A orquídea majestosa e bonita é uma das plantas mais incríveis. Seu mau humor força os cultivadores a prestar muita atenção a esses moradores do parapeito da janela. Mas a partida cuidadosa vale a pena - a beleza única da floração não deixará ninguém indiferente. E para aproveitar totalmente a aparência de uma orquídea, você precisa cuidar do seu sistema radicular.
A importância de raízes saudáveis para uma planta
As raízes das orquídeas sempre causam muitas perguntas para os cultivadores iniciantes, devido às características estruturais dessa parte da planta. Compreender as necessidades deste órgão ajudará a cultivar o arbusto em condições confortáveis, levando-o a florescer abundantemente. O monitoramento do sistema raiz ajudará você a tempo de identificar possíveis doenças e outros problemas.
Para ter uma idéia do funcionamento do sistema radicular, você precisa saber que as orquídeas da natureza não crescem na terra, mas estão rodeadas de pedras, plantas ou outros objetos naturais. Eles recebem umidade do ar e dos fenômenos atmosféricos (chuva, neblina, orvalho), e os nutrientes não são do solo, mas das folhas, pedaços de casca, pó de madeira, fezes de animais e insetos que caem sobre eles.Você sabe Nem todas as orquídeas vivem nos trópicos - algumas de suas espécies podem ser encontradas na Rússia. O conhecido chinelo de venus, violeta noturno e orquídeas são representantes da família das orquídeas.
Quais devem ser as raízes saudáveis de uma orquídea
Especialistas acreditam que o sistema radicular de uma orquídea não deve ter nenhuma cor específica. E uma mudança de cor nem sempre indica a doença de uma flor: pode sinalizar qualquer mudança em sua vida.
Com qualquer cor neutra, as raízes saudáveis devem ter as seguintes qualidades:
- elasticidade;
- dureza;
- falta de letargia;
- aparência saudável;
- nenhum dano visível.
Que problemas podem ter as raízes das orquídeas
Cuidar das raízes é muito mais importante do que cuidar do resto da planta, pois os problemas no sistema radicular aparecem imediatamente na folhagem, no caule e nas flores. A maioria dos problemas surge em violação dos componentes quantitativos e qualitativos do processo de irrigação.
Os seguintes problemas podem ocorrer com as raízes:
- mudança de cor;
- decadência;
- secagem;
- o aparecimento de raízes "aéreas".
Mudança de cor
A cor das raízes em condições normais é verde claro, verde pálido ou cinza pálido. Outras tonalidades - roxo, azulado, cinza escuro - podem ser o resultado de uma reação do arbusto a mudanças na composição do solo, iluminação, estimulantes e irritantes. Após um curto período de tempo, a cor normal das raízes será restaurada. Uma mudança muito mais séria a longo prazo na cor do rizoma. Como as raízes das plantas se parecem em diferentes condições é descrito abaixo.
No verde
As raízes verdes são um indicador de que o arbusto é bastante saudável e em desenvolvimento. As raízes jovens são de cor verde claro, as maduras são verdes desbotadas. Se a planta não formar novas raízes por vários meses, você precisará alterar o sistema de irrigação e verificar a qualidade do fluido de irrigação.
Em branco
A cor branca do sistema radicular se manifesta ao regar com água da torneira comum. O líquido bruto introduz sal no solo e interrompe a troca de ar normal no solo.
Se uma placa branca for encontrada nas raízes, é necessário executar as seguintes medidas:
- O arbusto é retirado da panela.
- As raízes são lavadas suavemente com água corrente.
- As peças danificadas são cortadas com uma faca afiada (uma faca de papel de metal ou um cortador especial para plantas é bom).
- A orquídea é plantada em um novo recipiente com substrato fresco.
- A rega é realizada apenas com água macia e purificada à temperatura ambiente ou um pouco mais alta.
Importante! Mesmo com a planta em boas condições, vale a pena realizar seu transplante profilático em um novo substrato a cada três anos.
Em marrom
As raízes podem ficar marrons quando plantadas em uma panela opaca - nesse caso, a luz não é suficiente para a fotossíntese.
Se essa cor do sistema radicular de uma orquídea for encontrada, a planta precisará ser atualizada:
- Retire a bucha do substrato.
- Enxágüe com água morna e deixe de molho a parte inferior por 2 horas.
- Corte raízes mortas e danificadas.
- Plante em uma panela de material transparente.
- Coloque o parapeito da janela iluminado.
Apodrecido
A orquídea, apesar de sua origem tropical, não é um grande fã de umidade. Tem carne bastante carnuda e é capaz de ficar sem regar por um longo tempo. Nem todos os amantes de flores em ambientes fechados sabem disso, portanto, eles procuram regar a planta "do coração" e fazê-lo com muita frequência. Esse cuidado leva ao apodrecimento das raízes e à morte do mato.
Outra razão pela qual o sistema radicular começa a apodrecer é a longa residência da orquídea em um solo. O solo eventualmente esgota, compacta e perde sua capacidade de circulação normal do ar.
Se o sistema radicular começar a apodrecer, é necessário remover impiedosamente as raízes danificadas. A flor reage extremamente dolorosamente a essas operações, por isso precisa ser cercada com cuidado (rega de alta qualidade, iluminação difusa, peitoril quente da janela) até a recuperação - por muitos meses.
Importante! É necessário cortar a parte podre 0,5-1 cm acima do local onde as mudanças patológicas começaram.
Murchado
Secar o sistema radicular é tão comum quanto a deterioração. Mesmo a causa desses dois problemas costuma ser a mesma coisa - cuidados inadequados. As raízes não secam apenas devido à rega esparsa. A causa mais comum desse fenômeno é uma queimadura química com excesso de fertilizante.
Uma planta pode ser salva se tiver pelo menos algumas raízes vivas:
- O arbusto é retirado da panela.
- Toda a parte inferior é removida dos resíduos do solo.
- As raízes secas caem por alguns minutos em água morna e macia.
- A planta é inspecionada e as partes obviamente mortas são removidas logo acima do início da necrose.
- As feridas são cauterizadas com uma solução aquosa de verde brilhante.
O aparecimento de raízes aéreas
As raízes aéreas se desenvolvem ativamente quando a orquídea não recebe a quantidade necessária de fluido. Ao aumentar a área do sistema radicular, a planta está tentando obter mais umidade do ar. Depois de normalizar as condições de vida do arbusto (regulação da rega, afastar a panela do radiador de aquecimento, cobrir os brotos com uma camada de musgo), o desenvolvimento de brotos de ar será interrompido. Em nenhum caso você deve cortá-los e cavá-los no solo.
Você sabe Algumas espécies de orquídeas, para serem polinizadas por insetos voadores, aprenderam a imitar os cheiros e a aparência das fêmeas moscas, vespas, abelhasatrair machos para suas flores.
Recursos do cuidado com a raiz das orquídeas
Cuidar de orquídeas não é fácil, mesmo para profissionais experientes que sabem como processar adequadamente as raízes, dada a capricho da planta e suas necessidades. É necessário aderir às regras de higiene: o solo e os recipientes e ferramentas devem ser lavados e tratados com uma solução de permanganato de potássio ou com produtos químicos adequados.
As ferramentas de corte devem ser afiadas para não ferir as raízes ou outras partes da planta. E a característica mais importante do cuidado com as orquídeas é investir no trabalho da alma - todas as manipulações são realizadas com cuidado, cuidado e delicadeza.
O sistema radicular de qualquer planta é o seu "coração". Esta afirmação é especialmente verdadeira para orquídeas. Essas belezas responderão aos seus proprietários com uma bela floração apenas se suas raízes estiverem em perfeita ordem.