A hortênsia pode se tornar uma decoração real para qualquer jardim, agradando anualmente com sua floração exuberante e brilhante, mas para isso é necessário plantar adequadamente a planta e fornecer os devidos cuidados. Existem várias maneiras de plantar uma flor em campo aberto, mas o procedimento em si deve ser realizado no momento apropriado. Quanto tempo você precisa para plantar hortênsias, as principais maneiras de plantar a planta e instruções passo a passo para as ações, bem como recomendações para ajudar a cuidar de arbustos jovens - mais adiante neste artigo.
Quando plantar hortênsia
Hortênsia pode ser plantada em campo aberto na primavera ou no outono. Em cada uma dessas estações, o plantio tem algumas características, e a escolha do momento exato do procedimento depende do clima de uma região específica.
Na primavera, a hortênsia deve ser plantada depois que o clima quente e estável se aproxima e a probabilidade de geadas de retorno desaparecer. No outono, o procedimento é realizado pelo menos 3-4 semanas antes de uma queda significativa da temperatura, para que a planta jovem tenha tempo para se adaptar.
Importante! Os poços para o plantio da flor na primavera são preparados no outono e, com o plantio no outono da planta no solo - em cerca de 2-3 semanas.
Outono
Para áreas com invernos amenos, é permitido plantar hortênsias em um local no outono. Para que a planta ganhe força antes de uma onda de frio, esse procedimento é realizado na primeira quinzena de setembro, enquanto o clima é quente. Nas regiões do sul, nas quais a temperatura do ar no outono é mantida em níveis positivos, a hortênsia pode ser plantada no início de outubro.
O outono é adequado para plantar uma planta em campo aberto somente se as mudas tiverem um sistema radicular desenvolvido. As raízes fortes ajudarão as hortênsias a criar raízes rapidamente no solo antes da geada.
Na primavera
O plantio de hortênsias na primavera é realizado após a neve derreter e a terra se aquecer bem com o sol. Isso geralmente acontece no final da primavera, então o melhor momento para plantar o material de plantio no solo é o início de maio.
Mas se o clima quente for estabelecido mais cedo, você poderá plantar hortênsias na segunda quinzena de abril. Nesse caso, é necessário excluir a possibilidade de geadas noturnas recorrentes, pois as plantas jovens podem morrer de hipotermia.
Você sabe O nome latino da flor (hortênsia) vem das palavras "hydor" - água, "aggeion" - um vaso que indica a natureza que ama a umidade da planta.
Quando é melhor
A hortênsia é uma flor que adora calor, por isso é melhor plantá-la em campo aberto na primavera. Além disso, a probabilidade de a planta se enraizar com sucesso em um novo local é muito alta. O plantio de primavera pode ser realizado em uma região com qualquer clima, porque permite que as hortênsias se enraízem e se tornem mais fortes antes do início do inverno.
Apresenta pouso regional
Ao escolher datas específicas para o plantio de hortênsias, é necessário, antes de tudo, levar em consideração as características climáticas da região em crescimento, ou seja, a localização geográfica da região afeta as condições climáticas.
Características da escolha das datas de plantio por região:
- Ural e Sibéria - início de maio;
- Região de Moscou, território da Faixa do Meio - final de abril ou primeira quinzena de setembro;
- regiões sul - meados de abril ou início de outubro.
Guia passo a passo para um ajuste adequado
Antes do plantio, você precisa encontrar um local em que todas as condições necessárias para o desenvolvimento normal da hortênsia sejam criadas.
Um local para uma planta é selecionado de acordo com os seguintes critérios:
- iluminação suficiente - de manhã, a flor deve estar sob o sol e, no meio do dia, em sombra parcial;
- falta de corrente de ar e vento forte - sob sua influência, os brotos da planta podem quebrar, e o mato é mais freqüentemente afetado por doenças;
- a presença de espaço livre - é necessário para o crescimento de brotos em largura;
- solo solto e fértil - um substrato com reação neutra ou levemente ácida é mais adequado;
- ausência de grandes árvores e arbustos próximos - a distância mínima a eles deve ser de pelo menos 2,3 m, para que a hortênsia receba uma quantidade suficiente de sol e nutrientes do solo.
Os floristas costumam cultivar panículas e hortênsias de folhas grandes (ou de jardim). No primeiro caso, entre as plantas vizinhas, é necessário deixar uma distância de 1,4 a 2,4 m, e no segundo, de 1,2 a 1,6 m. A profundidade da cova é de 50 a 60 cm e o diâmetro é de 50 a 65 cm ( dependendo do tamanho do coma de terra ao redor das raízes das mudas).
Para preencher cada cavidade, é preparado um substrato composto pelos seguintes componentes:
- 1 parte de húmus;
- 1 parte da terra do relvado;
- 1 parte da terra de folha;
- 1 parte de turfa;
- 25 g de uréia (uréia);
- 30 g de sulfato de potássio;
- 70 g de superfosfato.
O próprio processo de plantio é realizado de forma idêntica para todas as variedades da planta. Ao mesmo tempo, você pode cultivar uma nova instância de flor a partir de uma muda, semente, estaca ou estratificação, aderindo a uma determinada sequência de ações.
Mudas
A maneira mais fácil de cultivar hortênsia é a partir de uma muda comprada em um viveiro. Recomenda-se escolher uma planta com 3-4 anos de idade com sistema radicular fechado, galhos elásticos e superfície plana do tronco. Tais espécimes são os mais fortes e estão melhor enraizados na área.
Instruções passo a passo para plantar uma muda:
- Despeje no fundo do poço um pouco de substrato nutritivo e solto.
- Abaixe a parte inferior da planta no recesso, juntamente com um nódulo de terra formado ao redor das raízes. O colo da raiz deve estar apenas 2-3 cm abaixo da superfície do solo.
- Bata levemente o chão ao redor da muda com as mãos. Forme a área do círculo do tronco.
- Regue a planta com 8 a 12 litros de água morna para que a terra ao seu redor esteja bem molhada.
- Quando a umidade for absorvida, aplique uma camada de serragem ou casca seca no tronco, com turfa. A espessura da camada de cobertura morta deve ser de 6-8 cm.
Camadas
Se já houver um exemplo de hortênsia paniculada ou de folhas grandes no local, uma nova planta poderá crescer a partir do leito. Como arbusto mãe, recomenda-se escolher uma pequena instância com galhos laterais flexíveis que sejam convenientes para dobrar no chão.
Você sabe Você pode alterar a cor da hortênsia ajustando a acidez do solo. Quando cultivadas em solo alcalino, as pétalas da planta ficam rosadas, no substrato neutro ficam bege e em solos ácidos adquirem uma cor azul brilhante.
Instruções passo a passo para cultivar hortênsias a partir de uma camada:
- Na primavera ou no início do verão, escolha uma sessão lateral na planta mãe. Cavar por baixo uma vala com cerca de 15 cm de profundidade que se estende radialmente do mato.
- Faça alguns cortes superficiais na superfície do galho selecionado para acelerar a aparência das raízes.
- Dobre a parte aérea, colocando-a na vala preparada. Acima do solo, a parte superior do galho deve ter cerca de 20 cm de comprimento.Fixe a haste nessa posição com um grampo ou gancho de cabelo.
- Polvilhe um recesso com um ramo de mistura de solo solto que consiste em partes iguais de turfa e solo de jardim.
- Despeje a sessão com água morna. Depois de absorver o líquido, triture a terra com casca seca ou turfa.
- Irrigue um galho desenterrado com água enquanto o solo seca. Remova regularmente as ervas daninhas, afrouxe o solo.
- No ano seguinte ao procedimento, separe cuidadosamente os filhotes emergentes da planta mãe, movendo-os para um local permanente, de acordo com as regras gerais para o plantio de mudas.
Sementes
O método mais demorado e demorado para cultivar hortênsias é o método das sementes. A semente da planta pode ser comprada em uma loja especializada ou coletada de forma independente a partir de flores indefinidas em cima de um arbusto após a conclusão da floração. O material de plantio resultante é incorporado em um recipiente com solo por volta de meados de fevereiro, a fim de obter mudas, que podem ser transplantadas posteriormente para o local.
Importante! As mudas de hortênsias são transplantadas para um local permanente no jardim somente após atingirem 2-3 anos de idade. Antes disso, as plantas jovens são cultivadas em condições de ambiente para que cresçam mais fortes.
Para cultivar uma flor a partir de sementes, adote esse algoritmo de ações:
- Classifique o material de plantio, descartando as amostras danificadas. Mergulhe-o na solução Epina por 1 hora.
- Coloque as sementes entre as camadas do guardanapo ou duas almofadas de algodão e deixe de molho bem com água. Deixe por vários dias em temperatura ambiente até que pequenas mudas apareçam.
- Prepare um substrato nutritivo a partir de partes iguais de turfa, terra de folha e areia.
- Encha a caixa de madeira com o solo. Você pode usar recipientes de plástico para plantar mudas.
- Espalhe as sementes na superfície do solo, pressionando-as levemente no solo. Polvilhe com uma pequena camada de areia e polvilhe levemente com água morna.
- Cubra o recipiente com papel alumínio. Coloque em uma sala com iluminação difusa e uma temperatura do ar de cerca de + 20 ° C. Eleve periodicamente o filme para ventilação, irrigando o solo no recipiente da pistola de pulverização enquanto seca.
- Após o aparecimento de brotos verdes (após 2-3 semanas), remova o abrigo. Regue as mudas moderadamente com água morna e, após o aparecimento de 2 a 3 folhas, plante os brotos em pequenos recipientes individuais.
- No verão, mantenha as plantas jovens em uma sala bem iluminada com uma temperatura do ar de + 20 ° C, e no inverno leve-as para um local escuro e fresco (cerca de + 10 ° C).
- Na estação quente, irrigue os brotos da pistola, solte o solo em uma panela e alimente as mudas com fertilizantes (Agrovita, Agricola) duas vezes por mês, de acordo com as instruções da embalagem.
- No inverno, reduza o número de irrigações para 2-3 vezes por mês e pare de se alimentar antes da primavera.
Estacas
Uma das maneiras mais fáceis de obter uma nova planta a partir de uma hortênsia que cresce em um local é plantar mudas. O material de plantio é colhido no final da primavera ou julho, escolhendo brotos verdes do ano atual no mato.
Instruções passo a passo:
- Escolha uma sessão jovem e robusta com vários pares de folhas. Corte-o em um ângulo de 45 ° a uma distância de cerca de 12 cm do topo.
- Apare a parte superior da haste resultante em um ângulo de 90 °. Remova as folhas inferiores e todos os botões disponíveis.
- Prepare um recipiente de plástico ou recipiente para o cultivo de mudas. Encha o recipiente com uma mistura solta de 2 partes de solo de turfa e 1 parte de areia. Despeje uma camada de areia grossa com cerca de 2 cm de espessura por cima.
- Mergulhe o fundo da haste na solução Epina por 1 hora. É bom umedecer a mistura do solo em um recipiente com água morna.
- Mergulhe o fundo das estacas no solo. Ao fazer o root de várias cópias, a distância entre elas deve ser de aproximadamente 5 cm.
- Polvilhe o solo com água morna. Cubra as estacas com frascos de vidro ou garrafas de plástico para criar um ambiente de efeito estufa.
- Mantenha o recipiente com mudas em uma sala quente (pelo menos + 20 ° C) com iluminação difusa. Periodicamente, levante o capô para ventilar as plantas, umedecendo o solo ao redor delas enquanto secam. 30 dias após o plantio, as raízes devem se formar.
- Estacas enraizadas em vasos em vasos individuais com cerca de 10 cm de diâmetro, preenchidas com uma mistura de solo de jardim, turfa e areia (proporção 2: 2: 1). Regue-os à medida que a camada superior do solo seca, realizando o afrouxamento do solo no tanque e removendo as ervas daninhas.
Características dos cuidados com hortênsias no outono
Depois que o jovem arbusto estiver enraizado em um local permanente, ele precisará criar todas as condições necessárias para o crescimento e a floração. O cuidado com a hortênsia não exige muito tempo, mas deve ser realizado de acordo com algumas regras.
O jardineiro deve cuidar da umidade suficiente do solo ao redor da planta, da aplicação oportuna de fertilizantes nutritivos no solo e também seguir as recomendações para a poda da hortênsia e sua preparação para o inverno.
Você sabe Como resultado de escavações arqueológicas realizadas nas regiões norte dos Estados Unidos, foram obtidas evidências de que a hortênsia cresceu no mundo há 40 mil anos.
Como regar
De importância fundamental para o crescimento e desenvolvimento normal de um arbusto jovem é a rega adequada. A hortênsia reage negativamente à falta de umidade no solo, mas o excesso de fluido também é prejudicial à planta.
Regras básicas de rega:
- na estação quente, no tempo seco, a planta é irrigada uma vez por semana e, se o verão estiver fresco, a rega será realizada a cada 10 a 15 dias;
- para cada instância, gaste 15-20 litros de água morna;
- se estiver chuvoso, a rega adicional não é necessária;
- a água é derramada na área do círculo próximo ao tronco de manhã ou à noite - para que seja completamente absorvida pelo solo e não evapore ao sol;
- se o outono estiver seco, a rega será realizada até meados de setembro, para que as raízes da planta fiquem bem saturadas com a umidade antes do inverno.
Iluminação
A hortênsia pertence às plantas fotófilas e é cultivada em áreas abertas, mas a luz solar direta pode causar queimaduras solares. Portanto, se o arbusto cresce em uma área aberta, no meio do dia deve ser sombreado com tule, proporcionando à flor luz difusa. É especialmente importante realizar esse procedimento para mudas jovens que têm uma sensibilidade aumentada ao sol brilhante.
Temperatura e umidade
Em clima quente e seco, as hortênsias podem secar, apesar da umidade adequada do solo. Nesse caso, o ar ao redor do arbusto precisa ser umedecido, irrigando periodicamente a copa da planta com água morna. O procedimento é realizado 1-2 vezes por semana, de manhã ou à noite, porque podem aparecer queimaduras nas folhas como resultado da pulverização diária.
A hortênsia de folhas grandes pode tolerar geadas de até -10 ° C; portanto, em temperaturas mais baixas, é recomendável transplantá-la para a sala durante o inverno. A variedade em panículas pode passar o inverno na rua na presença de abrigo adicional e é capaz de tolerar uma queda de temperatura para -28 ° C.
Importante! Hortênsia tolera clima quente com rega suficiente. Mas as baixas temperaturas do ar podem ser prejudiciais para a planta, especialmente quando cultivadas nas regiões do norte.
Como e quais fertilizantes aplicar
Para que a planta jovem cresça bem a massa verde e exija uma floração exuberante, ela deve ser alimentada com nutrientes.
Regras básicas para fertilização:
- o mato precisa ser alimentado apenas entre o final de maio e o início de setembro;
- no final da primavera, são adicionados 20 g de uréia, 40 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio por 1 m² de área;
- no estágio de brotamento e durante a floração ativa, o arbusto é fertilizado com substâncias fósforo-potássio, gastando 60 g de superfosfato e 40 g de sulfato de potássio em cada instância;
- durante a estação de crescimento, 3-4 a irrigação é realizada com uma solução cor-de-rosa de permanganato de potássio - isso ajuda a fortalecer os rebentos e aumentar a imunidade da planta;
- em setembro, 20 kg de estrume apodrecido são introduzidos em cada planta.
Importante! A primeira vez que a hortênsia é alimentada com fertilizantes apenas 2 anos após o plantio em campo aberto.
Acidificação
Para que as inflorescências da hortênsia sejam brilhantes e as folhas não fiquem amarelas, é necessário monitorar o nível de acidez no solo ao redor do arbusto. O indicador ideal é o pH de 5,2 a 6,0. Para manter a acidez do solo em tal nível, no verão, a cada 14 dias, a hortênsia é regada com uma solução de 10 litros de água e 1 colher de sopa de ácido cítrico.
Poda
Outro componente essencial do cuidado adequado da hortênsia é a poda. Ajuda a dar ao arbusto uma forma elegante e evita o espessamento excessivo da coroa e também estimula a floração exuberante.
Você sabe A hortênsia chegou à Europa graças ao chefe da primeira expedição francesa ao redor do mundo, Louis-Antoine de Bougainville. Em 1768, ele pegou esse arbusto da ilha das Maurícias e o trouxe para seu país natal.
As regras básicas para este procedimento:
- a hortênsia é cortada somente depois que atinge a idade de 3 a 4 anos;
- brotos secos e danificados são removidos no início de abril ou meados de setembro;
- a poda de formação e desbaste é realizada apenas no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva;
- a hortênsia de folhas grandes é submetida apenas a podas sanitárias, antienvelhecimento e desbaste e, para a variedade em panículas, um corte de cabelo modelado deve ser adicionado a esses procedimentos;
- na hortênsia do jardim, um ramo com mais de três anos é cortado anualmente, substituindo-o por um broto jovem - isso estimula a floração exuberante;
- ramos de hortênsias de panículas que desapareceram no ano passado são encurtados em 1⁄3 do comprimento;
- para todas as espécies de plantas, as inflorescências secas são cortadas no início do outono, para que os galhos não se quebrem sob o peso da neve acumulada nas flores.
Hortênsia em panículas pode ter a forma de uma pequena árvore. Para fazer isso, na planta jovem, é escolhido o broto mais desenvolvido e forte, e os galhos restantes são removidos. No futuro, o condutor principal é encurtado anualmente para o rim mais forte até atingir 1 m de altura e, em seguida, belisca-o. Dos ramos laterais, restam 4-5 brotações esqueléticas para formar uma coroa.
Preparações de inverno
A hortênsia de folhas grandes pertence a plantas que adoram o calor; portanto, é recomendável cultivá-la em recipientes escavados no chão, desenterrá-la e trazê-la para a sala durante o inverno. Na rua, essa espécie só pode invernar nas regiões sul, onde as geadas não excedem -10 ° C.
Hortênsia em panículas é mais resistente a baixas temperaturas, mas precisa de abrigo no inverno.
Para preparar o arbusto para o inverno, execute as seguintes ações:
- os brotos são puxados juntos com uma corda macia para dentro de um embrulho - isso os protege de quebrar;
- a base do arbusto é altamente coberta de terra e a área do círculo do tronco é coberta com uma camada de cobertura vegetal de turfa ou agulhas secas;
- plantas jovens com hastes flexíveis são dobradas no chão e depois cobertas com galhos de ramos de abeto;
- em torno de arbustos grandes, formam uma espécie de cabana, cobrindo-a com estopa ou agrofibra e enche o interior com folhas caídas, turfa ou composto seco;
- O abrigo de inverno do mato é removido apenas na primavera, quando a probabilidade de geadas de retorno desaparece.
Quais são os erros de pouso?
Sujeita a todas as recomendações acima, a planta jovem se adapta rapidamente a um novo local e inicia o crescimento ativo. Mas, em alguns casos, o produtor comete erros ao plantar um arbusto, o que pode até levar à morte da hortênsia.
Importante! Para desinfetar ainda mais o solo, reduzindo o risco de doença, recomenda-se derramar a mistura do solo para a cova de plantio com uma solução rosa de permanganato de potássio.
Esses erros incluem:
- fertilizante insuficiente no solo - a planta carece de nutrientes e começa a murchar. Para resolver o problema, você precisa adicionar fertilizante à cova de plantio de acordo com as instruções apresentadas acima;
- baixa acidez do solo - causa amarelecimento das folhas da flor (clorose) e interfere na floração. Você pode acidificar o solo com uma solução de ácido cítrico ou adicionar alume alumínio-amônio, comprado em uma loja especializada;
- danos às raízes de uma muda - pode ser observado ao sacudir o chão do fundo da planta. Para evitar esse problema, a hortênsia com um sistema de raiz fechada é selecionada para plantio e plantada com um pedaço de terra;
- forte aprofundamento do pescoço da raiz - leva à deterioração do jovem arbusto e sua morte. Ao plantar mudas, é permitido mergulhar o pescoço no solo não mais que 2 cm;
- secar as raízes de uma planta jovem antes de plantar - ocorre com mais freqüência ao comprar cópias com um sistema de raiz aberta. Para evitar esse problema, você precisa comprar hortênsia com raízes fechadas e plantá-la imediatamente no chão.
Cultivar hortênsias em seu próprio site não é difícil. Com a ajuda de instruções e recomendações de cuidados apresentados no artigo, todo jardineiro poderá plantar adequadamente a planta e obter um arbusto exuberante que encantará regularmente os olhos com suas cores vivas.