Cogumelo pinheiro branco é conhecido desde a antiguidade e agora é um favorito entre os catadores. Seu nome foi influenciado por uma característica - mesmo após a secagem e outro processamento, a carne permanece branca. O fungo boro mais frequentemente do que outros pode ser encontrado nas florestas antes do início da geada.
Descrição do produto
O chapéu tem um diâmetro médio de 8 a 20 cm e uma superfície tuberosa e enrugada. Embora ainda não tenha atingido tamanhos grandes, o chapéu tem a forma de uma semi-oval com bordas brancas; à medida que a fruta amadurece, adquire uma tonalidade marrom ou vinho, vermelha. A camada tubular branca gradualmente se transforma em uma sombra amarela ou mesmo verde-oliva, com poros pequenos claramente visíveis. A polpa é branca carnuda, escurece no corte. Sob a pele superior, o chapéu é rosa ou marrom.
A perna da floresta de pinheiros é marrom-avermelhada, mas muito mais clara que o chapéu, de 7 a 16 cm de altura.Se você olhar atentamente para a perna, poderá ver um padrão de malha nela.
Importante! Não há necessidade de hesitar na preparação dos ceps, pois eles perdem rapidamente suas qualidades benéficas.
Espécies semelhantes
O cogumelo boro é semelhante à bile, que se refere a variedades não comestíveis e outras de cep. O satânico pertence a outros não comestíveis, que preferem crescer ao lado dos brancos. Cogumelos não venenosos com os quais você pode confundir as espécies de pinheiro branco são representados por outras variedades de branco. Por exemplo, um boleto real ou um boleto de cogumelos.
Posso comer um cogumelo pinho branco
O cogumelo boro é comestível, além disso, seu sabor é saturado e o aroma do cogumelo é muito agradável. Pode ser usado cru para saladas, bem como em vários pratos, por exemplo, em sopas e molhos. O pó de frutas secas é usado como tempero. A secagem não altera a excelente cor do cogumelo, mas torna seu aroma mais saturado.
Tempo de distribuição e coleta
Esta espécie do gênero Belykh pode ser encontrada frequentemente perto de pinheiros velhos, ao pé de pinheiros, carvalhos e castanhas. Não será uma exceção encontrá-lo em solos sobre os quais brota muito musgo. Na Rússia, é distribuído em quase todas as florestas. Os catadores de cogumelos procuram frutas jovens e de tamanho médio, pois quanto mais velhas são, mais afetadas são as pragas e suas propriedades benéficas são reduzidas.
Mas, no outono, pode ser encontrada no pé de pinheiros e nas bordas de todos os grupos.
A estação de coleta dos pinhais é de junho a outubro. No início do verão, não é encontrado em grandes quantidades maciçamente, principalmente apenas amostras individuais.
Espécies falsas e duplas venenosas
No fungo branco, existem duplos perigosos para a vida humana, com os quais é fácil confundir. Você precisa ter cuidado ao cortar as colheitas e saber como ela difere.
- O cogumelo boro possui características distintivas:
- Seu corpo consiste em um chapéu bastante grande e uma perna enorme.
- A superfície da tampa é seca e lisa.
- O talo é espessado no meio ou mais próximo da base, possui um padrão de malha ou fibrilação.
- A polpa é branca forte ou ligeiramente amarela.
Cogumelo satânico
Cogumelo satânico não pode ser comido de nenhuma forma. É cru especialmente venenoso - em uma dose inferior a 1 g, pode causar intoxicação alimentar grave. Para distingui-lo do branco, você precisa conhecer os recursos. O chapéu satânico pode ser achatado ou convexo, cinza ou levemente esverdeado; em clima úmido, ele se torna mucoso.
Você sabe Em 1961, um cogumelo branco com um peso recorde de 10 kg foi encontrado na Rússia.
A polpa durante a quebra pode ficar vermelha ou azul. Cozinheiros profissionais ainda aprenderam a cozinhar um cogumelo satânico, deixando de molho e fervendo por um longo tempo. No entanto, essas experiências em casa podem terminar fatalmente.
Cogumelo fel
O fungo biliar ainda é popularmente chamado de branco falso ou mostarda, devido ao fato de que sua amargura não pode ser removida por nenhum tratamento. Gorchak por descrição é muito semelhante ao boro, mas pode ser distinguido pela característica principal - no local do corte adquire imediatamente um tom marrom escuro. Eles são menos suscetíveis a insetos e outras pragas.
Além disso, na mostarda, a rede na perna é fortemente pronunciada e possui escamas semelhantes a um tronco de bétula. Casos de envenenamento por mostarda não são muito comuns e os sintomas podem mascarar por um longo tempo.
Os principais sintomas do envenenamento por fungos biliares:
- Tonturas e fraqueza são observadas dentro de 24 horas após o uso.
- Depois de um tempo, principalmente de 3-4 semanas, substâncias tóxicas começam a afetar o fígado.
Métodos de cultivo
Especialistas provaram que é possível cultivar cogumelos porcini em casa. O processo de cultivo terá que receber tempo e esforço suficientes, mas o resultado não demorará a chegar. Primeiro, você precisa coletar e estudar as informações de como isso pode ser feito. Existem duas maneiras de cultivar essa espécie valiosa: usando um micélio ou usando chapéus novos.
Do micélio
A primeira opção para o cultivo - a partir do micélio, ou, o chamado micélio. Para fazer isso, você precisa comprar um micélio de cogumelo de pinheiro branco em uma loja. Além do micélio, são necessárias árvores coníferas, musgo, galhos e compostagem como estimulador do crescimento. O desembarque é realizado de maio a setembro. O terreno é preparado para o plantio, o solo superficial é removido com uma pá. Uma camada de composto é colocada em um local limpo, com micélio escalonado.
Importante! Não é aconselhável plantar mais de um pacote de micélio sob uma árvore.
Depois, o micélio é coberto com uma camada de solo removido e regado com água. Para um bom resultado, é recomendável cobrir o local de desembarque com palha. A colheita deve aparecer cerca de um ano após o micélio estar bem estabelecido em um novo local e pode agradar a colheita por pelo menos quatro anos.
De chapéus
A principal diferença do método de cultivo a partir de micélio é outro material de plantio. Chapéus para plantar são retirados de frutas maduras. Eles podem ser amarelos e não assustadores se atingidos por insetos. O processo de crescimento é semelhante ao primeiro método. Você também precisa preparar o solo, distribuir os chapéus, cobri-los e regá-los. Em um ano você pode esperar a primeira colheita.
Qualidade dos alimentos
Segundo especialistas e catadores de cogumelos, o branco é rico em sabor e excelente aroma. É usado na forma seca, cozida e frita. O cogumelo branco é adicionado a vários pratos e o pó é usado como tempero.
Decapagem e salga tópicas de pinheiro. Ao mesmo tempo, eles não perdem sua cor e aroma, a carne permanece tão forte e saturada mesmo após o cozimento. Nos alimentos, é habitual o uso de amostras que não estão maduras e que crescem demais não têm mais valor importante.
Você sabe Os médicos provaram que o cogumelo porcini é uma fonte do alcaloide da hercidina, usado no tratamento da angina de peito.
Aplicação na medicina tradicional
Cogumelo boro tem muitas propriedades úteis. Destes, os mais comuns são:
- analgésico;
- anti-inflamatório;
- efeito bactericida.
Os benefícios do branco nas doenças do sistema cardiovascular são observados. Na medicina tradicional, é usado para prevenir ataques cardíacos e derrames. As substâncias que compõem sua composição são capazes de diluir o sangue e purificá-lo de colesterol e toxinas. A polpa é usada externamente como loções para queimaduras e para fins cosméticos.
As amostras secas são principalmente de valor medicinal, mas as frescas são usadas para preparar infusões e extratos.
Cogumelo pinheiro branco não só tem excelente sabor, mas também muitas propriedades úteis. Enquanto estiver na floresta, é importante lembrar a regra principal. Se não houver certeza de que o fungo é comestível, é melhor deixá-lo na floresta.