Desde os tempos antigos, a hortênsia cativou seus poetas de beleza, artistas, criadores e nobres damas. Cada variedade de arbustos é bonita à sua maneira, mas a aparência paniculada com inflorescências exuberantes e de longa floração é particularmente impressionante. Possui mais de 600 variedades, entre as quais um lugar de destaque é ocupado por um arbusto com inflorescências de forma piramidal alongada - a Vela Mágica, traduzida do inglês como “vela mágica”.
Descrição da nota
As espécies em panículas pertencem ao gênero Hydrangeas da família Hydrangeas. Sua terra natal é a China, o Japão e o sul de Sakhalin. No ambiente natural, é encontrado em carvalhos esparsos, nas bordas. Vela mágica de variedade (vela mágica de hortênsia paniculata) refere-se a arbustos caídos perenes, atingindo um crescimento de até 2 m e em climas quentes - até 3 m.
O tronco é parcialmente lignificado. A variedade se distingue pelo crescimento denso da coroa com galhos localizados próximos um do outro. As folhas são de cor verde escuro com veias límpidas, bordas serrilhadas e comprimento de até 12 cm.A característica principal da variedade são inflorescências grandes e pesadas, sob as quais os brotos frequentemente se dobram.
Atingindo uma altura máxima de 30 cm, mudam de cor durante o verão-outono. Inicialmente, as inflorescências adquirem uma cor branca, creme ou verde pálido, no meio do verão são substituídas por rosa suave e, no outono, adquirem a plenitude das cores framboesa ou rosa saturada.
Você sabe O nome grego antigo "Hortênsia" é traduzido como "um vaso com água", o que indica uma grande natureza da planta que adora a umidade.
As flores são pequenas, com quatro pétalas e diâmetro de até 2,5 mm. A primeira floração ocorre no quarto ano. Flores de mel, formando uma caixa de frutas com sementes muito pequenas. A estação de floração dura de junho a outubro.
Aterragem
A técnica agrícola de plantar a variedade Magic Candle não difere do esquema de plantio padrão para as hortênsias restantes. Para o procedimento, escolha a baixa temporada - o início da primavera, antes da abertura dos brotos, ou outono, após a floração.
O plantio não causará dificuldades, mas para o desenvolvimento de uma planta saudável e bonita, você deve seguir algumas regras. Primeiro você precisa escolher uma muda, depois decidir sobre o local, depois de pesar todos os prós e contras, e só então prosseguir para o plantio.
Seleção de mudas
A chave para o crescimento bem-sucedido do mato é a qualidade do próprio material de plantio. É melhor comprar sementes ou mudas em lojas ou viveiros especializados. Ao comprar, você deve inspecionar a planta quanto a defeitos, podridão, manchas ou teias de aranha. A presença de folhas secas pode indicar danos à hortênsia por parasitas ou várias doenças.
Você deve selecionar instâncias com um sistema raiz fechado. Essas regras não são excluídas na escolha de mudas ou mudas cultivadas por conta própria. Mesmo se você tiver certeza de ter observado todos os recursos ao plantar, examine-o cuidadosamente antes de colocá-lo em um local permanente de crescimento em campo aberto.
Local de desembarque
A hortênsia é uma planta que adora a luz, mas não tolera a luz solar direta do meio-dia. Antes do plantio, é melhor escolher um local com iluminação ocidental ou oriental ou sombra parcial clara. O menor papel na escolha de um local é desempenhado pelo bairro correto.
Como a hortênsia adora a umidade e absorve rapidamente os nutrientes do solo, não é recomendável plantá-la ao lado de plantas da mesma espécie; caso contrário, elas terão concorrência por substâncias úteis contidas na água e no solo. Áreas com ventos e correntes de ar também devem ser evitadas.
Importante! Para proteger o arbusto do ataque de pulgões, ele pode ser plantado próximo a um leito de malmequeres. Flores frágeis atraem joaninhas, que são os primeiros inimigos de parasitas e insetos nocivos.
A variedade Magic Candle gosta de solo ácido, ligeiramente ácido ou neutro, como outras hortênsias. O nível ideal de acidez é 5,0 pH. O arbusto não cresce em solos calcários, arenosos e pantanosos. O solo pode ser acidificado com húmus, agulhas, uréia, composto. Antes do plantio, é necessário preparar uma mistura de turfa, solo foliar, areia e húmus na proporção de 1: 2: 1: 2.
Regras de desembarque
O plantio de qualquer tipo de hortênsia não ocorre no mesmo dia, porque a mistura de terra deve ser assentada e infundida para oxidar o solo antigo; portanto, o procedimento de preparação começa alguns dias e às vezes duas semanas antes do plantio.
Importante! Para áreas com solo neutro, uma solução com superfosfato diluído e sulfato de potássio pode ser adicionada à mistura da terra.
Depois de preparar tudo o que você precisa e decidir um local, siga estas etapas:
- Cavar um buraco com 60 cm de largura e 30-40 cm de profundidade.
- No fundo, exponha a drenagem de tijolos lascados ou argila expandida.
- De cima, encha o poço inteiro com a mistura de solo preparada.
- Dois dias depois, coloque uma muda com um pedaço de terra em uma cova.
- Abaixe o pescoço da raiz no chão até uma profundidade máxima de 2 cm.
- Cubra as raízes das mudas com a terra.
- Compacte o solo firmemente sem deixar bolsas de ar.
- Despeje 8 litros de água.
Após o plantio, o solo fresco pode ser coberto com folhas ou ramos de abeto, e as mudas em si podem ser protegidas da luz brilhante.
Hydrangea Care
Após o plantio em um local permanente, o arbusto precisa de rega regular e adubação periódica. Para seu crescimento normal e resistência a doenças, são necessários aditivos minerais e orgânicos que enriquecem a terra e dão força à planta graças à nutrição do sistema radicular. Diferentes ciclos de vida do mato provocam certos ritmos naturais, portanto, alimentar a flor durante os períodos de floração e adormecido difere em composição, finalidade e dosagem.
Rega
A umidade adequada para a Vela Mágica é a chave não apenas para o desenvolvimento saudável, mas também para a boa resistência do inverno. Durante secas e verões quentes, 15 a 20 L de água são aplicados em cada arbusto uma vez por semana. Em clima moderado, a rega é reduzida para uma vez a cada duas semanas.
Nos verões úmidos e chuvosos, o procedimento é realizado cerca de 5 vezes por estação. É necessário monitorar constantemente as condições do solo sob hortênsia e evitar sua secagem ou a formação de uma crosta terrestre. A rega deve ser feita de manhã ou à noite com água macia e sedimentada, pois o calcário é destrutivo para os arbustos.
Após cada procedimento, é necessário afrouxar o solo para que ele receba uma quantidade suficiente de ar. Para evitar a clorose, várias gotas de permanganato de potássio podem ser adicionadas à água. Na estação quente, juntamente com a rega, recomenda-se pulverizar.
Fertilizante
Em termos de nutrição, a hortênsia é tão insaciável quanto na irrigação. As soluções vitamínicas podem ser preparadas de forma independente ou você pode comprar preparações prontas que você só precisa combinar com a água em determinadas proporções. Entre eles estão os populares Planton H, Master Valagro, Royal Mix, Agricole, Biopon.
Confira mais
Todos eles são projetados para hortênsias de jardim de diferentes variedades e são vendidos de diferentes formas:
- cristalino;
- granular;
- em misturas secas;
- em concentrados líquidos.
Por via de regra, todos os curativos para uma planta são divididos em dois grupos: até meados do verão, fertilizantes nitrogenados são aplicados e, depois, complexo mineral.
Para que os fertilizantes permaneçam mais tempo no solo, no início da primavera é necessário fazer uma cobertura do círculo do tronco.
Para a cobertura morta, você pode levar feno, adubo, agulhas, serragem, casca ou folhas velhas. O arbusto precisa necessariamente de matéria orgânica e fertilizantes minerais durante a estação em diferentes estágios da estação de crescimento, de modo que cada um deles é descrito abaixo.
Durante a floração
Jardineiros experientes recomendam fertilizar hortênsias 4 vezes por temporada, três dos quais caem no início e no período de floração. Para dar impulso à formação de inflorescências exuberantes, no início da primavera, com o início do fluxo de seiva (final de março), uma mistura orgânica de chorume é colocada sob o arbusto. Podem ser excrementos de aves ou verbasco dissolvido em água na proporção de 20 kg por 10 litros.
Durante o crescimento das gemas (meados de abril), uma segunda dose de fertilizante é adicionada a partir de uma mistura de superfosfato (35 g), potássio (35 g) e uréia (25 g) a 10 água, distribuindo o líquido uniformemente ao redor do arbusto.
O terceiro estágio visa à floração abundante e prolongada. Este curativo é introduzido no meio do verão (julho) já com o uso do complexo mineral. Sua composição deve necessariamente incluir ferro, magnésio e potássio. Os fertilizantes são produzidos de acordo com as instruções e, com a autopreparação, os minerais são criados na proporção de 50 g por 2 baldes de água.
Importante! Não é recomendável ser zeloso com o curativo orgânico, pois isso pode levar ao crescimento descontrolado da sarça e à quebra de brotos sob o peso pesado de grandes inflorescências.
Durante o descanso
O último, quarto curativo é administrado para um inverno bem-sucedido após o período de floração (outubro-início de novembro). O nitrogênio e os componentes orgânicos são contra-indicados nesta fase, uma vez que o fertilizante ainda não está voltado para a ativação dos processos de vegetação, mas para o fortalecimento e a resistência ao gelo.
Neste momento, use preparações prontas para hortênsias com um teor mineral. É necessário ter tempo para fazer a última cobertura antes do início das geadas da noite. Para aquecer as raízes no inverno, o círculo próximo ao tronco é coberto de galhos de coníferas, folhas caídas ou casca de árvore.
Poda
A roçada de arbustos é parte integrante de todo o cuidado dele. A Vela Mágica de Grau é caracterizada por espessamento abundante, que pode levar à formação de apodrecimento e infecções por fungos. Cada ramo deve receber uma quantidade suficiente de luz e oxigênio, de modo que as hortênsias aparadas sejam realizadas duas vezes por ano.
Na primavera, antes do início do fluxo de seiva, 10 brotos fortes são selecionados de uma planta adulta, cortada para que pelo menos 5 a 6 brotos permaneçam neles. Galhos secos e fracos e partes que crescem para dentro também são removidos. Durante a temporada, você precisa monitorar o florescimento dos brotos, removendo todos os desnecessários. No outono, a poda formativa é realizada e as inflorescências amareladas são removidas.
Você sabe Antes de aplicar inflorescências de hortênsia cortadas em outros países, estude o simbolismo dessa flor. Se no Japão essas flores significam uma demonstração de sinceridade, na Europa elas são interpretadas como indiferença. Em muitas culturas, a hortênsia simboliza o sofrimento do amor.
Nos arbustos jovens, os brotos são cortados nos primeiros dois anos, a fim de direcionar "forças" no desenvolvimento do sistema radicular e das partes aéreas. Nos anos subsequentes, isso afetará a floração saturada e ativa.
Os espécimes antigos são tornados obrigatórios para a poda antienvelhecimento, com a remoção de brotos perenes com o tamanho de tocos não superiores a 7 cm.
Preparações de inverno
Variedades de hortênsias em panículas são consideradas resistentes ao gelo e toleram calmamente temperaturas de até -29 ° C. Mas isso se aplica apenas a adultosque conseguiu construir um poderoso sistema raiz. Recomenda-se replantar arbustos muito jovens para o inverno em vasos e trazê-los para dentro de casa.
Como as raízes são consideradas a parte mais sensível, as plantas com até 4 anos de idade, com o início das primeiras geadas, são isoladas no círculo próximo ao tronco. Para isso, o solo é coberto com estrume podre, agulhas, folhagem, turfa ou uma mistura deles com uma camada grossa, com cerca de 20 cm de altura. Em áreas com invernos rigorosos, as hortênsias constroem uma estufa a partir de meios improvisados.
Você sabe Muitos sinais e superstições estão associados à hortênsia. Acredita-se que o arbusto plantado no local ajude o proprietário a encontrar harmonia, lidar com pensamentos pecaminosos e pacificar atos injustos.
Isso pode ser feito de acordo com este esquema:
- Remova todas as folhas secas do arbusto.
- Espalhe a mistura orgânica no centro e na base.
- De cima, colete todos os galhos em uma “cauda” e não o amarre com uma corda.
- Cubra com agrofibra ou material não tecido.
- No fundo, fixe as extremidades com tijolos ou pedras.
De acordo com outro método, é possível dividir os galhos em cachos, incliná-los no chão e prendê-los com chaves. No centro, havia uma capa de aquecimento e uma capa de agrofibra.
Reprodução
Cada jardineiro que conseguiu cultivar um arbusto exuberante e florido na trama quer aumentar sua beleza.
Confira
Para propagação da variedade Magic Candle, são utilizados os seguintes:
- sementes;
- estacas;
- estratificação.
O plantio de sementes raramente é usado em jardins amadores, mas qualquer um pode tentar a sorte. Para fazer isso, o material de plantio é seco e plantado em casa, cobrindo a caixa com filme.
Com o advento dos brotos, o filme é aberto e, aguardando o aparecimento de duas folhas, as mudas são plantadas em vasos separados. Em campo aberto, mudas cultivadas a partir de sementes são enviadas para o terceiro ano.
Ao propagar pela segunda maneira no verão, as partes superior e central dos brotos de um ano são cortadas, os topos das inflorescências também são cortados. Eles são divididos em estacas com 20 cm de comprimento, e as seções cortadas são tratadas em uma solução de “Kornevin” ou outros estimulantes do crescimento, após o que são aprofundadas em uma mistura de solo de folha de solo, turfa e areia.
O recipiente é colocado em sombra parcial e coberto com um filme ou vidro transparente. Enquanto os brotos raiz, produzir rega e pulverização. Após 3-4 semanas, com o aparecimento de novas folhas, as estacas são plantadas em vasos separados e continuam a crescer em um local sombreado. Na próxima primavera, você pode plantar em campo aberto.
Camadas de enraizamento não menos populares. Para fazer isso, na primavera, debaixo do arbusto, cava um ou mais sulcos finos. Brotos jovens são inclinados para o chão, para não separá-los do mato principal. Um galho é preso ao solo com pregos de metal, deixando a ponta aberta.
Locais na formação dos rins spud e polvilhados com terra. Durante a temporada, as camadas são tratadas juntamente com todo o arbusto: regadas, fertilizadas e limpas de ervas daninhas e cobertas para o inverno. Na primavera seguinte, as estacas enraizadas podem ser separadas e transplantadas para um local permanente.
Doenças e Pragas
A variedade de Vela Mágica não pertence ao caprichoso, mas, como qualquer hortênsia, pode sucumbir a várias doenças. Fungos, vírus, bactérias e parasitas os causam. Todos eles aparecem principalmente devido a erros no atendimento., que afeta a decoratividade da planta. O arbusto afetado perde seu esplendor, parece fraco e sem brilho.
O primeiro sinal de alarme é a aquisição de uma cor incomum de folhas e inflorescências, a secagem ou o aparecimento de pontos suspeitos. Se você notar o amarelecimento das folhas com veias verdes - este é um sinal de clorose, comum entre as hortênsias.
Como ocorre em solo alcalino, o solo deve ser acidificado com substâncias orgânicas ou uma solução de sulfato de cobre. Outra razão pode ser o crescimento de arbustos à sombra, falta de luz.
Diferentes tipos de podridão freqüentemente afetam variedades, dentre as quais oídio. Isso pode ser determinado pelo revestimento cinza das folhas, que eventualmente se espalha por todo o arbusto. As áreas afetadas são torcidas e a podridão se espalha por toda a planta. O motivo pode ser umidade muito alta, mudanças de temperatura.
Para o tratamento, são utilizados fungicidas (Bactofit, Topázio, Horus, Ridomil Gold).
Com cuidados inadequados, a hortênsia é afetada por pragas.
Os parasitas mais comuns são:
- ácaro;
- pulgões;
- nemátodos.
Estes últimos são capazes de causar os maiores danos e esgotar completamente a planta. Os nemátodes afetam o sistema radicular e causam graves alterações no desenvolvimento da planta. Eles se estabelecem em grupos e são difíceis de remover, mesmo por preparações biológicas.
Um ácaro envolve as folhas em pequenas teias de aranha, e o pulgão deixa para trás mordidas nas folhas, flores deformadas e desbotando rapidamente.
A usinagem para controlar insetos não é suficiente; portanto, use inseticidas químicos ("Actara", "Coragen") ou remédios populares.
A variedade de Vela Mágica Hydrangea é capaz de decorar qualquer área com sua nobre floração, da qual é impossível tirar os olhos. No projeto paisagístico, pode ser um sotaque independente, parte de uma composição ou desempenhar o papel de um hedge. Mas, para que o encanto do mato seja totalmente revelado, é necessário aderir às regras básicas de atendimento e levar a sério o problema do local de plantio.