Muitos desde a infância se lembram desta flor com folhas verde-escuras e densas, cobertas nas bordas com inúmeros “bebês”. Seu suco é tradicionalmente usado para instilar o nariz entupido, o que causa ataques prolongados de espirros. O que mais, além do resfriado comum, trata Kalanchoe e como ele pode ser usado em um armário de remédios caseiros, contaremos nesta revisão.
Composição quimica
Para entender o que exatamente é útil Kalanchoe, ajude a estudar a composição química desta planta medicinal.
Para maior clareza, imagine esta composição na forma de uma tabela:
Vitaminas | ácido ascórbico (vitamina C) rutina (vitamina P) |
Minerais | cálcio (Ca) manganês (Mn) cobre (Cu) silício (Si) magnésio (Mg) alumínio (Al) ferro (Fe) níquel (Ni) selênio (Se) |
Aminoácidos são essenciais | treonina fenilalanina |
Aminoácidos são intercambiáveis | alanina |
Ácidos orgânicos | laticínios vinagre maça limão isolimônico oxal |
Flavonóides | kempferol quercetina luteolina zhealin catequídeos |
Enzimas | desidrase do ácido málico carboxilase do ácido acético carboxilase do ácido oxálico |
Compostos de bufadinolida (glicósidos cardíacos) | briofilina A tri-acetato de bersaldegenina briofilina C |
Também são encontrados nos caules, folhas e sucos da planta taninos, amidos e outros polissacarídeos, triterpenóides, lectinas, esteróis, estimulantes biogênicos e outros componentes biologicamente ativos.
Benefícios e propriedades curativas
Kalanchoe pertence a plantas medicinais porque possui propriedades bactericidas, antioxidantes, imunoestimulantes, regenerativas, adstringentes (hemostáticas), anti-inflamatórias, coleréticas e curativas.
- Em particular, as folhas, caule e suco desta família suculenta Crassulaceae são usados como um agente interno ou externo para o tratamento de:
- doenças respiratórias agudas de natureza viral ou bacteriana (instilação no nariz ou fricção de suas paredes internas);
- feridas purulentas e necrose tecidual;
- queimaduras;
- acne, furúnculos, psoríase e outros problemas de pele;
- úlceras, incluindo pós-traumáticas e erosão;
- prostatite;
- varizes;
- sangramento de várias origens (externa e interna);
- deficiência de vitamina;
- algumas doenças dos órgãos da visão, em particular blafarite, conjuntivite, glaucoma, destruição do corpo vítreo do olho, etc;
- estomatite, doença periodontal, gengivite e outras patologias associadas à inflamação da gengiva.
Os benefícios para a saúde de Kalanchoe também se manifestam na capacidade da planta de fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, diminuir a pressão sanguínea e, graças às enzimas que compõem a suculenta, acelerar os processos metabólicos no corpo.
Para fins medicinais, geralmente é usado suco ou partes verdes cortadas da planta suculenta, no entanto, mesmo a presença de uma planta medicinal na casa pode afetar a saúde das pessoas, pois substâncias biologicamente ativas com atividade antimicrobiana são secretadas pela flor durante a respiração e estão concentradas no ar, purificando e desinfetando ele.Você sabe Acontece que os órgãos verdes recém-cortados de Kalanchoe contêm duas vezes menos nutrientes do que nos mesmos fragmentos, que ficam 7 dias em um quarto escuro a uma temperatura de + 3 ... + 6 ° C.
Vídeo: propriedades curativas de Kalanchoe
Contra-indicações e danos
Juntamente com muitas propriedades úteis, como qualquer outra planta medicinal, o Kalanchoe também possui várias contra-indicações.
Quando se trata do uso externo da planta, você só precisa ter medo da intolerância individual, que pode ser expressa em vários tipos de reações alérgicas (vermelhidão, erupção cutânea, sensação de queimação, etc.).
Importante! A combinação de Kalanchoe com vários medicamentos aumenta a probabilidade de alergias, uma vez que substâncias biologicamente ativas, reagindo entre si, podem criar novas combinações, às vezes muito perigosas.
O suco cáustico suculento pode causar irritação severa e até queimaduras da membrana mucosa; portanto, a medicina moderna não recomenda enterrá-lo no nariz para crianças, principalmente porque você não pode usar uma ferramenta como colírio.
No entanto, para uso interno da planta, a lista de contra-indicações é muito mais longa.
- Portanto, abster-se de tomar Kalanchoe, em qualquer caso, sem a nomeação direta de um médico, deve ser:
- gravidez, bem como durante a amamentação;
- problemas renais, em particular, glomerulonefrite (o efeito colerético de uma planta nessa condição pode levar a consequências imprevisíveis);
- doenças hepáticas, em particular hepatite e cirrose (a atividade biológica da suculenta pode acelerar o curso da doença);
- pressão arterial baixa;
- reumatismo e outras doenças das articulações em forma aguda;
- patologias da atividade cardíaca;
- embolia, tromboflebite e outras doenças vasculares (com tromboflebite, Kalanchoe não pode ser usado nem externamente, suas propriedades adstringentes podem contribuir para a formação de coágulos sanguíneos);
- diabetes mellitus (curso descompensado);
- úlcera gástrica (aumento da secreção de enzimas como bile e suco gástrico, nessa condição é altamente indesejável);
- algumas doenças infecciosas, por exemplo, doença de Whipple;
- tumores de qualquer natureza (apesar do componente de biofilina A de Kalanchoe ter um efeito antitumoral pronunciado, a automedicação nesses casos é inaceitável).
Você sabe Foram registrados casos de distúrbios cardíacos ocorridos em herbívoros após a ingestão de folhas de Kalanchoe. Além disso, o suco desta planta é mortal para alguns insetos, que há muito são notados e utilizados com sucesso pelos agricultores.
O uso analfabeto de uma planta medicinal no interior pode causar azia, náusea, distúrbios intestinais e envenenamento mais grave. Além do fato de que a intolerância individual nesses casos leva a reações muito mais perigosas do que com o uso externo de suco ou folhas, até o edema e a morte de Quincke.
Receitas
Kalanchoe é usado com sucesso na medicina popular e na cosmetologia. Na maioria das vezes, o suco de planta é usado para esses fins. Para obter matérias-primas medicinais, as folhas ou caules cortados são passados através de um moedor de carne ou batidos no liquidificador, suco espremido da polpa obtida, deixe descansar por 3-5 dias na geladeira e filtre várias camadas de gaze.
Se desejado, o líquido resultante pode ser preparado para armazenamento a longo prazo. Isso é feito em duas etapas. Primeiro, uma pequena quantidade de clorofórmio é adicionada ao suco (aproximadamente 0,5% do volume total) e depois 20% de álcool. A solução final é vertida em pequenos recipientes de vidro, que são hermeticamente fechados e armazenados no refrigerador. Você pode usá-los por 12 meses.
As receitas mais populares para o uso de Kalanchoe em um armário de remédios caseiros estão listadas abaixo. Em algumas delas, você pode usar as matérias-primas preservadas da maneira descrita; para outras, você precisa “ter em mãos” uma flor viva, que será indicada separadamente.
Você sabe Surpreendentemente, a suculenta de cura foi descoberta recentemente pelos europeus. Nos anos 60 do século XX, uma carta de um determinado cidadão chegou a um dos institutos médicos de Kiev, relatando que ele havia recebido recentemente uma planta desconhecida em uma panela que trata perfeitamente a dermatite.
Na medicina popular
Para o tratamento de doenças inflamatórias dos olhos ou gengivas: misture suco de planta com água em proporções iguais. Umedeça um algodão com a composição resultante e aplique na área inflamada por 10 a 15 minutos, com intervalos de duas horas.
A estomatite e a doença periodontal são tratadas lavando a boca com água 1: 1 misturada com suco de Kalanchoe.
A partir de varizes tônicas, essa tintura ajudará: folhas de flores picadas a moer em um moedor de carne ou liquidificador. Misture com vodka à taxa de 1 colher de sopa. eu mingau em um copo de vodka. Insista 10 dias em um local escuro e fresco, agitando de tempos em tempos. Depois coe. A tintura deve lubrificar as pernas, movendo-se de cima para baixo.
Na sinusite aguda: misture suco de aloe espremido na hora e Kalanchoe, adicione ¼ parte do suco de cebola. Use 4-5 gotas em cada narina para instilar o nariz.Com um resfriado comum, é usado suco de Kalanchoe puro, diluído em partes iguais com água.
As erisipelas são tratadas com a ajuda desta ferramenta: misture suco recém-espremido ou enlatado com clara de ovo, lubrifique a área afetada com o medicamento resultante.
Na psoríase, a medicina tradicional usa a seguinte receita: 1 parte do suco preparado ou fresco é misturada com 1 parte de mel líquido e 3 partes de água. A solução resultante é infundida por 3 dias em um local escuro e depois usada como uma pomada ou compressa.
Para tratar queimaduras, ulcerações, cortes, úlceras e várias doenças de pele, você pode preparar uma pomada misturando suco fresco ou preparado com vaselina, lanolina, ghee, manteiga ou outra base gordurosa, após 30 minutos em banho-maria e resfriamento. Mantenha esse produto na geladeira.Importante! Os espirros graves causados pelo efeito irritante do suco na mucosa nasal podem causar sangramentos nasais, portanto esse método de tratamento não é completamente seguro.
As propriedades curativas de Kalanchoe também podem ser extraídas dos "filhos" formados nas folhas da planta. Eles podem ser usados dentro de casa diretamente para resfriados, aumento da síndrome de fadiga e apenas se você deseja fortalecer o sistema imunológico e saturar o corpo com vitaminas e minerais.
Aprenda também sobre os tipos de Kalanchoe e seus cuidados em casa:
Em cosmetologia
De verrugas, acne, eczema e outros problemas de pele, as compressas das folhas lixadas de Kalanchoe ajudam. A mesma receita ajuda a eliminar manchas da idade, poros estreitos, aumentar a elasticidade da pele e melhorar sua aparência. Após esse procedimento, é útil aplicar um creme calmante e nutritivo no rosto.
Para os proprietários de pele oleosa, é recomendável usar uma loção feita a partir de folhas esmagadas de Kalanchoe: 2 colheres de sopa. matérias-primas precisam derramar um copo de água fervente, cubra e deixe por 2 horas. Em seguida, coe e use imediatamente. É melhor usar o produto à noite, após a lavagem.
Importante! Como o Kalanchoe tem um efeito clareador, as máscaras cosméticas baseadas nele não podem ser combinadas com um bronzeado. É melhor para pessoas com pele clara usar a planta em tratamentos faciais que são realizados à noite.
Uma máscara antienvelhecimento para a pele seca pode ser preparada a partir de um creme de lanolina (produzido por muitas marcas conhecidas), se você a misturar com uma porção pequena e única de 1 colher de sopa. óleo vegetal e 1 colher de chá de suco de Kalanchoe. A máscara finalizada deve ser aplicada à pele limpa e deixada por um quarto de hora e, em seguida, remova cuidadosamente com uma almofada de algodão embebida em chá preto acabado de fazer. Após o procedimento, um hidratante é aplicado no rosto.
Essa receita para uma máscara para a pele seca também é muito bem-sucedida: rale um pepino fresco em um ralador grosso e misture 2 colheres de sopa. a pasta resultante com 1 colher de chá de creme de gordura e 1 colher de sopa. Aplique no rosto, deixe por 20 minutos e depois lave com água levemente aquecida.
Presságios e superstição
As propriedades curativas de Kalanchoe são refletidas em vários sinais folclóricos. Os esoteristas acreditam que a planta possui boa energia e traz prosperidade, boa vontade e entendimento mútuo para a casa. Se você colocar uma flor na sala ou na cozinha, as famílias entrarão em conflito menos uma com a outra. Mas o quarto não é um lugar muito bom para uma suculenta, porque tem a capacidade de revigorar as pessoas e enchê-las de energia vital, em vez de se acalmar. Mas, subindo para a flor de manhã e ficando um pouco ao seu lado, você pode acordar tão rapidamente quanto depois de uma xícara de café aromático.
Você sabe Eles dizem que o Kalanchoe morto é um sinal direto de que algumas das famílias foram estragadas, e a flor "bateu em si mesma". Nesse caso, você precisa adquirir uma nova planta o mais rápido possível.
No entanto, se a planta não florescer, isso significa que sua força não é suficiente para superar as mentiras, pretensões e outras negatividades que prevalecem na casa.
Fãs de tudo o que é misterioso estarão interessados em saber que Kalanchoe é atribuído à habilidade:
- ajudar os membros da família em todos os assuntos da família;
- proteger o conforto e a saúde de todos os que vivem na casa;
- lutar com "vampiros energéticos", devolvendo as forças vitais roubadas que eles têm;
- recupere-se rapidamente após um dia difícil - tanto emocional quanto fisicamente;
- absorver e neutralizar a energia negativa e até tornar as pessoas más mais amáveis.
Kalanchoe tem muitas propriedades curativas, mas você precisa lidar com isso com extrema cautela. As substâncias biologicamente ativas que compõem esta suculenta são muito ativas e até agressivas. Eles podem aliviar adultos de várias condições dolorosas, mas antes de usar a planta para tratar crianças, você deve obter conselhos detalhados e qualificados de um médico de família ou pediatra.