A prímula perene é uma planta bonita, com inflorescências brilhantes e grandes. Devido à sua despretensão em cuidar, jardineiros experientes e iniciantes neste campo podem se envolver no cultivo de culturas. Este artigo discutirá os principais tipos de prímula, bem como a tecnologia de plantio e cuidado.
Características da prímula de longa data como cultura de jardim
Em condições naturais, a prímula perene do jardim cresce nas terras altas da Europa e da Ásia. Ela prefere crescer em regiões com clima neutro, ou seja, onde há pouca chuva, mas nenhuma seca. Arbustos pequenos têm alta resistência ao gelo - até -20 ° C. Alguns jardineiros chamam a primavera de prímula. Isto é devido ao fato de que as flores crescem imediatamente após os snowdrops. As prímulas aparecem no final de fevereiro ou no início da primavera. Tudo depende de como o inverno estava quente.
A floração dura muito tempo, de março a julho. Na Rússia, é cultivado um grande número de variedades de prímula perene (cerca de 400), para que todo jardineiro seja capaz de encontrar as espécies que mais lhe convêm para decorar o jardim.
Lindas rosetas frondosas são formadas nos arbustos. Inflorescências brilhantes de diferentes tonalidades crescem a partir delas. Uma característica da prímula é a presença de flores brancas como a neve, rosa, roxa e amarela. Sua cor e altura são afetadas pela variedade selecionada.
Importante! Nas folhas da prímula existem produtos químicos que podem provocar uma reação alérgica em uma pessoa. Portanto, você precisa trabalhar com a planta em roupas com luvas e mangas compridas.
Tipos e variedades de prímulas
Há um grande número de prímulas que são cultivadas na Rússia. Você pode escolher exatamente o tipo que se encaixa perfeitamente no jardim.Todos os tipos de prímula são caracterizados por tons claros. Portanto, você precisa considerar cuidadosamente cada variedade.
Comum (Primula vulgaris)
Prímula comum é cultivada principalmente em vasos. A altura da planta não é superior a 10 cm, a diferença é que os arbustos não têm caules. As plantas são encontradas com flores de diferentes tonalidades - branco, preto, lilás e escarlate. Também podem ser encontradas flores de duas e três cores. Eles se reúnem em inflorescências umbólicas e a cultura começa a florescer em fevereiro. As folhas são alongadas, até 25 cm, e a parte inferior da placa é levemente pubescente.
As variedades mais comuns deste tipo:
- Arlequim bicolor.
- Jackpot.
Prímula comum não responde às geadas noturnas; portanto, é permitido que os vasos com ela sejam instalados nas varandas. Se a temperatura cair abaixo de -4 ° C, é melhor levar a cultura para a sala para não violar o tempo e a duração da floração.
Prímula de Haller (Primula halleri, P. longiflora)
A variedade Haller desapareceu quase completamente. Na natureza, é muito difícil encontrar essa prímula. Primula halleri está incluída no Livro Vermelho, por isso é proibido desenterrar arbustos ou arrancar inflorescências. O nome da cultura foi obtido em homenagem ao cientista A. Galler, e a variedade refere-se à prímula em pó.
A descrição é a seguinte:
- altura - não mais que 45 cm;
- há um revestimento branco ou amarelo nos arbustos;
- inflorescências umbellate, laranja;
- resistência do inverno - até -15 ° C;
- a expectativa de vida é de até 10 anos.
Você sabe Há uma lenda escandinava que diz que a prímula é a chave pela qual a deusa Freya abre a porta para a primavera.
Primavera (Primula veris, sinônimo de P. officinalis)
A descrição da prímula é a seguinte:
- Altura do arbusto - até 40 cm.
- As folhas são longas, verde escuro, com uma ligeira pubescência na superfície.
- Inflorescências da estrutura em forma de sino.
- O copo da flor é verde claro e a coroa é amarela, com manchas brilhantes de tonalidade laranja.
Primula veris começa a florescer em março ou abril (dependendo das condições climáticas da região). Prefere crescer nas terras baixas ou perto das terras altas.
Auricular (Primula auricula)
A prímula em forma de orelha cresce para 35 cm. As folhas jovens são caracterizadas por uma cor verde escura, coberta com uma ligeira pubescência. Eles estão indo para uma saída mundana. Com o tempo, a placa da folha se torna lisa, com veias pronunciadas.
Flores de tom violeta saturado, em forma de sino. Eles têm um agradável aroma a damasco. Primula auricula floresce em abril ou início de maio. A cultura está crescendo nas terras altas dos Alpes e nos Cárpatos. Também frequentemente encontrado nos Bálcãs. A variedade mais comum de prímula em forma de orelha é Primlet.
Pequeno (Primula minima)
Prímula pequena prefere crescer em uma área montanhosa. O caule da prímula não é longo, apenas 1 cm, as folhas são fortes, verde escuro. Eles são estendidos para fora e na parte superior existem 3 dentes.
Você sabe Na Alemanha, na primavera, eles lêem a sorte da Páscoa. A menina que encontra esta flor primeiro se casará com sucesso no mesmo ano.
As flores são roxas, solteiras. Eles têm uma forma em forma de sino. O sistema radicular é desenvolvido, do tipo bulboso. Isso permite que a cultura resista a fortes geadas (até -20 ° C). Na maioria das vezes, Primula minima é encontrada nos Alpes e Apeninos. As variedades populares desta espécie são: Danielle, Rosanna e Libre.
Mealy (Primula farinosa)
Descrição da prímula em pó:
- altura - 30 cm;
- a parte inferior das folhas é musgosa e a parte superior é lisa, com veias pronunciadas;
- chapa alongada, tonalidade verde saturada;
- as flores são rosa.
Primula farinosa floresce no início de maio. Encontrado nas terras altas da América do Sul e Europa
Alto (Primula elatior)
Prímula alta perene cresce nas terras altas dos Cárpatos e Urais. A altura dos arbustos é de até 40 cm e as folhas são alongadas em forma de ovo. Eles estão enrugados, com um pouco de pubescência. Uma grande roseta é formada a partir das folhas.
As inflorescências de Primula elatior são de dois tons: a coroa é de cor amarela e o pescoço, de cor laranja. Formulário de flores em pecíolos de suspensão. As variedades mais comuns de prímula alta são Kolosea e Rosea.
Cônico reverso ou obconica (Primula obconica)
A prímula cônica reversa foi criada pela primeira vez na China. Cresce até 30 cm e as flores se juntam em inflorescências de guarda-chuva. Eles têm uma tonalidade branca, vermelha e roxa, e as folhas do obconica são formadas em pecíolos alongados. Eles têm uma forma oblongo-ovóide. Placas de folhas são montadas em soquetes, dentro dos quais as hastes são formadas. Propagado por Primula obconica, principalmente por sementes.
Prímula (macia) tipo malva ou malacóides (Primula malacoides)
A prímula tipo malva foi criada na China. Ela prefere crescer em áreas montanhosas, onde o solo calcário prevalece. Os malacoides de prímula têm flores brancas, vermelhas e roxas. As inflorescências têm formato de guarda-chuva, com até 8 cm de diâmetro, e as primula malacoides florescem por 3 meses, de maio a julho. As folhas são arredondadas, verdes. A superfície da placa da folha é coberta com uma pequena quantidade de revestimento em pó.
Japonês (Primula japonica)
Descrição da prímula japonesa:
- Altura da planta - até 60 cm.
- Chapa de 20 cm de comprimento.
- Forma da folha - ovóide.
- As flores têm uma tonalidade amarela.
Após a floração, caixas são formadas nos arbustos Primula japonica, nas quais existem sementes. Eles não podem ser coletados, porque sob a influência do vento eles se espalharão por todo o site. As variedades mais comuns: Alba (flores brancas) e Apple Blossom (cor rosa pálido).
Plantação de prímula ao ar livre
Para que a horta seja transformada sem demora na primavera, é necessário realizar um plantio adequado. Ao mesmo tempo o tempo de plantio deve ser levado em consideração para que o sistema radicular não morra devido a condições climáticas inadequadas.
Siga também a tecnologia de plantio. Isso preservará a estrutura do rizoma, o que contribuirá para a rápida formação de inflorescências.
Tempo de pouso
Apenas mudas de dois anos de idade são adequadas para o plantio, cuja superfície não apresenta sinais de doenças e pragas. Compre material de plantio em viveiros especializados e comprovados para verificar a qualidade das plantas.
O horário ideal para o pouso é setembro. Isso permitirá que os arbustos endureçam no solo, o que aumentará a resistência à geada da colheita.
Vídeo: Prímula - plantando e cuidando em campo aberto
Prímula de plantio de tecnologia
É necessário plantar uma prímula de jardim perene em solo nutritivo e bem umedecido com um nível de pH neutro. Portanto, na primavera você precisa cavar um site e fazer fertilizantes orgânicos. 30 kg de húmus são distribuídos por 1 m². As ervas daninhas também devem ser removidas regularmente junto com as raízes para reduzir o risco de larvas de pragas.
3 dias antes do plantio, é necessário processar o material de plantio com permanganato de potássio e estimulador de crescimento Epin. Primeiro, a planta é desinfetada (1 colher de chá. Cristais de manganês em 3 l de água). Despeje as raízes de prímula com uma solução e deixe descansar por 30 minutos. Para estimular o desenvolvimento da prímula, é preparada uma solução (30 g da droga por 5 l de água), dentro da qual são colocadas as raízes das mudas. Deixe de molho por 3 dias.
Marque a área antes do plantio, para que a distância entre os furos seja de pelo menos 20 cm. Se você for plantar variedades com arbustos grandes, a distância poderá ser aumentada para 30 a 40 cm.
A tecnologia de pouso é a seguinte:
- Cavar orifícios com tamanho de 20 × 25 cm.
- Despeje a drenagem de migalhas de tijolo no fundo. Sua camada deve ter 7 cm.
- Cubra a drenagem com o solo do jardim.
- Coloque uma muda dentro e distribua cuidadosamente suas raízes.
- Polvilhe com terra e despeje 5 litros de água.
Cuidado de prímula ao ar livre
Prímula de jardim de longo prazo despretensiosa nos cuidados. Devido à alta resistência ao gelo, a cultura não requer abrigo adicional para o inverno.
As principais etapas do cuidado são regar, fertilizar e afrouxar o solo. A poda também deve ser feita regularmente para preservar a beleza da coroa e proteger os arbustos de doenças e parasitas.
Rega
Na primavera e no verão, você precisa regar abundantemente os arbustos, mas não para permitir a estagnação da umidade no solo. O círculo do tronco deve estar sempre úmido para que o sistema radicular se desenvolva melhor.
Prímula regada uma vez a cada duas semanas. Pelo menos 10 litros de água limpa e assentada são derramados sob cada arbusto. Se o clima árido prevalecer no verão, deve-se usar pelo menos 20 litros de água por planta.
Top vestir
Os fertilizantes são aplicados regularmente na primavera, verão e outono.. Na primavera, nitroammophoska (40 g por arbusto) é adicionado sob cada arbusto. Antes da floração, devem ser utilizadas infusões à base de estrume (1 kg por 5 litros de água). Sob a prímula, despeje 1 litro de solução. No verão, a cobertura é realizada com nitrato de potássio (30 g por planta).
No outono, o superfosfato é usado (50 g para cada arbusto). Graças a esse fertilizante mineral, a dureza do inverno é aumentada..
Importante! Antes de regar e vestir, o jardineiro terá que afrouxar a camada superior do solo. Graças a essas ações, os nutrientes e a umidade penetram melhor no sistema radicular.
Poda
A primeira poda é realizada no início de março, assim que a neve derrete. É necessário remover as inflorescências que secaram.
No outono, a poda não é recomendada. Isso se deve ao fato de as folhas fornecerem nutrição às raízes fracas. Se forem cortadas, o desenvolvimento da prímula será interrompido.
Prímula perene após a floração
Prímula perene do jardim requer cuidados de qualidade após a floração. É necessário eliminar adequadamente a camada superior do solo e erradicar as ervas daninhas.
Também não se esqueça de preparar a cultura para o inverno. A qualidade de suas ações determina o quanto os arbustos serão afetados por fortes geadas.
Tempo de outono
Com o início do outono, é necessário afrouxar a camada superficial do solo para que uma quantidade suficiente de oxigênio entre no sistema radicular. Também remova as ervas daninhas, pois elas podem provocar o aparecimento de larvas de pragas.
Não é recomendável remover os soquetes das folhas. Eles são necessários para proteger o sistema radicular.
Invernada
Uma semana antes do frio, é necessário cobrir as plantas com galhos de coníferas ou palha seca. A espessura do abrigo deve ser de pelo menos 7 cm para proteger de forma confiável o sistema radicular da hipotermia.
Se você mora em regiões onde o inverno é quente, não é necessário cobrir a prímula. Quando a neve começar a derreter na primavera, verifique se nenhuma camada de gelo aparece na superfície do solo. Isso pode levar ao debate da flor e sua morte.
Reprodução de prímula
A prímula de jardim perene pode ser propagada de várias maneiras:
- por sementes;
- dividindo o mato;
- estacas do tipo folha.
Se você quiser plantar prímula com sementes, precisará plantá-las em recipientes no início de maio (as mudas aparecerão em outubro). O momento ideal para a semeadura em campo aberto é setembro ou outubro. Trate as sementes com uma solução de manganês (1 hora por 5 litros de água) para desinfetá-las. Depois disso, são secas e colocadas em recipientes previamente preenchidos com uma mistura de nutrientes. Você pode cozinhá-lo misturando solo do jardim, areia e húmus (na proporção de 2: 1: 1).
Polvilhe as sementes sobre a mistura de nutrientes e aprofundar um pouco. Os tanques são cobertos com filme plástico. Os recipientes são instalados em uma sala cuja temperatura varia de + 19 ° C a + 22 ° C. Após 21 dias, quando os primeiros tiros aparecerem, você poderá remover o abrigo.
Vídeo: Como semear prímula no inverno, estratificação de sementes
O cultivo de mudas a partir das sementes é o seguinte:
- Com o advento do primeiro par de folhas, as plantas mergulham. Os tanques são preenchidos com uma mistura de nutrientes. A distância entre as plantas é de 2 × 2 cm.
- Após 50-60 dias, quando os arbustos de prímula começam a entrar em contato, são transplantados para recipientes separados (diâmetro não superior a 8 cm).
- Você precisa regar as plantas jovens 3 vezes ao dia, usando 500 ml de água. Também não se esqueça de proteger os arbustos da luz solar direta.
- Em setembro, a prímula é colocada em uma estufa, onde deve crescer a uma temperatura de + 10 ° C.
- No início de outubro, transplantado para um local permanente em campo aberto, onde crescerá constantemente.
Se você propagar a prímula dividindo o mato, é melhor fazer isso em junho.
A tecnologia é a seguinte:
- Cavar um arbusto e dividir o sistema radicular em várias partes. Cada um deles deve ter uma fuga, graças à qual o desenvolvimento será realizado.
- Remova as fibras secas para estimular as raízes.
- Plante a planta em campo aberto.
- Despeje a solução fungicida como medida preventiva contra doenças e pragas.
Irrigue o solo a cada 2 dias para garantir um nível suficiente de umidade. No início da geada, os arbustos ficarão mais fortes e, na primavera, lindas flores aparecerão nelas.
Você também pode propagar estacas de prímula. Para fazer isso, corte a chapa, na qual há um ponto de crescimento. Encurte a folha pela metade e solte-a em um recipiente cheio de turfa. Cubra o recipiente com vidro para criar um efeito estufa. Isso permitirá que as mudas se enraízem mais rapidamente. Coloque o recipiente em uma sala com uma temperatura de + 17 ° C.
Remova o vidro todos os dias para ventilar o solo e regar o pedúnculo. Após 3 meses, as primeiras raízes aparecerão. Um transplante aberto pode ser realizado quando vários pares de folhas aparecem.. A planta florescerá em 5-6 meses.
Então, agora você sabe quais são os tipos mais comuns de prímula perene. A cultura é caracterizada pela despretensão de cuidar, e isso explica sua popularidade. Se você plantar e cuidar da planta corretamente, poderá cultivar belos arbustos com inflorescências brilhantes.