Um dos tipos decorativos mais populares de plantas de casa com flores são as mini violetas. Eles têm uma pequena roseta elegante com folhas pequenas e decoram o quarto com a exuberante floração de pequenas flores. Considere a descrição das mini-violetas, as peculiaridades de seu cultivo e reprodução, as regras para cuidar de plantas e métodos de combate a doenças e pragas.
Descrição botânica das mini violetas
Graças aos esforços dos cultivadores de flores, existem cerca de 3.000 variedades de mini violetas. Eles diferem entre si na cor das flores, na forma das folhas e no tamanho.
Você sabe Na Roma antiga, um tipo especial de vinho era preparado na primavera, acrescentando flores violetas.
Dependendo do diâmetro da saída, esses tipos de plantas são diferenciados:
Considere a descrição botânica dos mini-violetas com mais detalhes:
- A flor pertence a plantas perenes subdimensionadas com um sistema radicular compacto. As raízes são finas, brancas.
- O caule da violeta é encurtado, as folhas são coletadas em uma roseta basal.
- O tamanho das folhas depende da variedade e médias de 2 a 4 cm.
- A superfície da folha é coriácea e pontilhada com pequenas vilosidades aveludadas. A cor das folhas depende da variedade de violetas e pode ser verde claro ou irregular.
- As flores são coletadas em inflorescências, seu tamanho e cor também dependem da variedade de mini violetas. Cada flor consiste em 5 pétalas e um copo consiste em 5 sépalas.
- A planta pode florescer em qualquer época do ano. O fruto de um mini-violeta é uma pequena caixa com sementes pequenas.
Devido à variedade de variedades e tamanhos pequenos de plantas, você pode coletar no peitoril da janela toda uma coleção de mini-violetas de várias cores e formas.
Você sabe Na literatura científica, o violeta também é chamado Saintpaulia - em homenagem ao Barão Saint-Paul, que descobriu essa flor pela primeira vez em 1892, nas montanhas Uzambara, na África.
Abaixo está uma lista de algumas variedades populares desta flor:
- Max Veri Indigo (Mac's Very Indigo) - halfmini com flores azuis escuras e folhas coloridas com uma borda clara.
- Vôo Baltschug - meio mini com folhas monofônicas de verde escuro. As flores são brancas, nas bordas das pétalas há uma borda roxa.
- SK-Primeiro Amor - mini com minúsculas folhas verdes escuras e flores rosa redondas brilhantes.
- Allegro Peisley Pony (Allegro Paisley Pony) - halfmini com folhas verde-escuras e exuberantes flores lilás-rosadas, consistindo de muitas pétalas pequenas.
- SK-Volyushka - meia mini com flores pequenas de cor azul e branca. As flores são coletadas em inflorescências exuberantes, as folhas são verde escuro.
- Jay bebê (Baby Jay) - as folhas brilhantes têm lindas bordas irregulares e as flores têm o formato de sinos e são pintadas de azul ou azul.
Plantar e colocar plantas na sala
Ao cultivar mini-violetas em casa, você precisa criar um microclima para eles, no qual eles se desenvolvem normalmente e florescem regularmente. Para que a planta cresça uniformemente, as folhas são limpas e pequenas, e as inflorescências são exuberantes, você deve primeiro escolher o local certo para a flor na sala. Como plantar adequadamente um mini-violeta é descrito em detalhes abaixo na seção "Regras para o transplante de mini-violetas".
Que tipo de iluminação é necessária para as plantas
As mini violetas adoram luz brilhante e podem crescer bem mesmo sob iluminação artificial. Mas também é impossível privá-los completamente do sol - a flor murcha e as folhas ficam fracas e pequenas.Regras básicas de iluminação para mini violetas:
- A flor deve ser colocada em um parapeito da janela bem iluminado ou em uma prateleira perto da janela.
- O horário de verão deve durar pelo menos 10 a 12 horas.
- Ao usar iluminação artificial, as plantas devem ser colocadas perto de uma fonte de luz.
- Para um crescimento uniforme das flores, é necessário fornecer a mesma iluminação de todos os lados. Para fazer isso, vasos com mini violetas são colocados a uma pequena distância um do outro, para que as plantas vizinhas não toquem nas folhas.
- Não coloque mini violetas sob luz solar direta - isso pode causar o amarelecimento das folhas.
Requisitos de temperatura e umidade
O regime de temperatura é de grande importância para o funcionamento normal da flor. Uma sala com um mini violeta deve ter pelo menos + 20 ° C. Na estação quente, recomenda-se manter uma temperatura de cerca de + 25 ° C na sala. Para que o solo em um recipiente com uma flor permaneça molhado por mais tempo, é necessário manter pelo menos 50% de umidade do ar na sala.
Você sabe Na linguagem das flores, a violeta é um símbolo de inocência e timidez; portanto, há muito tempo dá-se buquês dessas flores para meninas.
Em uma sala com ar seco, as folhas da planta começam a secar e se deformar e, em condições de alta umidade, tornam-se grandes e desproporcionais em comparação com pequenas inflorescências. Para aumentar o nível de umidade, você pode colocar recipientes com água ao lado das plantas ou colocar vasos de flores em um palete com musgo úmido.
Como cuidar de mini violetas
A flor não requer cuidados específicos e complexos, de modo que mesmo um iniciante pode lidar com o cultivo de mini-violetas. No entanto, é importante cuidar da planta corretamente para que ela cresça normalmente e encante a floração regular. O cuidado completo das flores consiste em rega regular, fertilização oportuna, poda e transplante. Considere cada um desses componentes em mais detalhes.
Características da rega
A água precisa de mini-violetas em quantidades suficientes, especialmente durante as fases de floração e crescimento. E a rega inadequada pode prejudicar a planta e provocar o desenvolvimento de várias doenças.
Considere algumas recomendações para hidratar a flor:
- ao regar uma violeta, a água deve ser cuidadosamente derramada na panela por cima, mais perto das bordas;
- todo o solo da panela deve estar úmido;
- na estação quente, é melhor regar a flor de manhã e no inverno à tarde;
- não deve ser permitido o alagamento do solo na panela - em tais condições, as raízes da podridão violeta;
- a água deve estar quente, pré-defenda-a por 24 horas.
Fertilizantes e adubação
As mini violetas precisam de solo nutritivo para florescer regularmente. No entanto, não vale a pena saturar demais o solo com fertilizantes - isso pode levar a um crescimento muito ativo da massa verde, e as inflorescências dessa planta parecerão muito pequenas. Para preservar a decoratividade dos mini-violetas, basta alimentá-lo com fertilizantes minerais complexos a cada 14 a 15 dias.
Plantas de poda
Para que a flor mantenha sua aparência decorativa, você precisa cuidar da coroa com a ajuda da poda oportuna. Além disso, é necessário remover as raízes velhas e danificadas a tempo de manter uma aparência saudável e florida da planta.
Importante! É conveniente podar as raízes do mini-violeta ao mesmo tempo que o transplante, e as folhas podem ser removidas conforme necessário.
Considere as regras básicas para podar as raízes e folhas de uma planta:
- poda com uma faca afiada;
- remova as folhas amareladas e velhas localizadas na parte inferior do caule;
- podar flores amareladas e secas enquanto florescem;
- aparar raízes podres e danificadas;
- encurtar raízes saudáveis pela metade do comprimento;
- trate os pontos de corte nas raízes com carvão em pó.
Regras para transplantar mini violetas
Uma característica dos mini-violetas é que ele não precisa de um vaso maior no processo de crescimento. O diâmetro do vaso não deve exceder 7 a 8 cm, pois em um vaso muito grande a planta começará a crescer ativamente e perder seu efeito decorativo. Portanto, geralmente uma flor é transplantada apenas para atualizar a composição do solo.
Importante! Para facilitar a retirada da flor, recomenda-se parar de regar a planta 3-4 dias antes do transplante. O pedaço de terra vai secar e se separar facilmente das paredes do tanque.
Considere algumas regras para transplantar mini-violetas:
- a planta precisa de um transplante pelo menos uma vez por ano;
- O momento ideal para o transplante é o final de janeiro ou o início de fevereiro, mas se a planta for cultivada sob iluminação artificial, poderá ser transplantada a qualquer momento do ano;
- transplantar um mini-violeta em uma panela com o mesmo diâmetro;
- Recomenda-se o uso de pequenos recipientes de plástico com orifícios de drenagem na parte inferior.
A seguir, é apresentada uma instrução passo a passo do método clássico de transplante:
- No fundo de uma panela nova, coloque uma camada de esfagno e despeje um pouco de solo fresco.
- Remova cuidadosamente o mini violeta do recipiente antigo com o pedaço de terra. Fluff o solo que grudou nas raízes com as mãos, liberando as raízes.
- Apare as raízes de acordo com as regras descritas acima, para que a altura da parte restante da planta permita imergir completamente a parte nua do caule da flor em um novo vaso.
- Coloque a flor em uma panela nova para que os pecíolos das folhas inferiores fiquem nas laterais do vaso.
- Cubra a flor com o solo até o topo da panela. Bata no solo ao redor da planta com uma colher de chá.
- Após o transplante, coloque a panela em um local quente e não regue o mini-violeta por 1-2 dias.
Você sabe Na cidade de Parma (Itália) são vendidos perfumes com o nome "Vera Violetta". Eles são feitos de violetas de acordo com uma receita inventada em 1870.
Este procedimento é realizado usando as seguintes ações:
- Usando uma lâmina afiada, faça um corte oblíquo no tronco da flor, a uma distância de 1,5 a 2 cm da camada inferior das folhas.
- Seque o corte em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos.
- Encha uma panela nova com uma camada de solo fresco até o topo. No centro, faça um recesso no solo, excedendo ligeiramente em tamanho o comprimento e o diâmetro do caule da “cabeça” cortada da flor.
- Coloque a “cabeça” no recesso e bata no solo ao redor da planta com uma colher de chá.
- Despeje o caule um pouco com água morna, coloque a panela em um recipiente com os lados altos e cubra com um filme. Coloque o recipiente em um local quente e com boa iluminação.
- Após 2-3 semanas, a "cabeça" assume novas raízes. Depois disso, o filme é aberto gradualmente para que o mini-violeta se acostume às condições normais do ambiente.
Recursos de propagação
Em casa, as mini-violetas são geralmente propagadas por estacas. Este procedimento é melhor realizado na estação quente. Para cultivar uma nova flor da planta mãe, é necessário separar a folha verde e a saudável sem danificá-la e depois enraizá-la no chão como planta independente.Para enraizar as mudas, você pode usar uma mistura do solo dos seguintes componentes:
- solo nutriente - 42%;
- turfa - 15%;
- carvão picado - 3%;
- perlita - 10%;
- vermiculita - 15%;
- pequenos pedaços de esfagno - 15%.
Considere o processo de propagação de mini-violetas em mais detalhes:
- Enxágüe a folha de corte da planta mãe em água morna e coloque em uma solução de fungicida para evitar a ocorrência de infecções por fungos.
- Corte um pedaço pequeno (cerca de 1 cm) da parte inferior do caule da folha com uma faca afiada e limpa. Polvilhe o local do corte com carvão picado.
- Em uma panela com terra, faça um pequeno buraco com cerca de 1 cm de profundidade, mergulhe o talo em um ângulo de 45 ° e polvilhe levemente com terra.
- Despeje o solo levemente com água morna, cubra o recipiente com a alça com um filme. Coloque-o sob uma fonte brilhante de iluminação artificial. Conforme necessário, umedeça o solo na panela.
- Demora várias semanas para enraizar as estacas. Como resultado, crianças pequenas com novas folhas aparecem nos brotos jovens.
- Quando 6-7 novas folhas verdes foram formadas nas crianças, elas são plantadas em vasos individuais com solo comum para plantas de interior.
Se as folhas inferiores começarem a se deteriorar em uma jovem violeta, elas serão cuidadosamente removidas e mais solo será derramado ao redor do caule.
Doenças e Pragas
Se a flor começar a murchar subitamente, isso pode indicar a presença de doenças ou o aparecimento de pragas. Para salvar o violeta, você precisa identificar corretamente o problema e iniciar o tratamento.
Importante! Depois de comprar um mini violeta em uma loja, é recomendável mantê-lo separado de outras flores de interior por 1 semana. Isso ajudará a evitar a doença de todas as plantas, se a instância adquirida de repente estiver infectada com a doença.
Considere uma lista de possíveis doenças e pragas de plantas:
- Podridão da raiz. Surge como resultado de rega abundante em combinação com ar fresco na sala. A flor começa a desaparecer e para de crescer. Com a podridão das raízes, as raízes das violetas ficam marrons ou pretas, perdem sua elasticidade. As áreas danificadas devem ser cortadas com uma lâmina afiada e os pontos de corte tratados com carvão moído. Em seguida, a violeta é transplantada para um novo solo e as condições para o cultivo da flor são ajustadas.
- Folha de queimadura solar. Ele aparece na forma de manchas amarelas em uma placa de folha. A folha começa a secar e cai. O problema aparece em plantas expostas à luz solar direta. As folhas queimadas são cortadas e a violeta é movida para um local menos iluminado.
- Mealybug. Os sinais da praga são um revestimento ceroso e uma descarga açucarada pegajosa na superfície das folhas e do caule. Mealybug aparece em condições de baixa umidade e bebe todos os sucos das folhas. A violeta começa a desaparecer, as flores caem. Para combater a praga, é usada a lavagem das folhas com água e sabão, o que ajuda a remover os vermes da planta. Em seguida, o violeta é pulverizado com infusão de alho ou tintura diluída de calêndula.
O mini-violeta não ocupa muito espaço na sala, e sua aparência decorativa e flores brilhantes serão uma excelente decoração para qualquer interior. Para manter uma aparência saudável e florida da planta, basta usar as recomendações simples listadas no artigo sobre cuidados e cultivo de uma flor.