Hortênsia em panículas pode ser chamada de uma das plantas mais populares no jardim. Esta espécie florida é despretensiosa e também é capaz de fornecer inflorescências verdadeiramente espetaculares. No entanto, muitas vezes, os jardineiros iniciantes têm muitos problemas com a floração das hortênsias. O artigo discute em detalhes suas principais causas e as soluções mais eficazes.
Razões pelas quais a hortênsia floresce mal ou não floresce
A falta de floração é um dos principais problemas que a maioria das pessoas enfrenta.. Apesar da perfeição quase completa das variedades e espécies modernas, muitas vezes uma abundância de elegantes flores de hortênsia agrada apenas a jardineiros experientes. Na maioria dos casos, a principal razão para isso pode ser chamada de todo tipo de violação da tecnologia agrícola do cultivo, que causa uma variedade de distúrbios metabólicos no corpo da planta.
Você sabe Segundo uma lenda, a hortênsia foi apresentada a um homem pelos deuses no aniversário de Buda (473 aC). É por isso que a flor é considerada sagrada no budismo e é cultivada em muitos templos dedicados a esse movimento religioso.
Local de desembarque
Como mostra a prática, o melhor local para o cultivo de hortênsias de panícula é considerado território localizado em um local bem iluminado com luz difusa. Ao mesmo tempo, um canteiro de flores com uma flor deve ser protegido de correntes de ar, rajadas repentinas de vento. Crescer ao sol ou à sombra leva não apenas à inibição da floração e fragmentação das flores, mas também à queda da folhagem. Nesse caso, até a aderência estrita a qualquer procedimento de cuidado fica sem sentido.
Também afeta negativamente a aparência e aumenta a umidade do solo. Cultivar um arbusto em uma planície ou em áreas com águas subterrâneas de alta altitude causa danos ao sistema radicular por podridão. Além disso, além da falta de floração, esse fenômeno geralmente leva à morte lenta da planta.
Congelando botões de flores
Quase todo jardineiro iniciante encontra esse problema, que não possui o nível de conhecimento necessário nas características do crescimento e desenvolvimento da hortênsia. Diferentemente da maioria das outras plantas, nesta espécie, os botões para futuras flores são depositados no outono, antes do frio do inverno. Por isso mesmo um ligeiro congelamento do mato leva ao fato de que, no futuro, não será possível florescer completamente, mesmo com um microclima ideal durante toda a estação de crescimento.
Poda malsucedida
Com a poda não qualificada, a planta também costuma parar de florescer, com poucos sabem por que isso acontece. De fato, explicar a diminuição do número de flores crescidas é bastante simples. Durante o encurtamento dos brotos, muitos tendem a cortar os topos dos brotos mais longos, no entanto, botões de flores estão localizados neles. Nesse caso, o procedimento leva à remoção total ou parcial, sem a qual é impossível formar inflorescências de hortênsias dignas.
Você sabe Hydrangea ganhou seu nome moderno na segunda metade do século XVIII, graças ao famoso botânico francês Fliber Commerson. Foi escolhido por uma razão, porque "Hydrangea" na época era um dos nomes femininos mais populares.
Composição incorreta do solo
Poucas pessoas enfrentam esse problema, no entanto é a composição desfavorável do solo que pode levar à ausência de flores no mato durante toda a vida da planta. O fato é que a hortênsia cresce e metaboliza mais ativamente exclusivamente em substratos ácidos. Durante o cultivo em solos neutros e especialmente alcalinos, a atividade de muitos processos diminui. O primeiro deles geralmente afeta aqueles que fornecem a formação e o desenvolvimento de botões de flores.
Falta de umidade
A umidade insuficiente do solo também não é menos prejudicial do que o excesso de umidade. Ao mesmo tempo a secagem mais perigosa do solo durante o período de crescimento ativo dos brotos, bem como no momento de seu florescimento. A planta, neste caso, está tentando reduzir o consumo de umidade antes de um período mais favorável. Como resultado disso, há uma ausência total ou parcial de inflorescências, pois parte dos brotos e botões de flores do arbusto é introduzida à força na animação suspensa.
Escolhendo o fertilizante errado
A falta de cobertura oportuna e a quantidade necessária de nutrientes é a causa mais comum de floração deficiente, não apenas nas hortênsias, mas também em outras espécies de jardins ou áreas internas. A deficiência de certos componentes no solo cria condições artificiais para inibição do metabolismo, uma vez que o organismo vegetal simplesmente não possui a fonte das substâncias necessárias para a construção de células, tecidos e vários apêndices.. Nesse caso, um papel especial é desempenhado pela falta de elementos necessários em uma determinada fase. É por isso que todos os tipos de cobertura devem ser estritamente sincronizados com os estágios do desenvolvimento da sarça.
Vídeo: Alimentando hortênsias antes da floração
Métodos de solução
Antes de você gastar toda sua energia na ativação da hortênsia em panículas floridas, todo jardineiro deve sempre lembrar que fazer o arbusto jogar brotos por qualquer método intensivo - proibido. Isso só pode agravar toda a situação e levar à morte da planta. Além disso, na maioria dos casos, é tarde demais para fazer isso, uma vez que o tempo necessário para eliminar todos os tipos de fatores negativos está perdido.
Importante! Se as hortênsias não puderem florescer completamente devido às características climáticas da região em crescimento, recomenda-se acelerar a atividade de seu crescimento. Para fazer isso, juntamente com os principais fertilizantes devem ser utilizados os preparativos "Agricola", "Crystal", "Flower Paradise", "Pokon" ou "Green Boom".
Também é necessário analisar toda a situação e identificar a principal causa de inibição do arbusto florido. Isso ajudará a decorar todo o site com inflorescências elegantes já na próxima temporada.
A principal metodologia para lidar com esse problema depende intimamente da causa identificada:
- Se o arbusto se recusar a lançar brotos devido à seleção de um local desfavorável para o crescimento, é recomendável transplantá-lo para um novo site. Isso também é necessário se a hortênsia for plantada em áreas com alto nível de ocorrência de águas subterrâneas. Ao mesmo tempo, uma camada de drenagem com uma espessura de pelo menos 10 cm (de cascalho fino, tijolo quebrado, cascalho etc.) deve ser equipada em um novo local no orifício.
- Em caso de secagem excessiva do solo a frequência de rega deve ser aumentada para pelo menos 2-3 procedimentos por semana. Para garantir o microclima necessário, o solo no local deve ser coberto com palha.
- Ao identificar problemas com a alimentação A aplicação geral de fertilizantes deve ser ajustada. Antes da floração, a hortênsia é fertilizada com misturas minerais complexas à base de fósforo, potássio, magnésio e zinco. Neste caso, os compostos orgânicos são introduzidos cobrindo o mato com turfa, húmus, composto ou estrume apodrecido. Durante a floração e no verão, qualquer composto de fósforo-potássio é usado como fertilizante. No outono, a cobertura com superfosfato é considerada a mais aceitável e é permitido fertilizar o mato com estrume apodrecido uma vez (1-2 kg / planta) uma vez. Introduzir a mistura principal de nutrientes regularmente a cada 7-10 dias.
- Quando a hortênsia sofre de lixiviação do substratoRecomenda-se acidificá-lo. Você precisa fazer isso com soluções de ácido cítrico (2 colheres de sopa / 10 l de água / m² de canteiros de flores).
- Abrigos de alta qualidade para o inverno ajudarão a proteger contra arbustos congelantes. O solo deve ser coberto com palha (serragem, agulhas de pinheiro, turfa, húmus, etc.), e os galhos devem ser pressionados no chão e cobertos com feno, palha, lapnik de abeto ou pinheiro, serapilheira densa, fiapo, etc.
Importante! Para cobrir o mato, use filmes plásticos comuns — proibido. Isso levará ao envelhecimento da planta e a danos a todos os tipos de bactérias e fungos putrefativos.
Também é necessário cuidar da poda correta das hortênsias.. Durante o procedimento, apenas os brotos secos e quebrados são removidos, bem como os que crescem dentro da coroa. Galhos extremamente fracos e finos, que não formaram botões de flores, estão sujeitos a encurtamento. Nesse caso, brotos de adultos não podem ser cortados antes da secagem.
Por que hortênsia panícula floresce tarde
Se a hortênsia, após vários anos de crescimento bem-sucedido, começar a florescer mais tarde que outras variedades, esse fenômeno também não deve ser ignorado. Isso, em primeiro lugar, é uma consequência da deterioração do microclima geral, bem como das condições de crescimento, que em apenas 1 a 2 estações podem levar à morte da planta.
Hoje, botânicos e cultivadores profissionais identificam as seguintes causas da hortênsia tardia:
- diminuição da fertilidade do substrato;
- lixiviação do solo;
- mudança na composição mecânica do solo (ponderação);
- aumento da umidade do ar ou substrato;
- danos ao mato por pragas ou infecções específicas.
A hortênsia em panículas é considerada uma planta moderadamente caprichosa e bastante resistente ao gelo, no entanto, problemas com a sua floração em solo aberto não são incomuns. Freqüentemente, a principal razão para isso é a deterioração do microclima geral na zona de crescimento devido à observação inadequada das técnicas de cultivo. É por isso que, no caso de problemas com o crescimento das gemas, primeiro você deve analisar o esquema de cuidados com as flores e trazê-lo aos requisitos apropriados.