arbusto com karbofos (a solução é preparada de acordo com as instruções) ou outro inseticida.