Cypress é uma baixa conífera trazida para o nosso território a partir da região norte-americana. A altura do arbusto é pequena, não mais que um metro. Portanto, é permitido cultivá-lo tanto na sala quanto na rua. Como cultivar uma árvore cipreste quando o plantio é feito e como devem ser cuidados, serão descritos mais adiante.
Quando você precisa transplantar um cipreste de uma panela para abrir terreno
Se o vaso é o local habitual de crescimento do cipreste, na primavera pode ser plantado em solo desprotegido. Execute o procedimento em abril, quando a terra tiver tempo para se aquecer após o inverno. Mas é aconselhável preparar o poço no outono.
Como escolher o local certo para o pouso
Cypress adora terrenos abertos ou sombra parcial leve. Ao mesmo tempo, uma boa ventilação é obrigatória no local. As variedades decorativas são melhor plantadas em uma área com iluminação moderada. Você não pode plantar uma árvore em uma planície onde a água estagna e o ar quente praticamente não chega. Cypress não tolera solo calcário. É melhor se for barro.
Preparação do solo para plantio
Todas as coníferas preferem solo drenado e nutritivo. É aconselhável plantar variedades que apreciam a umidade com uma pequena quantidade de argila para reter a umidade. Não adicione estrume fresco ou fezes de pássaros no solo. Esses componentes causam queimaduras no sistema raiz.
O solo é preparado com antecedência. Antes de plantar um cipreste, o local é desenterrado em uma pá de baioneta. Em seguida, cavando os boxes (90 cm de profundidade e 60 cm de largura). Se você planeja plantar várias árvores, um intervalo de 1 a 4 m é deixado entre elas.Uma camada de drenagem de 20 cm é colocada no fundo do poço.Pode ser cascalho ou tijolo quebrado. Em seguida, preencha com a mistura preparada. Durante o inverno, o solo cruzará e estará em perfeitas condições.
Você sabe Devido ao grande valor da madeira, muitas espécies de ciprestes foram destruídas. Hoje, no ambiente natural, pode ser encontrado em algumas regiões da América do Norte.
Para um bom enraizamento e crescimento de um cipreste, você precisa de um solo de jardim:
- relva - 3 partes;
- turfa - 2 partes;
- composto ou estrume apodrecido - 3 partes;
- areia - 1 parte.
Se o solo estiver suficientemente solto, a turfa e a areia podem ser omitidas.
Como transplantar cipreste em campo aberto de uma panela
O transplante começa puxando a planta para fora do vaso junto com o caroço de terra trançado pelas raízes. Grandes partículas de solo velho são removidas. Em seguida, um pedaço de terra é mergulhado em uma solução para o desenvolvimento radicular (1 pacote por ½ balde de água).
Importante! No processo de transplante, eles tentam não expor o sistema radicular.
A água é despejada no poço preparado. A árvore é colocada no centro do poço e é coberta com solo misturado com nitroammofos (300 g por poço). Depois que o substrato assentar, verifique se o local onde o sistema radicular entra no tronco está 10 a 20 cm abaixo do nível do solo. Em seguida, o plantio é regado e coberto com terra. No final, o solo é coberto e a árvore é amarrada a um suporte.
Cuidado ao ar livre
O cipreste não é exigente em seu conteúdo, mas nos primeiros anos após se mudar para o campo aberto, ele precisa de cuidados especiais. Em tenra idade, o cipreste é vulnerável no verão e no inverno. Portanto, a árvore deve ser adequadamente fertilizada, regada, podada e aparada para o inverno.
Rega adequada
Após o desembarque em um novo local, a planta deve ser regada. Ao mesmo tempo, é controlado para que o substrato não seque. Regue as mudas 3 vezes por semana. Será melhor fortalecer e desenvolver a árvore em solo úmido. Em dias quentes, a coroa deve ser pulverizada de manhã e à noite com água morna. Para reter a umidade no solo, é coberto com lascas de turfa ou lascas de madeira.
Você sabe Pela primeira vez, uma árvore cipreste foi descrita e classificada no início do século XX.
Antes de se preparar para o inverno, o solo deve ser umedecido (20 litros para cada arbusto). No primeiro ano após a mudança para um local de constante crescimento, a coroa precisa de proteção contra o sol agressivo. Portanto, eles tentam manter a umidade ideal por aspersão.
Fertilizantes e adubação
Para que a árvore cresça saudável, em 2 a 2,5 meses após o plantio, ela começa a ser fertilizada. Eles introduzem fertilizantes complexos para coníferas (Kemira, etc.) a uma concentração de ½ da indicada na embalagem. A preparação a seco é espalhada no chão ao redor do tronco e enterrada. Os ciprestes adultos alimentam a mesma preparação duas vezes por mês, da primavera a julho. A partir da segunda metade do verão, o mato começa a ser preparado para o período de descanso.
Poda
Se você deseja cuidar adequadamente da planta, não devemos esquecer a formação da coroa. Execute o procedimento na primavera, a partir da segunda estação vegetativa após o plantio. O trabalho é realizado com uma ferramenta afiada e desinfetada. Os arbustos são cuidadosamente cortados em 1/3 da parte aérea, criando uma coroa na forma de figura ou forma geométrica.
Importante! Os brotos são cortados completamente, porque depois de algum tempo ainda secam.
Também é importante realizar a poda sanitária anual na primavera. Todos os galhos frios e feridos são removidos. O outono é o período em que o crescimento ativo do mato pára. Neste momento, todo o crescimento do ano atual é cortado em 1/3, tentando manter a forma da coroa.
Vídeo: Cortar um cipreste
Prevenção de Doenças e Pragas
Outra condição para o crescimento saudável do cipreste é a prevenção e controle de infecções, fungos e pragas. Felizmente, a planta tolera esses problemas com muita persistência, mas às vezes pode sofrer com eles.
Os principais inimigos do cipreste:
- Ácaro aranha. Quando um parasita aparece, os brotos e agulhas ficam amarelos e caem. A luta é conduzida com a ajuda de drogas como Nissoran, Apollo e Neoron. Eles processam a árvore várias vezes com um intervalo de 7 dias.
- Shields. Esses insetos nocivos fazem com que a árvore murcha e seque. Para combatê-los, eles usam o Nuprid.
Na maioria das vezes, o cipreste sofre de podridão radicular. A doença pode aparecer devido a cuidados inadequados da árvore. Para combater o problema, são usadas preparações fungicidas. Se a doença atingir a raiz, a planta é removida completamente e queimada. O solo onde a árvore cresceu é cultivado. Para prevenir doenças fúngicas, você pode tratar a árvore com preparações contendo cobre.
Você sabe Sob condições naturais, o cipreste cresce de 50 a 70 m, mas, de uma forma cultural, é quase impossível obter tais resultados. As espécies mais cultivadas atingem uma altura de até 3 m.
Preparações de inverno
Mesmo espécies resistentes ao inverno nos primeiros 4 anos após o plantio requerem abrigo para o inverno. Além disso, a capa deve economizar tanto do gelo quanto do sol agressivo. No outono, as árvores são embrulhadas com material de cobertura (estopa, papel de embrulho, acrílico, etc.). Nas regiões do norte, a planta não é deixada em solo desprotegido, mas é transportada para recipientes e limpa para o inverno em casa. Em regiões com clima quente, um arbusto adulto vence sem proteção. Em áreas com invernos severos, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de abeto, turfa ou folhas caídas.
Como propagar um cipreste
Como o cipreste, o cipreste caseiro pode ser propagado independentemente. Para fazer isso, leve em consideração alguns pontos e regras de criação.
Estacas
Este método é o mais ideal. Para cultivar o cipreste por estacas, as estacas (15–20 cm) são separadas dos brotos laterais de árvores jovens no início da primavera. Em seguida, os galhos são limpos de folhas e colocados no chão. É bom se o substrato consistir em casca de coníferas, perlita e areia.
No final, o pedúnculo é coberto com um filme ou pratos de plástico. Isso cria condições de estufa. Deixe a raiz por 2 meses. Quando o caule cresce raízes, pode ser plantado em um local de crescimento constante.
É aconselhável colocar as mudas dentro de casa a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C. Tais condições são mantidas até o sistema raiz aparecer. Mas replantar em solo não protegido é possível apenas para o próximo ano.
Sementes
Esse método é utilizado com pouca frequência, uma vez que as cultivares perdem características varietais. Portanto, essa opção é adequada apenas para espécies puras e não cultivadas e é considerada bastante demorada. Se o material da semente for coletado independentemente, eles deverão ser estratificados. Essa manipulação aumentará a germinação para quinze anos.
Importante! Você não pode colocar mudas sob luz solar direta - elas podem morrer.
Antes de plantar a semente, ela é endurecida. Para fazer isso, o recipiente é preenchido com uma mistura de nutrientes, as sementes são colocadas nele e retiradas ao ar livre sob a neve. Pode ser temperado em casa na geladeira. Esse processo dura de 2 a 2,5 meses. Na primavera, o recipiente é levado para uma sala quente e o substrato é descongelado. A uma temperatura de + 18 ... + 23 ° C, as mudas começarão a germinar.
Os brotos devem ser regados e controlados para que o solo fique levemente úmido. Nesse caso, o recipiente é colocado sob luz brilhante, mas dispersa. Quando os brotos são um pouco mais fortes, podem ser retirados para endurecer. Se as mudas brotarem muito densamente, elas serão mergulhadas. Quando eles estão totalmente fortalecidos, você pode transplantar em campo aberto em uma pequena penumbra.
Camadas
Este método é adequado para plantas cultivadas em solo não protegido. O cipreste é propagado, assim como o cipreste: os brotos inferiores não são dobrados e polvilhados com o solo. É aconselhável tratar o local do intervalo com um estimulador de crescimento, para que a parte aérea possa se enraizar mais rapidamente. Após um ano, a torneira é separada da árvore-mãe e transplantada. A vantagem desse método é que não é necessário criar condições de estufa para a remoção - o sistema radicular está se desenvolvendo bem, pois recebe energia do tronco mãe.
Tendo demonstrado paciência, cumprindo todas as regras do cultivo de ciprestes, você pode obter em seu site uma árvore luxuosa e perfumada que a adornará por muitos anos.