Em estufas e jardins, em parcelas domésticas e canteiros de flores, em parques ao redor do mundo, hoje a rosa é a flor número 1. Cerca de um dos melhores representantes dessas flores - rosas Cordes - será descrito mais adiante.
Descrição e características de rosas Cordes
Os primeiros híbridos cor de rosa, criados pelo criador alemão V. Cordes no século anterior, lançaram as bases de várias linhas dessas flores, que agora se transformaram em um transportador real para a produção de algumas das melhores variedades de rosa do mundo.
Cruzando as variedades de rosas disponíveis na época, o criador resolveu o problema de criar flores que não teriam medo de resfriados, doenças ou pragas, mantendo uma aparência bonita e um aroma delicado. E ele conseguiu por completo.
- As rosas de Cordes são distinguidas por:
- resistência persistente a doenças e pragas;
- capacidade de tolerar baixas temperaturas e suas mudanças bruscas;
- a formação de arbustos poderosos atingindo uma altura de até 3 m;
- cobertura exuberante de folhas de cor verde escuro com placas de folhas brilhantes;
- grandes inflorescências de terry com várias flores;
- capacidade de florescer continuamente até o final do outono.
Você sabe Os criadores japoneses tiveram que passar 14 anos de trabalho duro e US $ 28 milhões para cultivar rosas violeta-azul.
As melhores variedades
O catálogo dessas plantas é extenso e diversificado. Entre essas flores, que se sentem bem em diferentes zonas climáticas e não requerem cuidados excessivos, as variedades mais populares atualmente são:
- Alquimista, que se caracteriza pela capacidade de alterar a cor de sua flor de quase 10 centímetros de acordo com as condições climáticas, que variam de amarelo radical a laranja com um tom rosa.
- Ilusão, que é um arbusto sinuoso, cujos cílios atingem uma altura de 2,5 m e carregam inflorescências, consistindo de 5 flores vermelho coral.
- Ilse Krohn Superior, classificada entre as mais belas rosas brancas, cujo arbusto atinge até 2 m de altura e é decorada com flores duplas com um diâmetro superior a 10 cm.
- Quadra representando rosas trepadeiras, cujos cílios são coroados com inflorescências que consistem em 4 flores vermelhas.
- Simpatiarelacionado a rosas em spray, cujos galhos são decorados com cachos de flores em uma quantidade de até 10 peças de cor vermelha brilhante, florescendo por um longo tempo.
- Adjimushkaj, que é usado para jardinagem vertical e cujos cílios, até uma altura de 2 m, são decorados com flores vermelhas felpudas.
- Menino azulpertencente a um grupo de rosas, cujos arbustos de um metro e meio estão densamente pontilhados de flores lilás.
- Brillant, que pertence ao mesmo grupo e floresce por muito tempo com flores duplas de coral vermelho.
- Ramira, que é um arbusto de escalada, alcançando 3 m de altura e decorado com grandes flores rosa.
- Limbo, parecendo um arbusto curto (de até 1 m), decorado com flores amarelas no meio e flores verdes nas bordas.
Características do cultivo e cuidados
Sendo, por definição, resistentes às condições climáticas e doenças, plantas, as rosas Cordes ainda precisam de alguns cuidados para uma estadia confortável.
Aterragem
Ao plantar, é muito importante determinar o local certo, o mais adequado para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedido da roseira. Como ele prefere luz e calor e não gosta da influência ativa da massa de ar, recomenda-se plantá-la em um local elevado e protegido, protegido dos ventos.
O plantio é preferencialmente realizado na primavera em solo quente. O plantio no outono é repleto de perigos, pois as mudas não têm tempo para criar raízes antes do início do tempo frio. Antes do plantio, os galhos das mudas são encurtados para 20 cm, deixando 8 botões fortes e 4 mais fracos. As raízes também são isentas de processos radiculares secos e podres.
Depois disso, eles devem ser colocados por 12 a 20 horas em um balde de água. As mudas são plantadas no solo preparado e fertilizado no outono, cavando buracos até um metro e meio de profundidade e largura, no fundo das quais é derramada uma camada de drenagem de pedra britada ou argila expandida. A distância entre as mudas durante o lodo deve ser de pelo menos meio metro. Após o plantio, o solo ao redor das mudas é ligeiramente compactado e regado abundantemente.Importante! Ao plantar, o ponto de enxerto na muda rosa deve ser imerso no solo a uma profundidade de 3–5 cm
Rega e fertilização
Normalmente, a planta é alimentada durante a temporada em várias execuções. Na primavera, isso é realizado imediatamente após o aparecimento dos rins. Durante esse período, a planta está especialmente em demanda por nitrogênio para o desenvolvimento ativo da massa verde. Os fertilizantes orgânicos na forma de verbasco fermentado e excrementos de pássaros são especialmente saturados com nitrogênio. No verão antes da floração, o potássio e o fósforo são mais relevantes para uma roseira.
Essas substâncias também são necessárias no final do verão para fortalecer o sistema imunológico e em preparação para o período inativo de inverno. Mas fertilizantes nitrogenados que desenvolvem massa decídua no final da temporada são inúteis. É útil fazer curativos de primavera reforçados a cada 3 anos, consistindo de esterco e composto.
Os arbustos rosa semanais de manhã ou à noite devem ser abundantemente regados, combinando essa ação com o afrouxamento do solo ao redor do arbusto para melhorar o suprimento de oxigênio ao sistema radicular.Preciso de abrigo para o inverno
É o suficiente para cobrir as rosas de Cordes no inverno com uma camada de solo, de modo que os galhos cor-de-rosa com corte preliminar espreitem levemente por baixo dela. Este abrigo simples protegerá a planta de geadas, degelos e fortes nevascas de inverno. E na primavera, quando os galhos crescem 10 cm, o abrigo de terra pode ser removido.
Como é o período de floração
Como já mencionado, durante o período de floração, que para uma determinada espécie de planta pode durar de meados de maio a final de novembro, os arbustos rosados precisam mais de potássio. Nesse momento, é útil alimentá-los com cinza de madeira, para a qual um copo de fertilizante é produzido em um balde de água.
O sulfato de potássio também é eficaz, dos quais 30 g são dissolvidos em um balde de água. A floração intensiva da planta também é facilitada pelo fósforo na composição do superfosfato, que no início da floração é adicionado em uma quantidade de até 100 g para cada planta. Além disso, para estimular a re-floração, é necessário podar os botões desbotados a tempo.
Você sabe O conhecido aroma das rosas não é realmente o único e único desta flor. Algumas variedades de rosas cheiram a laranjas, outras cheiram a framboesas e outras ainda cheiram a pimenta.
Doenças e pragas de rosas
Mesmo as rosas mais persistentes, às quais pertencem as discutidas, não são imunes a doenças e pragas, que são mais frequentemente apresentadas na forma de:
Os fungicidas (Phytosporin, Trichodermin) são usados para doenças das rosas e as pragas são controladas com inseticidas (Aktara, Intavir, Iskra).
Além disso, as rosas podem sofrer de doenças não infecciosas causadas por:
- calor prolongado;
- geada
- encharcamento;
- falta de umidade no solo;
- deficiência de nutrientes;
- sombreamento excessivo dos arbustos.
Um dos líderes mundiais em popularidade entre os cultivadores de flores - as rosas Cordes - suborna não apenas sua magnífica e longa floração, mas também a resistência a doenças e condições climáticas e cuidados pouco exigentes.Importante! Não plante rosas Cordes em terras onde outras rosas cresçam há mais de 5 anos. Mesmo com a fertilização ativa com fertilizantes em tais solos, essas plantas não se sentirão confortáveis.