Hortênsia Polistar é uma das novas variedades de hortênsias em panículas, um arbusto de tamanho médio com pequenas flores que se assemelham a asteriscos. A novidade compacta é adequada para o cultivo em terraços e jardins de flores. Para cultivar com sucesso uma planta decorativa em casa, leia sua descrição e aprenda no artigo como plantar uma flor e cuidar dela.
Descrição da nota
Hortênsia em panículas Polistar (Hydrangea paniculata Polestar) é um arbusto em miniatura que atinge uma altura e largura de até 50 cm. Floresce de junho a setembro. As flores são pequenas, no início da floração são brancas, com um leve tom esverdeado. Em julho, o salmão e mais perto de agosto adquirem uma cor rosa escuro. As inflorescências grandes são de forma cônica e atingem um diâmetro de 30 cm, e as folhas são pequenas e de um verde brilhante. A variedade tem uma resistência média ao gelo (capaz de suportar o resfriamento a –23 ° C).
Importante! Flores bulbosas: tulipas, gladíolos e jacintos não podem ser plantados perto de hortênsias. Essas plantas requerem transplante regular, o que pode danificar o sistema radicular do arbusto.
Aplicação de desenho paisagístico
Arbustos ornamentais são cultivados para decorar varandas e terraços. A planta em miniatura é adequada para plantar no jardim em combinação com flores e outros arbustos decíduos. Nos canteiros, fica bem junto com outras variedades de hortênsias de panículas: Grandiflora, Mega Pearl, Golias Branco, Kiusu etc. Você pode plantar em grupos ao longo de becos e caminhos de jardins.
Aterragem
A taxa de sobrevivência e desenvolvimento depende de quão bem o arbusto será plantado. É importante tratar o próximo evento com responsabilidade e preparar-se com competência.
A preparação para o pouso inclui as seguintes etapas:
- Escolha um lugar.
- Prepare o palco.
- Determine o momento adequado para o plantio.
- Prepare o material de plantio.
Seleção do local e preparação do solo
Locais bem iluminados são adequados para o plantio de hortênsias. No entanto, ao meio-dia, é aconselhável proteger a planta do sol escaldante. A melhor opção seria um lugar perto das árvores. A área selecionada deve ser protegida de forma confiável contra o vento. Antes de plantar, deve ser bem solto e limpo de ervas daninhas.
Uma terra fértil de acidez neutra (pH 5,5) é adequada para o cultivo de hortênsias. O solo alcalino pode ser desoxidado com turfa marrom, terra de coníferas ou serragem. Esses arbustos não crescem em solos arenosos.
Tempo de pouso
O plantio deve ser realizado na primavera, antes do início do fluxo de seiva, ou no outono, quando as folhas caem. As plantas plantadas na primavera florescerão no início do verão. Se o plantio for planejado no outono, você precisará cuidar de um arbusto jovem para o inverno.
Como material de plantio, mudas de 5 anos de idade são adequadas. Instâncias dessa idade podem rapidamente se enraizar e florescer no ano do plantio. O sistema radicular das mudas precisa ser encurtado um pouco e colocado por um dia em um recipiente com água. Na água, você pode diluir um estimulador de crescimento, por exemplo, "Kornevin".
Instruções passo a passo
Depois de preparar tudo o que você precisa, você pode começar a plantar.
Importante! A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 1 a 1,5 m.
Padrão de aterrissagem:
- Cavar um buraco com 50 cm de diâmetro, enquanto observa uma profundidade de 40 cm.
- Despeje 2 a 3 baldes de água no buraco escavado e deixe o solo embeber em umidade até o dia seguinte.
- Prepare a mistura do solo. Para fazer isso, misture solo fértil (chernozem), areia, turfa e húmus na proporção de 2: 1: 2: 1. Adicione 25 g de uréia e a mesma quantidade de sulfato de potássio, bem como 65 g de superfosfato. Misture todos os componentes.
- Despeje o substrato preparado no poço para que ele quase o preencha completamente.
- Aguarde até o solo assentar e assentar.
- Coloque as mudas no poço, distribuindo cuidadosamente as raízes.
- Cubra o chão para que o colo da raiz suba ligeiramente acima da superfície da terra.
- Água derramando 1-2 baldes de água.
- Polvilhe a cobertura morta ao redor do tronco, usando agulhas, folhagem e turfa azeda.
Após o plantio, é necessário proteger o jovem arbusto da exposição ao sol. Para este fim, pode ser ligeiramente sombreado.
Cuidado
Sujeito às regras de plantio, cuidar de uma planta jovem não será difícil. Só é necessário levar em consideração as características dos arbustos em crescimento e dar-lhe atenção e tempo suficientes.
Elementos de cuidados com as plantas:
- rega;
- cobertura superior;
- poda
- abrigo para o inverno.
Rega e alimentação
Todas as variedades de hortênsias em panículas pertencem a plantas que preferem um ambiente úmido. Molhar esses arbustos requer regular, você precisa derramar cerca de 3 baldes de água semanalmente sob uma planta. Também é importante garantir que o solo onde o arbusto cresce seja sempre úmido, mas não úmido. Na estação quente, a rega deve ser feita com mais frequência, principalmente porque a hortênsia floresce no verão. Portanto, nos meses quentes, você precisa regar o arbusto duas vezes por semana com três baldes de água de manhã ou à noite.
Após a rega, recomenda-se afrouxar o solo e cobri-lo com uma camada de 5 cm de agulhas de pinheiro ou serragem. Isso ajudará a reter a umidade do solo e evitará a secagem. Com umidade excessiva, o solo deve ser afrouxado, polvilhado com serragem e parar de molhar por um tempo. Remova a camada de cobertura do solo encharcada de umidade e preencha com uma nova.
A hortênsia deve ser alimentada 2 vezes na primavera, 1 vez no verão e no outono. Na primavera, quando o fluxo de seiva começa (março - início de abril), fertilizantes orgânicos, por exemplo, uma solução de fezes de pássaros, devem ser introduzidos na terra ao redor do arbusto. Para 12 litros de água, há 500 g de lixo. Despeje 0,5 litros sob um arbusto. Quando os botões começarem a amadurecer, deve-se adicionar o seguinte curativo: dissolver potássio sulfúrico (35 g), superfosfato (35 g) e uréia (25 g) por 1 m² em 10 l de água. Despeje o solo ao redor do arbusto com a solução resultante.
Em julho, faça o terceiro curativo. Para sua preparação, fertilizantes minerais complexos são utilizados. Tipicamente, esse revestimento superior é produzido na forma de grânulos. Despeje 25–35 g em um balde de água e mexa até dissolver. Aproximadamente 2 a 3 baldes são consumidos por planta. A quarta vez que o arbusto é alimentado no outono, em preparação para o inverno. Para isso, recomenda-se o uso de fertilizantes prontos para uso em hortênsias, nos quais não há nitrogênio.
Aparar e modelar
Para criar uma forma decorativa, a coroa do arbusto deve ser cortada em tempo hábil. As hortênsias são podadas no início da primavera, deixando de 5 a 10 dos brotos mais viáveis. Eles devem ser reduzidos para 3-5 rins. Todos os outros ramos são removidos quase até a base, de modo que apenas o cânhamo permanece. Para que uma planta mais velha dê rebentos jovens, ela pode ser rejuvenescida cortando todos os rebentos a 6-7 cm da base.
Para fins sanitários, todos os galhos secos e picados pelo gelo são removidos.
Abrigo para o inverno
A preparação do arbusto para o inverno deve basear-se nas condições climáticas em que cresce. Em um clima quente, não há necessidade de cobrir hortênsias. No frio, por exemplo, nos Urais e na Sibéria, a proteção contra o gelo certamente será necessária. No centro da Rússia, os arbustos são protegidos apenas se o inverno estiver gelado e não nevado. Você também deve fornecer calor a uma planta jovem plantada no outono, na véspera do tempo frio. Essa necessidade é explicada pelo fato de brotos e raízes frágeis, expostos ao frio, sofrerem de ulceração pelo frio e, posteriormente, morrerem.
O grau Polistar não possui propriedades pronunciadas resistentes ao gelo e é capaz de suportar o frio a –23 ° C. Dada a predisposição da planta ao calor, ao plantar nas latitudes do norte, é necessário cuidar do aquecimento do mato jovem. Como um abrigo pode servir como uma estopa. Ela precisa embrulhar o arbusto. Você pode aquecer o solo ao redor do tronco com uma camada (20 cm) de folhas secas, serragem, agulhas caídas e turfa. Após a primeira queda de neve, você pode formar um monte de neve ao redor da hortênsia.
Doenças e Pragas
Na maioria das vezes, a hortênsia Polistar se torna objeto de um ataque de pulgão. Você pode se livrar do parasita com a ajuda de alho e sabão. Para preparar a solução de alho, é necessário moer 250 g de cravo-da-índia e enchê-los com um balde de água. Então insista por 2 dias. Em seguida, adicione 50 g de sabão em pó ralado à solução resultante, misture até dissolver completamente e borrife bem o mato. É importante que as folhas sejam processadas dos dois lados. Pulverize com uma solução de alho toda semana até que o pulgão desapareça completamente.
Além da infusão, você pode tentar tratar a planta com acaricidas, por exemplo, Akarin e Aktara.
Entre as doenças da hortênsia, o oídio é mais comum. Você pode curar a planta tratando-a com 1% de líquido Bordeaux ou solução de Fundazole. Para fazer isso, você precisa diluir 25 g do produto em 10 litros de água e pulverizar o arbusto. Para evitar a propagação de doenças e parasitas, todas as plantas do jardim devem ser inspecionadas regularmente e, ao primeiro sinal de dano, tomar medidas.
Você sabe No aniversário do Buda, é costume os budistas decorarem os templos com flores de hortênsia.
Métodos de criação
Para cultivar várias cópias no seu jardim ao mesmo tempo, não é necessário comprar mudas na loja. Em vez disso, você pode tentar propagar os arbustos. Como resultado, você pode obter plantas saudáveis e fortes, cuja sobrevivência é mais bem-sucedida do que a adquirida. Plantas propagadas em casa, mais fáceis de transferir o transplante para o local principal. Leia mais sobre os métodos de propagação de hortênsias - daqui em diante.
Métodos de propagação de hortênsias:
- por sementes;
- estacas.
Vídeo: três maneiras de propagar hortênsia
Sementes
Em outubro, você precisa coletar as sementes e deixá-las em um local seco e escuro até fevereiro. Quando for a hora certa, as sementes devem ser germinadas. Para fazer isso, eles podem ser colocados em gaze ou algodão embebido em água. Após o inchaço, é necessário preparar o substrato, misturar húmus, areia e turfa em proporções iguais e encher o recipiente com a mistura preparada. Em seguida, espalhe as mudas inchadas na superfície do substrato e polvilhe-as com uma camada de areia.
Não vale a pena cavar sementes. Em seguida, você precisa criar uma estufa cobrindo o recipiente com vidro ou película aderente. Pulverize periodicamente a semente com uma pistola de pintura. Após algumas semanas, os primeiros brotos aparecerão. Após a formação das segundas folhas, as plantas podem ser plantadas em vasos separados.
Um cuidado adicional com as mudas envolve:
- Molhar e afrouxar. A terra deve estar sempre úmida, mas não molhada. O afrouxamento permite que o solo passe melhor água e oxigênio, além de impedir a formação de crosta terrestre.
- Pulverização. Plantas imaturas precisam de hidratação adicional.
- Forneça a quantidade ideal de luz. O local onde as mudas crescem deve ser brilhante, mas ao mesmo tempo oculto à luz solar direta.
- Adubo. Hortênsia jovem deve ser alimentada durante a estação de crescimento. Para isso, duas vezes por mês, o solo precisa ser fertilizado com coberturas complexas, como Agricola, Golden Spark. No outono, a quantidade e a frequência da cobertura são reduzidas e no inverno são interrompidas.
- Manutenção da acidez do solo. Todo mês, o solo deve ser acidificado com uma solução de vinagre ou ácido cítrico.
Mudas cultivadas a partir de sementes podem ser plantadas em campo aberto após 2 anos.
Estacas
As estacas são o método mais popular de propagação de arbustos de hortênsias. Para isso, brotos cortados na primavera com 4-5 botões são adequados. Mergulhe as mudas na água com a adição de "Kornevin" por 2 dias. Em seguida, encha o recipiente com solo acidificado e aprofundar as estacas em 2 rins. A terra deve ser umedecida periodicamente.
Você sabe O nome "hortênsia" consiste em duas palavras gregas Hydor e Angos, que significa "água" e "vaso". Esta frase reflete as qualidades de umidade da planta.
Antes da primeira folhagem, as plantas precisam ser sombreadas. O sombreamento posterior é gradualmente removido. Antes do início do tempo frio, as mudas jovens devem ser cobertas com ramos de abeto. Com o início do verão, os brotos são removidos para que a floração não prive a planta imatura de nutrientes. As mudas são plantadas em um local permanente no jardim após 4-5 anos.
Hortênsia em panículas Polistar é uma maravilhosa decoração de jardins de flores. Pode ser cultivada a partir de mudas e sementes. Após o plantio em um local, é importante que a planta forneça condições adequadas para o crescimento e o pleno desenvolvimento. Sujeito aos requisitos simples de plantio e cuidado, o arbusto agradecerá ao proprietário por uma floração de luxo por muitos anos.