Os cogumelos são considerados os tipos de cogumelos mais acessíveis, populares e seguros para a saúde humana. No entanto, poucas pessoas sabem que existem não apenas membros comestíveis, mas também venenosos da família. Quais são os tipos de fungos descritos e como distinguir entre amostras inofensivas e perigosas - mais no artigo.
Descrição geral
Champignon é um cogumelo lamelar da família Champignon, da ordem Lamellar. Existem espécies cultivadas artificialmente, bem como variedades que crescem na natureza.
Uma descrição desses tipos de cogumelos é aconselhável começar com a aparência:
- Chapéu. Os corpos de frutas são caracterizados principalmente pela presença de um chapéu branco arredondado, cinza-branco ou marrom, cuja superfície se torna mais plana com o tempo. O diâmetro pode variar de 2 a 20 cm, dependendo da variedade.A superfície da tampa é lisa, agradável ao toque, densa.
- Perna. O fungo possui uma estrutura pedicular curta, uniforme e densa, de 3 a 5 cm e seu interior é solto e oco. Na perna está o chamado "cobertor", que deixa um anel pronunciado de camada única ou duas camadas na superfície.
- Celulose. A parte interna do fungo tem uma estrutura densa, um cheiro pronunciado de anis ou cogumelo. Pode ser de vários tons de branco. Sob a influência do ar, a cor da polpa muda para avermelhado ou amarelo.
Os champignons pertencem a fungos lamelares com placas livres nas quais o pó de esporos amadurece. No início do crescimento, as placas são brancas, tornando-se posteriormente rosa ou preto-marrom.
Importante! Alterar a cor das placas para mais escura é uma das principais diferenças entre o champignon comestível. Em amostras não comestíveis, as placas permanecem brancas durante todo o período de seu crescimento.
Onde os champignons crescem
Principalmente todas as variedades dos fungos descritos pertencem à categoria de saprófitas. Eles preferem crescer em solo bem cuidado, solo rico em matéria orgânica. Muitas vezes, podem ser encontrados em húmus de prados e florestas, zonas de estepes, formigueiros, cascas de árvores e densas florestas de abetos.
Dependendo do substrato preferido, todos os champignons podem ser divididos em cinco grupos principais:
- florestaque crescem apenas na floresta;
- saprotróficos moídoscrescendo em lugares abertos e sem crescimento;
- deserto ou halófitosencontrado em áreas desérticas;
- herbófilosque crescem exclusivamente na grama;
- cogumeloscrescendo em prados abertos ou florestas.
As espécies mais descritas crescem nas estepes da floresta e estepes da Europa e Ásia, nas pradarias da América, nos prados da Austrália e da África.
Quando os cogumelos crescem
O período de frutificação desses cogumelos dura mais de seis meses. Começa no início de maio e dura até meados do outono, até cerca de outubro. Mas em condições criadas artificialmente, os cogumelos podem ser cultivados e colhidos ao longo do ano.
Tipos de cogumelos comestíveis
Existem aproximadamente 200 espécies de champignon, que podem ser classificadas condicionalmente da seguinte maneira:
- pelo número de anéis formados na haste, um ou dois anéis;
- habitat - floresta, deserto, herbófilos, etc.
Você sabe Champignon foi descoberto pela primeira vez há mais de mil anos na Itália. No entanto, eles se espalharam no século 18 na França.
Cada uma das espécies tem algumas diferenças de aparência e sabor. Também na natureza existem variedades venenosas ou champignon falso, que cada catador de cogumelos deve distinguir.
Champignon
O tipo mais comum de fungo descrito é considerado champignon comum (real) ou mais conhecido entre as pessoas sob o nome pechitnika. Os representantes da variedade têm um chapéu redondo de cor branca ou acastanhada. Com o crescimento, a superfície da tampa se endireita e se torna mais plana. Ao toque, o chapéu é denso, aveludado, com uma pequena quantidade de escamas. A perna do corpo do fruto é uniforme de 4 a 11 cm, da mesma cor do chapéu, na parte central possui um anel branco pronunciado.
A carne da peecherina não secreta suco; é seca, branca e, quando entra em contato com o ar, por exemplo, fica rosada quando quebra. As placas do fungo são livres, brancas em espécimes jovens, depois ficando marrons, quase pretas.
Pecherka tem um sabor tradicional de cogumelos, um aroma agradável, devido ao qual é utilizado com sucesso no campo da culinária para cozinhar vários primeiro, segundo pratos, lanches, doces, tortas, etc.
Floresta
O champignon da floresta, popularmente chamado de cogumelo lobo, boné ou namorada, ganhou seu nome original por causa de sua distribuição. Pode ser encontrado principalmente em florestas mistas, coníferas ou florestas de abetos. O espécime da floresta difere em um chapéu cinza claro ou marrom-marrom de 5 a 15 cm de tamanho, cuja superfície é coberta com grandes flocos marrons.
O cogumelo tem uma perna fina e uniforme, às vezes curvada, de até 10 cm, que em tenra idade difere em uma estrutura contínua e depois se torna oca. A cor das pernas é cinza-suja. No topo, há um anel de camada única, que desaparece durante o crescimento. A parte interna do champignon da floresta é fina, delicada, com um aroma agradável e leve. Quando incisado, fica vermelho.
Campo
O champignon de campo é uma variedade comestível que possui um chapéu bastante grande, com um diâmetro de 7 a 22 cm, em forma de ovo, com um pequeno tubérculo no meio. Durante o crescimento, o chapéu se torna mais aberto. A cor pode variar de branco e cinza a marrom. A superfície da tampa é bastante lisa, seda, pequenas escamas são sentidas.
Importante! O champignon de campo é muito semelhante a um mergulhão pálido. Sua principal diferença é a cor das placas: a primeira é rosa ou marrom, a segunda branca.
A perna é longa, até 12 cm, de estrutura lisa, caracterizada por formato cilíndrico e fibra. Como regra, a cor das pernas é semelhante à cor do chapéu, mas, quando pressionado, pode ficar um pouco amarelo. Em espécimes jovens, a estrutura do pedúnculo é contínua e, eventualmente, torna-se oca. As plaquetas nos corpos de frutificação jovens são rosa-branco, marrom, violeta, em adultos mais velhos - escuras, quase pretas. O interior do campo champignon é muito duro, branco ou amarelo claro, mas quando rachado no corte, adquire uma tonalidade amarela. Tem um sabor doce, agradável.
Coppice
Os cogumelos champignon da floresta são facilmente reconhecíveis pelo seu delicado aroma de anis, que é preservado mesmo após o tremoprocessamento. Os cogumelos crescem em pequenas colônias ou individualmente. Eles têm um chapéu branco ou creme de 5 a 14 cm, que primeiro assume a forma de ovo e depois se torna convexo ou achatado. O capô é liso, sem escamas.
A perna é capaz de crescer até 12 cm, fina e uniforme, de estrutura fibrosa, por dentro é oca. Frutas descreveram cogumelos durante todo o verão e a primeira metade do outono. Distribuído principalmente em florestas de coníferas e caducifólias, em condições climáticas moderadas.
Vermelho escuro
Outro representante reconhecível dos cogumelos comestíveis é o vermelho escuro. É encontrado muito raramente, cresce em pequenas colônias, produz frutos de junho a final de outubro. É fácil reconhecer por seu chapéu marrom escuro, bastante grande, em forma de sino, que, à medida que se desenvolve, fica aberto. O fungo possui um uniforme, oco no interior da perna, até 10 cm, de cor branca suja. No centro, há um anel caído, abaixo do qual a perna está coberta de escamas.
A polpa é macia, de estrutura branca, tem um sabor delicado e um aroma sutil e azedo. No corte, a parte interna fica instantaneamente vermelha e emite um aroma pouco característico para os cogumelos.
Agosto
O cogumelo de agosto é uma das maiores variedades. Caracteriza-se por um chapéu grande, de até 20 cm de diâmetro, marrom-acastanhado, bastante fino, que no cogumelo jovem tem a forma de um hemisfério, no maduro - mais aberto. Uma colcha está localizada nas bordas do chapéu e grandes flocos marrons podem ser vistos em sua superfície.
Você sabe Champignon é utilizado com sucesso no campo da cosmetologia. Alguns salões de beleza oferecem aos clientes tratamentos muito caros para a pele do corpo e do rosto, durante os quais eles usam máscaras, soros e loções à base de pimentão.
A perna do corpo da fruta é forte, comprida e branca; por cima, apresenta um revestimento denso na forma de numerosos flocos escamosos. O interior é oco. Na perna há um anel pronunciado, sob as dobras das quais também existem escamas. A carne dessa variedade é carnuda, densa, caracterizada por um sabor incomum de amêndoa, possui uma cor amarela que, sob a influência do oxigênio, fica marrom. Cogumelos agosto amadurecem em agosto, crescem em grandes grupos. Na maioria das vezes eles podem ser encontrados perto dos formigueiros.
Cogumelos venenosos
Entre as espécies selvagens de champignon, as variedades venenosas são bastante comuns, cujo consumo pode ter sérias conseqüências negativas para a saúde. É por isso que é muito importante saber como é uma amostra venenosa e quais são suas características distintas.
Vermelho ou amarelo
Champignon vermelho ou amarelo - um representante venenoso da família de cogumelos, com os seguintes sinais externos:
- o chapéu é de formato redondo, mais tarde tornado em forma de sino largo, sedoso ao toque, coberto de pequenas escamas. Tem uma cor branca, na parte central é marrom, quando pressionado, amarelece;
- a perna é de forma cilíndrica, inchada abaixo, com anel membranoso, cor branca com parte interna oca;
- a polpa é fina, branca, após o corte adquire uma tonalidade amarela, apresenta um aroma delicado de carbólico.
A principal característica distintiva do cogumelo de pele amarela é seu cheiro, muito semelhante ao aroma do ácido carbólico, ou seja, um cheiro de farmácia. Note-se que todas as variedades comestíveis têm um cheiro agradável e apetitoso.
Olhar colorido
O champignon, com aparência variada, assemelha-se a um bosque, mas apresenta várias diferenças significativas. O cogumelo venenoso manchado é caracterizado por um chapéu cinza-esfumaçado, cuja superfície é coberta por pequenas escamas esfumaçadas e bem ajustadas. Nas bordas, a cor do chapéu é quase branca. Perna de tamanho médio até 10 cm, diâmetro de cerca de 1,5 cm, branca. Durante o amadurecimento, a cor muda para amarelo e depois marrom.
Você sabe Os bolos são um dos poucos tipos de cogumelos que não são apenas possíveis, mas também recomendados para serem consumidos crus. Tais cogumelos sem tratamento térmico têm um sabor agradável de noz.
As placas estão localizadas livremente, geralmente têm uma cor rosa, adquirem posteriormente uma tonalidade marrom. O interior do corpo de frutificação é leve, mas, quando cortado, torna-se marrom rapidamente, exala um odor desagradável. Essa variedade é extremamente rara. Basicamente, pode ser encontrado nas estepes da floresta ou nas estepes da Ucrânia.
Cogumelos parecidos com cogumelos
Além dos representantes venenosos da família dos cogumelos, existem vários cogumelos que, pela aparência, são muito semelhantes aos corpos frutíferos descritos, mas não são seus “parentes”, os chamados duplos ou falsos. A maioria das amostras não comestíveis se parece com um mergulhão pálido ou um agaric de mosca branco.
Importante! O tratamento térmico de corpos frutíferos venenosos não os impede de toxicidade.
Você pode reconhecer um cogumelo venenoso por alguns sinais:
- A cor da polpa nos locais de corte. Em representantes não comestíveis, a cor da polpa após sua quebra ou incisão permanece a mesma, não oxida, em contraste com os champignon de alta qualidade.
- Cor da placa. O champignon comestível adulto muda de cor para uma cor mais escura das placas, localizadas na parte interna da tampa. Nos corpos de frutificação venenosos, a cor das placas não muda durante todo o período de maturação.
- Saco raiz. Uma das diferenças mais importantes dos cogumelos tóxicos é a presença de um saco, ou seja, um ligeiro inchaço na raiz. Em pechernikov está ausente.
- Perfume. Os cogumelos comestíveis emitem um agradável aroma a cogumelos, amêndoas ou anis, ao contrário dos venenosos, que frequentemente cheiram a remédios.
Você também deve prestar atenção ao fato de que os champignons pertencem a variedades lamelares, e não tubulares, que geralmente são amostras não comestíveis.
Champignon não é apenas um dos tipos mais comuns e acessíveis de cogumelos, mas também alguns dos mais úteis. Eles contêm proteínas em grandes quantidades, para que possam se tornar um substituto completo da carne. No entanto, em uma "caçada silenciosa", é preciso lembrar que existem variedades não comestíveis e contrapartes venenosas, cuja utilização pode acarretar efeitos prejudiciais à saúde humana.