Talvez nada crie um aconchego na casa e lhe dê beleza, como plantas decorativas. O artigo discutirá as características do cultivo de uma das plantas aromáticas decorativas e decíduas - hortelã da sala.
Descrição da planta
O nome científico para hortelã é plectrantus. As pessoas também apelidaram a planta de uma árvore molar, hera sueca e flor de esporos. O nome latino vem das palavras gregas plectron - spur e antos - flower.
Você sabe Os romanos antigos colocavam galhos de hortelã em travesseiros, porque acreditavam que dessa maneira você pode conseguir um sono saudável e calmo.
A planta é caracterizada por folhas perfumadas, floração indefinida, despretensiosidade nos cuidados, crescimento rápido e facilidade de reprodução.
Sistema raiz | Poderoso |
Caule | Ereto ou rastejante, com 0,3 a 1,5 m de altura, tetraédrico, nu ou coberto de cotão |
Forma de folha | Peça única, ovo ou elíptica, com serrilhas nas bordas |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Em forma de sino, em inflorescências umbelladas e com espiguetas |
Cor da flor | Branco, azul, roxo |
Existem cerca de 250-325 variedades arbustivas e ampelosas de plectrantus. Em casa, são cultivados hortelã-pimenta, limão, gato, Ertendahl e outros: Shporotsvetnik plantado em vasos, cestos, usado para decorar esquadrias, peitoris, varandas, galerias, terraços.
Propriedades úteis e prejudiciais
- As folhas de Plectranthus secretam óleos essenciais, têm um cheiro agradável persistente e têm efeitos benéficos:
- proteger roupas e objetos de decoração das mariposas;
- purificar o ar de bactérias patogênicas;
- melhorar o sono;
- relaxe o sistema nervoso;
- reduzir coceira e inflamação na pele com picadas de insetos;
- ao preparar eliminar a dor de garganta;
- ajuda com diátese úmida em crianças;
- acelerar a cicatrização de assaduras;
- auxiliar no tratamento complexo da enurese infantil (na forma de banhos);
- aliviar a congestão nasal e tosse.
- É contra-indicado o uso de remédios populares à base de hortelã para essas categorias de pessoas:
- grávida
- lactação;
- crianças menores de 12 anos;
- propenso a pressão arterial baixa;
- com um diagnóstico de varizes.
Você sabe Indonésios, tailandeses, indianos, jamaicanos e cubanos usam folhas de hortelã para fins culinários - elas são adicionadas a vários pratos como tempero.
Como escolher uma variedade de hortelã caseira
Se você tiver a oportunidade de colocar uma flor grande em casa, poderá plantar hortelã arbustiva. Seu arbusto atinge uma altura de 1 m. Possui galhos pubescentes, lindas folhas ovais largas em forma de coração. Esta variedade floresce em azul. A floração dura muito tempo.
Para os amantes de plantas ampélicas, a flor de esporo de Erthendal será interessante. Seus brotos atingem 40 cm de comprimento e se distinguem por uma bela cor de folhas: a placa superior é verde escuro com veias brancas, a inferior é avermelhada.As flores são roxas ou brancas claras. Para quem é sensível a odores no apartamento, o plectrantus do sul é adequado - seu aroma é quase imperceptível. Esta é uma planta ampélica. Possui folhas de cera arredondadas que crescem em pecíolos longos.
Essa variedade é chamada hera sueca, porque é amada pelos escandinavos. Se você precisa de uma planta compacta, pode prestar atenção ao feltro de plektrantus. Em condições internas, não cresce acima de 30 cm.
Você sabe Há uma crença de que, se você colocar uma folha de hortelã em uma bolsa, ela atrairá dinheiro ao seu titular.
Condições de manutenção
Para entender quais condições são necessárias para a casa da moeda, lembre-se de quais arestas são originárias. Um nativo da África do Sul prefere calor, muita luz e alta umidade. É melhor fazer a iluminação difusa, mas ao mesmo tempo brilhante. Evitar a exposição à luz solar direta nas folhas não vale a pena, pois isso pode causar queimaduras.
Hortelã se sente melhor no lado sudoeste. A temperatura confortável para a flor é de + 20–24 ° C no verão, ao nível de + 15–16 ° C no inverno. A planta não apresenta requisitos especiais para o nível de umidade. Melhor se estiver acima de 50-60%.
Assistência domiciliar e crescente
Para cultivar hortelã em ambientes fechados, siga as recomendações para cuidar dela.
Será necessário realizar regularmente esses eventos:
- regar;
- pulverizar;
- alimentar;
- transplante.
Dragagem e seleção de contêineres para plantio
Como a casa da moeda cresce um poderoso sistema radicular, você precisa cultivá-lo em uma capacidade ampla e profunda. Pode ser feito de plástico ou cerâmica. 1/3 é preenchido com drenagem. Para plantar plectrantus em uma loja especializada, eles compram solo destinado a plantações decorativas e decíduas.
Você também pode cozinhá-lo misturando:
- 2 partes da terra do relvado;
- 1 parte de húmus;
- 1 parte da terra de folha;
- 0,5 partes de turfa;
- 0,5 partes de areia.
Rega e fertilizantes
A flor precisará ser regada regularmente. Vale a pena fazer assim que a camada superior da terra secar. No verão, você precisa umedecer muitas vezes. No inverno - a quantidade e o volume de umidificação são reduzidos.
A água para umidificação das culturas domésticas é retirada por filtração, sedimentação, fusão ou chuva. Deve estar à temperatura ambiente. Nos meses de verão, quando a temperatura subir acima de +22 ° C, serão necessárias pulverizações frequentes.
Com a seca de curto prazo, a flor lida constantemente. Folhas e brotos tendem a acumular umidade. Fertilize a flor mensalmente 2 vezes, da primavera ao início do outono. A cobertura é feita com fertilizantes adquiridos criados para plantas de interior.
Também são possíveis aditivos alternativos orgânicos e minerais alternativos. Até o início de outubro, a alimentação é interrompida. Isso é necessário para que a planta acumule nutrientes para o inverno e invernada com sucesso em repouso.
Poda e transplante
A formação do mato por poda é feita no início da primavera. Remova brotos fracos, nus e danificados, belisque os topos dos galhos. Brotos saudáveis são encurtados em 50%. Este procedimento tornará o arbusto exuberante e limpo.
Depois de comprar plantas com cheiro de menta na loja, você precisa transplantá-lo. Para o pouso, você deve escolher um tanque maior.
A drenagem é colocada nela, coberta com um substrato nutritivo. O transplante é realizado por transbordo sem destruir o pedaço de terra. No futuro, a flor é transplantada 1 vez por ano até atingir 5 anos de idade e 1 vez em 2 anos após superar essa etapa. Os transplantes planejados são produzidos no início da primavera.
Reprodução de hortelã do quarto
O Plectrantus é propagado de 2 maneiras:
- As sementes
- Estacas.
Cultivar uma flor a partir de sementes é mais problemático. Sementes compradas na loja. Eles precisam ser plantados no final de fevereiro ou início de março. As sementes são plantadas a uma profundidade de 0,5 cm e o solo precisará ser solto. Após a semeadura, o recipiente é coberto com vidro, filme ou uma garrafa de plástico.
Você precisa cultivar mudas em um local quente e bem iluminado. Até os primeiros brotos aparecerem, será necessário ventilar as plantações todos os dias e umedecer regularmente o solo.Quando brotos jovens aparecem, o abrigo deve ser removido. Depois que as duas primeiras folhas aparecem, os brotos mergulham. Após a formação de 5-6 folhas - transplantadas para um local permanente. Todo esse tempo, as plantas são regadas e alimentadas com fertilizantes universais. A propagação por estacas é muito mais simples.
A tecnologia de corte é a seguinte:
- Desinfete e afie uma faca ou tesoura.
- Escolha alguns brotos fortes e saudáveis.
- Corte as estacas de 6 a 8 cm em um ângulo de 45 graus para que 2-3 folhas com entrenós permaneçam nelas.
- Remova todos os brotos e 2 folhas inferiores.
- Coloque as estacas para secar em um local sombreado para evitar cáries.
- Para processar com o agente de root "Kornevin".
- Para o enraizamento, coloque na água ou planta em um substrato nutritivo (solo universal com vermiculita e areia).
- Coloque em uma sala com temperatura ambiente.
- Após o aparecimento das raízes (após cerca de 2 a 4 semanas), plante o caule em uma panela.
Vídeo: Enraizamento Plectrantus
Como coletar
Se as folhas da casa da hortelã forem necessárias para uso médico, elas deverão ser cortadas na fase de floração - de julho a agosto. Foi nessa época que eles continham o óleo essencial mais útil. Corte cuidadosamente galhos com flores ou colete folhas individuais.
Possíveis dificuldades crescentes
Se você não organizar as condições ideais da flor e atividades de cuidados regulares, ela sofrerá e sofrerá o ataque de pragas.
Importante! Se forem detectados insetos ou sinais nocivos da doença na flor, é necessário isolá-la imediatamente de outras plantas e realizar o tratamento.
Pragas
A hortelã doméstica pode ser afetada por esses insetos parasitas:
- Ácaro aranha. O principal sinal de dano é o cobwebbing do caule e das folhas. Uma condição favorável para a infestação de carrapatos é o ar seco. A luta contra o parasita é realizada limpando as folhas e o tronco com água e sabão, detergente para lavar louça, rega abundante e cobrindo o mato com um filme por 3 dias, tratando com os acaricidas Aparlo, Bornéu, Floramayt e Flumayt.
- Pulgões. Sintomas de danos - secagem das folhas, brotos murchados, aparência de uma almofada nas folhas e caules. A destruição do inseto é realizada limpando com água e sabão, álcool medicinal, borrifando alho, infusão de tabaco, além de infusões de cinzas de madeira, pimenta, pedaços de tomate. Dos produtos químicos utilizados: “Fitoverm”, “Iskra”, “Inta-vir”, “Actellik”, “Karate”, “Confidor”.
- Escudo. Este inseto pode ser visto no caule. Suga nutrientes da planta, fazendo a flor murchar e desaparecer. Os primeiros sintomas da aparência da balança são líquidos pegajosos no tronco. Para combater, use o método mecânico - raspar insetos com uma escova. Remédios populares - limpando com vinagre, alho, tinturas de pimenta. Em caso de infecção grave, eles recorrem ao tratamento químico usando Fitoverm, Actellik, Metafos.
- Mosca branca. É difícil não notar a mosca branca. Traças com asas brancas são frequentemente encontradas acima da planta. No entanto, o perigo não são as borboletas, mas suas larvas que se alimentam de folhas. Como resultado, eles ficam amarelos e enrolam. Para combater a mosca branca, os inseticidas acima são usados. Solução de sabão, infusões de tabaco e dente de leão também ajudam a assustar o inseto.
Doença
Plectrantus é diagnosticado com as seguintes doenças:
- Míldio. Aparece manchas cinza na placa superior da folha e um revestimento cinza na parte inferior. A principal razão é a rega muito abundante e a alta umidade. Para se livrar da doença, é necessário eliminar as causas - secar o nódulo de terra e o ar. Para o tratamento, pulveriza folhas e caules com uma mistura de soro (1 parte) com água (3 partes); uma mistura de sabão (40 g), refrigerante (50 g) e água (10 l). Com danos graves, é necessário o uso de fungicidas permitidos para plantas de interior: "Topázio", "Skor", "Dektra".
- Podridão da raiz. Manifestado por folhas amareladas e caindo. Desenvolve-se em caso de umidade excessiva. A planta precisará ser tratada com fungicidas e transplantada.
Importante! Ao processar uma flor com produtos químicos, é necessário aderir às regras de segurança pessoal. O tratamento deve ser realizado em uma área bem ventilada, proteger os olhos, nariz, boca, mãos e corpo com equipamento especial. É proibido consumir bebidas e alimentos, fumar.
Além de doenças, a planta pode sofrer devido a erros de atendimento. Se ele não tiver algo, isso sinalizará isso por mudanças na aparência. Na maioria das vezes, ao cultivar hortelã-pimenta, os seguintes problemas podem ocorrer:
- Caule exposição, trituração de folhagem. Ocorre devido a iluminação insuficiente. É necessário reorganizar a flor em um local mais leve ou organizar iluminação artificial.
- Folhas de iluminação. Este é um sinal de iluminação excessiva. É necessário proteger a flor da luz solar.
- Folhas caindo, brotos murchando. Pode indicar falta de umidade. É necessário aumentar a quantidade e o volume de umidade.
- Apodrecimento das raízes, folhas amareladas e caindo. Pode indicar umidade excessiva. É necessário alterar o regime de irrigação e reduzir seu volume.
- Falta de floração e queda de folhas. Pode ocorrer quando a flor cresce a uma temperatura muito baixa.
Portanto, a hortelã para ambientes internos é uma planta bonita e despretensiosa, cujo cultivo pode ser iniciado por um novato no ramo de flores. É colocado no parapeito da janela, com sua ajuda de varandas ajardinadas, galerias, terraços. Crescido em vasos, vasos e recipientes, em jardins de inverno.