As mães que amamentam são proibidas de consumir muitos alimentos, pois isso pode causar um mau funcionamento do sistema digestivo imaturo do bebê. Algumas décadas atrás, acreditava-se que as mulheres que amamentam são estritamente proibidas de comer, porque elas têm um efeito ruim no bebê e podem levar ao envenenamento. No entanto, essa opinião não é verdadeira, porque os cogumelos contêm uma quantidade enorme de proteínas, além de aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e desenvolvimento normais do bebê.
Propriedades úteis de cogumelos
- Os cogumelos têm um efeito tão positivo no corpo humano:
- reduza o açúcar no sangue porque é um produto completamente dietético;
- saturado com aminoácidos úteis;
- reabastecer estoques de vitaminas e minerais;
- estimular atividade mental;
- normalizar o metabolismo;
- melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular;
- devido à presença de lecitina, eles reduzem o nível de colesterol ruim no sangue;
- normalizar a produção hormonal;
- melhorar a defesa imunológica;
- estimular a produção de melanina na pele;
- motilidade intestinal é normalizada.
Dano aos cogumelos
- O consumo excessivo de cogumelos pode desencadear o desenvolvimento de tais problemas em humanos:
- envenenamento por toxinas absorvidas do solo;
- uma carga significativa no sistema digestivo devido ao fato de a proteína estar complexa com a quitina;
- desenvolvimento de úlcera péptica do estômago e duodeno.
Além disso, existe o risco de confundir cogumelos comestíveis com venenosos, o que implica muitos problemas de saúde e, em casos graves, pode levar à morte. Cogumelos vermes e mal preparados podem causar intoxicação alimentar, por isso é melhor comprar esse produto em lojas confiáveis. Se você mesmo os coletar, é importante ter certeza de que são comestíveis e processados adequadamente antes de cozinhar.
Espécies que podem ser consumidas
Ao amamentar, é permitido o uso de certos tipos de cogumelos, que são mais facilmente absorvidos pelo corpo humano, sem causar problemas no sistema digestivo. Estes incluem cogumelos porcini, cogumelos ostra e champignon.
Além de serem seguros, esses alimentos também são muito úteis durante a lactação, pois contêm uma grande quantidade de aminoácidos e vitaminas. Devidamente cultivados, processados e cozidos, eles são um ótimo complemento para a dieta diária de uma jovem mãe.Importante! Você não pode pegar cogumelos em locais ecologicamente poluídos, pois eles são uma esponja natural que absorve todas as toxinas do solo.
Champignons
Os cogumelos Champignon serão úteis para uma mãe que amamenta, porque, de acordo com alguns cientistas, eles são um analgésico excelente e absolutamente seguro. Este produto alimentício possui não apenas excelente palatabilidade, mas também ajuda a acalmar dores de cabeça e dores de dente.
Além disso, os champignon contêm uma enorme quantidade de proteínas e aminoácidos essenciais, que são facilmente absorvidos por esses fungos. O consumo regular de champignon não é capaz de causar perturbações no trato digestivo, uma vez que a carne do cogumelo é bastante macia.Cogumelos ostra
Esses cogumelos contêm a quantidade máxima de vitamina PP, responsável pelo crescimento e desenvolvimento do bebê, portanto, as mulheres podem consumir cogumelos ostra durante a gravidez e lactação, e até recomendadas com moderação.
O ácido nicotínico, como é chamada a vitamina PP, está envolvido no metabolismo das gorduras no corpo, diminuindo o colesterol, o que tem um efeito positivo no estado do sistema cardiovascular. Devido a isso, quando os cogumelos ostra são usados por mulheres grávidas, a nutrição do sangue fetal melhora e o risco de sangramento perigoso diminui. Além disso, os cogumelos ostra são facilmente absorvidos pelo corpo humano, sem causar distúrbios digestivos e outros problemas no trato gastrointestinal.Importante! Primeiro de cogumelos é melhor adicionar cogumelos à dieta da mãe que vai amamentar, uma vez que são os mais hipoalergênicos.
Cogumelos Porcini
Esta espécie é perfeitamente absorvida pelo organismo e contém uma enorme quantidade de proteínas, incluindo aminoácidos essenciais, necessários para a mãe e o bebê. Praticamente não absorve substâncias tóxicas do solo e, portanto, seu uso é completamente seguro.
Cogumelo branco contém uma enorme quantidade de vitamina B2, ou riboflavina. Esta vitamina está envolvida na formação de hormônios da tireóide, promove a rápida regeneração da pele e o crescimento do cabelo e também é responsável pela saúde do sistema nervoso.
Regras para inserir cogumelos na dieta
As mães que amamentam precisam começar a usar cogumelos gradualmente, pois o aparecimento de novos alimentos, que formam a composição do leite materno, é estressante para o bebê. Após a alimentação, é importante monitorar a reação do recém-nascido, pois existe o risco de o bebê ser intolerante ou alérgico a esse produto alimentar.
Após o primeiro uso, recomenda-se aguardar alguns dias e, na ausência de uma reação negativa, comê-los periodicamente, aumentando a porção. Nesse processo, é importante observar a medida, pois o uso de um grande número de cogumelos pode levar a problemas de saúde não apenas no bebê, mas também na mãe.As mulheres que amamentam podem comer cogumelos adequadamente processados e preparados, pois contêm uma grande quantidade de vitaminas, minerais e aminoácidos. Ao mesmo tempo, é importante conhecer a medida e escolher apenas os tipos seguros e de fácil digestão. Também é necessário levar em consideração o local de crescimento dos cogumelos, pois eles são capazes de absorver substâncias tóxicas do solo e as mulheres são proibidas de comer esses cogumelos durante a lactação.