Os floristas costumam confundir a euforbia com nervuras com alguns tipos de palmeiras. A julgar pela aparência, há uma semelhança, mas, diferentemente das plantas exóticas, a eufórbia tem várias vantagens, pelas quais a flor é difundida. Quais são as suas características e como fazer da euforbia uma verdadeira decoração para a casa - continue a ler.
Descrição botânica da planta
A flor pertence à família dos eufórbios e foi descoberta pela primeira vez in vivo em Madagascar.
Notável devido à aparência:
- a cor do caule varia de marrom escuro (inferior) a verde escuro (áreas mais jovens);
- tem a forma de um pentágono, pontilhado de cicatrizes cinza, que são suavizadas à medida que a flor cresce;
- em altura pode atingir 1,8-1,9 m;
- não há galhos na planta;
- no topo, folhas ovais ligeiramente alongadas com pecíolos vermelhos são reunidas em um monte;
- a parte superior da chapa é brilhante, de cor verde brilhante, a parte inferior é mais clara, quase verde claro, o que permite que a planta absorva mais luz.
Importante! Milkweed tem suco leitoso venenoso, que pode causar uma reação alérgica da pele.
Devido ao caule incomum, a euforbia parece um representante de suculentas, mas a braçada de folhas no topo se assemelha a uma palmeira.
No verão, inflorescências com pétalas branco-rosa aparecem no topo da planta em pedúnculos vermelho-amarelos. Eles podem florescer por vários meses e, em seu lugar, aparecem frutos de caixa. Quando as sementes amadurecem neles, os frutos estouram, espalhando a semente em torno de si por 3 m.
Sistema raiz | Desenvolvido, frágil |
Caule | Pentágono, verde escuro com cicatrizes |
Forma de folha | Oval alongado |
Cor da folha | Verde claro |
Forma da flor | Em forma de copo |
Cor da flor | Branco, rosa |
Forma de frutas | Caixas |
Cor da fruta | Castanho escuro |
Propriedades e danos medicinais
O nome Euphorbia foi obtido do médico grego Euphorbos, que foi o primeiro a usar o suco leitoso da planta como remédio.
- A planta ainda é usada no tratamento dos seguintes problemas:
- a infusão de folhas é usada na luta contra manchas da idade, calos secos, verrugas, fungos;
- decocção das raízes trata doenças do estômago, fígado;
- na homeopatia são usados como anestésico e laxante;
- o suco leitoso da flor faz parte das drogas curativas e antienvelhecimento;
- na farmacologia moderna, é um componente de medicamentos para cistite e hemorróidas.
Você sabe Os especialistas em Feng Shui recomendam manter a euforbia em casa para atrair energia e harmonia positivas.
- Como em qualquer planta medicinal, com serralha, deve-se tomar cuidado:
- você não pode usar produtos que contenham folhas ou suco desta planta para mulheres grávidas ou amamentando;
- contato com a pele, as mucosas provocam reações alérgicas;
- comer causa queimaduras na cavidade oral, trato gastrointestinal, além de náusea e vômito;
- doses excessivas de drogas à base de leite podem levar à cegueira e até à morte.
Condições de cultivo da casa
A despretensão às condições necessárias para o desenvolvimento o distingue de suculentas e palmeiras, que são tão semelhantes à euforbia com nervuras.
Iluminação
Confortável para a flor será a colocação em locais onde a luz difusa. O excesso de luz provoca queimaduras nas folhas e o tronco é coberto por uma carapaça protetora escura. Uma longa estadia em um local sem luz suficiente leva à queda das folhas. Para evitar isso, adicione iluminação artificial.
Importante! Se você está procurando uma planta para ser colocada no fundo da sala, uma euforbia não é a melhor opção: após 2–3 semanas, ele começará a perder folhas devido à falta de luz.
Airing
Uma flor adora ar fresco; portanto, na estação quente, é útil levá-la para uma varanda ou jardim aberto. Em condições ambiente, eles fornecem ventilação periódica, evitando correntes de ar prejudiciais à planta.
Modo de temperatura
Como nativa dos trópicos, a serralha precisa de calor. No verão, a faixa ideal será de +20 ... + 25 ° C, e no inverno é necessário garantir que a temperatura do conteúdo não seja menor que + 16 ° C. Se a sala estiver fria, o crescimento das plantas diminuirá. O calor excessivo deixa as folhas desbotadas e caem.
Humidade do ar
Todas as espécies desta família toleram bem o ar seco, mas a pulverização é útil para elas. Durante o procedimento, a poeira é removida da planta e a profilaxia contra pragas que amam folhas secas demais.
Como cuidar em casa?
A serralha despretensiosa se manifesta nos cuidados. Você não precisa gastar muito tempo com essa flor, mas alguns recursos requerem atenção.
Você sabe Segundo as crenças populares, se você não fornecer leite para os cuidados adequados, todos os seus efeitos positivos no bem-estar da família se tornam negativos.
Rega
A aparência bonita da planta depende da rega adequada. Para umedecer o solo da serralha, é usada água macia e bem mantida à temperatura ambiente.
No verão, a flor é regada 1-2 vezes por semana e, em períodos particularmente quentes, isso pode ser feito todos os dias, acompanhando o procedimento de pulverização. No outono, a quantidade de rega é reduzida para 1 vez por semana, em clima frio é suficiente para umedecer o solo 1-2 vezes por mês.
Leite O leite é irrigado pela raiz para que a água não fique estagnada nas folhas, provocando várias doenças.
Top vestir
No outono e inverno, quando a serralha tem um período adormecido, os fertilizantes não são aplicados. Mas durante o florescimento ou crescimento ativo na primavera e no verão, você não pode ficar sem se vestir. É aconselhável alimentar a euforbia com nervuras toda semana, usando complexos para cactos e suculentas. É permitido o uso de fertilizantes universais para plantas de interior, mas eles terão que ser diluídos duas vezes mais fraco do que o indicado nas instruções.
Importante! Os suplementos de potássio são especialmente úteis para a serralha durante o período de floração.
Poda de coroa
A serralha não machucará a poda assim que as flores desaparecerem. Eles devem ser removidos juntamente com estacas secas, folhas amareladas, para não estragar a bela coroa da planta.
Transplante
Uma flor é transplantada com pouca frequência, a cada 2-3 anos, mas é necessário fazer isso na primavera.
Não há requisitos especiais para tanques, basta levar uma panela maior que a anterior e com um orifício para a drenagem da água. Coloque argila expandida ou seixos de tamanho médio com carvão no fundo do vaso para drenagem de alta qualidade e prevenção da podridão das raízes.
Como a euforbia em condições naturais cresce em solos arenosos, substratos prontos para suculentas ou cactos são adequados para uma planta doméstica. Você pode preparar a terra para a planta.
Para fazer isso, pegue em partes iguais:
- solo de folha;
- turfa;
- a areia
Reprodução
Na natureza, a euforbia é espalhada por sementes, que se espalham em todas as direções a partir dos frutos da caixa. Os floristas, por outro lado, preferem propagar essa flor com estacas e se dividindo para obter uma planta adulta o mais rápido possível.
Estacas
Para obter as mudas, o topo da planta é cortado, porque não possui galhos separados. Depois que as estacas são separadas, a flor mãe perde sua decoratividade até que uma nova coroa seja cultivada; portanto, muitos cultivadores de flores praticam esse método. Mas é usado ativamente em casos de cárie radicular, quando é necessário salvar uma coroa saudável, replantando-a com uma planta separada. O melhor momento para enxertar é julho.
O processo de criação é simples:
- Separe cuidadosamente o ápice do caule.
- Deixe o suco leitoso escorrer das futuras estacas.
- O corte é tratado com carvão.
- Durante 2-3 dias, o caule é deixado na sombra.
- Após o tempo especificado, as mudas são baixadas em uma mistura úmida de turfa e areia para formar o sistema radicular.
- Quando novas raízes trançam sobre um pedaço de substrato, este é um sinal de que o caule está pronto para plantar uma panela no solo.
Divisão
Ao dividir o arbusto, a flor é transplantada em março-abril ou setembro. Mas eles fazem isso raramente.
Importante! O método de divisão causa estresse na planta; portanto, após esse transplante, ele levará um ou dois anos para restaurar o crescimento ativo e começar a florescer.
O procedimento consiste em várias etapas:
- Retire a planta da panela.
- Inspecione cuidadosamente suas raízes quanto a danos por podridão. Se houver áreas, apare-as cuidadosamente e polvilhe os locais de corte com carvão, caso contrário as raízes continuarão se deteriorando.
- Depois disso, divida o tubérculo. Tente fazer isso sem tesoura, separando manualmente os processos finos.
- Às vezes, você não pode cortar as raízes; portanto, trate cuidadosamente as superfícies de corte da faca ou tesoura com um anti-séptico e só então realize a "operação".
- Lave os locais dos cortes com água morna, parará o suco leitoso e, em seguida, trate as feridas resultantes com carvão.
- A parte resultante do coma radicular pode ser plantada imediatamente em uma nova panela.
Dificuldades crescentes
Embora a euforbia seja nervurada e despretensiosa, às vezes surgem os seguintes problemas ao cultivá-la:
- A planta se estende de maneira não natural rapidamente e as folhas crescem menores que o normal - não há luz suficiente e você precisa mover a panela com a planta para outro local.
- A flor abaixa as folhas e depois as deixa cair - falta de umidade, a rega deve ser aumentada, caso contrário, há o risco de arruinar a planta.
- As folhas ficam amarelas primeiro e depois caem - excesso de umidade ou mudanças bruscas de temperatura na sala. Tente secar a euforbia por vários dias ou reorganizá-la em outro lugar.
- Podridão da raiz - excesso de umidade. Se ela atingir a planta, não há outra maneira senão cortar o topo verde e transplantar como um pedúnculo.
- Oídio - Aparece com descumprimento prolongado das regras de atendimento (falta de fertilização, falta de espaço, falta de luz, estagnação da água). Você pode reconhecer a doença com uma placa branca nas folhas, que com o tempo se tornam acastanhadas com esporos de fungos. O soro de leite (em uma solução aquosa de 1:10), que é tratada com folhas, ou preparações químicas (Fundazol, Topaz, Amistar) ajudará a curar a euforbia.
- Pulgões ou ácaros podem viver na flor. Eles amam plantas enfraquecidas, portanto, certifique-se de que o leite contenha nutrientes suficientes. O aparecimento de pulgões é evidenciado por pequenos insetos brancos e buracos nas folhas de sua atividade na vida. Um carrapato é facilmente reconhecível por sua teia fina e pegajosa. As lavagens com água com sabão e a pulverização com infusão de citros ajudarão a se livrar das pragas (despeje 100 g de casca de laranja ou limão com água e deixe por 3 dias em uma sala quente). Se houver muitos insetos, use inseticidas (Actellik, Confidor, Neoron).
Euphorbia com nervuras pode ser encontrado na maioria dos jardins internos. É popular devido à sua aparência exótica e despretensiosidade nos cuidados. Além de propriedades decorativas, também possui propriedades curativas. Com os devidos cuidados, a planta irá decorar qualquer espaço por um longo tempo.Você sabe Crenças populares dizem que a euforbia (como uma flor com espinhos) não pode ser colocada no quarto para que não haja conflitos entre os cônjuges.