Uma planta com o nome exótico tetrastigma, também chamado de uva de interior, é capaz de transformar a sala em uma verdadeira estufa. Ao cultivar uma casa, uma planta luxuosa precisa de certas condições, com as quais você deve se familiarizar antes de comprar um vaso de flores.
Descrição botânica da planta
O tetrastigma pertence aos Vinogradov e, visualmente, realmente se assemelha a um matagal de uvas. Por esse motivo, a planta é freqüentemente chamada de uvas da casa. Em nossas latitudes, eles costumam ser cultivados em casa.
Você sabe Plantas da pátria - sul da Ásia e norte da Austrália.
As hastes da planta estão na forma de trepadeiras, caracterizadas por um crescimento rápido e ativo. O tetrastigma pertence a espécies de crescimento prolongado e, em condições naturais da terra natal, suas videiras podem crescer até 50 me mais. Ao cultivar uma casa, sua altura é fixada cortando-se entre 2,5 e 3,5 m.
A folhagem das vinhas tem uma forma de lóbulos e, no conteúdo doméstico, a planta floresce raramente. As inflorescências têm um formato de guarda-chuva, flores tubulares. As pétalas são de cor amarelada. Cada botão dentro tem 4 lóbulos do estigma dissecado.
Sistema raiz | crescendo rapidamente |
Caule | tipo liana |
Forma de folha | lobado |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | tubular |
Cor da flor | amarelado |
Forma de frutas | rodada |
Cor da fruta | escuro |
Sabor a fruta | suculento |
Tipos principais
Existem 3 tipos principais desta planta.
- Tetrastigma Wuanier. Era originalmente um habitante do clima tropical. Tem um tamanho impressionante. Possui uma arma marrom na parte de trás da folha. A parte interna da folhagem tem um tom esmeralda brilhante.
- Tetrastigma lanceolum. Os representantes desta espécie têm lobos foliares alongados e veias fortemente deprimidas. Por sua aparência, é freqüentemente chamado de "peixe".
- Tetrastigma obovado. As folhas das plantas pertencentes a esta espécie têm a forma de um ovo de retorno, que determina o nome da variedade. A extremidade cega está na extremidade externa da folha, enquanto o ponto de fixação ao caule é apontado.
Condições de cultivo da casa
Ao preparar um local para colocar um vaso com tetrastigma, é necessário refletir sobre alguns detalhes, como iluminação, temperatura e nível de umidade.
Seleção de localização e iluminação
Tetrastigma é uma espécie fotofílica. A planta precisa de luz brilhante, no entanto, a luz solar direta será prejudicial para as folhas. É melhor fornecer à uva interna luz difusa natural.
Uma janela que se abre no lado leste ou uma janela grande, desde que o vaso não fique a menos de 1 m, é adequada como local. Também é importante pensar antecipadamente no apoio ao qual os rebentos da planta cultivada se agarram. Ideal para colocá-lo perto da parede.
Temperatura e umidade
Na primavera e no verão, é importante manter a temperatura alta. O termômetro deve estar dentro de +20 ... + 27 ° C. Com o primeiro clima frio do outono, é melhor reduzir o regime térmico para valores mais frios do termômetro. Nas geadas, a planta tolerará uma temperatura de +12 ... + 18 ° C.
Importante! Se, por algum motivo, a instalação tiver que ser brevemente em condições de baixa temperatura, não deve estar abaixo de + 6 ° C. O tetrastigma sobreviverá nesse modo, mas a umidade do solo deve ser abolida por esse período.
O tetrastigma tolera alta umidade e não secura, no entanto, em ambos os casos, ele existirá com sucesso. O ar úmido será mais confortável para a planta. Os melhores indicadores são de 45%.
Cuidando do tetrastigma em casa
Além de criar condições ideais, a planta deve ser cuidada adequadamente. Os tratamentos regulares incluem hidratação, fertilizante, poda e transplante.
Rega
A frequência de rega depende da estação atual. No período quente, umedeça o solo por pelo menos 1 vez em 3-4 dias. No gelo, você precisa regar a panela a cada 2 semanas. A água para irrigação deve estar à temperatura ambiente.
É importante monitorar o grau de secagem do solo. Não deve estar seco. É ideal manter uma umidade constante do solo, permitindo que apenas alguns centímetros sequem. A água do poço, onde flui, deve ser constantemente derramada.
Você também deve umedecer a parte verde, principalmente com baixa umidade. Adequado para pulverizar a partir de um frasco de spray, esfregando as folhas com uma esponja ou um banho leve.
Top vestir
O tetrastigma deve ser fertilizado do meio da primavera ao início de outubro. Como cobertura, produtos complexos minerais que precisam ser diluídos com água até obter uma consistência líquida são excelentes, ou cobertura orgânica. Eles precisam ser aplicados diretamente no solo.
Poda
A poda de uma planta não é necessária, pois, com a organização adequada do suporte para os brotos, elas não serão muito espessas. No entanto, as hastes laterais podem ser cortadas até certo ponto para restringir a germinação intensiva da planta.
Importante! As folhas jovens não devem ser cortadas, porque as hastes sofrerão com isso.
O tetrastigma tolera bem esse procedimento.
Transplante
Depois de comprar um vaso de flores, a planta deve ser replantada a cada seis meses por 2 anos. Em seguida, são necessários transplantes em contêineres maiores uma vez por ano na primavera. O substrato deve ser misturado em proporções iguais de grama, turfa, húmus, areia e solo. O processo de transplante é o seguinte.
- Prepare o pote 2 tamanhos maiores que o anterior, sempre com orifícios de drenagem.
- Coloque a mistura de drenagem no fundo do novo tanque.
- Obtenha o tetrastigma de um recipiente antigo com um pedaço de terra.
- Vá para uma nova panela e preencha o excesso de espaço com o novo solo preparado.
Depois que o tamanho do vaso é de aproximadamente 30 a 32 cm, não é mais necessário um transplante de planta. No futuro, você deve alterar a bola superior do solo para uma nova. Agora o solo deve consistir de grama, areia em grandes frações e húmus. Você também pode adicionar um pouco de farinha de osso e chips de chifre.
Reprodução
Existem duas maneiras de propagar o tetrastigma: estacas e camadas.
Estacas
Para executar o procedimento de propagação de estacas, é necessário cortar as estacas com 2-3 entrenós. A fatia deve ser desinfetada usando carvão. A haste em si é tratada com estimulantes do crescimento.
As estacas podem se enraizar no solo. Para fazer isso, ele deve ser colocado em um substrato com a fatia para baixo, enquanto um rim deve permanecer sem carga. Também pode ser colocado na água. Até o momento do enraizamento, um nível suficiente de umidade no solo e no ar, bem como o regime de temperatura dentro de +20 ... + 25 ° C, devem ser mantidos.
Camadas
Propagar a planta por camadas é bastante simples. Para fazer isso, prepare uma nova panela cheia de terra ou use a antiga.Uma das videiras está parcialmente imersa no solo. Após um certo período, as raízes iniciadas pelas camadas se tornarão visíveis.
Depois disso, é cortado da planta principal. Se o caule foi instilado na mesma panela, ele deve ser plantado em outro recipiente.
Você sabe O nome "tetrastigma" do grego antigo é traduzido como "quatro estigmas". Este nome apareceu devido à forma dos botões.
Dificuldades crescentes
Apesar da despretensão da planta, algumas dificuldades podem surgir durante o cultivo.
A maioria deles é fácil de superar se você prestar atenção à violação a tempo:
- Brotos alongados. Esse sintoma é uma conseqüência do escurecimento severo, que pode ser corrigido movendo o vaso de flores para mais perto da fonte de luz. Nesse caso, é melhor aparar as trepadeiras.
- Manchas acastanhadas e bordas secas das folhas. A causa, provavelmente, é a luz muito intensa, o que levou a uma queimadura. É melhor reorganizar o vaso com a planta em um local mais escuro e remover a folhagem afetada.
- Manchas marrons na folhagem. Se ao mesmo tempo os lóbulos das folhas caírem, podemos falar sobre o efeito da baixa temperatura. Nesse caso, é necessário aumentar o aquecimento da sala.
- Folhas amarelas e teias de aranha por dentro. Este sintoma indica uma lesão do ácaro da aranha. As peças danificadas devem ser limpas de teias de aranha e tratadas com um inseticida.
- Manchas marrons na parte inferior das folhas e revestimento pegajoso. A razão está no ataque de insetos escamados. A planta pode ser curada com inseticidas.
- Um revestimento semelhante ao algodão nos seios. Isso significa derrota covarde. Como nos casos anteriores, inseticidas devem ser usados contra pragas.
- Pontos brancos e um revestimento pegajoso no interior da folhagem e a presença de mosquitos brancos. O aparecimento desses sintomas indica a proliferação de moscas brancas. As folhas podem ser limpas com uma solução com sabão. Se esse método alternativo não ajudar, um tratamento sistêmico com inseticidas deve ser realizado.